Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
 Será Fobia Social? EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
 Será Fobia Social? EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
 Será Fobia Social? EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
 Será Fobia Social? EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
 Será Fobia Social? EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
 Será Fobia Social? EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
 Será Fobia Social? EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
 Será Fobia Social? EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
 Será Fobia Social? EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
 Será Fobia Social? EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Será Fobia Social?

3 participantes

Ir para baixo

 Será Fobia Social? Empty Será Fobia Social?

Mensagem por Paciente Sáb Ago 23 2014, 18:24

Boa tarde a todos os Membros,

O que irei relatar poderá suar um pouco estranho ou até confuso...

Já á muito tempo que me passava pela cabeça em dar a conhecer o meu problema, mas como em tudo na vida, tinha receio de o expor. Não sei porque motivo não o fizera antes, mas a principal razão que encontrei, é que não sabia em como explicar o que sinto, ou o que vai pela minha cabeça e transpor tudo em letras, frases para que vocês percebessem de uma forma clara.

Quaisquer das formas, não sei se irei ser 100% explicito, mas vou tentar;

Já á algum tempo que tenho vindo a ter uns pensamentos bastante estranhos, e quase sempre acontecem quando me deparo com um medo horrível de pessoas que trabalhem em certas profissões, sejam de alta responsabilidade ou de menor responsabilidade, (como; juízes, advogados, Médicos, Diretores, Presidentes, empregados de balcão, eletricista, empregadas de limpeza, etc...)

Ou seja, sinto uma enorme queda de auto-confiança, pensando sempre que não sou capaz de realizar certos trabalhos para estas pessoas se realmente soubesse trabalhar em algo.

Como por Ex: (Ser canalizador e ter de 1 dia ir prestar serviço a casa deste tipo de pessoas, e se algo correr mal, ter receio de ser punido, ou julgado pelas mesmas).

Não quer dizer que não seja julgado por outras pessoas que não tenham maior responsabilidade, pois também penso que poderia simplesmente ir a casa de uma pessoa que tem um emprego de uma responsabilidade menor, como ser trabalhador de caixa num supermercado e esse receio, ou seja, de ir fazer um trabalho a essa pessoa, também sentiria receio se algo corresse mal.

Pois os tais pensamentos estão todos lá, como pensar se esta pessoa conhece alguém que trabalhe em algo importante, ou que podem conhecer alguém que trabalhe no mesmo que eu, mas que seja melhor, e que depois essa pessoa que seja melhor, vá ver o meu trabalho e dizer que não está bem feito, etc...

Conclusão, se um dia tiver que assumir um trabalho de grande responsabilidade e que falhe, que as pessoas me julguem, que seja condenado em tribunal, etc...No fundo penso que tudo se resume a um enorme medo de falhar.

Depois tenho tido o pensamento do tipo em cadeia, que se um dia fizer algo mal num futuro emprego, e que a pessoa que ficou desiludida, que depois comente com outra pessoa que até eu conheça e diga "aquele tipo é um incompetente" e que depois essa pessoa comente com um primo meu, ou que chegue aos ouvidos do meu Patrão, e que por fim, seja despedido.

Mas isto não fica por aqui...

Também noto que todas as pessoas que conheço, sabem fazer alguma coisa, trabalhar em algo, (não sei se bem se mal) como serem empregados de Balcão, de Bancos, Canalizadores, etc... mas sentem-se confiantes no que fazem.

Se me perguntarem, (o que já aconteceu) no que trabalho, ou qual é a minha profissão, não sei o que responder. Ou por vezes até escondo o que faço.

1º Porque não me sinto confiante para o dizer. Tipo  "Eu sou mecânico" ou "sou bom no que faço".
2º Tenho receio, medo de ser julgado.

Mas mais uma vez e sem querer parecer repetitivo; tenho mesmo receio, de 1 dia alguém ver o meu trabalho e dizer: "mas quem é que fez isto?" á e tal foi o tipo do 5º andar "É que isto está mesmo mal feito" "quem é que agora vai pagar este estrago"?

Não querendo misturar muito as coisas, mas tenho que falar de algo que tem a ver com a maneira em como lido com as outras pessoas em situações de mau entendimento, e em como penso sobre a forma de agir, ou sobre o que irá acontecer-me, (lá está, o medo de ser julgado, ou das consequências):

Como quase sempre, quando estou a ser atacado, rebaixado ou humilhado e sem ter culpa nenhuma disso, eu nunca respondo á pessoa.
Porque penso que se responder a essa pessoa e se responder de igual forma, que é mal;Penso logo: "nunca sei o que está por detrás dela, não sei quem são as pessoas "más" ou até posso saber quem são. Mas o ter medo de ser julgado, mesmo que não tenha feito nada mal, a não ser ter-me defendido perante algo deixa-me muito mal. (pois já aconteceu ter-me defendido, apenas de boca e ter que sofrer com as consequências).

Mas para terem uma ideia, tenho mesmo muito medo de alguém vir ter comigo e dizer: "Então pá, foste tu que falaste mal para o meu primo?" "agora vais levar uma tareia". E apenas ter-me defendido  Embarassed 

Estão a ver aonde quero chegar?

Se virem que não perceberam bem o que tentei explicar, por favor digam-me, seja pelo tópico ou por pm.



Alguém conseguiria ajudar-me a resolver este tipo de pensamento? Ou se alguém já teve este tipo de Pensamento? Ou simplesmente dizerem-me do que mais parecido se trata? ou se precisarei de ajuda Psicológica?

Preciso mesmo de uma Forte Opinião, seja boa ou má.


Agradeço desde já a todos os Membros que tenham disponibilidade em ler o meu Tópico  Wink.







Cumprimentos
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 Será Fobia Social? Empty Re: Será Fobia Social?

Mensagem por Ana. Dom Ago 24 2014, 11:25

Olá Paciente,

Li a tua mensagem, não achei estranha ou confusa!
A vantagem de eu ter estado tão doente é que qualquer mensagem que leia sobre os problemas das pessoas nunca me parecem demasiado estranhas! Very Happy

Ao que me parece, deves estar com falta de confiança em ti próprio. Se calhar pensas que a maioria das pessoas que tem uma profissão estabelecida (mesmo que seja há muitos anos) se sente inteiramente segura e confiante naquilo que faz. Isso não é verdade. Muitas vezes aparentam sentir-se seguras.
Eu também tenho quase 26 anos, quando eu tinha 10 pensei que ia chegar aos 25 super segura e confiante, com um emprego fixo, a sentir-me adulta! Eu acho que nunca ninguém se vai sentir assim tão "adulto" e "confiante".

A confiança em ti próprio precisa de ser trabalhada, isso sim!!! No entanto, só o facto de teres receio de fazer alguma coisa mal feita, já mostra que te estás a preocupar em fazer as coisas bem feitas! Duvido muito que, por isso, as pessoas digam que o teu trabalho foi mal feito, porque não vai estar!... (Estás a perceber a ideia!?)
Só mostra que és responsável! Agora, acho que vão sempre haver pessoas a criticar-nos. Não vamos nunca agradar a toda a gente. Muitas pessoas vão dizer mal do nosso trabalho (mesmo que nem sequer esteja assim tão mal feito, muitas vezes é só para se sentirem superiores, rebaixando os outros!). Aliás, se as pessoas disserem isso mesmo, achas que o problema vai ser teu? Ou é delas!? Porque sentem a necessidade de dizer mal de um trabalho que nem sequer está mal feito? De dizer mal de alguém? Certamente essas pessoas também não terão uma auto-estima assim tão grande, para se sentirem melhor ao rebaixar o trabalho ou acções dos outros!!
Mas acho que vão sempre haver pessoas que nos vão criticar, que não vão gostar de nós, não importa o que façamos. As pessoas são diferentes, e têm também valores diferentes. O importante é que sejas fiel aos teus próprios valores, e fazeres as coisas segundo aquilo que tu achas que está correcto! Smile Conheces a história do velho, o rapaz e o burro? Qualquer coisa como:

O avô foi com o seu neto e com o seu burro à aldeia.
Quando iniciaram a viagem, o rapaz ia em cima do burro e o avô a pé.
Ao passarem por um grupo de pessoas, estas comentaram:
- Se tem jeito! O rapaz, que é forte, vai descansado no burro, e o velho, já cansado da vida, vai a pé!
Assim, o avô pediu ao neto para trocarem de lugar.
Mais à frente, outro grupo de pessoas comentou:
- Não acredito! O velho obriga o rapaz a ir a pé quando o burro pode bem com os dois!
Então, o avô pediu ao neto para montar também, e seguiram viagem.
Pouco andaram, e foi com espanto que ouviram:
- Malvados! O pobre animal vai com o peso destes dois!
Assim sendo, resolveram descer os dois, quando um pouco mais à frente ouviram:
- Olha estes dois vão-se a cansar e o animal todo fresco!
       
Very Happy

Não adianta! Razz

Em relação a precisares ou não de ajuda psicológica, acho que isso é uma coisa que tu, mais que ninguém, deves tentar avaliar: é algo que te atrofia muito, ao ponto de teres demasiada ansiedade? Algo que te impeça de fazer coisas que gostarias? Se sim, acho que a ajuda psicológica só iria fazer o seu papel: ajudar. Ajudar a conhecer-te e a aumentar a tua auto-estima. Por outro lado, também há histórias e pessoas que vamos conhecendo ao longo da vida que nos vão ensinando! Smile

Mais uma vez te digo, só o facto de te preocupares em estar a fazer ou agir bem, já mostra que, certamente, as coisas não vão estar mal feitas.

Espero que me tenha feito entender!... Também eu digo que, qualquer coisa que precises, está à vontade para responder aqui ou por PM! Smile

Ana.

Mensagens : 13
Reputação : 5
Data de inscrição : 10/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Será Fobia Social? Empty Re: Será Fobia Social?

Mensagem por Peculiar Dom Ago 24 2014, 12:49

Paciente,  não acho nada estranho, aliás até a mais confiante das pessoas tem dúvidas,  quebras mesmo. É o tipo de coisa que só fazendo e passando pelas coisas é que se ganha experiência para lidar com as situações,  chegas a um ponto em que já és tu a mandar vir com alguém, por exemplo o canalizador que te levou dinheiro num serviço mal feito.   Laughing 

A Ana tem toda a razão do mundo, nunca consegues agradar a todos e independentemente da classe social, do ramo profissional... ou... fila do supermercado, vão sempre existir conflitos com os quais terás de lidar. Dizer mal uns dos outros? Não! Em Portugal? Eheh, fica na tua, não te metas em coisas que não devas e ficas bem. Seja como for tens os teus limites, não deixes que abusem de ti e se tens alguma coisa a dizer sobre alguém dizes á pessoa directamente ou dizes alguma coisa que sabes que dirias na cara dessa mesma pessoa.  (Fez sentido?)

Existe tanta mas tanta gente que dá ares de superioridade e confiança no que faz, que só faz m... cáca, e ainda assim fazem uma vida completamente estável. Esquece, vais sempre cometer erros mesmo que tenhas uma enorme capacidade ou confiança,  é ir na onda e simplesmente fazer, não pensar "ai e se isto ou aquilo".

Quando ficas calado és visto como um alvo fácil,  isto é o reino animal, vão sempre abusar. Não estás bem a ver as vezes em que tive quase de mandar alguém para outra parte para conseguir resolver assuntos básicos,  serviços do estado então... é impressionante.

Ana eu a meio da viagem ia era a falar com o burro, visto que os meus vizinhos teriam menos conteúdo para oferecer que o sacana do burro...

Peculiar

Mensagens : 30
Reputação : 3
Data de inscrição : 31/10/2013
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 Será Fobia Social? Empty Re: Será Fobia Social?

Mensagem por Paciente Qua Ago 27 2014, 15:20

Boa tarde caros Membros!

É com uma enorme alegria e satisfação que li os vossos comentários.
Nunca esperei que alguém fosse mostrar interesse pelo meu testemunho, visto que escrevi demasiado e com dificuldade em expressar o que realmente sinto.
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 Será Fobia Social? Empty Re: Será Fobia Social?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos