Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Alternar entre calmantes/ansiolíticos. EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

+3
bichobrabo
mrbombas
espirito.sete
7 participantes

Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por espirito.sete Seg Set 23 2013, 02:14

Olá pessoal,

Vou precisar tomar (já tomo) ansiolíticos/calmantes durante um período um pouco maior que o normal. Fobia Social e pequenos ataques de pânico. Não me dou bem com nenhum anti-depressivo.

Gostaria da opnião de vocês quanto a um efeito: tolerância.

Atualmente a dose de Rivotril que me faz efeito é 1mg. Penso em sugerir ao meu médico trocar para outro ansiolítico (Frontal, Olcadil) por exemplo.

Depois de um ano ou alguns meses, se eu parasse novamente desta vez com o Frontal (ou Olcadil ou outro),  e voltasse o Rivotril, a dose efetiva deste seria mais baixa que a atual, tipo 0.25mg ou 0.5mg?

Abraço a todos.

espirito.sete

Mensagens : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : Fortaleza/Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por mrbombas Seg Set 23 2013, 08:34

depois de tomar algo e parar durante uns tempos, pode a mesma dose não fazer o mesmo efeito, ou seja depende da pessoa mas normalmente precisa aumentar a dose depois..
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por bichobrabo Seg Set 23 2013, 20:03

e qual é o objetivo? Não é esse o caminho, já ouviste falar em dependência/ tolerância cruzada? Os compostos benzodiazepínicos são semelhantes.  Tratamento a longo prazo com benzodiazepinas mais cedo ou mais tarde dá merda. Eu ponderava seriamente em arranjar alternativas.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por zeta Ter Set 24 2013, 13:02

E que tal desmame e continuar a viver?
Já pensaste em fazer desmame do que tomas e tentar viver sem dependências químicas?
Boa sorte
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por espirito.sete Ter Set 24 2013, 21:36

bichobrabo,

O que eu precisava era de um anti-depressivo que não me desse efeito colateral sexual: anorgasmia, não ejacular...

Será que existe?

O objetivo de alternar entre os ansiolíticos, seria voltar à "dose inicial" do medicamento que não estava tomando. Do primeiro, por exemplo..


espirito.sete

Mensagens : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : Fortaleza/Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por espirito.sete Ter Set 24 2013, 21:39

Oi Zeta, seria uma ótima o desmame. Mas minha fobia social, minha fobia de escrever... é preciso de uma análise muito a fundo pra tentar curar isso.

Levo minha vida normalmente como todo mundo, só que coloco um remédio na boca, que muitas pessoas não usam...

espirito.sete

Mensagens : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : Fortaleza/Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por bichobrabo Ter Set 24 2013, 22:02

espirito.sete escreveu:bichobrabo,

O que eu precisava era de um anti-depressivo que não me desse efeito colateral sexual: anorgasmia, não ejacular...

Será que existe?

O objetivo de alternar entre os ansiolíticos, seria voltar à "dose inicial" do medicamento que não estava tomando. Do primeiro, por exemplo..

Não dá espírito. Há tolerância cruzada entre benzodiazepinas, a dose vai ser sempre maior mesmo alternando as benzo.

O uso de benzodiazepinas deve ser apenas esporádico, por exemplo, antes do evento que provoque a fobia. A longo prazo deixam de fazer efeito, fica-se dependente e começa-te a queimar a cabeça.

Eu tive que deixá-las depois de 15 anos. Agora que olho para trás, já não era eu, a minha personalidade estava mudada.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por heavenhell Ter Set 24 2013, 22:57

Não percebo porque é que queres trocar de calmante de 1 para outro para passado alguns meses voltares ao mesmo numa dose mais baixa... Queres conseguir reduzir a dose mas achas que não estás preparado neste momento para enfrentar os efeitos de abstinencia? Ou é porque achas que já desenvolveste tolerancia ao que estás a tomar e se trocares para outro quando voltares a esse já vai voltar a fazer efeito? 

Perda da vontade sexual pode ser um dos efeitos secundários de mts antidepressivos, mas se vires a bula aquilo tem lá uma lista gigante de efeitos secundários e como é obvio não são todos manifestados na mesma pessoa, o que significa que até podes não ter esse efeito. Podes já ter tomado algum e sentido esse efeito secundário, mas com outro antidepressivo diferente já não sentires. Pergunta ao médico qual o afecta menos esse aspecto... Caso não haja, a unica hipotese é ir por tentativa erro, ires testando diferentes antidepressivos e ver qual não te afecta nesse campo... É mesmo assim que funciona a psiquiatria...
Antidepressivo sempre é melhor que benzodiazepinas, pelo menos falo por experiencia propria. 
Deverias tentar fazer o desmame porque de facto isso muda as pessoas a longo prazo, o meu comportamento mudou bastante e como andava mais em baixo deixei de prestar tanta atenção a questões sexuais.

 Não sei se há fundamento para isto que digo, é uma questão de perguntares ao médico. Mas a verdade é que o orgasmo tem muito a ver com questões psicologicas não é só questões fisicas. A vontade sexual e excitação desenvolve-se no cerebro. Os calmantes deprimem o tecido nervoso, o que significa que diminuem a sua actividade em geral...Por isso já pensaste que os proprios calmantes podem estar a contribuir para baixar a vontade sexual e dificultar isso, no teu caso que já os usas há mt tempo? 
Se andas mais em baixo é natural que estejas pouco sensibilizado para receber estimulos sexuais, por isso torna-se mais dificil manter a libido... (Isto partindo do principio que a causa desses problemas é psicologica, relacionada com os medicamentos psiquiatricos e não é fisiologica, nesse caso já é campo de outra especialidade médica)

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por espirito.sete Sáb Set 28 2013, 19:18

Oi heavenhell. A tentativa de alternar entre os calmantes seria de "driblar" a tolerância.

Por exemplo: a partir do momento que 0.5 mg de Rivotril não estivesse fazendo mais efeito, partiria para outro calmante... Olcadil, por exemplo.  Então quando o Olcadil não estivesse fazendo mais efeito, voltaria para o Rivotril. Por passar um tempo sem tomar a substância (clonazepam), aquela dose de 0.5 mg que inicialmente perdera a eficácia, voltaria a funcionar. Esta é minha "tese", pergunto se funcionaria para evitar de ficar aumentando a dose.

Meu comportamento não mudou, não sou depressivo. Além dos calmantes, tomo diariamente uma boa quantidade de cafeína (depois que vejo que não há mais "perigo") que corta o efeito do ansiolítico. O café melhora a atenção, memória... no fim do dia, chego em casa já sem os efeitos do remédio.

bichobrabo, há calmantes na psiquiatria que não são benzodiazepinas?

espirito.sete

Mensagens : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : Fortaleza/Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por bichobrabo Dom Set 29 2013, 19:22

Tens os antihistamínicos sedativos. E a mirtazapina e trazodona, que são antidepressivos.

Mas nem pensar em alternar com benzodiazepinas, pois a paragem implica sempre um desmame.

O melhor que tens a fazer é largar as benzodiazepinas e substituí-las por outro medicamento, caso não consigas passar sem medicamentos.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por espirito.sete Dom Nov 24 2013, 20:11

Tem um esquema de desmame do Rivotril, aqui no fórum, que não estou conseguindo achar.

É mais ou menos assim: na primeira semana é tomado um antidepressivo com ação sedativa forte (acho que a mirtazapina). Na segunda semana entra outro medicamento, que não lembro...

Alguém pode me ajudar e localizar esse tópico?


[ ]'s

espirito.sete

Mensagens : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : Fortaleza/Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por Archangel Seg Nov 25 2013, 05:02

Muitas pessoas se dão bem com Mirtazapina por ter os menores efeitos colaterais, mas poderá aumentar peso.
Por toda a internet é comentado que Mirtazapina não é um sério Anti-depressivo. Eficaz e de poucos sintomas.
Arriscaria-me a dizer que é o AD mais seguro. Mas claro que isto depende, pois cada caso é um caso diferente.
Archangel
Archangel

Mensagens : 88
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por Brick Seg Nov 25 2013, 13:33

espirito.sete escreveu:Tem um esquema de desmame do Rivotril, aqui no fórum, que não estou conseguindo achar.

É mais ou menos assim: na primeira semana é tomado um antidepressivo com ação sedativa forte (acho que a mirtazapina). Na segunda semana entra outro medicamento, que não lembro...

Alguém pode me ajudar e localizar esse tópico?


[ ]'s
Não me parece que tenhas lido isso aqui.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Alternar entre calmantes/ansiolíticos. Empty Re: Alternar entre calmantes/ansiolíticos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos