Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Como ajudar? EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Como ajudar? EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Como ajudar? EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Como ajudar? EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Como ajudar? EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Como ajudar? EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Como ajudar? EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Como ajudar? EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Como ajudar? EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Como ajudar? EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Como ajudar?

5 participantes

Ir para baixo

Como ajudar? Empty Como ajudar?

Mensagem por vi Sáb Jan 11 2014, 12:07

Olá tenho 22 anos e há cerca de 5 anos que namoro com uma pessoa com problemas de ansiedade e ataques de pânico. Ele é uma pessoa extraordinária e está a deixar de viver por causa deste problema. Tem vindo a ser acompanhado por um psiquiatra e realmente tem melhorado, embora com altos e baixos...
Mas a minha principal preocupação é que não sei como ajudá-lo. Tentei ir a consultas com ele para o médico me ensinar a ajudá-lo mas não tive muitas dicas. Principalmente não sei como agir quando isso lhe acontece. Sinto que quando lhe dou apoio e tento estar ao lado dele as coisas ainda pioram porque ele começa a achar que está mesmo mal. Se tento ignorar e tentar mudar de assunto ou mesmo brincar com outras situações ele diz-me que não me preocupo. Outras vezes não me controlo e fico mesmo chateada e não falo da melhor maneira o que ainda piora e o deixa com o sentimento de insegurança e baixa auto-estima.
Sinto-me perdida e, por vezes até egoísta. Tenho ouvido muitas vezes o "ninguém percebe", "não é fácil para mim" e "tu nunca passaste por isso".
E realmente é verdade, não percebo, nunca passei por isso mas também não é fácil para mim...

vi

Mensagens : 1
Reputação : -1
Data de inscrição : 11/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como ajudar? Empty Re: Como ajudar?

Mensagem por tfmap Sáb Jan 11 2014, 13:45

Antes de mais bem vinda ao forum , bem , quando ele diz que ninguem percebe , que ninguem sabe como é , tem o seu fundo de razão , uma vez que so quem passa por isso é que sabe .. Como o ajudar? Eu axo que tu ja estas a ajudar muito sinceramente , isto nao é um problema fisicio , mas sim psicologico , mais conhecido como o sindroma do panico ( dependendo de a quanto tempo ele tem) , que a bem dizer é o medo de ter medo)
Em termos de fármacos , tens muitos que podem ser receitados pelo medico de familia dele , mas que apenas vao aliviar os sintomas desagradaveis que ele tem , e naquele momento passa tudo , bem , eu nao tomo nada disso porque nao me quero "viciar" em drogas que por na altura fazerem bem , nao resolvem o problema .. Tens varuios tipos de medicinas alternativas que podem ajudar em muito a aliviar ou mesmo fazer desaparecer este problema , tens tambem a psicoterapia ..  Apenas tenta fazelo perceber que tudo que ele sente nao é originado pelos factores exteriores, ou seja , nao é originado por frequentar um sitio onde ja teve estes ataques antes , nao é originado por nenhuma pessoa , mas sim por factores interiores , sai tudo , mas mesmo tudo da cabeça dele ... e tens de faze lo perceber que nao pode pensar muito no assunto , e quando isso lhe acontece ele que se acalme porque é super inofensivo apesar de desagradavel e nao lhe pode fazer mal algum Smile
Aconselho a que visites a secção "Ansiedade e ataques de pânico - informações e dicas uteis" , la podes encontrar algo que venha a ser benefico para ele ..

tfmap

Mensagens : 24
Reputação : 6
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 33
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Como ajudar? Empty Re: Como ajudar?

Mensagem por Brick Sáb Jan 11 2014, 14:24

Quando não souberes o que fazer não faças nada. Ouve e fica ao lado dele. Dálhe atenção, é isso que ele precisa, apenas. Mais nada o poderá ajudar.
Ele está a fazer e bem o trabalho dele e tu estás a ser muito boa em tentar ajudá-lo.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Como ajudar? Empty Re: Como ajudar?

Mensagem por mrbombas Sáb Jan 11 2014, 15:19

Quando surge o pânico ele precisa de algo firme para se agarrar, se estiveres com ele serás tu a ancora dele...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Como ajudar? Empty Re: Como ajudar?

Mensagem por Su Sáb Jan 11 2014, 16:48

basta estares ao lado dele...e tentar ter calma ...e pensar que vai passar....ter alguém por perto ajuda muito ..ao menos sentimos mais segurança  Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven 
Su
Su

Mensagens : 51
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como ajudar? Empty Re: Como ajudar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos