Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Terapias? Psicanálise alguém já fez? EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Terapias? Psicanálise alguém já fez?

4 participantes

Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Fiona_Cake Seg Nov 12 2012, 14:13

Ando a fazer psicanálise há um ano. Já experimentei psicoterapia e cognitivo comportamental, não resultou muito, ou melhor, não gostei assim tanto.
Tenho alturas que melhoro, outras que vou-me abaixo. O que me tem ajudado bastante na psicanálise é que tenho tomado consciência de alguns aspectos da minha personalidade que desconhecia, para mim é importante porque sinto que não tenho identidade. Vá, parece estranho mas toda a vida senti que não sabia muito bem o que "eu" era ou sou. Agora falta aplicar estes conhecimentos à prática, que para mim é mais difícil.

Vocês fazem algum tipo de terapia? Que experiências tiveram e o que acham?
Fiona_Cake
Fiona_Cake

Mensagens : 47
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por sketch Qua Nov 14 2012, 11:47

Eu já fiz. Detestei. Laughing
Depende de pessoa para pessoa. Há quem se dê bem e há quem não.
O médico psicanalista foi-me recomendado por um psiquiatra onde andava há uns anos atrás.
Detestava falar para as paredes. Era basicamente o que acontecia. Desisti. A única coisa que me aliviou foi o bolso como se costuma dizer. Laughing
Mas sei de pessoas que se deram muito bem. Eu gosto mais da psicoterapia com terapia cognitivo comportamental. Gosto muito da minha psicóloga.
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Fiona_Cake Qua Nov 14 2012, 15:10

Eu também tive essa sensação no início e às vezes ainda tenho, lá chateio a psicanalista e "Então?? está-me a ouvir ou quê??" Laughing
Mas é como dizes, depende de pessoa para pessoa. Acho que o importante é mesmo gostar do psicólogo/terapeuta.

Das experiências que tive com cognitivo, no início sentia-me bem, resultava mas acabava sempre por ficar tudo muito à superfície (não sei se era do profissional que me atendia ou a terapia em si que não é adequada para mim). Para mim era estranho estar a fazer quase "exercícios" do género de "sorri que as pessoas te sorriem de volta, tu és uma pessoa de valor, tens de ser positiva etc" quando sentia que havia um "cancro" psicológico bem maior cá dentro.

Na psicanálise farto-me de falar desses cancros, mas também tenho alturas que entro em dúvida se realmente está a fazer alguma coisa ou não.
Fiona_Cake
Fiona_Cake

Mensagens : 47
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por sketch Qua Nov 14 2012, 15:31

Ahhh. Agora percebi uma coisa. Os nossos problemas também são diferentes. eheh
Eu queixo-me da ansiedade, agorafobia, ataques de pânico e é normal resultar bem com psicoterapia.
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Fiona_Cake Qui Nov 15 2012, 18:49

Pois, esse tipo de problemas também ouvi dizer que resulta melhor com psicoterapia Smile Fazes há quanto tempo?
Eu sofro de ansiedade e uns raros ataques de pânico, mas no meu caso o "trigger" é mesmo a depressão que estraga tudo.
Fiona_Cake
Fiona_Cake

Mensagens : 47
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Pedro_S Sex Abr 26 2013, 17:35

Eu também tive essa sensação no início e às vezes ainda tenho, lá chateio a psicanalista e "Então?? está-me a ouvir ou quê??"

Bem, sei que isto são assuntos sérios, mas tenho de confessar que agora me desatei a rir ao ler isto Razz Laughing

Eu nunca fiz psicoterapia e afins pois sempre me disseram que para mim seria inutil, mas sempre tive alguma curiosidade, e imaginava logo um terapeuta super interessado em nos escutar e ajudar e agora ao ler os vossos testemunhos penso que é mesmo uma ilusão essa imagem.


Última edição por Pedro_S em Sex Abr 26 2013, 17:36, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltava o "quote")
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por AlexCupertino Sáb Abr 27 2013, 01:40

Faço psicoterapia. Até o momento não vi benefício algum. Na verdade, a sessão se resume a eu falar o tempo todo sozinho.

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Pedro_S Sáb Abr 27 2013, 12:28

Se é só falar (literalmente para as paredes) então mais vale falar com a esposa/o, namorada/o, amigos.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por sketch Sáb Abr 27 2013, 14:28

AlexCupertino escreveu:Faço psicoterapia. Até o momento não vi benefício algum. Na verdade, a sessão se resume a eu falar o tempo todo sozinho.
Isso não é psicoterapia Rolling Eyes
Pelo menos cá em Portugal não é.
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por AlexCupertino Dom Abr 28 2013, 02:24

Falar sozinho é modo de dizer, o médico faz algumas poucas pontuações, mas eu que falo o tempo quase todo ou ficamos ambos calados. Segundo o médico, trata-se de psicoterapia de base analítica.

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por sketch Dom Abr 28 2013, 11:23

Mas se não estás a gostar, achas que não vais chegar a lado nenhum nem sei se vale a pena continuar. Se a pessoa não se sente bem, nem satisfeita.
Eu já passei por alguns psicólogos ao longo dos anos e por vezes não havia empatia alguma nem com a pessoa nem com a terapia.
Por vezes ficam ambos calados, isso é realmente aborrecido. Para mim é stressante já que passei pela experiência da psicanálise e senti q foi uma perda de tempo e de dinheiro. Nem todos somos compatíveis com determinadas terapias, umas adaptam-se melhor ao nosso caso do q outras.
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por AlexCupertino Dom Abr 28 2013, 20:29

O que me falam é que os resultados demoram pra começar a aparecer. Estou dando uma chance ao tratamento, vou fazer por alguns meses mais.

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por sketch Dom Abr 28 2013, 21:29

Sim demoram. E em todas as terapias. Eu acho que fazes bem em tentares. Vai vendo com o passar do tempo como te sentes.
Eu por exemplo tb não desisti logo da psicanálise, ainda tentei, tentei... eheh
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias? Psicanálise alguém já fez? Empty Re: Terapias? Psicanálise alguém já fez?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos