Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Sentido da minha vida EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Sentido da minha vida EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Sentido da minha vida EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Sentido da minha vida EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Sentido da minha vida EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Sentido da minha vida EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Sentido da minha vida EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Sentido da minha vida EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Sentido da minha vida EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Sentido da minha vida EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Sentido da minha vida

3 participantes

Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Sentido da minha vida

Mensagem por Portuga Seg Jul 28 2014, 14:29

Qual o sentido de estar vivo? Quando começo a pensar na vida, no passado, presente e futuro, cada vez mais fico com esta dúvida acentuada.

Desde uma luta constante comigo mesmo para ser sempre um bom filho, exemplar ainda que algo reguila, aluno regular, etc vejo-me neste momento preso e com a linha de pensamento que vai sempre dar ao "para quê isto tudo?".

Sempre fui estável, socialmente activo com uma auto estima quanto baste, mas quase sempre fácilmente impressionável com as cargas negativas que por mim passavam.

Vejo-me desde a infância (o auge da minha felicidade, inocência e bem estar no geral) até ao dia de hoje, foi sempre uma espiral descendente.

Sendo filho de país separados nunca soube bem a crueldade e o quanto isso poderia me prejudicar até à bem pouco tempo.
Tudo tem acontecido numa linearidade arrepiante. Quero eu dizer com isto que em TODOS os aspectos da minha vida foram se degradando aos poucos, comigo sempre a batalhar, até chegar ao ponto de ter que me sentar no lugar de espectador e não conseguir saber nem conseguir fazer mais.

Entrei em depressão á um ano e 5 meses e já passei por 4 antidepressivos diferentes e cada dia estou na mesma. Cada dia torna-se mais um em que nada existe, nem motivação, nem sonhos, nem iniciativa nem nada que se lhe pareça. Apenas dúvidas existênciais.

Para quê esta luta constante, sem qualquer tipo de suporte. (Mesmo o suporte familiar não me deixa qualquer réstia de esperança). Nada me faz feliz, nada me põe alegre. A vida tournou-se num jogo doloroso em que não pedi para entrar.

Uma das coisas que mais me impressiona é a facilidade com que fiquei totalmente amarrado aos poucos. Sem qualquer tipo de auto controle para com esta situação. Estou isento de emoções, vejo que cada vez o meu núcleo familiar está mais frágil devido ao meu estado de apatia total. A pessoa cheia de vitalidade para dar e vender simplesmente desapareceu, o que cá está é uma criatura que anda por ver os outros andar.

É incrível como chegamos a este ponto, mesmo depois de inúmeras tentativas de me recompor, simplesmente é como se tivesse as pernas partidas e quisesse correr.


Cumprimentos
Portuga
Portuga

Mensagens : 6
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por mrbombas Seg Jul 28 2014, 14:57

olá
desde já, parabéns pela forma cuidada com que escreves, isso demonstra e confirma aquilo que eu tenho constatado nos últimos tempos, as depressões atingem na sua maioria os mais inteligentes e cultos, mesmo sem grau académico.

isto pelo simples facto de nos andarmos sempre a questionar acerca de tudo, é errado? não totalmente, mas deixa-nos entrar na espiral de pensamentos repetitivos.

após esta introdução posso-te dizer que o caminho és tu quem traça, não olhes para dentro de ti à procura do que encontras apenas no exterior...

não dependas de nada nem de ninguém para encontrar o sentido da vida, saber viver é uma aprendizagem diária, não é algo académico, mas sim experiências partilhadas dos mais velhos.

vamos falando por aqui...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Portuga Sáb Ago 02 2014, 18:38

Ando eu aqui a "viver" e a pensar.

O que nos leva a ter gosto por passar essa etapa em que temos a certeza que a coisa mais certa é acabar. Como e quando já são variáveis.

O que podemos fazer para nos tornar felizes e levarmos a vida da melhor e mais agradável forma possível?

Termos filhos? amigos? sairmos aqui e acolá, viajarmos, irmos a uma festa a uma jantarada, ver um concerto, uma filme ou esposição.

Eu só não tenho filhos, mas de resto já fiz de tudo um pouco e digo vos que gada vez sinto que as coisas ditas maravilhosas da vida para mim já não dizem nada. Existem tantas negas durante a nossa jornada, que todas estas coisas perdem a piada.

O lado humano pode escurecer tanto ao ponto de chegarmos a pensar que o negativo é muito mais forte ao positivo, quer queiramos quer não.

Não sinto prazer em nada, não sinto prazer de viver.

Levamos tanta porrada nas nossas vidas por e para ir vendo os nossos ente-queridos ir embora até ao ponto que chega a nossa vez. (E quando chega esperemos que seja de forma de natural, sem sofrimentos)

E estamos a falar num suposto país de primeiro mundo, onde temos os melhores meios de sobrevivência. Não consigo suportar a ideia que já se é possível sofrer tanto numa dita Europa, não sei num país com grandes recursos em que sofrem com a ébola, dengues, malárias, etc que não têm os meios mínimos e que os meios básicos de saúde simplesmente não existem.

Como é que posso elaborar outra ordem de pensamento?
Portuga
Portuga

Mensagens : 6
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Paciente Sáb Ago 02 2014, 22:18

Boa noite Portuga!

Eu sinto exatamente o mesmo  Crying or Very sad . Não percebo nem entendo o que ando aqui a fazer, comer, dormir, fazer as necessidades básicas, conversar com este e com aquele e é isto basicamente.
Só de pensar no Futuro até me assusta.

Gostava muito de ter uma Nova Vida, mas não sei como fazer, não sei mesmo.
Espero que consigas dar a volta por cima e que depois me possas dar umas dicas de como fizeste.




Cumprimentos!
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por mrbombas Sáb Ago 02 2014, 23:34

Precisam criar objectivos...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Portuga Sáb Ago 02 2014, 23:38

Quais por exemplo? Não vejo nada no horizonte que me veja dedicar de corpo e alma.

Portuga
Portuga

Mensagens : 6
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Paciente Sáb Ago 02 2014, 23:59

mrbombas escreveu:Precisam criar objectivos...

É tão fácil falar...
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por mrbombas Dom Ago 03 2014, 00:19

Parece... Falo agora... Ha 1 ano atrás nem pensar...

Só falo porque resulta, essa é a barreira a ultrapassar...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Portuga Sex Ago 15 2014, 10:30

Ao que parece vou avançar com ECT (Electroconvulsoterapia).

Devo ficar internado 10 dias.

Há aqui alguém que já passou por isto?
Portuga
Portuga

Mensagens : 6
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Paciente Sex Ago 22 2014, 15:17

Boas Portuga,

Já estive a pesquisar sobre o exame que irás realizar e confesso que desconhecia.
Gostava ainda assim, de saber em como te encontras e se a recuperação está a correr bem.

Espero que dês notícias o mais depressa possível e que nos contes como é realizado esse exame.






Cumprimentos
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Portuga Sex Ago 22 2014, 15:30

Na madeira custa 6mil euros com tudo incluído. É só um doutor que o faz. Dr. Saturnino.

O meu estado actual em relação à medicação é Cymbalta 120 + Lítium 1200mg + Sedoxil 1-1-1

Melhoras nenhumas e estou no dia 15.

Vou me inteirar em Espanha quanto é. Segundo dizem fica muito mais barato.

Em relação ao tratamento em si, não há contraindicações e a probabilidade de correr mal é a mesma de ser atingido por 2 raios.

Quanto às mulheres grávidas é indicado pois não representa qualquer ameaça para o feto.
Portuga
Portuga

Mensagens : 6
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Paciente Sex Ago 22 2014, 15:49

Olá Portuga,

Desde já gradeço-te pela rapidez em responderes.
Pensei que já te encontrasses melhor, mas pode ser uma questão de tempo.
Não sabia que o exame era assim tão elevado, mas se tem de ser feito, assim seja.






As melhoras e Cumprimentos!
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da minha vida Empty Re: Sentido da minha vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos