Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

+21
Huan2
anailil
voyager
Srhipocondria
Yu
HugoSousa
TGoD
AnaRita
sketch
Beli
niks
bichobrabo
SORCIERE
arrojado
yonka
Alessandra Regina
mma
Vitor
mrbombas
Brick
FSL
25 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Desmame de Cipralex e Victan - Update 06/07/2014

Mensagem por voyager Qua Jul 09 2014, 19:37

Boas Malta,

Parabéns SFL, uma inspiração para o meu desmame

https://clix.forumeiros.net/t1965-desmame-de-alprazolam-1mg#23629


Abraço
voyager
voyager

Mensagens : 110
Reputação : 3
Data de inscrição : 09/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Srhipocondria Seg Jul 14 2014, 23:48

FSL. Como descobriste a dose 'óptima' (óptima é 0, eu sei) do cipralex para ti? Foi através de tentativa e erro ou seguiste logo o conselho do médico, tipo 10 mg uns dias e depois 20 mg a partir daí?
Srhipocondria
Srhipocondria

Mensagens : 122
Reputação : 16
Data de inscrição : 31/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Ter Jul 15 2014, 09:25

Srhipocondria escreveu:FSL. Como descobriste a dose 'óptima' (óptima é 0, eu sei) do cipralex para ti? Foi através de tentativa e erro ou seguiste logo o conselho do médico, tipo 10 mg uns dias e depois 20 mg a partir daí?

Quando comecei a tomar foi com orientação médica, primeiro a tomar 10mg e depois tomei o máximo de 20mg por dia.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Seg Jul 28 2014, 12:31

Viva !

Ontem fez 7 semanas que zerei o Victan.

Depois destas 7 semanas decidi que vou embarcar no jornada do desmame do escitalopram (cipralex).

Fiz muita pesquisa como é meu hábito e vou deixar aqui o link com mais informação que encontrei.

http://survivingantidepressants.org/index.php?/topic/406-tips-for-tapering-off-lexapro-escitalopram/

 Evil or Very Mad Estupidez não haver em Portugal Escitalopram em gotas, eles gostam mesmo de nos dificultar a vida.

Neste momento estou com 4,0mg de Cipralex... a ver como corre isto (tenho a consciência que vai ser a parte mais chata agora).
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Vitor Seg Jul 28 2014, 13:51

Olá FSL

Não penses que vai ser a parte mais chata! Quem já "zerou" o ansiolítico há 7 semanas, o AD deve ser uma canjinha de galinha. Smile

Boa sorte!
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por mrbombas Seg Jul 28 2014, 14:58

força nisso, estás consciente dos efeitos secundários, agora siga para a frente, mas não fiques a remoer no que pode acontecer para não potenciar...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Sex Ago 01 2014, 00:48

Bem se isto continuar assim vou desmamar isto tudo já no mês de Agosto. Não tem nada a ver com o desmame do Victan, nada mesmo !

Estou a ir devagar, passei para 3mg e os sintomas de descontinuação são muito ténues (sinceramente estava à espera de muito pior). Se calhar está a ser mais fácil porque neste momento não estou mais a trabalhar e não tenho stress nenhum. Realmente esta era a peça que faltava na minha vida, se eu soubesse já teria saído daquele local de trabalho há muito tempo !
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por HugoSousa Sex Ago 01 2014, 08:25

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Outstanding-job-evalution-clipboard-check-mark-pen-12375551

Isso é uma verdadeira inspiração aqui para este lado Wink

.

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por AnaRita Sex Ago 01 2014, 21:24

Que bom FSL! Very Happy

Estás quase, quase...

Estou curiosa por saber como vai correr essa redução. Em Setembro, também espero começar a pensar em ver-me livre do antidepressivo Wink

Força!  cheers 

AnaRita

Mensagens : 192
Reputação : 27
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por anailil Sex Ago 01 2014, 21:52

Parabens FSL
Eu luto contra uma depressao a 13 anos (desde os 16) e tem sido extremamente dificil,ja tomei sei la eu quantos ansiolitos e ad's e nada me ajuda (eu sei q faco o errado desmames a maluca quando n vejo resultados,andei por exemplo e q me lembre a adts,victan,cipralex,socian,sertralina...) e com a falta da sertralina e q comecei a ter esses pensamentos suicidas,como por exemplo olhar para uma faca e ter vontade de me matar,mas tal como tu dizes,saber q n o queria fazer,voltei a ter pensamentos suicidas (n pondo nenhum em pratica)mas deu.me para um dia queimar.me nas pernas com uma colher...(obviamente q ficaram as marcas)
Iniciei dia 29 de julho um novo tratamento q me esta a fazer ficar maluca com enxaquecas e ja estou a pensar em o por de lado,mas ler a tua "historia" fez.me ver q apesar das adversidades o esforco compensa...
Obrigada pela partilha Smile felicidades

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Sáb Ago 02 2014, 13:46

anailil escreveu:Parabens FSL
Eu luto contra uma depressao a 13 anos (desde os 16) e tem sido extremamente dificil,ja tomei sei la eu quantos ansiolitos e ad's e nada me ajuda (eu sei q faco o errado desmames a maluca quando n vejo resultados,andei por exemplo e q me lembre a adts,victan,cipralex,socian,sertralina...) e com a falta da sertralina e q comecei a ter esses pensamentos suicidas,como por exemplo olhar para uma faca e ter vontade de me matar,mas tal como tu dizes,saber q n o queria fazer,voltei a ter pensamentos suicidas (n pondo nenhum em pratica)mas deu.me para um dia queimar.me nas pernas com uma colher...(obviamente q ficaram as marcas)
Iniciei dia 29 de julho um novo tratamento q me esta a fazer ficar maluca com enxaquecas e ja estou a pensar em o por de lado,mas ler a tua "historia" fez.me ver q apesar das adversidades o esforco compensa...
Obrigada pela partilha Smile felicidades

Muitos desse pensamentos: "vou me espetar com esta faca" - fobia do impulso, são muitas vezes gerados pela medicação. Por isso é que não convém essas mudanças todas e principalmente essas retiradas abruptas. Wink

FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por anailil Sáb Ago 02 2014, 14:24

FSL escreveu:
anailil escreveu:Parabens FSL
Eu luto contra uma depressao a 13 anos (desde os 16) e tem sido extremamente dificil,ja tomei sei la eu quantos ansiolitos e ad's e nada me ajuda (eu sei q faco o errado desmames a maluca quando n vejo resultados,andei por exemplo e q me lembre a adts,victan,cipralex,socian,sertralina...) e com a falta da sertralina e q comecei a ter esses pensamentos suicidas,como por exemplo olhar para uma faca e ter vontade de me matar,mas tal como tu dizes,saber q n o queria fazer,voltei a ter pensamentos suicidas (n pondo nenhum em pratica)mas deu.me para um dia queimar.me nas pernas com uma colher...(obviamente q ficaram as marcas)
Iniciei dia 29 de julho um novo tratamento q me esta a fazer ficar maluca com enxaquecas e ja estou a pensar em o por de lado,mas ler a tua "historia" fez.me ver q apesar das adversidades o esforco compensa...
Obrigada pela partilha Smile felicidades
Muitos desse pensamentos: "vou me espetar com esta faca" - fobia do impulso, são muitas vezes gerados pela medicação. Por isso é que não convém essas mudanças todas e principalmente essas retiradas abruptas. Wink
Sim tens razao,o q n deeixa de ser um contrasenso (na minha opiniao)existirem esses pensamentos e ideias suicidas q
d este tipo de medicamentos servem para estabilizar o humor,manter a pessoa peace &love ...qd na realidade eles provocam,pensamentos suicidas e afins...Mas enquanto eu estiver "so"com os pensamentos "ja me dou por satisfeita"
Obrigada!

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por mrbombas Sáb Ago 02 2014, 17:40

Se fizeste uma mudança na vida faz o desmame com calma, pois as mudanças podem ser permanentese ainda assim daqui a uns tempos sentires algo esquisito...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por anailil Sáb Ago 02 2014, 17:54

Pois o problema poe.se q nunca fiz um tratamento seguido (por teimosia e estupidez minhas)e sempre fiz desmames a maluca...agora estou a recomecar mais uma vez...e desta vez esta a custar.me muito mais q das outras vezes...mas vi q cheguei a um ponto da minha vida q é agora ou nunca!
Obrigada

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Vitor Sáb Ago 02 2014, 18:08

Olá anailil!

É melhor para todos nós se escrevesses de forma normal. Não leves a mal mas nem toda a gente percebe o significado de certas palavras (eu pelo menos não percebo  What a Face) parece-me que está escrito num qualquer código secreto Smile
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por anailil Sáb Ago 02 2014, 18:30

Vitor escreveu:Olá anailil!

É melhor para todos nós se escrevesses de forma normal. Não leves a mal mas nem toda a gente percebe o significado de certas palavras (eu pelo menos não percebo  What a Face) parece-me que está escrito num qualquer código secreto Smile
Ola vitor
Nao levo rigorasamente nada a mal Very Happy (as criticas construtivas sao sempre bem vindas Very Happy) o q nao percebese eu explico de outra forma,agora nao falo em nenhum codigo secreto,posso tentar Very Happy (se bem q n esta nos meu genes ser uma pessoa diferente daquilo q sou na realidade!
Very Happy

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Sáb Ago 02 2014, 20:07

AnaRita escreveu:Que bom FSL! Very Happy

Estás quase, quase...

Estou curiosa por saber como vai correr essa redução. Em Setembro, também espero começar a pensar em ver-me livre do antidepressivo Wink

Força!  cheers 

E vais conseguir pois és a nossa menina linda  Laughing I love you 

mrbombas escreveu:Se fizeste uma mudança na vida faz o desmame com calma, pois as mudanças podem ser permanentese ainda assim daqui a uns tempos sentires algo esquisito...

É verdade mrbombas, mas este desmame está a ser tudo menos brusco, aliás devo ter o record do fórum do desmame mais lento  Smile 
Se reparares comecei este tópico em Janeiro, e quando o escrevi já estava em fase de desmame. Cheguei a tomar 20mg de Escitalopram e em Janeiro já estava a tomar 5mg (há 8 meses).

Digamos que estou um beca farto disto, mas sim tenho a consciência dos perigos de acelerar a parte final, até porque o Escitalopram é a Fluoxetina com 2 a 3 vezes mais potência. Mas tenho me sentido bem, vamos a ver  Razz 
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por AnaRita Sáb Ago 02 2014, 21:44

FSL escreveu:
AnaRita escreveu:Que bom FSL! Very Happy

Estás quase, quase...

Estou curiosa por saber como vai correr essa redução. Em Setembro, também espero começar a pensar em ver-me livre do antidepressivo Wink

Força!  cheers 

E vais conseguir pois és a nossa menina linda  Laughing I love you 


Pronto, estragaste tudo! Agora vou ficar confiançuda!  lol! 

FSL, tudo a correr bem e muita força nesta fase final. São casos como o teu que me fazem acreditar que é possível Wink

AnaRita

Mensagens : 192
Reputação : 27
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Qui Ago 07 2014, 20:51

Olá Amigos !

Hoje resolvi não tomar mais medicação. Ando a sentir-me bem com doses baixíssimas e então resolvi arriscar em "zerar" o Escitalopram. A única coisa que sinto são os "Flu-like symptons" parece que sinto o corpo da mesma maneira que sentimos quando recuperamos de uma gripe forte e recomeçamos a vida normal, ou seja, parece que estou a voltar à normalidade mas ainda meio entorpecido.

De qualquer maneira hoje tive um dia em cheio, com visitas cá em casa, uma ida a um evento onde estavam milhares de pessoas e não senti nada, nem ansiedade, nem panicanços, NADA mesmo !

Vou como é evidente andar alerta nos próximos tempos para ver se não há recorrência de sintomas (é claro que vou ter alguns, seria impossível não ter) e se tiver de voltar a tomar uma dose baixinha, volto sem problema (aconteceu com o ansiolítico).

Mas de qualquer forma hoje foi o primeiro dia em 2 anos e 3 meses que o meu corpo soube o que era não ter ingerido químico nenhum (o escitalopram ainda vai estar no meu sistema umas semanas).

Há tanta coisa que eu gostaria de partilhar, mas penso que este fórum e principalmente este tópico que criei em Janeiro passado foram de uma importância que não posso expressar por palavras. A vossa companhia e força foram tão importantes nesta travessia do deserto que foi esta fase da minha vida. OBRIGADO A TODOS DO FUNDO DO CORAÇÃO.

Agora o que mais quero sinceramente é nem ouvir falar mais disto. Preciso de desligar completamente destas coisas da medicação, já sofri demais, já pensei demais e tive uma paciência que sinceramente achava que não tinha.

Aprendi muito com isto tudo, principalmente conheci-me até ao mais profundo do meu ser, aprendi que existe coisas na vida que não valem a pena, aprendi a ser brutalmente humilde comigo e com a vida, e que como dizia um fulano na net sobre estas coisas que:

"A verdadeira felicidade é podermos estar em qualquer lado tranquilos sem ansiedade nenhuma". O resto aparece.

Portanto e espero que seja pela última vez:

Dose incial: 1 de Maio de 2012

20mg de Escitalopram e 3mg de Victan

Passado 2 anos e 3 meses ( Desmame de cerca de 10 ou 11 meses)

0mg de Escitalopram e 0mg de Victan

 Smile
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Brick Qui Ago 07 2014, 23:11

Fica mais um registo positivo que vai ajudar de certeza milhares de pessoas por esse mundo fora.

Tudo de bom na tua vida e se puderes mantém-te por cá!

Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por HugoSousa Qui Ago 07 2014, 23:21

Muito Obrigado pelo tópico Wink

Foi muito bom ter seguido estes teus passos, keep up


FSL escreveu:Agora o que mais quero sinceramente é nem ouvir falar mais disto. Preciso de desligar completamente destas coisas da medicação, já sofri demais, já pensei demais e tive uma paciência que sinceramente achava que não tinha.

Tira um tempo e afasta-te do tema
Quando te sentires bem longe disto volta para dar opiniões, sempre primaste pela sensatez nos comentários  Wink 

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por mrbombas Sex Ago 08 2014, 10:05

oh yeahhhhhhh...

mais um que espancou o cão negro Smile

dá-lhe, agora é só curtir  Laughing Laughing Laughing 

o meu triticum está quase também, falta uma semana  bounce bounce bounce 
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Vitor Sex Ago 08 2014, 10:44

Força Fernando Smile

Eu também vou atrás de ti Smile Está quase, está quase!
Eu não vou "espancar o cão negro" porque não gosto de bater em animais (LOL). Vou antes pintar de branco.
Obrigado pelo apoio que tens dado a este fórum. Como outros, foste sempre uma voz sensata; transmitiste aquele ânimo que todos nós procuramos aqui.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por mrbombas Sex Ago 08 2014, 10:47

tens que o espancar com sabedoria para ele ficar branco...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por FSL Sex Ago 08 2014, 17:38

Obrigado amigos ! E sim, vou continuar sempre a vir a este nosso cantinho, pq sois uns porreiraços e quero ajudar para outros não fazerem os erros que eu fiz. Sinto que devo isso Wink
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cipralex e Victan - Fim do Desmame :) - Página 6 Empty Re: Cipralex e Victan - Fim do Desmame :)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos