Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Medos, medos, medos EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Medos, medos, medos EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Medos, medos, medos EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Medos, medos, medos EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Medos, medos, medos EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Medos, medos, medos EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Medos, medos, medos EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Medos, medos, medos EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Medos, medos, medos EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Medos, medos, medos EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Medos, medos, medos

+4
Chloe Martins
db
Kity
mago
8 participantes

Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Medos, medos, medos

Mensagem por mago Ter Set 17 2013, 17:03

Hoje foi dia de psicoterapia e de 2 ataques de pânico.
O meu maior medo é o medo de ter doenças graves, mas, ao contrário da maioria dos hipocondríacos eu fujo de médicos e de exames médicos a sete pés
Do ponto de vista racional sei perfeitamente que ao fazer exames médicos poderei mais facilmente prevenir doenças mais graves mas passar do racional para o comportamental é que se torna difícil.
Passo a passo sei que um dia conseguirei vencer este medo porque já consegui vencer outros, mas é tão difícil lidar com esta constante ansiedade.
Crying or Very sad 
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Kity Ter Set 17 2013, 17:13

podes krer Magno...maldita ansiedade....nunca pedimos para ela vir mas ela é teimosa e não nos larga!
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por db Ter Set 17 2013, 17:21

Sim antes tambem tinha muitos medos desses... acho que em 2 anos tive uma carrada de cancros e de ataques cardiacos.... acho que esse medo vai passando, a partir do momento que aceitas que e ansiedade... se fosse alguma doença ja te tinha dado qualquer cois de mal... Smile

força com isso e deixa a ansiedade para tras das costas
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por mago Ter Set 17 2013, 19:55

Obrigado pela forca Smile
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Chloe Martins Ter Set 17 2013, 23:40

Olá Mago .

Com certeza que é perfeitamente normal pelo que está a passar , eu estive na mesma situação e ainda sou um pouco assim penso , essa fobia por doenças é o principal fator e culpado da tua ansiedade e consequentemente derivada a toda essa grande ansiedade os ataques de pânico . É perfeitamente normal quando se vive com medo , uma vez que este gera mais e mais ansiedade e quando se chega ao limite começam os ataques de pânico . Eu acho que só com o tempo é que aprendemos a lidar com isso. É verdade que qualquer sintoma que sentimos associamos logo a uma doença grave e que nos vai dar uma coisinha , esses pensamento todos são difíceis de evitar , mas a chave manter te ocupado nesta fase , muita meditação e yoga para limpar e relaxar a tua mente um pouco , exercício físico e fazer coisas que te deem realmente prazer e que ajudem a que mantenhas o pensamento bem distante .
A psicoterapia é bom para ajudar com esses medos e fobias , especialmente quando se é hipocondríaco .
Quanto ao medo de exames e médicos e centros hospitalares é perfeitamente normal , pois nesses locais encontras muita gente doente , exames sempre com receio do resultado . Eu no meu caso era mais ir a correr de hospitais com medo de estar a morrer e fazer todos os exames possíveis para me sentir controlada , quando me diziam que o resultado era que estava ótima ia toda contente para casa. Embora em poucas semanas voltasse tudo ao mesmo , não podia ouvir ninguém falar que determinada doença tinha matado a pessoa X ou Y que eu ficava logo a cismar e a pensar naquela doença , consequentemente vinham logo os sintomas raros . O que me ajuda a ultrapassar isso é ignorar esses pensamentos e ser positiva e optimista , pois sabemos que pensar e cismar não adianta de nada só nos causa mais stress e ansiedade e isso é tudo o que menos queremos Smile 
Chloe Martins
Chloe Martins

Mensagens : 61
Reputação : 6
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 34
Localização : Ibiza , Spain

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por mago Qua Set 18 2013, 07:18

sim, espero muito que a psicoterapia me ajude..os ataques de pânico surgiram durante a sessão porque a psicóloga expôs-me a situações de exames médicos e recepção de resultados e ainda a um tensiometro ! E ajudou-me muito a controlar os ataques de pânico Smile ficou comigo durante 2,5 horas ate que os meus nives de ansiedade baixassem.
O nosso cérebro é mesmo tramado
Chloe, tenho-me agora também virado para a meditação como meio de relaxamento e a psicóloga tem insistido muito no exercício físico.
Obrigada Smile
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por db Qua Set 18 2013, 07:55

Como fazes a medtação ???? eu queria fazer meditação mas nao faço ideia nenhuma como o fazer... e isto na net cada site diz uma coisa diferente.... xD
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Vitor Qua Set 18 2013, 08:47

DB consulta a seção LINKS e INFORMAÇÕES ÚTEIS, está lá os links para fazer o download.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por mago Qua Set 18 2013, 09:11

db escreveu:Como fazes a medtação ???? eu queria fazer meditação mas nao faço ideia nenhuma como o fazer... e isto na net cada site diz uma coisa diferente.... xD

Há inúmeras técnicas e formas de meditação umas mais ligadas à parte espiritual,  outras mais ligadas ao yoga, outras conseguidas apenas por concentração . Há correntes que dizem que meditar é conseguirmos eliminar todos os pensamentos automáticos que nos vão passando pela cabeça outras dizem que esses pensamentos devem ser analisados, etc. Nenhuma está certa ou errada mas algumas adequam-se melhor a cada um de nós
Eu gostaria de dizer que a consigo fazer sempre, mas, infelizmente ainda não cheguei a isso, porque há dias em que tenho a ansiedade de tal forma descontrolada que não consigo fazer nada.
Quanto a mim a melhor forma de começar a fazer meditação é reservar 30 min a 1 hora por dia para nós próprios,  sentarmo-nos confortavelmente e centrarmo-nos na nossa respiração. Esta deve ser natural e profunda de modo a encher o abdómen. A expiração deve ser lenta e completa até que todo o ar tenha saído. A partir daí sempre que o nosso pensamento divague para as preocupações, centramo-nos de novo na nossa respiração e tentamos visualiza-la a encher todo o nosso corpo de ar. Este é um começo.
Deixo aqui um link de um relaxamento que costumo fazer quase sempre com excelente resultado. Boa sorte
https://www.youtube.com/watch?v=T6nC2pk3j5c
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por db Qua Set 18 2013, 10:53

Obrigado... ja vi os links....

Acho que vou começar a apostar mais na meditação....
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Kity Qua Set 18 2013, 10:55

Fazes bem...eu tento mas nunca consigo implementar isso no meu dia-a-dia....preciso sempre de um incentivo ou de alguém....
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Vitor Qua Set 18 2013, 11:26

mago escreveu:
db escreveu:Como fazes a medtação ???? eu queria fazer meditação mas nao faço ideia nenhuma como o fazer... e isto na net cada site diz uma coisa diferente.... xD
Há inúmeras técnicas e formas de meditação umas mais ligadas à parte espiritual,  outras mais ligadas ao yoga, outras conseguidas apenas por concentração . Há correntes que dizem que meditar é conseguirmos eliminar todos os pensamentos automáticos que nos vão passando pela cabeça outras dizem que esses pensamentos devem ser analisados, etc. Nenhuma está certa ou errada mas algumas adequam-se melhor a cada um de nós
Eu gostaria de dizer que a consigo fazer sempre, mas, infelizmente ainda não cheguei a isso, porque há dias em que tenho a ansiedade de tal forma descontrolada que não consigo fazer nada.
Quanto a mim a melhor forma de começar a fazer meditação é reservar 30 min a 1 hora por dia para nós próprios,  sentarmo-nos confortavelmente e centrarmo-nos na nossa respiração. Esta deve ser natural e profunda de modo a encher o abdómen. A expiração deve ser lenta e completa até que todo o ar tenha saído. A partir daí sempre que o nosso pensamento divague para as preocupações, centramo-nos de novo na nossa respiração e tentamos visualiza-la a encher todo o nosso corpo de ar. Este é um começo.
Deixo aqui um link de um relaxamento que costumo fazer quase sempre com excelente resultado. Boa sorte
https://www.youtube.com/watch?v=T6nC2pk3j5c
Deixa-me acrescentar Mago: na respiração o abdómen sobe na inspiração e desce na expiração. Os lábios devem estar fechados sem que os dentes se toquem. Em termos físicos a posição deverá ser confortável sem tensões, cadeira, sofá, chão, etc. O que é importante é que as costas e a cabeça se mantenham direitas. Não deve haver esforço algum nem tão pouco na respiração, não nos devemos concentrar na respiração, devemos sim ter atenção; estar atentos à respiração, porque concentração implica esforço e tudo o que é feito com esforço resulta em contra força. "No Effort"
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por mago Qua Set 18 2013, 11:35

Obrigado Vitor estamos sempre a aprender:) 
Vitor escreveu:
mago escreveu:
db escreveu:Como fazes a medtação ???? eu queria fazer meditação mas nao faço ideia nenhuma como o fazer... e isto na net cada site diz uma coisa diferente.... xD
Há inúmeras técnicas e formas de meditação umas mais ligadas à parte espiritual,  outras mais ligadas ao yoga, outras conseguidas apenas por concentração . Há correntes que dizem que meditar é conseguirmos eliminar todos os pensamentos automáticos que nos vão passando pela cabeça outras dizem que esses pensamentos devem ser analisados, etc. Nenhuma está certa ou errada mas algumas adequam-se melhor a cada um de nós
Eu gostaria de dizer que a consigo fazer sempre, mas, infelizmente ainda não cheguei a isso, porque há dias em que tenho a ansiedade de tal forma descontrolada que não consigo fazer nada.
Quanto a mim a melhor forma de começar a fazer meditação é reservar 30 min a 1 hora por dia para nós próprios,  sentarmo-nos confortavelmente e centrarmo-nos na nossa respiração. Esta deve ser natural e profunda de modo a encher o abdómen. A expiração deve ser lenta e completa até que todo o ar tenha saído. A partir daí sempre que o nosso pensamento divague para as preocupações, centramo-nos de novo na nossa respiração e tentamos visualiza-la a encher todo o nosso corpo de ar. Este é um começo.
Deixo aqui um link de um relaxamento que costumo fazer quase sempre com excelente resultado. Boa sorte
https://www.youtube.com/watch?v=T6nC2pk3j5c
Deixa-me acrescentar Mago: na respiração o abdómen sobe na inspiração e desce na expiração. Os lábios devem estar fechados sem que os dentes se toquem. Em termos físicos a posição deverá ser confortável sem tensões, cadeira, sofá, chão, etc. O que é importante é que as costas e a cabeça se mantenham direitas. Não deve haver esforço algum nem tão pouco na respiração, não nos devemos concentrar na respiração, devemos sim ter atenção; estar atentos à respiração, porque concentração implica esforço e tudo o que é feito com esforço resulta em contra força. "No Effort"
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por heavenhell Qua Set 18 2013, 15:39

Quando tinha 13 anos li um artigo numa revista sobre AVCs e cismei que estava a ter um. lol Comecei a ter falta de ar e dor no peito (a minha avo tinha morrido há pouco com problemas cardiacos) e fui ao médico, até fiz um raio X no hospital que como é obvio não acusava nada, por isso concluo que foi uma manifestação psicossomática. Mais tarde cismei que tinha esclerose multipla e queria que o neurologista me passasse exames, mas ele não passou. LOL agora acho que não tenho...lool
Entretanto essas cismas passaram... Em parte porque passei de medo de morte a desejo de morte. Todos os dias desejava que no dia a seguir me fosse diagnosticada uma doença terminal qualquer... 
Desde então perdi a preocupação em fazer análises, só faço de rotina mas já sei que não importa o quão mal me sinta dá sempre tudo dentro dos valores, por isso já cheguei a conclusão que é mesmo tudo psicologico. 

Até nem gosto nada de hospitais, começo a pensar nas bactérias todas que andam para lá, já para não falar que aquilo é mesmo triste, tipo mais triste que um cemiterio, só pessoas doentes LOL...Então seringas nem se fala, tenho medo que haja algum incompetente que me espete uma seringa não esterilizada com alguma doença lol sempre que vou tirar sangue examino cuidadosamente os passos da pessoa que me está a tirar e observo de perto tudo até mesmo a espetar a agulha na veia para garantir que não faz asneiras, escusado será dizer que campanhas de doação de sangue não são para mim lol 

No fundo eu acho que pior do que uma doença fatal é uma doença cronica que não nos mata mas nos obriga a viver o resto da vida com sintomas horriveis. Isso é que acho que nao iria aguentar. Pior que morte é uma vida sem qualidade. E estar sempre com medo da morte não é uma boa forma de viver.

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por mago Qua Set 18 2013, 17:05

Sim, é verdade que muitas vezes sao as experiências passadas que nos levam aos medos. No meu caso foi o acompanhamento muito próximo de 2 pessoas muito importantes para mim e que sofriam de cancro .
O mais engraçado é que medo de morrer, nao tenho. Nunca tive.
Tenho medo é do sofrimento da doenca porque sofre muito quem tem e sofre muito quem acompanha .
mago
mago

Mensagens : 10
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por FilipaC Qua Out 16 2013, 12:14

Lol, este tópico é para mim. Tremo ao entrar em hospitais, tenho pavor de cirurgias e começo a tremer se penso que tenha uma doença que possa conduzir a tais procedimentos, depois somatizo, é vergonhoso.Depois a própria ansiedade colabora muito também no sentido de gerar reais sintomas físicos. É ridículo, mas preciso de superar isto e não sei qual seja a solução mais eficaz. Queria submeter-me a um procedimento cirúrgico para resolver uma situação (não urgente, mas incómoda), contudo estes medos todos atrapalham-me os primeiros passos, quanto mais o passo correctivo em si. Profissionalismo, anestesias, a sala, a dor, o facto de andar com pontos, pensar no procedimento...tudo isso me ocupa a mente.

FilipaC

Mensagens : 34
Reputação : 5
Data de inscrição : 02/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Water power Qua Out 16 2013, 17:16

Parece muito frio mas vou ser directo.
Exames é um grande avanço na medicina, por isso deixa-te de medos sem fundamento e vai a luta ...
Water power
Water power

Mensagens : 28
Reputação : 2
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medos, medos, medos Empty Re: Medos, medos, medos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos