Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
desmame de xanax após 15 anos. EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
desmame de xanax após 15 anos. EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
desmame de xanax após 15 anos. EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
desmame de xanax após 15 anos. EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
desmame de xanax após 15 anos. EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

desmame de xanax após 15 anos.

5 participantes

Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por m.magalhaes Qua Ago 07 2013, 22:11

Boa noite. Após uma depressão nervosa pós-parto, receitaram-me o xanax 1mg, e com o passar dos anos fiquei dependente do mesmo, já lá vão 15 anos. No entanto, estou decidida a fazer o desmame, porque sinto que me está a tirar qualidade de vida, e que estou a tomar por já estar tão habituada ao medicamento, e não para curar seja o que for.
Qual o melhor caminho a tomar? Existe algum plano pré-determinado para este tipo de desmame ou cada caso é um caso e devo consultar o médico?
Desde já obrigada.

m.magalhaes

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por bichobrabo Qua Ago 07 2013, 22:26

Quando cheguei aos meus 15 anos de alprazolam, também cheguei à mesma conclusão que tu, decidi largar.

Podes tentar reduzir muito gradualmente a dose que tomas ou substituí-la pela dose equivalente de diazepam.

15 anos é muito tempo, e depois de te libertares da dependência física da droga, terás que aprender a enfrentar o dia a dia sem a droga. É uma aprendizagem que pode demorar mais ou menos tempo, mas compensa.

Provavelmente poderão ficar pequenas sequelas e a depressão poderá espreitar outra vez. Mas tens ao teu alcance muitas outras abordagens, muito menos perigosas que o alprazolam. E sustentáveis.

Boa sorte, embora a sorte não seja para aqui chamada. Very Happy

Ps: Procura aqui no forum, ou na net, pelo manual da Dra Ashton, médica psiquiatra. É um bom começo.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por Brick Qui Ago 08 2013, 01:26

e aqui podes encontrar um esquema de redução muito útil.
http://www.non-benzodiazepines.org.uk/alprazolam.html
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por m.magalhaes Sex Ago 09 2013, 23:03

obrigado pelas dicas. Vou tentar seguir esse manual.

m.magalhaes

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty bichobrabo - ideias?

Mensagem por RuiC Sex Ago 30 2013, 14:32

bichobrabo escreveu:Quando cheguei aos meus 15 anos de alprazolam, também cheguei à mesma conclusão que tu, decidi largar.

Podes tentar reduzir muito gradualmente a dose que tomas ou substituí-la pela dose equivalente de diazepam.

15 anos é muito tempo, e depois de te libertares da dependência física da droga, terás que aprender a enfrentar o dia a dia sem a droga. É uma aprendizagem que pode demorar mais ou menos tempo, mas compensa.

Provavelmente poderão ficar pequenas sequelas e a depressão poderá espreitar outra vez. Mas tens ao teu alcance muitas outras abordagens, muito menos perigosas que o alprazolam. E sustentáveis.

Boa sorte, embora a sorte não seja para aqui chamada. Very Happy

Ps: Procura aqui no forum, ou na net, pelo manual da Dra Ashton, médica psiquiatra. É um bom começo.

bichobrabo, li o teu post noutro thread, onde dizias que largaste com mirtazapina.
eu (que já fiz MILHARES de tentativas de desmame - com hipnóticos, antidepressivos, o diabo) e que tomo desde os 25 (médicas de família doidas - já agora, tenho 36), tentei o ano passado uma coisa que nunca tinha tentado.~
um antipsicótico.
mirtazapina nem mais.
engordei 16kg (!!)(tinha 80) porque apesar dos meus protestos "dra, isto n será ganho de peso a mais?" a dra foi sempre dizendo "não!! faz o desmame e perde isso tudo!".
não fiz o desmame e estou desde janeiro a tentar recuperar o peso (tenho 87-88, não é mau face aos 96! que já tive).
voltei ao xanax (que nunca deixei de largar, baixei pra 1mg-1.5mg na altura) e ultimamente, já só 4mg é que me fazem dormir 7-8h BEM (3mg durmo, mas acordo exausto - vou variando 3-4 durante a semana pra não me habituar em definitivo aos 4).
o xanax é um óptimo medicamento:
- não acordas com uma grande ressaca;
- se não dormes pq a causa é ansiedade (e é - qdo não é, é apneia, e há tratamentos bons) o xanax ajuda, um hipnótico não;
- não interfere com a libido (a mirta tb não, vá lá, dou-lhe esse crédito...);
- não engorda.

ideias?
pq, no limite, e pelo que vi, tb largaste a mirtazap. como?
o que é que te impedia de dormir e passou? nem é tanto o quê (n me diz respeito), mas deixou de existir? se não deixou: como passou?
sinto-me desesperado pq n é viável continuar a tomar 3-4mg (5-6 em breve?), tou sempre cansado - e o xanax é bom por tudo o que disse, mas come a memória... muito. há dias em que o meu vocabulário está reduzido s 80%, quero-me lembrar de certas palavras e nada.
obrigado!
15 anos e largar é bestial... Smile

RuiC

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por bichobrabo Sex Ago 30 2013, 15:20

Oi rui

Tens toda a razão quando dizes que não é viável continuar a tomar alprazolam. 3 a 4 mg de xanax para dormir é um abuso e o provável é que tenhas de continuar a aumentar a dose.

O xanax não é assim tão bom, porque como tu já percebeste, andas sempre cansado e isso acaba por afectar toda a tua vida ao ponto da tarefa mais simples parecer impossível. Além de outros efeitos secundários, entre os quais tu reconheces alguns. Também senti o mesmo que descreves e mais.

Só uma correcção, a mirtazapina é um anti-depressivo de estrutura tetracíclica, diferente dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

No meu caso, o que me faz mal é o stress diário.

O que mudou e me permite viver sem tomar estes medicamentos? Em primeiro lugar, ter deixado de tomar o alprazolam, pois já me estava a fazer mais mal que bem, a minha personalidade estava diferente, apático e com a capacidade de aprendizagem comprometida nalgumas situações.

Em segundo, uma mudança de atitude no sentido de lidar melhor com as situações que nos fazem mal, desvalorizando tudo aquilo que nos faz mal.

O desmame fi-lo, reconheço agora que talvez demasiado rápido, porque meti na cabeça que havia de largar aquilo tudo. Foi uma questão de força de vontade e de alguma sorte, porque não tive de deixar o trabalho. Ainda que o meu desempenho tenha sido gravemente afectado.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por RuiC Seg Set 02 2013, 09:35

bichobrabo escreveu:Oi rui

Tens toda a razão quando dizes que não é viável continuar a tomar alprazolam. 3 a 4 mg de xanax para dormir é um abuso e o provável é que tenhas de continuar a aumentar a dose.

O xanax não é assim tão bom, porque como tu já percebeste, andas sempre cansado e isso acaba por afectar toda a tua vida ao ponto da tarefa mais simples parecer impossível. Além de outros efeitos secundários, entre os quais tu reconheces alguns. Também senti o mesmo que descreves e mais.

Só uma correcção, a mirtazapina é um anti-depressivo de estrutura tetracíclica, diferente dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

No meu caso, o que me faz mal é o stress diário.

O que mudou e me permite viver sem tomar estes medicamentos? Em primeiro lugar, ter deixado de tomar o alprazolam, pois já me estava a fazer mais mal que bem, a minha personalidade estava diferente, apático e com a capacidade de aprendizagem comprometida nalgumas situações.

Em segundo, uma mudança de atitude no sentido de lidar melhor com as situações que nos fazem mal, desvalorizando tudo aquilo que nos faz mal.

O desmame fi-lo, reconheço agora que talvez demasiado rápido, porque meti na cabeça que havia de largar aquilo tudo. Foi uma questão de força de vontade e de alguma sorte, porque não tive de deixar o trabalho. Ainda que o meu desempenho tenha sido gravemente afectado.
Tens razão sobre a mirtazapina, o antipsicótico era outro... Tomei-os a ambos como "combo" (8kg em 6 meses) e depois só a mirtazapina (8kg em 4 meses...).
No meu caso, o que me faz mal também é o stress diário. Tenho outro problema: o meu horário de sono não é mesmo das 00h às 08h ou 23h - 07h ou o que for. Eu funciono bem é das 23h às 3h, e durmo bem é das 4h às 11h, 12h... as minhas melhores horas de sono são qdo passo a manhã na cama.
Como o meu horário de sono n é compatível com o de trabalho, o xanax ajuda. Qdo andava na univ já era ansioso, mas como distribuía o sono um bocado como queria, corria tudo mt melhor e nunca tive que tomar nada.
Mas este fds, e atentando no que me disseste, fiz um esforço pra tomar só 2mg.
No sábado acordei às 8h (tinha-me deitado às 2h) mas dormi uma sesta à tarde com +0.5 e fiquei fresco.
No domingo idem, deitei-me às 03h30 e acordei às 10h30, tb dormi uma sesta com +0.5, n foi tão boa mas correu bem.
Hoje é pior pq me deitei à 1h30 e acordei às 7h15, estou no trab mas um bocado... nem é tanto adormecido (eu nunca estou adormecido... aliás, o problema é que começo a ficar em estado de vigília...), o pior é que descansei pouco e me dói, MUITO, a coluna.
Ontem, a cabeça.
Mas às 19h30 tenho uma aula de pilates pra esticar a coluna (e limpar a cabeça?) e logo veremos.
Qt xanax tomavas, em qt tempo deixaste e como foi o desmame? Reduziste ou foi logo cold turkey? Como é que fizeste no trab, ias com poucas horas de sono e aguentavas-te à bomba? Smile Qto tempo até regularizares, até o desempenho voltar ao normal?
(só para rematar: tomo Bupropiom, que tem ajudado com a concentração, a dar energia e a perder peso; acho que tira um bocado o sono - por isso só tomo de manhã - mas sem ele n conseguia MESMO vir trabalhar...)
Abraço! Obrigado, bichobrabo. Wink



RuiC

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por bichobrabo Seg Set 02 2013, 19:01

Cold turkey só se for para te dar uma coisa muito má, nem pensar. Estabeleci, eu próprio depois de ler muito, um esquema lento de redução em que troquei o alprazolam pelo diazepam. E deixei por último a mirtazapina. Já não me recordo, mas demorei uns 2 ou 3 meses a deixar tudo, em menos tempo que o previsto.

Agora os sintomas, posso-te dizer que foram cerca de 2 anos até começar a funcionar de maneira razoável. Tive de fazer uma aprendizagem para viver sem a muleta do alprazolam.

Xanax para descansar não dá. Tu tens é que arranjar um esquema em que durmas 7 a 8 horas por dia, sem drogas. No máximo uma valeriana ou algo parecido. Sem te conhecer, arrisco-me a dizer que a maneira como dormes é uma das principais causas do teu problema.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por RuiC Ter Set 03 2013, 13:41

bichobrabo escreveu:Cold turkey só se for para te dar uma coisa muito má, nem pensar. Estabeleci, eu próprio depois de ler muito, um esquema lento de redução em que troquei o alprazolam pelo diazepam. E deixei por último a mirtazapina. Já não me recordo, mas demorei uns 2 ou 3 meses a deixar tudo, em menos tempo que o previsto.

Agora os sintomas, posso-te dizer que foram cerca de 2 anos até começar a funcionar de maneira razoável. Tive de fazer uma aprendizagem para viver sem a muleta do alprazolam.

Xanax para descansar não dá. Tu tens é que arranjar um esquema em que durmas 7 a 8 horas por dia, sem drogas. No máximo uma valeriana ou algo parecido. Sem te conhecer, arrisco-me a dizer que a maneira como dormes é uma das principais causas do teu problema.
bichobrabo, encontrei este site que achei mt bom:
www ashtonbenzomanual com

sobretudo no que respeita ao desmame em si: como fazer a substituição de alprazolam por diazepam, e prazos (nunca reduzir mais que 10% em 15 dias, etc).
A descrição da história (começa por uma ida a uma médica que diz "tome xanax/alprazolam que fica bom" e acaba desesperado a tomar todas as drogas dum psiquiatra) é excelente - podia ser a minha.
E que trabalho (pessoal) fizeste nesses 2 anos? Lidar o melhor possível com situações de stress? Relativizar? Houve yoga, meditação, psicoterapia, autoconhecimento...?
De qualquer forma, já comecei o meu calendário de desmame (tenho diazepam lá em casa - tenho tudo lá em casa...) e sinto-me motivado.
Muito obrigado!
Eu vou dando notícias dos "progressos"... Smile
Abraço!

RuiC

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por heavenhell Ter Set 03 2013, 14:12

Bom link. Vejam estes

 http://www.cchr.pt/museum.html%23/museum/intro#/museum/dsm

http://www.cchr.pt/museum.html%23/museum/intro#/museum/schools

Tirei isto do topico do forum que falava da carta de direitos humanos para doentes mentais. Acedi a pagina da CCHR  e vi que eles tem um museu na California onde explicam a historia da psiquiatria. Também há uma versão virtual do museu, acedi ao link e fui vendo. É uma sequencia de vários videos, gostei, quem quiser que veja do inicio, a meu ver esses são os que se aplicam mais aos nossos casos foram os que me chocaram mais. Tem legendas e falas em portugues. 


O autor desse link diz que este suplemento o ajudou: http://www.deplin.com/

Alguém conhece ou sabe se há a venda em Portugal?

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

desmame de xanax após 15 anos. Empty Re: desmame de xanax após 15 anos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos