Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
hipericão... EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
hipericão... EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
hipericão... EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
hipericão... EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
hipericão... EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
hipericão... EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
hipericão... EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
hipericão... EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
hipericão... EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
hipericão... EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

hipericão...

+3
Brick
zeta
bichobrabo
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

hipericão... Empty hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 14:23

vivas

O que têm a dizer sobre o hipericão?

O infarmed desaconselha-o. Ironicamente aconselha os ISRS.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty hipericão

Mensagem por zeta Qua Nov 23 2011, 15:07

Bichobrabo,
O que eu li sobre essa planta foi:
"O uso do Hipericão, também conhecido como Erva de São João, no tratamento das depressões ligeiras, moderadas e graves.

O estudo foi publicado online pela Cochrane Systematic Reviews em 8 de Outubro deste ano, e concluíu que extractos de raíz de hipericãom, são tão eficientes para o tratamento da depressão como os fármacos comuns. Alguns testes clínicos, efectuados desde os anos oitenta mostraram que a erva podia ajudar indivíduos com formas leves a moderadas desta condição devastadora, e vários testes avaliaram recentemente o efeito da raíz de hipericão em indivíduos com depressão grave.

Para este estudo, Klaus Linde do Centre for Complementary Medicine em Munique, e os seus colegas no University Medical Center em Freiburg, na Alemanha analisaram 29 testes randomizados, duplamente cegos que avaliaram os efeitos da raíz de hipericão (Hypericum perforatum) num total de 5,489 indivíduos com sintomas de depressão grave. Os testes incluiram 18 comparações da erva com um placebo, e 17 comparações com um tratamento antidepressivo comum (6 testes compararam ambos o placebo e o tratamento antidepressivo com raíz de hipericão).

A pesquisa permitiu descobrir que a raíz de hipericão teve uma melhor performance que um placebo contra a depressão grave. Em testes que compararam extracto de raíz de hipericão com outros tratamentos, o extracto foi considerado igualmente eficaz contra a depressão, com significativamente menos pessoas a desistir devido a efeitos secundários comparativamente às que receberam inibidores da recepção de serotonina selectivos ou antidepressivos mais antigos.

A raíz de hipericão contém substâncias com propriedades antidepressivas, incluindo hipericinas, flavonóides, biflavonoides, xantonas, e hiperforina. Os autores enfatizaram que a qualidade dos extractos de raíz de hipericão pode diferir, dependendo do material da planta, processo de extracção, e solventes usados.

“Em termos gerais, descobrimos que os extractos de raíz de hipericão testados nos testes foram superiores aos placebos e tão eficazes quanto antidepressivos comuns, com menos efeitos laterais,” afirmou Dr Linde. “Usar um extracto de raíz de hipericão pode ser justificado, mas os produtos no mercado variam consideravelmente, por isso estes resultados apenas se aplicam às preparações testadas.”

Nesta altura do ano, muitas pessoas ficam um pouco deprimidas. Experimentem a raiz de hipericão, em vez de irem à farmácia buscar um antidepressivo.

Quero realçar que o estudo incidiu sobre a raíz de hipericão, pelo que o chá que se encontra à venda não se adequa para esta patologia. Procurem antes por hipericão em comprimidos ou cápsulas.

Espero ter ajudado.
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 15:17

eu tomei durante uma semana e aumentou os meus níveis de ansiedade e durante a noite ouvia vozes.

contudo, acho que deveria ter tomado mais tempo para ver os verdadeiros efeitos.

O infarmed é outro fda ou mhra em ponto pequenino. o que é natural por norma não presta e não é recomendado ou é banido.

Desde que me receitaram o veneno do seroxat que estou por minha conta e vou experimentando suplementos aqui e ali, se funcionarem tomo, se não paro.
Muitos de nós estamos assim, como que abandonados. affraid
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:24

obrigado pela resposta zeta.

Pelo que tenho lido, os estudos são controversos. Este é um excerto da Revista de Psiquiatria clínica:

Para os pacientes relutantes em tomar antidepressivos tradicionais, as ervas medicinais são uma alternativa em potencial. No entanto, as evidências de eficácia das ervas medicinais para o tratamento de depressão maior são incompletas, particularmente a depressão grave, e para o tratamento de longo prazo dos transtornos depressivos (Williams et al., 2000).

Há evidências, de um número substancial de ensaios clínicos controlados, que sugerem que extratos da planta Hypericum perforatum (popularmente chamada erva-de-são-joão) sejam mais eficazes que placebo para o tratamento de curto prazo de transtornos depressivos leves a moderados (Nível A) (Kim et al., 1999; Williams et al., 2000; Linde e Mulrow, 2001). Metanálise do Hypericum para transtornos depressivos, incluindo 14 ensaios clínicos com 1.417 pacientes, confirmaram a eficácia superior da erva, em comparação ao tratamento com placebo (William et al., 2000). No entanto, um recente ensaio clínico multicêntrico e controlado com placebo não encontrou benefícios da erva-de-são-joão, em comparação ao tratamento com placebo para pacientes com depressão maior moderada a grave (Shelton et al., 2001a). Desse modo, com os dados disponíveis, a erva-de-são-joão não pode ser recomendada para o tratamento da depressão grave.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832009000800001&script=sci_arttexthttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832009000800001&script=sci_arttext
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:28

Brick

Nãoduvido que o hipericão possui um princípio ativo eficiente.

Mas como tu sentiste na pele, e provavelmente a decisão do infarmed até poderá ser sustentada, é uma droga que não está suficientemente estudada.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:29

Possui inclusive interacções com os isrs
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:31

Onde escrevi eficiente, talvez se deva ler potente.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 15:34

vão saindo alguns estudos, mas se grande alarido.
Achei este interessante: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21438645
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:38

O hipericão necessita de desmame?
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:44

há um série de plantas, além do hipericão que são eficazes na depressão. A questão é que não estão tão bem estudadas como os anti depressivos que são lançados no mercado. Por exemplo, será que não há interacções? Sobrecarregam algum órgão especifico?

Levantam-se uma série de dúvidas muito práticas, a quem chega a uma ervanária ou para farmácia.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 15:45

não creio mas podem advir alguns efeitos como azia, indisposição...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 15:49

bichobrabo escreveu:há um série de plantas, além do hipericão que são eficazes na depressão. A questão é que não estão tão bem estudadas como os anti depressivos que são lançados no mercado. Por exemplo, será que não há interacções? Sobrecarregam algum órgão especifico?

Levantam-se uma série de dúvidas muito práticas, a quem chega a uma ervanária ou para farmácia.

Esse é o meu grande medo...

diz-se que os fitoterápicos utilizados na medicina chinesa sobrecarregam o fígado provocando hepatites, etc...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 15:50

Estou-me a lembrar do valdoxan. Porreiro, não vicia. Mas hepatotóxico q.b. O hipericão interage com os ISRS. Nem devem ser tomados concomitantemente.

Estes medicamentos de venda livre carecem de estudos científicos. Mas como não há nenhuma farmacêutica que vá ganhar um balúrdio com isto...
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 16:10

acredito mais numa mistura de aminoacidos, hormonas, minerais e vitaminas do que propriamente em ervas.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 16:12

Por falar em aminoácidos, o 5 htp interage com as benzodiazepinas?
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 16:15

julgo que não, mexe com os SSRI.
mas nao tenho a certeza.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Qua Nov 23 2011, 16:17

Com o ISRS tem a ver com o síndrome da serotonina?
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Brick Qua Nov 23 2011, 16:53

Tem
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por joanaalex Sex Dez 02 2011, 23:31

O hipericão é perfeitamente seguro e tem poucos ou nenhuns efeitos secundários, tem é um grande problema: extractos ricos em hiperforina são muito estimulantes, e naturalmente desaconselhados em pessos com distúrbios graves de ansiedade. Eu tomei e não me fez sentir mais ansiedade, mas de facto parecia que tinha tomado 10 cafés e não gostei do efeito. Por outro lado, há marcas que se diz que são melhores para ansiedade, logo até experimentar não posso concluir nada por enquanto.

joanaalex

Mensagens : 349
Reputação : 20
Data de inscrição : 21/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Sáb Dez 03 2011, 14:14

Neste momento tive que cortar o café, eu que gostava tanto.

Quando tomava benzo, o café era importante para ajudar na depressão provocada pelo medicamento. Assim que o tomava, sentia-me outro. Mesmo depois do desmame, bebia sem problemas.

Ultimamente deixei de beber. Fico acelerado demais e com tendência para ter todos os sintomas que estão associados à ansiedade. Nem imagino o que seria beber 20 cafés.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por joanaalex Dom Dez 04 2011, 00:59

Houve uma altura em que o café até me ajudava a sentir mais calma (desde que fosse 1 no maximo), mas ultimamente nem isso posso tomar, fico bastante agitada...

joanaalex

Mensagens : 349
Reputação : 20
Data de inscrição : 21/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por lemos-nuno Seg Dez 05 2011, 22:40

Eu tomava 2cafes por dia, à 4anos que nao tomo 1café deixei totalmente 1º porque ficava demasiado acelarado, com enormes sintomas, e depois para dormir piorava bastante.... Posso dizer que eu que amava café as vezes que conduzo muito até tenho medo porque tenho fases que me dá aquelas sensaçoes de sono.... mas a verdade é que sendo psicologico ou nao ja tentei tomar um descafenado e mesmo assim sinto-me pior, e aparece-me maior quantidade de extrassistoles.... se existe interligaçao ou nao nao sei a verdade é que habituei o organismo sem cafeina e se tomo cuidado.... Posso dizer que até com um simples pingo directo que tomei a um tempo atras à 00h tinha vindo da piscina um amigo meu tinha tirado para ele e tirou um a mais para mim e sei que me deitei e so sentia o coraçao a mil... para dormir foi terrivel...

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty hipericão..

Mensagem por zeta Ter Dez 06 2011, 08:09

Lemos-nuno

Olá,

O descafeínado é mesmo descafeínado ,pelo que não te pode dar qualquer sintoma relacionado com cafeína. Eu posso dizê-lo pois tomo 1 descafeínado diário, que substituiu o café pois sentia batimentos cardiacos demasiado acelerados.
Por isso, quando te apetecer um cafézinho toma uma bom descafeínado ,nem que seja para matar saudades e verás que não sentes nada. Até os meus filhos de 11 e 14 anos tomam(só aos fins de semana) e não os altera nadinha.
Fico contente com o fato do pessoal andar mais ou menos, pois tem havido poucas queixas....Deve ser desta quadra natalicia que aquece nossos corações e nos substitui os maus pensamentos por algo de mais positivo.!!
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por bichobrabo Ter Dez 06 2011, 09:43

Eu também comecei a beber descafeinado...mas não é a mesma coisa que um bom café Rolling Eyes
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty hipericão..

Mensagem por zeta Ter Dez 06 2011, 13:15

Claro que o descafeínado não é tão saboroso que um café, mas dá para substituto, na falta de melhor!!!!
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

hipericão... Empty Re: hipericão...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos