Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Então diz que parece que tenho ansiedade EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Então diz que parece que tenho ansiedade

5 participantes

Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por deumeparaisto Seg Ago 25 2014, 15:45

Bem, a minha história, parece-me que é como a de tantos aqui no fórum.
Sou uma jovem (ou pelo menos assim me considero) de 31 anos que num dia, como noutro qualquer começa com vómitos e tonturas. E lá penso, “bolas, o calor dá cabo de mim, isto é da minha tensão”. Este cenário manteve-se mais umas semanas e foi quando decidi ir ao médico de família “está tudo bem, tem é que comer mais e melhor que com a tensão baixa não se pode fazer nada”. Ok, lá fui eu para a minha vida e pronto dá-me um fanico no trabalho no dia a seguir. Toca de ir para as urgências e de fazer análises a tudo e mais alguma coisa, para no fim o diagnóstico ser “fisicamente está tudo bem consigo” – “a sério? e o meu coração a explodir é o quê então?”. – “Recomendamos que vá falar com o seu médico de família que deverá ser de origem psicológica”.

Lá fui, lá me disse que afinal o que tenho é ansiedade (e não é só a tensão baixa) , prescreveu-me inderal (propanol 10 mg) e victan para as situações de SOS e deu-me uns dias de baixa para descansar. Bem, a caixa de pandora abriu-se completamente na minha cabeça “o que é isto de ansiedade?”, “mas agora sinto-me assim todos os dias?”, “ e não conseguir ter energia para nada, é normal?”.

O Victan já tomei 3 vezes (2 no dia que tive que voltar a trabalhar), no espaço de um mês, o que até acho bom sinal (comparativamente a alguns testemunhos) e o inderal ajuda de facto com as palpitações. No entanto, não há um único dia que me sinta bem. Sabem, assim a 100%, com vontade de sair e ir jantar fora, que é basicamente das coisas que mais prazer me dava. Lá tentei relativizar e com o regresso ao trabalho, lá fui “distraindo” a minha cabeça. Escusado será dizer que chega às 22h e não tenho uma única réstia de energia, seja para o que for. Os fins-de-semana são, às vezes, ainda mais complicados, porque ir à praia ou ao cinema acabam por me exigir demasiado esforço (o barulho faz-me confusão, o calor deixa-me mole, tenho medo de adormecer e acordar completamente KO…) .

Posto tudo isto, decidi ir a um Psiquiatra. Depois de ouvir a minha história a decisão dela foi manter a prescrição do médico de família e receitar-me Xanax 0.25, para tomar quando me começasse a sentir mais nervosa. Li tanta coisa sobre o Xanax e a suposta dependência que decidi não tomar e indo por mim, à medida das minhas forças, combater estes sintomas. Mas honestamente, há dias em que me sinto mesmo derrotada. Hoje antes de vir trabalhar estava KO e tomei pela 1ª vez o Xanax, não sei se foi do medicamente se de dormir 10h levei a manhã toda a bocejar e pouquíssimo concentrada. A verdade é que não me sinto “ótima” mas também não estou “péssima”.

Também li que o Xanax demora umas semanas a atuar. Será verdade?

Estou numa fase que me parece que sem medicação não vou conseguir enfrentar isto.
Desculpem o longo testemunho e Obrigada pela vossa ajuda.

deumeparaisto

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2014
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por joni123 Seg Ago 25 2014, 16:14

O Xanax actua logo, em 30 minutos, mas fica pouco tempo do organismo, cerca de 6-8 horas, pelo que para se manter os seus efeitos calmantes, é preciso tomar regularmente, o que deve ser evitado, visto que o Xanax causa de facto habituação e dependência, devendo ser só tomado em situações de emergência e numa base esporádica. De qualquer modo 0,25mg é uma dose baixa, e ainda podes partir o comprimido em 2 se quiseres reduzir a dose.

Há outros medicamentos da mesma família do Xanax (ex. Olcadil, Lexotan) e que são um pouco menos aditivos, podes falar nisso ao teu psiquiatra.

É normal que te sintas um pouco zonza se é a primeira vez que tomas o Xanax.

O ideal seria manteres a ansiedade controlada com tomas esporádicas de Xanax (ou outro parecido) e consultares um bom psicoterapeuta que te ajudasse a entender e a controlar por ti a ansiedade. É dificílimo encontrar um bom psicoterapeuta (eu não o encontrei até), mas esta seria a melhor forma de lidares com este problema.

Boa sorte.

joni123

Mensagens : 90
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por Brick Seg Ago 25 2014, 16:17

OLá! Se tomas o victan não precisas do Xanax porque são da mesma família e o victan é bem mais fácil de descontinuar. Ambos actuam de imediato, e deverão ser tomados apenas em SOS, pois provocam dependência e não é menos grave que uma droga pesada. Por isso muito cuidadinho.

Quanto à "cura" para a ansiedade, existe mas está do outro lado da medicação. Está em ti, está no exercício físico, na meditação e no descanso. É preciso saber de onde vem essa ansiedade, se do trabalho, se da família e quando isto acontece é sinal que algo vai muito mal e por vezes é preciso mudar.

Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por deumeparaisto Seg Ago 25 2014, 16:56

Obrigada joni123 e Brick pelas vossas respostas. isto ainda é tudo muito novo para mim e, talvez seja normal, passado um mês ainda estar continuamente cansada e com pouca energia.

Também acredito que a cura não está só na medicação, daí ter resistido ao máximo à toma do Xanax. O exercciio fisico não me parece escapatória (não o era antes) mas de facto julgo que tenho a ganhar com meditação.

Em relação ao descanso, não vos acontece ficarem ainda mais moles?
É que para mim isso é mesmo o mais complicado. antes tinha imensas insónias e o meu organismo habituou-se a 5h/6h de sono por noite. agora durmo, sem ajuda de medicação, umas 9h/10h. e acordo ainda mais cansada...


deumeparaisto

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2014
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por HugoSousa Seg Ago 25 2014, 22:03

Sim, parece que te deu mesmo para isto Rolling Eyes

Mas já tens duas coisas a teu favor, estás mesmo no principio e já tens a preocupação de saber o que é. Logo com um pouco de trabalho passarás ao lado do buraco Wink

Como diz o Brick a cura está em ti, terás de ser tu a descobrir a melhor maneira de contornar estas coisas. Os medicamentos por si só não resolvem. Tenta vê-los como algo que te permitem a estabilidade necessária para pensares melhor. Possivelmente sem eles deixarias medos (algumas fobias bem chatas) criarem raízes e depois seria bem mais complicado o regresso. Mas tenta não deixar que o corpo se habitue aos medicamentos, não será irreversível se acontecer, apenas mais demorado.
Tens de procurar o substituo para os medicamentos, seja exercício, Yoga, meditação, hobbies,...

Há por aqui malta bastante entendida nestas coisas, continua a colocar as tuas dúvidas e ideias de modo a aferires o que te vai acontecendo.
Tenta não atribuir muito peso aos sintomas, cansaço, ficar mole, etc... Percebe-o mas não te batas por isso Wink

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por deumeparaisto Ter Ago 26 2014, 09:10

Sim HugoSousa também acho que é positivo (embora me esteja a "consumir" muito mais do que calculei) ter noção do que se passa e ter sido desde logo detetado. É daquelas coisas que pensamos sempre "qualquer dia rebento" mas que depois o nosso cérebro coloca para trás com um "isto acontece é aos outros".

Também vejo a medicação como uma forma de estabilizar a parte física, julguei no entanto também ter resultados na parte psicológica. Mas também ainda só tomei o Xanax 2 vezes, e eventualmente com a continuação, controlada, venha a ver resultados. Fingers crossedSmile

Vou dar uma oportunidade à meditação, já agendei com uma amiga e aguardo que me confirme disponibilidade para este sábado. A par disso, tenho mesmo que ganhar forças mentais para conseguir passar ao lado do dito "buraco". Será que um psicólogo também pode ser alternativa?

A sério, só o facto de vos ter encontrado e de partilharem o vosso testemunho já ajuda muito Smile


deumeparaisto

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2014
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por Panda Qui Ago 28 2014, 23:17

Eu tb acho que o meu corpo se habituou as seis horas de sono. Hoje dormi mais e nao me sinto bem.

Panda

Mensagens : 452
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por deumeparaisto Sex Ago 29 2014, 16:06

Pois. Cm te compreendo. As 22h n resisto ao cansaco mas dps as 4h da manha estou de pestana aberta Sad hj vou tomar meia dormidina p me ajudar.

deumeparaisto

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2014
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Então diz que parece que tenho ansiedade Empty Re: Então diz que parece que tenho ansiedade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos