Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Psicoterapia EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Psicoterapia EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Psicoterapia EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Psicoterapia EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Psicoterapia EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Psicoterapia EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Psicoterapia EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Psicoterapia EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Psicoterapia EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Psicoterapia EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Psicoterapia

+4
Vitor
Brick
4MM
JNB
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Psicoterapia Empty Psicoterapia

Mensagem por JNB Dom maio 04 2014, 17:37

Ola ansiosos (as)
Gostaria de começar a fazer psicoterapia, e já tenho marcado uma sessão para quarta-feira,
mas ao pesquisar o e-mail da psicóloga, descobri anúncios em que ela se oferece para baby sitting,
o que me deixou a pensar se teria experiencia em psicologia clinica, mais precisamente em ataques de pânico e fobias...
Alguém do concelho de Oeiras/Lisboa recomenda um bom psicólogo?

Obrigado  Very Happy 

Joana
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por 4MM Dom maio 04 2014, 17:50

Joana, isso não quer dizer nada.Smile Agora tem em atenção que alguns seguem a vertente psicanalitica (pessoalmente, sou um pouco céptica, mas são opiniões e há quem não queira outra coisa), outros seguem a vertente cognitivo-comportamental (por experiencia, acho mais prática e dirigida a questões do dia-a-dia).

4MM

Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Brick Dom maio 04 2014, 17:53

os psicólogos também se carregam com drunfos...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por 4MM Dom maio 04 2014, 17:59

Isso é que não podem, ainda mais agora com OP em cima! A não ser que não sejam psicologos. Há sempre a possibilidade de ir ao site da OP e verificar se a pessoa em questão está de facto credenciada na Ordem.

4MM

Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Dom maio 04 2014, 18:11

Ola 4MM também acho que um psicólogo cognitivo comportamental era o ideal para mim. Vou tentar encontrar alguém credível e acessível.
Brick tens alguma ma experiencia com psicólogos? Eles também podem tomar medicação, desde que não a prescrevam....

Beijinhos
.
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Vitor Dom maio 04 2014, 18:19

4MM escreveu:Joana, isso não quer dizer nada.Smile Agora tem em atenção que alguns seguem a vertente psicanalitica (pessoalmente, sou um pouco céptica, mas são opiniões e há quem não queira outra coisa), outros seguem a vertente cognitivo-comportamental (por experiencia, acho mais prática e dirigida a questões do dia-a-dia).

Segundo consta a psicanálise será no futuro a melhor vertente da psicologia. Tem sido uma área muito esquecida, infelizmente!
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Dom maio 04 2014, 19:10

Já fizeste psicanalise 4MM? Tiveste bons resultados? Estas situações de Saúde Mental, um bocado Totoloto....uma questão de sorte. Sinto-me perdida.
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Brick Dom maio 04 2014, 19:25

eu disse que eles tomam drunfos.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por FSL Dom maio 04 2014, 21:44

Olá !

Eu já fiz psicoterapia cognitivo-comportamental no passado. Tem o seu valor. Posso tentar resumir segundo a minha experiência os prós e contras:

Prós:

 Arrow Deitar as coisas cá para fora com alguém que não nos conhece e não nos julgará pode ter resultados positivos. A chamada empatia psicólogo-doente;

 Arrow Tem efeitos a longo prazo bastante satisfatórios, principalmente se as técnicas cognitivo-comportamentais forem praticadas com regularidade;

 Arrow Se o psicólogo for interessado pelo doente pode ser sempre alguém que nos dará animo quando os momentos negativos aparecerem, disponibilizando o seu número de tlm em caso de situações SOS. É raro encontrar quem o faça mas eu já conheci uma que o faz;

Contras

 Arrow As técnicas cognitivo-comportamentais são na realidade adaptações que a psicologia foi buscar a outras filosofias de vida como o yoga e o budismo.
O relaxamento muscular progressivo, a respiração diafragmática e a mentalização são técnicas amplamente conhecidas por quem faz yoga e meditação.
Quero dizer com isto que um boa pesquisa na net e aprendes em casa e de graça as técnicas cognitivo-comportamentais mais importantes.

 Arrow O problema financeiro, principalmente nos dia que correm pode ser um problema. São precisas várias sessões de psicoterapia para se notar efeitos;

 Arrow O psicólogo acaba por ser redundante em muitas coisas que te diz. E cheio de verdades de Lá Palisse do género: "Não deverá ser tão impulsivo"; "Terá que lidar com esse problema com calma"; "Isso é apenas impressão da sua cabeça", etc !

Deixo aqui se tiveres interesse um livro muito giro de um psicólogo português. Eu como sou amante de leitura comprei-o na FNAC.

Psicoterapia 9789896264505_1361887971
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Dom maio 04 2014, 21:58

FSL grata por toda a informação  Smile 
A minha psiquiatra mandou-me fazer Yoga, disse que era importante, dai ter achado engraçado teres falado em Yoga e meditação.
Sentes que a terapia cognitivo-comportamental te ajudou ou achas que mesmo sem o fazeres conseguias estar onde estas hoje? Em relação a psicóloga podes dizer-me se é da zona de Lisboa ou arredores?

Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Pedro_S Seg maio 05 2014, 08:43

JNB a minha psicóloga no site também refere serviços de Babysiting, mas acho que têm outras pessoas para isso. Por acaso não será no "Canto da Psicologia" que viste isso?
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Seg maio 05 2014, 10:56

Ola Pedro.
Não foi no Canto de Psicologia, foi num anuncio antigo, tipo OLX, em que oferecia esses serviços de baby sitting. Agora já nem o anuncio onde descobri a psicóloga aparece. Fiquei preocupada, porque pareceu-me que deve ser muito jovem e ter pouca experiencia. Não quero ser injusta, mas nestas coisas temos de ter cuidado, não podemos ir parar as mãos de qualquer psicólogo, senão o efeito pode ser pior.
Por acaso ontem estive a ver o site do Canto da Psicologia. Tu aconselhas? São bons profissionais?

Grata,
Joana
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Pedro_S Seg maio 05 2014, 14:00

Eu faço psicoterapia no "Almad'Afectos", é em Almada, mas partilham parte da mesma equipa do "Canto da Psicologia". Tem o valor acessível de 25€ por sessão. A equipa é jovem, mas parecem me bons profissionais. A minha psicóloga foi me aconselhada pelo meu Psiquiatra, e ele só recomenda pessoas que sabe serem válidas para trabalhar com ele e com os seus pacientes. O aconselhar é complicado visto eu não ter termo de comparação, pois nunca antes fiz psicoterapia. Até agora basicamente tem servido para eu desabafar à vontade sem "tabus" e é me ensinado técnicas mentais de como lidar com todos os dilemas que nos deparamos diáriamente, levo alguns trabalhos para casa para fazer e pensar sobre eles. Ainda só vou na 5ª sessão e foi me falado que preciso de um trabalho contínuo de pelo menos 6 meses.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Seg maio 05 2014, 19:32

Pedro vou falar com a minha psiquiatra para ver se ela recomenda alguém da confiança dela, mas entretanto vou entrar em contacto com o Canto da Psicologia.
Já entrei em contacto com o Dr. Vítor Rodrigues, autor do livro que o FSL recomendou, mas a consulta era de 130€ por duas horas/110€ por 1.5h...deve ser ótimo mas fora do meu alcance.
Estas a gostar das consultas? Notas que estas melhor? Tens "só" ansiedade, ou tens ataques de pânico, fobias?
Desculpa tantas perguntas.

Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Brick Seg maio 05 2014, 20:23

130€ para falar com alguém durante 2 horas? Bolas! Mais de 20€ por uma consulta de psicologia já é algo exagerado...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Seg maio 05 2014, 20:26

Brick também achei. A pessoa em questão parece ser ótima mas para mim esta fora de questão, acho mesmo exagerado. O giro é que se calhar esta sempre cheio lol.
Já agora achas a psicologia uma boa ajuda para este tipo de problemas? Tens algumas dicas?
Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Brick Seg maio 05 2014, 20:36

Depende. O meu pânico jamais seria curado ou tratado com psicologia. Mas há pânicos que podem ser tratados com psicologia.
Cada caso e´um caso.

O que sentes, é que acho que ainda não falaste muito de ti...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Seg maio 05 2014, 20:59

Brick nunca é muito tempo...
Achas que falar ajuda? Com um medico? Psicólogo? Amigo?
Na minha 1 consulta falei 3 horas com a psiquiatra lol.
Mas não cura. E as fobias? Nem me consigo meter num carro se não for eu a com conduzir, salvo mãe e namorado.
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Brick Seg maio 05 2014, 22:51

É capaz de ajudar. Os psiquiatras são assim, depois no fim puxam da receita e tudo se resolve com um comprimido. Depois vêm todos parar aqui!

Não deixes isso alastrar. Visita um psicólogo e relaxa o máximo possível. O teu cérebro precisa de relax.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Seg maio 05 2014, 22:59

Brick obrigada por tudo. Vou continuar a procurar um bom psicólogo e tentar relaxar....so imaginar-me numa praia cheia de gente já me da uma coisa  Sad 

Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Rudonno Ter maio 06 2014, 02:06

Olá Joana,

Já fiz tanto psicoterapia como psicanálise. A meu ver a psicoterapia tem efeitos mais rápidos e focados em combater os ataques de pânico, etc, a psicanálise é um processo mais lento e dispendioso e tenta ir à raiz de tudo.

A nível de terapia a oficina da psicologia tem bons profissionais e preços de acordo com as posses de cada um, em psicanálise somente conheço a clinipinel, mas as sessões já rondam os 40eur e idealmente a psicanálise requer mais do que uma sessão semanal.

Mas se nunca frequentaste nenhum psicólogo podes começar primeiro por uma terapia de grupo, há grupos de pânico e diversas fobias e as sessões são mais baratas e ajudam bastante.

Boa sorte, se precisares de + informação, diz

Rudonno

Mensagens : 23
Reputação : 3
Data de inscrição : 03/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Pedro_S Ter maio 06 2014, 09:29

JNB escreveu:Pedro vou falar com a minha psiquiatra para ver se ela recomenda alguém da confiança dela, mas entretanto vou entrar em contacto com o Canto da Psicologia.
Já entrei em contacto com o Dr. Vítor Rodrigues, autor do livro que o FSL recomendou, mas a consulta era de 130€ por duas horas/110€ por 1.5h...deve ser ótimo mas fora do meu alcance.
Estas a gostar das consultas? Notas que estas melhor? Tens "só" ansiedade, ou tens ataques de pânico, fobias?
Desculpa tantas perguntas.

Eu até estou a gostar das consultas, principalmente porque sem medo de ser julgado posso dizer tudo, desabafar o que vai cá dentro desde criança, pois guardei toda a vida essas coisas para mim. Nunca falei com ninguém: melhor amigo/a, namorada, pais, etc. E nesse aspecto considero que me está a fazer bem. Eu estou num estado depressivo, com flutuações de humor, onde predomina a irritabilidade e frustração, ideação suicida por pensar que não estou cá a fazer nada, e acompanhado por muita ansiedade e ataques de pânico. Fobias não. A psicoterapeuta tem me ensinado técnicas mentais para reagir de uma forma diferente (não reagir de forma tão negativa) aos problemas que surgem diariamente, e aos ataques de pânico. Mas eu simplesmente ainda não os consigo meter em prática. Basicamente o que me disseram foi que eu tenho "crenças" muito negativas enraizadas em mim, fruto de dezenas de anos a pensar sempre da mesma forma trágica, e agora tenho de reaprender novas crenças, como que reprogramar o cérebro a saber reagir de forma mais positiva perante os desafios da vida. Amanhã vou lá de novo, será a 6ª sessão, vamos ver como corre.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Ter maio 06 2014, 12:31

Rudonno agradeço desde já a tua resposta. Concordo contigo, penso que a psicoterapia, ou psicologia cognitivo-comportamental será mais benéfico para o meu caso. Já fiz psicoterapia em adolescente, para combater aqueles problemas existenciais que temos nessas altura da vida, mas nunca por causa deste pânico e ansiedade que veio mais tarde. Já me informei na oficina da psicologia, mas para pessoas carenciadas, ou desempregados, o que oferecem é consultas individuais por 15 euros, com estudantes de psicologia. Não tenho nada contra, mas a experiencia é muito importante num psicoterapeuta.
Vou continuar a minha busca Smile

Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por JNB Ter maio 06 2014, 12:37

Ola Pedro_S, espero que a consulta corra bem Smile
Eu também sou trágica por natureza, por exemplo se vou viajar, acho logo que vou ter um acidente, se vou fazer exames vão-me detetar no mínimo uma doença incurável....enfim sou super pessimista alem de hipocondríaca. Penso que tenho essas tais crenças negativas que falavas.
Vou entrar em contacto com o Canto da Psicologia hoje e depois dou-te noticias.
Beijinhos
JNB
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 39
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Rudonno Qua maio 07 2014, 02:57

JNB escreveu:Rudonno agradeço desde já a tua resposta. Concordo contigo, penso que a psicoterapia, ou psicologia cognitivo-comportamental será mais benéfico para o meu caso. Já fiz psicoterapia em adolescente, para combater aqueles problemas existenciais que temos nessas altura da vida, mas nunca por causa deste pânico e ansiedade que veio mais tarde. Já me informei na oficina da psicologia, mas para pessoas carenciadas, ou desempregados, o que oferecem é consultas individuais por 15 euros, com estudantes de psicologia. Não tenho nada contra, mas a experiencia é muito importante num psicoterapeuta.
Vou continuar a minha busca Smile

Beijinhos

Se procuras ajuda para ataques de pânico e ansiedade, liga-lhes e pergunta se têm algum grupo prestes a começar, são €20 por sessão e verás bons resultados. Trazes trabalho para casa e exercícios que depois podes usar ao longo da vida, esta terapia ajudou-me muito, de tal forma que me adormecia a fazer os exercícios de relaxamento Smile

Em relação às individuais, acho que eles se têm esticado cada vez mais no preço, aquilo começou como "low cost" e €55 por sessão nos dias de hoje somente seria "low cost" se fosse um bilhete de avião...

Quando comecei era €25 por sessão, depois passou para €35, depois €45 e agora €55, acho que a ganância veio à tona porque este preço é o normal em todo o lado e até na clinipinel são mais baratas e não é "low cost"...

No teu lugar, experimentava os grupos, caso não queiras, ia para o canto da psicologia, uma amiga minha andou lá a tratar de uma depressão e gostou imenso, têm escritórios em Lisboa e no Montijo.

Bjinhos


Rudonno

Mensagens : 23
Reputação : 3
Data de inscrição : 03/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Psicoterapia Empty Re: Psicoterapia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos