Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
FOBIA SOCIAL EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
FOBIA SOCIAL EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
FOBIA SOCIAL EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
FOBIA SOCIAL EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
FOBIA SOCIAL EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
FOBIA SOCIAL EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
FOBIA SOCIAL EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
FOBIA SOCIAL EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
FOBIA SOCIAL EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
FOBIA SOCIAL EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

FOBIA SOCIAL

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 14:22

Boa tarde a todos!
Sou novo no forum mas cheguei a um ponto em que preciso de desabafar com alguem que partilhe do mesmo problema que eu.
Pois é, tenho 24 anos e desde á 4 anos para cá que o meu problema de fobia social se tem vindo a agravar! Não sei qual é a razão mas vou-vos descrever alguns pontos fundamentais para entenderem como me sinto:
- não consigo ir para o meio de multidões pois parece que perco o rumo e sinto os labios a tremer e todo eu tremo (sem razão aparente)
- mesmo quando vou ter com amigos de longa data parece que não me sinto bem, e tremo, e ainda tremo mais quando sinto que eles repararam nisso
- desde os 20 que não consigo ter uma relação (apenas tenho one night stand, sendo eles muito poucos, porque as vezes nem c um copo a mais me sinto bem)
- quando vou trabalhar odeio passar por sitios muito povoados pois parece que toda a gente está a olhar para mim como se eu tivesse algum problema
- por vezes quando estou com os meus amigos e me vou embora, não sei porque fico sempre a pensar na ultima frase que disse, como se tivesse dito algo de mal e não me consigo libertar desse pensamento
- não consigo por exemplo passear sozinho
..estes são alguns dos pontos que me estão a atingir, de momento não me recordo de mais nenhum mas com o tempo vou-me lembrando..
Eu não percebo quais são as causas deste problema, eu não sou feio, não tenho olhos tortos nem nenhuma deficiencia aparente (estou a ficar calvo, não é muito bom mas há coisas piores) e mesmo assim tenho sempre aquela sensação de que as pessoas estão a olhar para mim como se fosse alguma aberração.
Não me sinto bem, não deixo de fazer a minha vida de trabalho, mas por muitas (e quando digo muitas, são muitas mesmo) privo-me de ir aqui ou ali por saber que vai la estar muita gente e não me vou sentir bem.
Ando muito em baixo, isto não é normal.. fico contente por ter encontrado um forum em que posso partilhar este problema, pois nunca o partilhei com ninguem e estava mesmo a precisar Sad .
obrigado por lerem!

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 16:23

Olá Bruno,

Porque é que achas que isso te acontece ? Alguém no passado te fez mal ?

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 16:37

eu passei uma infancia um pouco dificil (gozavam um pouco comigo, por vezes faziam com q eu ficasse a brincar sozinho (as crianças são terriveis)), assistia a discussoes entre os meus pais desde bem cedo, mas acho que isso não é bem o meu problema pois eu antes de 2010 era um rapaz normal.. timido mas ía tendo namoradas.. mas agora que me recordo eu antes quando ía passear c as ditas namoradas parece que ja tinha um pouco desta fobia, não ía passear assim tanto para locais com muita gente, então enfiar-me dentro de centros comerciais era o pior que me podiam fazer. mas não era nada como agora, eu tenho força de vontade mas não estou a conseguir ultrapassar isto, estou cada vez pior. não sei o que fazer! já para saír de casa (moro nesta casa desde que nasci) parece que os vizinhos me vão sempre apontar o dedo por algo, de há uns tempos para cá até evito sair de casa e se sair é por pouco tempo ou para ir para outro sitio fora daqui pois não consigo estar cá! preciso de ajuda

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 18:02

Se calhar és filho único ( eu sou ) e por isso sentes-te mais confortável com pouca gente à volta.
Eu lembro-me que, durante a minha infância, nas férias de verão contactava com poucas crianças. Quando chegava a outubro e voltava à escola, fazia-me muita confusão ver tantos miúdos.
Tenta sair só com uma pessoa ( amigo, namorada, familiar...) e quando te sentires mais confortável vais saindo com mais pessoas. Eu faço isso e tem resultado.
Antes, quando via alguém conhecido na rua, ficava apavorada e vinham-me milhares de perguntas à cabeça :
- De onde é que eu conheço esta pessoa ?
- Damo-nos bem ?
- Será que me vai falar ?
- O que é que eu digo ?
- Será que vou dizer algum disparate ?
...
A última vez que isso me aconteceu, reagi normalmente e não tive medo nenhum.
Tens de ir com muita calma, tudo se há de resolver.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 18:15

Por acaso sou mesmo filho unico. mas as vezes mesmo com pouca gente á volta sinto-me da maneira que descrevi, mesmo com amigos com quem estou varias vezes me sinto assim. claro que há pessoas com quem me sinto á vontade, mas mesmo assim qdo essas pessoas me convidam para ir a algum lado que tenha mais gente fico reticente pois tnh medo de qualquer coisa.. não sei, tnh medo q todos me olhem de lado, n ser aceite, que não consiga reagir da maneira esperada.. nem sei explicar.
Eu fico assim qdo encontro gente conhecida na rua, ás vezes até tento passar despercebido e tenho perfeita noção de que isso só agrava a minha situação social, mesmo sem ter culpa nenhuma!
Eu costumo sair só com uma pessoa, as vezes até 4, 5 em que com eles ate tou bem, mas não tem melhorado em nada a questão de eu tremer quando tou em grandes multidões! será que isto é normal? Sad sinto-me um caso unico, esquecime de mencionar que até a cabeça treme e parece que o pescoço fica tenso e com dificuldade em olhar para os lados (deve ser do nervosismo com que fico nesta situação). Para veres, desde que publiquei esta thread aqui ainda não a fechei afim de ler as vossas opiniões!

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 18:31

Mas nada te obriga a estar no meio de multidões, quer dizer, ir ao cinema, ao futebol, etc. são actividades opcionais. Desde que esse medo não te impeça de fazeres coisas fundamentais, como estudar, trabalhar, ir ao médico, etc. penso que não é grave.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 18:40

Como deves saber isso faz parte da actividade de grupos de amigos normais. ir a festas, ir passear até algum sitio, ir ao centro comercial ao cinema. sinto-me um pouco á parte pois ja rejeitei bastantes pedidos e houve pessoas q nca mais disseram nada, como se me tivesse isolado. Ir ao médico sozinho eu até vou mas passo o tempo todo a sentir-me tenso como já referi. por exemplo eu ando de transportes publicos, e tenho que andar para ir trabalhar.. mas o simples facto de entrar no autocarro sozinho e tudo a olhar para mim faz com que eu tenha este sintoma da qual já estou farto, são anos que parece que demoraram uma eternidade a passar.
parece que estou a arranjar desculpas mas não Lune, não penses que é isso!

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 18:54

Eu sei que não são desculpas porque sofro do mesmo problema. O pior é que há uns anos atrás deixei de conseguir ir trabalhar...
Aos poucos tenho perdido o medo de estar em público, mas ainda não me sinto com coragem para retomar a minha atividade laboral.
Já foste a um psiquiatra ? Parece-me mais fácil dar a volta à situação com a ajuda de medicamentos.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 18:58

ainda não porque lá está, será que são mesmo necessários medicamentos para curar este tipo de problema? diz-me, não sou de optar por opçoes mais faceis mas se tiver de ser Neutral já sei há mais tempo que tenho este problema mas agora tenho andado a pesquisar mais pois sinto a necessidade de ter ajuda. Não haverão outros meios de resolver isto sem mandar drunfos? :\

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 19:13

Ok.
Nesse caso experimenta ouvir música clássica todos os dias e também aromoterapia. Ambas ajudam a relaxar.
As lojas de produtos naturais têm difusores elétricos e essências provenientes de agricultura biológica e podem aconselhar-te sobre a essência mais apropriada. Não compres velas de cheiro porque, geralmente, são feitas de produtos artificiais e até podem fazer mal.
Também podes tomar valeriana para acalmar.
Estas três soluções são simples, fáceis de pôr em prática e pouco dispendiosas.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 19:38

ok, quantas horas de musica classica recomendas? por acaso gosto de um bom vivaldi, mozart, chopin.. vou pesquisar mais acerca da aromaterapia.
tenho de começar a tentar fazer qualquer coisa por mim, não posso ficar assim para sempre

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 19:52

Penso que 20/30 minutos de música clássica por dia são suficientes, se gostas ainda melhor : )
E não devias ter receio de tomar valeriana porque não faz mal nenhum, nem cria habituação. É um calmante natural muito leve.
A aromoterapia resulta e, ao contrário do que se pensa, nos casos de ansiedade/depressão tem efeitos imediatos porque ao inalarmos o cheiro o cérebro é imediatamente estimulado. Podes usar por exemplo lavanda que tem um cheiro muito agradável.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 19:58

ok, valeriana é um placebo correcto?
obrigado pelas dicas e essa dos efeitos imediatos deixou-me um bocado desejoso de experimentar.. assim que conseguir vou comprar com esse aroma e depois digo como correu

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 29 2014, 20:13

A valeriana não é um placebo, é uma planta que tem propriedades calmantes. Não faz mal nenhum ingeri-la. Nós também comemos fruta e legumes porque fazem bem à saúde.
Não é uma droga porque ninguém fica viciado nela. Antes de haver medicamentos, os nossos antepassados socorriam-se das plantas para ter saúde.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Sex Ago 29 2014, 21:33

humm ok muito obrigado pela informação preciosa.. vou ver se trato de tudo o mais depressa possivel e dou um feedback..
ate breve

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por mrbombas Sex Ago 29 2014, 23:14

Gostei muito da vossa conversa, mas...

Presumo que já tenhas consultado um psicólogo...

Se não gostas dos caminhos fáceis, começa a terapia, pois embora tenhas andado 4 anos a perder qualidade de vida, podes e deves recuperar esse "tempo perdido"...

Os conselhos dados foram bons, até a parte dos medicamentos, pois provavelmente vão-te receitar um antidepressivo, um antipsicótico e um ansiolítico...

A seguir consegues ir a rua, estar num shopping, estar com os amigos, mas, perdes memória, concentração, noção de realidade, mais os sintomas desagradáveis dos químicos como enjoos, boca seca, falta de energia, excesso de sono durante o dia etc...

Pensa bem antes de embarcar nessa viagem dos químicos...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por lfcosta Sáb Ago 30 2014, 18:27

Vou ser sincero: não me parece que valeriana ou aromaterapia funcionem. São bons para períodos de stress, incluindo quando estamos sozinhos. Segundo me parece, sentes-te bem sozinho. Existem vários "sentir-se bem", mas neste caso falo de coração acelerado, transpiração, etc. Obviamente que poderás não sentir-te bem em termos psicólogicos, mas isso são outras questões. (Isto não deve dizer que não devas tentar de qualquer maneira, mas não esperes grandes resultados.)

Já fui como tu, durante uns quatros anos, até há três anos. Neste momento, continuo com alguns problemas, mas não tão graves como os teus (já não me preocupo se os outros estão a olhar para mim quando entro num autocarro, por exemplo). Nunca consultei um psicólogo, embora seja algo que estou a equacionar.

Vou abordar alguns pontos e ser um pouco "agressivo", mas é para te fazer pensar. Eu sei pelo que estás a passar, porque já fui assim.
1. Deixa de ser egocêntrico. O mundo não gira à tua volta e a maioria das pessoas está grande parte do tempo a pensar nos seus próprios problemas. Uma das possíveis soluções: faz voluntariado.
2. O que os outros pensam é problema deles. Se te quiserem julgar, eles é que perdem em não te conhecer melhor. O que interessa é que TU sejas feliz com as tuas opções e nunca deixes de fazer nada por causa do que os outros possam pensar (incluindo coisas tão banais como ir à casa de banho - acredita, já fui assim).
3. Possivelmente tens um complexo de inferioridade. Achas-te inferior porque não tens competências de comunicação tão boas, porque és mais gordo/baixo do que o normal, porque és negro, porque és muçulmano, o que seja (só tu saberás). Esta é a parte mais difícil, mas tens de te aceitar como és.

Isto são coisas fáceis de falar, mas difíceis de aplicar. Só ao longo do tempo é que vais poder adoptar este tipo de mentalidade totalmente.
lfcosta
lfcosta

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Lunebleue Sáb Ago 30 2014, 21:33

mrbombas escreveu:...A seguir consegues ir a rua, estar num shopping, estar com os amigos, mas, perdes memória, concentração, noção de realidade, mais os sintomas desagradáveis dos químicos como enjoos, boca seca, falta de energia, excesso de sono durante o dia etc...

Felizmente, só tive problemas com um medicamento, chama-se Bunil, serve para induzir o sono, mas ficava com a boca tão seca que não conseguia dormir. Lol

Eu percebo a opção dele de querer evitar os medicamentos e o que eu sugeri ( ouvir música clássica, inalar aromas relaxantes e tomar valeriana ) podem não resolver o problema mas, de certeza, que ajudam.

Já agora acrescento que a alface é anti-depressiva.

Uma coisa que o Bruno tem a favor dele é que, pelos vistos, ninguém lhe fez mal. Por isso pode ser que tenha apenas uma ansiedade leve e que se resolva com estas coisas mais simples que sugeri.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por FSL Sáb Ago 30 2014, 23:20

Olá a todos !

Este é um tópico que me interessa pois eu já sofri de ansiedade ou fobia social, e estou na fase de resolução do problema, pois acabei o desmame dos químicos que tomei durante 2 anos e meio e ironicamente eram estes mesmos químicos que me estavam a perpetuar o problema de ansiedade social.

Ainda ontem saí com uma amiga, fomos a um café cheio de gente, fiz questão de ir para dentro em vez da esplanada e ficamos lá até às 2h da manhã. Fomos os últimos a sair Smile

Nunca tive problemas de ansiedade social, bem pelo contrário, sempre fui uma pessoa muito expansiva, que era capaz de dar palestras, entrar em debates de mesa redonda com dezenas de pessoas a assistir. A fobia social entrou na minha vida há cerca de 2 anos e meio, resultado de um esgotamento terrível que tive e que me literalmente me fritaram o cérebro.

Comecei a ter medo inexplicável de estar em ambientes com muitas pessoas, mesmo se viessem cá a casa pessoas que não familiares eu ficava num estado de tensão completamente irracional.

Depois de pesquisar imensa coisa sobre esta condição que é extremamente limitadora, vou deixar aqui o que eu acho ser certo a fazer (baseado na minha experiência pessoal, considerando que cada pessoa é um caso):

Arrow A fobia social é um condição comportamental que tem cura através de terapia cognitivo-comportamental;

Arrow Os químicos (AD's e ansioliticos) não curam, não tratam e fazem com que o problema fique crónico (foi o que me aconteceu a mim). Agora que estou sem a medicação consigo encarar o problema muito mais facilmente;

Arrow A evitação da exposição às situações fóbicas apenas servem para perpetuar o problema pois a evitação reforça o medo.

Arrow De todas as terapias que existem por aí, a que mais me transformou foi a terapia cogntivo comportamental do Dr. Thomas A. Richard (portador deste distúrbio durante muitos anos).  Ainda não acabei as 20 semanas de tratamento mas vou deixar aqui os pontos chaves da terapia:

Idea A fobia social acontece porque a maneira como encaramos o mundo à nossa volta é desfasada da realidade.

Idea A fobia social acontece porque o nosso cérebro está em constante auto-análise, auto-crítica, auto-alerta, centrado em nós próprios, com discurso pessimista e negativo, auto questionando-se de tudo o que se passa à nossa volta. Nós pensamos que as pessoas estão a reparar em nós mas na realidade 95% das pessoas que dividem um espaço social connosco nem sequer reparam em nós.

Idea Apenas interrompendo estes pensamento destrutivos e negativos (será que olham para mim se eu entrar naquele shopping ? se eu for ao cinema será que me vai dar pânico ? se eu começar a suar como vai ser? se eu não souber o que dizer ?, etc etc) é que a fobia social pode ser eliminada.

Idea Existem técnicas comportamentais como o SLOW-TALK (diminuir a velocidade do nosso discurso, usando a mesma técnica que os gagos usam para gaguejar menos), A INTERRUPÇÃO do discurso negativo com frases chaves do género dizer a si próprio "PÁRA ! Chega deste discurso negativo, nada me vai acontecer e se acontecer que aconteça e pronto.", entre outros.

A terapia não é difícil mas é preciso muita persistência, pois o que se pretende é uma mudança comportamental que necessita de prática diária durante pelo menos 2 meses para se tornarem automáticas no nosso cérebro.

Não é nenhuma cura milagrosa, mas este Dr Richards ganhou todo o meu respeito porque ele é genuíno e ele descreve exactamente todas as coisas que um fóbico social sente, pois ele também já foi um. As técnicas dele ajudam de facto, não curam nada da noite para o dia, mas se uma pessoa tiver força de vontade e for persistente as coisas começam a mudar ( a mim demorou 3 semana para começar a sentir efeitos positivos).

Uso o slow talk em muitas ocasiões, comecei a escrever um plano semanal de atividades que tenho de fazer, crio frases positivas para repetir na minha mente todos os dias, etc.


Essa terapia pode ser feita online e de graça mas é necessário que se entenda o inglês. Se alguém estiver interessado diga coisas.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por FSL Sáb Ago 30 2014, 23:37

Já agora um exercício para o brunobolt ( tem a ver com o que se aprende na terapia):

Um dia destes à tua escolha, experimenta passear num shopping com phones de ouvido (coloca a dar um música que gostes, algo alegre e bem disposto). À medida que andas no shopping, podes acompanhar a letra da música mentalmente ou mesmo cantando baixinho para ti próprio.

Vê se sentiste alguma diferença depois diz coisas Razz

É bem possível que a experiência seja bem mais agradável e depois eu explico-te porquê Wink
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por lfcosta Sáb Ago 30 2014, 23:44

Apesar de não ser um profissional, sempre me pareceu que os químicos são simplesmente uma maneira de as empresas venderem, não placebos, mas medicamentos que alteram as funções do cérebro para viciar as pessoas, sem que os seus reais benefícios sejam provados.

FSL, esse esgotamento resultou de um acontecimento específico (ex: morte da mãe) ou uma fase continuada, sem explicação aparente, talvez até simplesmente formada por pequenas coisas que foram acontecendo ao mesmo tempo? Tenho alguma curiosidade, porque eu próprio tenho batalhado contra isto há alguns anos. Já estive na situação do brunobolt, mas neste momento é algo mais simples, ainda assim complicado.

Eu estou interessado na terapia do Dr. Thomas A. Richard (já tinha visto no outro tópico), mas não encontrei. Comecei hoje a ouvir um audiobook de PNL. Acho treta, mas fala de algumas coisas que ajudam e que eu nunca tinha pensado.

FSL, outra pergunta: foste ao psicólogo ou tens resolvido tudo sozinho?

(Tinha aqui mais texto sobre a minha situação pessoal, mas coloquei num novo tópico.)
lfcosta
lfcosta

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Dom Ago 31 2014, 10:58

agradeço a todos pela vossa ajuda.
agora respondendo a cada um de voces:
- mrbombas eu ainda não tive oportunidade para começar qualquer tipo de terapia, mas isso vai ter de acontecer para que possa começar a ter resultados a medio prazo. Não quero envergar pelo caminho dos quimicos porque como tu disseste, e bem, existem bastantes sintomas desagradaveis que infelizmente já tive oportunidade de presençear alguns deles, mas noutras pesssoas.
- lfcosta a aromaterapia era mais para experimentar, por vezes quando tou sozinho fico a pensar no futuro e parece que fico ansioso se isto ou aquilo vai correr bem, mas acho que é normal e tento-me abstrair disso! os conselhos que me deste foram muito bons: tenho tentado sair á rua com o pensamento "não sou o centro do mundo" e á partida ainda sinto o que mencionei, mas acredito que se eu continuar com este tipo de pensamentos e se começar a gostar mais de mim já vai ser um grande passo para a cura desta doença. já pensei em fazer voluntariado, até porque gosto de ajudar quem mais precisa.. pode ser uma coisa a pensar em curto prazo, vou-me informar melhor acerca disso.
- como bastante salada e não dispenso uma boa alface com cebola e tomate, mas a alface em mim só me deve dar vitaminas pois não sinto diferença nenhuma :p
- FSL eu tenho medo de ir passear num shopping sozinho, pois devido a experiencias que tive nesse campo de ir tratar de alguma coisa a um centro comercial sozinho, e de me ter sentido tenso (como já referi noutro post) evito ao maximo ir sozinho pois tenho medo de me voltar a sentir assim outra vez Sad.
- também estou interessado na terapia do dr. thomas, onde é q a arranjas-te?

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por FSL Dom Ago 31 2014, 11:18

Ora por partes:

O site oficial é este como já devem ter ido espreitar:

https://socialanxietyinstitute.org/about-dr-richards

Para ter acesso ao curso saquem o torrentz depois:

http://kickass.to/overcoming-social-anxiety-step-by-step-handout-booklet-t1415633.html - livro

http://kickass.to/dr-thomas-a-richards-overcoming-social-anxiety-t610702.html - sessões audio


O que eu gosto na TCC é que tudo é explicado de forma racional, o porque de cada técnica ser empregue.

Por exemplo o ouvir música agradável e cantá-la estimula o cérebro a usar uma parte relacionada com a descontracção e boa disposição, "desligando a amigdala" que está associada às reacções de pânico.

Já usei o slow talk em situações sociais e funciona. As pessoas tem tendência a prestar mais atenção ao que dizes.
Na terapia ele fala exatamente dessas situações em que uma pessoa se cala porque tem medo de participar ativamente na conversa.

Os psicólogos usam slow talk, quem já foi a uma consulta com um psicólogo já deve ter reparado como eles falam muito meigos e pausadamente. Isso não é por acaso, é treino que fazem para gerar empatia em nós.

Um dia destes liguei para as info da loja do cidadão e falei em slow talk com a tipa. Ela ao início falava a correr como essas pessoas do atendimento telefónico falam, mas ao ouvir-me com o discurso mais pausado, ela própria começou a pausar o discurso dela.

Hão de reparar que numa discussão acessa quando uma pessoa levanta a voz a tendência da outra é levantar também o que muitas vezes leva a vias de facto. Se uma das pessoas se controlar e manter a voz num tom normal, a que grita passado uns segundos volta a falar normalmente também.

Isto são tudo técnicas pequeninas que juntas visam mudar comportamentos. O grande objetivo é acalmar a mente dos fóbicos sociais que pelas razões que já referi andam sempre com a cabeça a 1000.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por lfcosta Dom Ago 31 2014, 15:26

brunobolt, como ficas ansioso enquanto estás sozinho, então as sugestões da Lunebleue irão também ajudar. Pensava que ficavas assim apenas na presença de outros.

Existem vários tipos de tipo de voluntariado e cada pessoa tem o seu preferido. Se não te sentires confortável, não te sintas obrigado a ajudar pessoas em situações muito complicadas, como em hospitais (embora sejam estes que mais precisam). Existem associações de apoio a jovens, grávidas, entre outros, onde encontras pessoas que também precisam da tua ajuda noutros aspectos.

Outra coisa que tens de pensar é que tens de te expor aos teus medos para que percebas que, afinal, eles não são nada de especial e os percas. Se achas que o shopping ainda é um grande desafio para ti, vai fazendo outras coisas mais pequenas, mas em que te sintas desconfortável e sobretudo em que, depois de as ultrapassares, fiques a sentir que realmente te superaste e conseguiste evoluir.

Muito obrigado, FSL!
lfcosta
lfcosta

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por brunobolt Dom Ago 31 2014, 19:04

podes-me dar exemplos dessas coisas mais pequenas?
eu gosto de ajudar pessoas em situações desagradaveis, é um grande calor que sentimos.. se eu arranja-se alguem que ingressa-se comigo ainda era melhor mas não estou a ver ninguem a faze-lo por isso quando me sentir capaz vou-me inscrever!
já agora, agradeço imenso o link para o livro do dr thomas.. aquele link não tinha ninguem para semear mas arranjei um link para fazerem o download do livro, que partilho desde já convosco: http://www.2shared.com/document/c25Z6_z-/Dr_Thomas_A_Richards_-_Overcom.html?cau2=403tNull .
O meu android só chega do arranjo na terça-feira, mas assim que chegar vou passar o livro imediatamente para lá e vou começar a ler. pareceu-me uma boa ajuda! Adorava ultrapassar esta fase da minha vida sem ter que gastar dinheiro com ajuda!

brunobolt

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FOBIA SOCIAL Empty Re: FOBIA SOCIAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos