Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Transtorno de Personalidade Esquiva EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Transtorno de Personalidade Esquiva

+2
db
inesr
6 participantes

Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por inesr Qua Jan 09 2013, 05:06

"O Transtorno de Personalidade Esquiva é caracterizado por um padrão predominante de inibição social (timidez), sentimentos de incapacidade, sensitividade extrema a críticas ou repreensões, uma tendência à solidão ou isolamento, relutância em se relacionar, a não ser com a certeza de ser apreciado e tendência a evitar atividades que saem da rotina."
"Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva vêem a si mesmas como socialmente ineptas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas. Os pacientes, tipicamente, mostram-se solitários e relatam o sentimento de distanciamento da sociedade."
Fonte: wikipedia e artigo.

Olá,
alguém aqui possui as características deste transtorno, ou sente o mesmo que aqui é descrito, sem sentir a ansiedade que caracteriza a fobia social? (quem tem ainda a ansiedade, a juntar a isso, tb pode opinar).
Como é que fazem - ou o que fizeram - para superar isso, sem recorrer à medicação?


Última edição por inesr em Sex Jan 11 2013, 17:59, editado 1 vez(es)
inesr
inesr

Mensagens : 23
Reputação : 4
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 36
Localização : Lisboa

http://www.abobadanocturna.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por db Qua Jan 09 2013, 11:28

Ola..

Por vezes sinto me assim tambem, sempre fui muito timido, e com medo de errar em publico, identifico me um pouco com o que ta escrito ai.

Nunca tinha pensado ser um grande problema, mesmo sendo timido, tenho os meus amigos e namorada, acho que se nos apoiarmos nos amigos como um suporte social tambem ajuda.

Pelo menos comigo ajuda, podia nao ser tao social mas estando com os meus amigos conseguia superar isso mais ou menos.. Smile

E acho que venho a melhorar é na parte do errar em publico, nao pensar no que as pessoas vao pensar se errar, penso para mim se alguem erra se aqui ao meu lado como reagia?? nao me importava, entao porque os outros ao de se preocupar se eu errar Smile

Espero ter ajudado
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por Lynda Inêz Qui Jan 10 2013, 03:22

Eu fui e sou muito tímida. Acredito que por natureza e por repressão dos meus pais, quando eu era mais nova. Desde criança, eu sempre tinha medo de falar, fazer alguma coisa. Minha timidez piora com a presença de familiares, ainda hoje me sinto pouco confortável na presença deles. Hoje, estou melhor! Ainda tenho dificuldades em algumas situações. Sabe quando o professor ou a professora pede um trabalho para APRESENTAÇÃO? Eu quase entro em desespero quando tem trabalho para apresentar. Prefiro perder ponto a falar na frente de todos, e realmente não falo. Quando sou "obrigada" a fazer isso, junto com a ansiedade, minha voz muda, começo a soar, mas no final sempre termina bem. Mas isso era na escola, quero ver quando eu for para faculdade. Acho que vai ser um pouco mais difícil!

Acho que há situações que nos força a deixar a timidez de lado. Exemplo: Relacionamentos, Amizades, Trabalho, Escola, Faculdade, etc.

Tenho amigos, já tive namorado/namorada e já não tenho tanta dificuldade para me relacionar com as pessoas. Mas ainda existe situações que me deixam completamente desconfortável. Mas não acho que eu tenha esse transtorno (mas pode ser que já tive.).
Lynda Inêz
Lynda Inêz

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 30
Localização : Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por db Qui Jan 10 2013, 19:46

era mais ou menos como eu..na escola para apresentar trabalhos era o pior... achoque com o tempo a timidiez tambem vai ficando melhor a medida que nos vao aparecer as dificuldades e vamos superando as
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por sketch Qui Jan 10 2013, 20:01

db escreveu:era mais ou menos como eu..na escola para apresentar trabalhos era o pior... achoque com o tempo a timidiez tambem vai ficando melhor a medida que nos vao aparecer as dificuldades e vamos superando as
Igual a mim. Com o tempo foi diminuindo. Passando por certas situações que tinha receio mas que no fim já não tinha dificuldade. Hoje em dia nem entendo pq tinha tanto medo de falar nas aulas da escola Rolling Eyes

sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por db Qui Jan 10 2013, 20:40

sim..acho que quando somos mais novos a timidez apresenta um maior problema, pelo menos no meu caso, ainda sou muito timido e noto que ainda tenho algumas dificuldades, mas na maior parte das vezes consigo ultrapassar.

basta nao pensar no que as outras pessoas vao pensar.. se errar errei..como toda gente Very Happy
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por sketch Qui Jan 10 2013, 22:10

db escreveu:
basta nao pensar no que as outras pessoas vao pensar.. se errar errei..como toda gente Very Happy

Exactamente o que me acontecia antes. Hoje em dia há quem me considere tímida (nem quero imaginar o nome que então dariam à minha personalidade há 15 anos atrás lol ) mas acho q sou é mais reservada.
O meu noivo espanta-se como é que eu me ponho a conversar tão facilmente com pessoas que não conheço de lado nenhum, eu meto conversa com toda a gente se quiser. eheh

Fiz há uns meses uma mini formação e houve uma coisa que aprendi. A psicologia (ou outra área qq) divide as pessoas em 4 tipos de personalidades: as águias, os papagaios, os pombos e os mochos. Quem quiser pode pesquisar sobre isto na net, dão outro nome q não me recordo. Eu sou mais mocho com um pouco de pombo tb. Reparei que no grupo de formação, quem se achava papagaio falava pelos cotovelos, era impressionante. Mas fiquei a achar até q falavam demasiado. eheh
Há pessoas que com pouca convivência connosco conseguem logo te descrever e falar sobre ti com uma facilidade impressionante mesmo que estejam inventando ou falando sem conteúdo Razz . Como não tenho esse dom fiquei espantada com isso. Mesmo assim continuo a gostar mais das minhas características. Smile

p.s. espero não ter desviado o tema do tópico...
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por db Sex Jan 11 2013, 17:46

cada pessoa é diferente, e so tem que ser e ela propria... pessoas que falam pouco e pessoas que falam de mais..

Acho que na maior parte das vezes e mais prejudicada quem nao fala tanto, mas tambem nao gostava de ser daquela pessoas que falam pelos cotovelos.. xD

So quando bebo um copo a mais.. ai sim falo que me farto.. hehehe
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por inesr Sex Jan 11 2013, 17:56

db escreveu:
Nunca tinha pensado ser um grande problema, mesmo sendo timido, tenho os meus amigos e namorada, acho que se nos apoiarmos nos amigos como um suporte social tambem ajuda.
Pelo menos comigo ajuda, podia nao ser tao social mas estando com os meus amigos conseguia superar isso mais ou menos.. Smile

E acho que venho a melhorar é na parte do errar em publico, nao pensar no que as pessoas vao pensar se errar, penso para mim se alguem erra se aqui ao meu lado como reagia?? nao me importava, entao porque os outros ao de se preocupar se eu errar Smile
Não sei se o que queres dizer é, quando estás numa situação social, torna-se mais fácil interagir com os outros (conhecidos e desconhecidos), se tiveres amigos por perto. Se é isso, concordo e penso que toda a gente sente isso porque os amigos são um optimo recurso e apoio. Mas pessoalmente acho que não podemos depender das outras pessoas para superar adversidades, porque elas nem sempre estão presentes. As pessoas que por exemplo não têm amigos não podem ter esse suporte.
Concordo que o caminho é não pensar no que os outros pensam sobre nós. Isso é uma grande conquista e está relacionado com a confiança que cada um tem em si. Acho que é uma coisa difícil de se atingir plenamente. Pessoalmente, incomoda-me mais aquilo que eu acho que os outros pensam (que eu não sei, porque é sempre uma suposição minha), do que naquilo que pensam realmente, mesmo que seja mau.


Lynda Inêz escreveu:
quando o professor ou a professora pede um trabalho para APRESENTAÇÃO? Eu quase entro em desespero quando tem trabalho para apresentar. Prefiro perder ponto a falar na frente de todos, e realmente não falo.
Pois, também sinto isso. Acho que toda a gente sente, mas uns controlam melhor que outros. O que importa é conseguir não se evitar essas situações, apesar da ansiedade. Porque quando se começa a evitar creio que se torna numa situação de fobia social especifica. De qualquer maneira, existe medicação que ajuda e bloqueia os efeitos da ansiedade no nosso corpo.

Lynda Inêz escreveu:
Acho que há situações que nos força a deixar a timidez de lado. Exemplo: Relacionamentos, Amizades, Trabalho, Escola, Faculdade, etc.
Acho que isso se aplica quando a timidez é uma timidez normal, não é patológica. Quando a timidez já é patológica a tendência é até evitar tudo o que descreveste. São situações que a pioram, porque como essa timidez permanece (sem ser tratada), ela não melhora. Tal como qualquer patologia.


Foi muito focada a questão da timidez, que é realmente um entrave para toda a gente. Penso que o TPE vai mais pralém dela. Leva a pessoa já ao evitamento; a evitar relacionar-se e consequentemente a isolar-se. É uma coisa que não se consegue superar sozinho. Deve ser o mesmo que um fóbico social sente, mas nesse caso é a ansiedade (depois da timidez) que o leva ao isolamento.
Agradeço as repostas, até agora.




inesr
inesr

Mensagens : 23
Reputação : 4
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 36
Localização : Lisboa

http://www.abobadanocturna.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por sketch Qui Jan 24 2013, 10:27

Vocês não imaginam o que me vai acontecer. eheh
Em Abril vou ter de falar uns escassos 3 minutinhos para uma plateia de algumas centenas de pessoas um texto escrito por mim.
Depois disto acho que consigo fazer tudo. Laughing
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por db Qui Jan 24 2013, 15:40

ai acredito... ao passares isso vais quebrar muitas barreiras Smile boa sorte sketch...
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por HOMEOVER Qui Jan 24 2013, 16:53

A timidez vai sendo vencida aos poucos,temos que ter confiança em nós mesmos sempre.

HOMEOVER

Mensagens : 203
Reputação : 20
Data de inscrição : 16/01/2013
Idade : 60
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por Paciente Sex Ago 02 2013, 07:14

Bom Dia Pessoal!
Penso que sofro desse transtorno, principalmente na parte de me sentir incapacitado. (chego mesmo a entrar num estado muito profundo de tristeza) Crying or Very sad 







Cumprimentos!
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Transtorno de Personalidade Esquiva Empty Re: Transtorno de Personalidade Esquiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos