Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Causas da ansiedade: maus pais EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Causas da ansiedade: maus pais EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Causas da ansiedade: maus pais EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Causas da ansiedade: maus pais EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Causas da ansiedade: maus pais EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Causas da ansiedade: maus pais

3 participantes

Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Scaramouche Ter Jun 11 2013, 16:51

Olá a todos! Li alguns posts e pensei que faltava alguém partilhar sobre o que acha serem as causas da sua ansiedade. Muitas vezes ela é apresentada como suscitada por um episódio negro como a perda de um parente próximo. Mas na verdade isso é um catalizador, e não a verdadeira causa. Por isso vou partilhar connvosco o que acredito serem as causas da minha ansiedade social.

Tenho 37 anos, homem, trabalho numa área artística e estou a fazer um mestrado nessa área. Desde cedo que tenho crises de ansiedade. Estive em psiquiátras várias vezes e experimentei alguns medicamentos sem resultado, excepto paroxetina que resultou durante seis meses e depois deixou de fazer efeito. Tenho uma consulta marcada para psicologia e espero finalmente debelar este problema.

A minha mãe foi recentemente diagnosticada com esquizofrenia, com distúrbio de personalidade bipolar, borderline e narcísica - tudo isso junto. Na minha infância e adolescência sofri muito às mãos desta mulher que nunca me permitiu amá-la como mãe ou me amou como filho. Tudo porque a toda a hora havia uma guerra com o meu pai e ela tentava conquistar-me para o seu lado da luta, fazer de mim seu aliado, vitimizando-se, e no momento em que a luta terminava eu era dispensável e inútil. Então insultava-me e ridicularizava-me. Os meus dois irmãos, uma irmã e um irmão, entre os quais sou o mais velho, também sofreram. Ela fazia da minha irmã a filha de ouro e dava-lhe tudo enquanto me insultava e me privava de tudo - inclusive, às vezes, de alimentação. Mas se a minha irmã se negava a entrar nos planos de manipulação dela também era imediatamente insultada e ridicularizada. Os meus irmãos, hoje, também sofrem de ansiedade social.

Isto é só um relato muito vago da manipulação emocional a que a minha mãe nos submeteu - a mim e aos meus irmãos - mas houve coisas mesmo muito negras. Acrescento só que ela sempre abusou de medicamentos legais, sendo uma toxicodependente de fármacos, e ainda hoje é frequente ir de 15 em 15 dias ao hospital devido a uma overdose de um medicamento qualquer.

Se alguns de vós acham que têm na raíz da vossa ansiedade um problema com os pais, por favor partilhem para que possamos compreendermo-nos melhor.

p.s. Não me deixam postar links aqui mas há na net vários artigos sobre a mãe narcísica (narcisistic mother), e distúrbio de personalidade narcísica em geral. E também sobre gaslighting (um artigo na wikipedia), que é a principal forma de manipulação psicológica que estas pessoas utilizam para tentar controlar os outros.

Obrigado
Cumprimentos


Scaramouche

Mensagens : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Kity Qua Jun 19 2013, 16:35

Entendo-te mto bem...minha infância não foi nada fácil...desde nova que me incutiram ideias ...cresci mto cedo e com responsabilidades (que não eram minhas, e que só mais tarde me apercebi!) aprendi a desconfiar de tudo e de todos a mentir dizendo estar bem para os outros quando na realidade me cortava em segredo só para sentir dor e puder deitar a raiva para fora e chorar...mas mm assim nc repararam....nunca um carinho....(devo acrecentar que tenho um irmão deficiente)....resumindo... não sou uma pessoa normal...desconfio de tudo...o que trás problemas a nível emocional...meu relacionamentos como devem calcular são difíceis...e nc mais terminava este leque de situações que eu achava normal....
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por zeta Qua Jun 19 2013, 17:06

Lamento muito o que passaram e o que fica para sempre desse passado, mas infelizmente há muitas pessoas com o mesmo problema.
Não foi o meu caso, os meus pais são e foram sempre impecaveis comigo e com os meus irmãos,mas conheço pessoas amigas que passaram do pior tipo violações inclusive ...
mas temos que colocar o passado lá atrás (eu sei que é fácil dar conselhos...)e tentar esquecer e substituir por coisas ou acontecimentos que nos fizeram e fazem felizes,porque se continuamos a deixar que o passado esteja presente de qualquer forma na nossa vida atual, sendo ele um passado mau, o presente será pior ainda porque é um passado disfarçado....que complicação!!!!
Por isso boa sorte e valorizem  pessoas boas, momentos inesqueciveis de felicidade !
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Kity Qua Jun 19 2013, 19:23

Sim é bem verdade Zeta, e é essa força de querer ser feliz que me faz lutar!!! Querer apagar o passado .... Obrigada pelas tuas palavras...
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Olhar o papão nos olhos

Mensagem por Scaramouche Sáb Jun 22 2013, 22:22

Obrigado Paty e Zeta.

Uma pessoa que passou por dificuldades emocionais na infância só sente verdadeiro alívio quando pode conversar com outras pessoas que passaram por experiências semelhantes e conseguem, portanto, ter empatia com o outro sofredor. O método terapeutico cognitivo-comportamental que se foca no presente e nas soluções, não está nunca, nestes casos, completo sem o método mais psicanalítico de confrontar as memórias penosas do passado. Sobretudo porque temos de continuar a lidar com os nossos pais apesar de já sermos adultos emancipados e não vivermos com eles. Para não falar das inúmeras projecções que fazemos dos nossos progenitores nas outras pessoas.

Em muitos casos os medicamentos e a terapia meramente focada nas soluções - e não nas causas - apenas consegue camuflar o verdadeiro problema, que continua a existir e despoleta mais tarde ou mais cedo. Sentir uma verdadeira empatia com uma pessoa que passou por algo assim é a melhor cura, por isso muito me tem ajudado ler na internet histórias de pessoas que viveram situações semelhantes. É quase como o que se passa com os ex-combatentes com Síndrome de Stress Pós-traumático, que têm de se encontrar de quando em quando para partilhar as suas experiências e assim mitigar o peso nos seus corações.

Quando olhamos o passado traumático nos olhos ficamos tristes e ansiosos como se nos faltasse de repente o chão sob os pés. Mas de cada vez tornamo-nos mais fortes pela compreensão do problema e o medo vai desvanecendo. Já percorri um grande caminho desde que iniciei a minha tentativa de me resgatar a este pesadelo. Mas tenho ainda de continuar o esforço para conseguir alcançar o dia em que sou capaz de debelar este bicho-papão definitivamente.

Desejo a todos os que passaram por um ambiente familiar penoso que possam encontrar o seu caminho para fora do sofrimento.
Os melhores cumprimentos

Scaramouche

Mensagens : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Kity Sáb Jun 22 2013, 22:38

É isso...obrigada por essas palavras, a mim entrar num grupo foi o melhor que me aconteceu!
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Scaramouche Sáb Jun 22 2013, 23:08

Olá Paty.
Em momentos mais stressantes também cheguei a magoar-me, na tentativa de que a dor física pudesse apagar a dor emocional. Ainda recentemente, no princípio do ano, isso voltou a acontecer. Sucede sobretudo em resposta a pensamentos do tipo "Sou um estúpido! Sou um inútil! Sou um ridículo!", etc, que no fundo eram as coisas que me diziam ou faziam sentir em casa. Mas estou novamente a encontrar algum controlo e a resistir a essa pulsão.

A desconfiança nas relações também tenho porque com a minha mãe, quando ela me dava algum amor eu descobria a seguir que ela apenas o fazia para me manipular contra o meu pai, ou contra alguém, ou para obter algo que ambicionava. Muito raramente por verdadeiro e expontâneo amor maternal. 

O meu pai também foi um problema porque sempre foi muito auto-centrado e nunca respeitou o meu espaço e privacidade e exigia permanentemente a minha atenção em vez de me dar alguma. E houve um período em que as agressões eram físicas além de psicológicas.

A complicar tudo desenvolvi também Síndrome do Cólon Irritável, que é uma condição que me faz evitar as situações sociais, o que me torna mais só e isolado. Tenho, porém, combatido esse isolamento e feito amigos, mas há sempre alturas de maior reclusão.

Estou agora determinado a encontrar uma solução que não passe por anti-depressivos e marquei uma consulta de psicologia. Tenho também feito imensa pesquisa na internet e em livros e começo a compreender melhor a situação.

Desejo-te toda sorte, persistência e sucesso em encontrares apaziguamento para esta difícil situação psicológica.
Cumprimentos afectuosos

Scaramouche

Mensagens : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Kity Dom Jun 23 2013, 10:12

É eu também evito antidepressivos e confesso que fiz asneira ao tomar de os parar sem fazer desmame...agora qualquer coisa me faz alterar sem controlar...e isso da cabo de mim e dos que me rodeiam....sabes Scaramouche eu não quero ir a mais nenhum psicólogo, é sempre a mesma coisa, prefiro lidar, estar, passear com pessoas "tipo eu" e graças ao meu grupo tenho melhorado muito...acho que passa pelo convívio! 
Obrigada pelas tuas palavras queridas e boa sorte!
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Causas da ansiedade: maus pais Empty Re: Causas da ansiedade: maus pais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos