Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Timidez ou fobia social? EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Timidez ou fobia social? EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Timidez ou fobia social? EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Timidez ou fobia social? EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Timidez ou fobia social? EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Timidez ou fobia social? EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Timidez ou fobia social? EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Timidez ou fobia social? EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Timidez ou fobia social? EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Timidez ou fobia social? EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Timidez ou fobia social?

4 participantes

Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Timidez ou fobia social?

Mensagem por lila123 Qui Dez 15 2016, 23:21

Ola. Smile
Decidi entrar neste fórum, porque estou com um sério problema. Desde pequena que sou uma pessoa tímida, também devido a factores hereditários (penso eu), visto que muitos membros da minha família também o são. Consigo ser uma pessoa simpática, no entanto, considero que a minha timidez seja um bocadinho exagerada ao ponto de eu não conseguir viver a vida como a maioria das pessoas da minha idade vivem. Ou seja, a minha timidez é tanta que eu chego ao ponto de estar constantemente a recusar jantares, uma vez que quando como em público fico a tremer e a suar e não consigo comer nada, de tão nervosa que fico. Recuso saídas para discotecas uma vez que não me sinto bem (dançar, ...) em ambientes com muitas pessoas. Não consigo falar praticamente nada quando estou num grupo de pessoas, apenas consigo falar (pouco) quando estou com uma ou duas pessoas no máximo. Além disso, quando tenho que apresentar trabalhos da faculdade, a minha voz fica trémula, fico com a respiração muito acelerada e parece que vou sufocar.
No seio familiar consigo ser uma pessoa "normal", rio e falo normalmente. Esta timidez está a prejudicar-me porque eu tenho muito poucos amigos, e sinto que se calhar no futuro vou ficar completamente só, uma vez que nunca vou conseguir arranjar um namorado que goste de mim e construir uma família (isto soa um bocadinho estúpido, mas é verdade Razz )
Desde há anos que eu ando com esperança de algum poder vir a mudar, mas parece que estou cada vez pior. Sinceramente não sei se realmente deveria pedir ajuda a algum profissional, porque estou mesmo farta de ser assim, de não me conseguir "soltar". Será algo mais grave que a timidez?

lila123

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/12/2016
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por Convidado Sex Dez 16 2016, 13:04

Boa tarde Lila, penso que não existe factores hereditários sobre a timidez e . seria mais viver toda a tua vida num ambiente de timidez e de pessoas reservada levou a que tu fosse igual porque tentamos sempre seguir o exemplo do nosso ambiente natural.
para vencer a timidez, tens que fazer um trabalho sobre ti para te ajudar a compreender melhor.
tens que te amar profundamente porque és a pessoa mais importante da tua vida.
Há milhões de pessoas que conseguiram no Mundo vencer a sua timidez. Tu também vais conseguir porque identificaste que é um problema para a tua vida.
Eu acredito nos pequenos passos porque isto funciona.
Se todos os dias fizeres um pequeno passo, um dia vais ter mais confiança em ti.
Vou te dar um pequeno exercício, amanha, vais dizer um bom dia e pedir as horas com o sorriso a 10/ 20 pessoas.
Depois se quiseres, podemos fazer mais exercícios simples que te ajudarão a ter mais segurança na tua vida.
são pequenos gestos que talvez achas ridículos mas asseguro-te que são eficazes.
A tua mente faz-te sentir mal quando estás com pessoas só para te proteger porque talvez no passado, tiveste uma situação menos boa.
è preciso reverter isso.
cump.
ester

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por lila123 Sex Dez 16 2016, 18:23

Antes de mais, muito obrigada pela sua resposta Smile. Quanto ao exercício, eu não tenho muita dificuldade em dizer "bom dia" e até costumo dar um sorrisinho sempre que cumprimento alguém. A minha dificuldade prende-se mais ao facto de eu não conseguir ter uma conversa duradoura com ninguém, ou seja, parece que "me pára o cérebro" e só consigo falar quando me perguntam alguma coisa, sendo que dou sempre respostas curtas sem possibilidade de desenvolver uma conversa.
Além disso, fico corada sem razão aparente e sinto que as próprias pessoas também ficam constrangidas com a minha maneira de ser e não gostam de falar comigo. Não será algo mais grave do que a simples timidez? É que eu só estou bem quando estou fechada em casa e tenho mais prazer em falar com a minha gata do que com as pessoas:( . Mas obrigada pela ajuda.

lila123

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/12/2016
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por CarlosAlb Seg Jan 16 2017, 11:48

És muito parecida comigo. Shocked

CarlosAlb

Mensagens : 15
Reputação : 4
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por Convidado Seg Jan 16 2017, 13:15

Bom dia! tens aí um artigo da minha pagina que te pode ajudar:

http://www.portuguesesfelizes.com/2016/12/18/como-perder-a-timidez/

Podes ler outros artigos que te podem ajudar.
Se nõa gostas de ler, tens resumos de livros do teu interesse.
para mim, o desenvolvimento pessoal mudou a minha vida. E se segues os conselhos e fazes os exercícios propostos, tu vais ver que vais ser diferente. Vai-te conhecer melhor e sobretudo, amar-te e ser mais confiante na vida em geral.
Boa sorte!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por viper Seg Jan 23 2017, 15:08

Também sou assim. E mesmo entre familia, com muita gente à volta, não consigo falar, bloqueio totalmente. Na escola era conhecido só por dizer: sim, não e talvez Smile Mas mesmo assim nunca tinha-me sentido nervoso a ponto de recusar sair com amigos. Mas mais tarde, por stress e outros motivos, começei a sentir ansiedade a sério, que agora leva-me a recusar saidas com amigos...
Eu cheguei à conclusão, que timidez e fobia social, pelo menos no meu caso, são sinónimos.

viper

Mensagens : 136
Reputação : 15
Data de inscrição : 30/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por Bigodes Qua Fev 01 2017, 14:45

Há um grupo no Porto de pessoas com timidez e fobia social.....Este é o telefone do organizador do grupo 966080811 é um começo tomares café com um grupo de pessoas que têm o mesmo problema que tu

Bigodes

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por lila123 Sáb Fev 11 2017, 19:31

Estou a ver que há muita gente como eu. Desejo-vos tudo de bom e que consigam ultrapassar este problema, é preciso ter esperança e não desistir.
Obrigada ester, vou fazer isso.
Bigodes, é em que zona do Porto?

lila123

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/12/2016
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por Bigodes Ter Fev 14 2017, 15:37

Boas....é combinado de acordo com as disponibilidades dos membros....liga para o organizador do grupo e diz-lhe que queres participar

Bigodes

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Timidez ou fobia social? Empty Re: Timidez ou fobia social?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos