Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Uma mensagem de esperança EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Uma mensagem de esperança EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Uma mensagem de esperança EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Uma mensagem de esperança EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Uma mensagem de esperança EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Uma mensagem de esperança EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Uma mensagem de esperança EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Uma mensagem de esperança EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Uma mensagem de esperança EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Uma mensagem de esperança EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Uma mensagem de esperança

5 participantes

Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Uma mensagem de esperança

Mensagem por FSL Qui Jul 05 2012, 00:48

Boa Noite!

Depois de ler vários tópicos deste fórum, penso que uma mensagem de esperança não ficava nada mal.

Sou uma pessoa que já sofri de ansiedade extrema, com agorafobia moderada e depressão. Foram o resultado de anos instáveis da minha vida e que resultaram nessas doenças que sei serem terríveis.

Li neste fórum coisas que me deixaram apreensivo e sem querer ferir a sensibilidade dos criadores deste este espaço, pois sei que o fizeram com as melhores das intenções, quero dizer que há aqui coisas que se fazem um pouco arriscadas.

Arrow Quanto à medicação

Meus queridos a medicação, por mais que seja horrível de tomar, ela tem de ser tomada na fase aguda da doença. Eu sei melhor que ninguém os efeitos secundários horríveis dos ansiolíticos e dos antidepressivos. Interfere com tudo mas o corpo e o cérebro precisam de tempo para responderem ao fármaco. A maior parte dos doentes o que faz é medicar-se, assustar-se com os efeitos secundários e depois desistirem da medicação. Se os sintomas forem insuportáveis a medida mais sensata é dizer ao médico especialista e ir por tentativa/erro até achar o medicamento que melhor se adapta ao seu caso. É muito útil a ajuda da família nesta fase, e pedir baixa do emprego é essencial, pelo menos no primeiro mês. Vejo aqui muitos ataques aos psiquatras, que não passam de pastilheiros, mas sabendo que existem bons e maus profissionais acho que temos de confiar neles. A pergunta que deixo é: Se fossem diabético, insuficiente renais ou doentes com cancro recusariam tomar a medicação? E acreditem que a quimioterapia deixa efeitos muito mais graves no corpo que um antidepressivo.

E já sabe. Depois pode sempre desmamar a medicação. Mas concentre-se em toma-lá certinha todos os dias Smile

Arrow Eu sempre acreditei na cura como um conjunto de medidas

Passada a fase crítica, que é quando os medicamentos começam a fazer o seu efeito, e a mente começa novamente a raciocinar é hora de pensar no que correu mal nas nossas vidas para chegar ao estado de doença. Não me vou alargar muito pois não quero dar uma seca às pessoas, mas deixo uns tópicos que podem servir de apoio a quem precise.

Very Happy A ansiedade, agarofobia e depressão são efeitos de uma causa: o Stress mental e emocional. Procure saber o que o traumatizou ou o que lhe chateia no dia-a-dia.

Very Happy Mude hábitos de vida. Reveja a alimentação (sou vegetariano, mas não quero dizer com isto que tb passem a ser), e desde logo procure dormir bem. Muitas destas pessoas não dormem bem e isso é um fator que atrasa a cura.

Very Happy Faça exercício físico, mesmo em casos de agarofobia extrema (desde de que o seu médico não diga o contrário). Existem montes de vídeos no youtube com aulas de bodycombat, aeróbica etc. Ponha o corpo a gastar energia ( ele liberta a tensão ) e promove o segregar das glâdulas cerebrais das hormonas chamadas "hormonas da felicidade"

Very Happy Em casos de ataque de pânico em que a pessoa começa a perder qualidade de vida porque já não vai a sítios que costumava ir: Diga a verdade! Aos seus amigos mais chegados. Existem muitos doentes que têm vergonha (principalmente homens) de admtir que estão com problemas psíquicos. Se voce disser aos seus amigos vai-se sentir aliviado porque se tiver de sair com eles, não vai precisar de fingir que está tudo bem. E caso se sinta mal eles já sabem o que precisam de fazer para o ajudar.

Very Happy Uma prendinha: coloquem no google: The Secret tv e vejam na parte do visualizations tools os vídeos. Na altura ajudou-me muito visualizar estes vídeos todos os dias.

Very Happy Psicoterapia ajuda muito. A auto-ajuda também! Existem vários exercícios diários que levam aos ataques de pânico serem eliminados que são realmente eficazes !

Very Happy Acredite que a doença é mais fraca que si. E ela é! A doença não é o que vc é. É o que vc foi. Amanhã vai ser um bocadinho melhor.

Muita fé e sorte na recuperação. Vai tudo ficar bem! sunny

Fernando Wink
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Uma mensagem de esperança

Mensagem por Vitor Qui Jul 05 2012, 07:38

Olá Fernando

Bem vindo ao forum.

Gostaria que fosse mais explicito naquilo que diz que certos elementos do forum fazem e que são um pouco arriscadas.

Não sei se conhece mas deixo-lhe aqui um link de uma inglesa professora investigadora da Universidade de Newcastle, com um trabalho de mais de 20 anos na área das benzodiazepinas.

http://www.benzo.org.uk/manual/bzcha01.htm

Um abraço

Vítor
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por zeta Qui Jul 05 2012, 08:10

FSL

Concordo em quase tudo que diz,pois se existe ansiedade e fobias ,normalmente existe uma situação que a provoca e éssa situação que tem de ser eliminada ou contornada.
Também concordo que quando estamos com uma depressão temos mesmo que pedir ajuda médica e ,claro tomar a medicação certinha, mas temos que ter o cuidado de pedir ao médico(neurologista ou psiquiatra) a menor dose possivel e o medicamento mais fácil para desmame futuro. Mas para que tudo realmente resulte, temos que ter certeza e segurança e na hora em que nos sentimos melhor e de acordo com ajuda médica faremos um desmame cuidadoso e de acordo com a personalidade de cada um.

Mas que a maiorio dos psiquiatras exageram na medicação, exageram mesmo, quanto a isso não há duvidas...talvez para terem um paciente por muitos anos ....

No fundo, temos nós é de ser fortes e seguros e tentar ignorar os sintomas de ansiedade, tratando o motivo que a provoca e seguir em frente ...

zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por Brick Qui Jul 05 2012, 08:58

concordo com tudo menos com a parte da medicação e de isto ter apenas uma causa. de resto muita força! Laughing
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por bichobrabo Qui Jul 05 2012, 09:33

As causas são muito mais complexas. Passando a analogia grosseira, é a mesma coisa que dizer que uma dor de cabeça tem sempre a mesma causa.

Agora, o tratamento medicamentoso sim, esse é sempre o mesmo, independentemente da causa, e muitas vezes desadequado e prescrito com uma ignorância quase total, pois uma elevada percentagem das pessoas poderia tratar a situação sem correr o risco de ficar dependente de drogas e sujeitar-se a todos os problemas que isso poderá trazer.

E há uma série de coisas que estão mal quando o psiquiatra receita medicamentos, medicamentos esses produzidos por companhias farmacêuticas sem escrupulos, cujo principal interesse é o lucro. Mas este assunto dava pano para mangas.

Em suma, arriscado é jogar-se de cabeça para terapêuticas medicamentosas, cujo desmame poderão tornar-se um verdadeiro inferno.
Contudo, admito que nalgumas situações os medicamentos poderão ser úteis.

De resto, tenho que concordar com tudo o que escreveste Smile

Ps: Estive medicado com psicofármacos durante quase 15 anos
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por FSL Qui Jul 05 2012, 10:40

Olá mais uma vez!

Em relação à questão da medicação, eu sei que é muito controversia, há as teorias do efeito placebo, etc,etc.

Só acho é que:

- Se acham que os médicos usam medicação excessiva, porque não lhes dizem isso? Eu com a minha médica tinha abertura total, por exemplo ela ao inicio receitou-me o Xanax e eu disse-lhe que o Xanax fazia-me mais mal que bem e expliquei-lhe porque. Ela ouviu-me e disse que eu estava a fazer uma reação paradoxal ao medicamento e trocou por lexotan. Perfeito !

- Quanto ao site de como fazer o desmame, usando basicamento o Valium para sustituição. Já experimentaram mostrar esse estudo ao vosso médico? Se calhar ele até conhece e se calhar até concorda ! Só acho que fazer isto assim por iniciativa própria... eu não faria ! Mas pronto cada um sabe o que é melhor para si Smile

- Quando tive de fazer o desmame, foi um processo lento e gradual e sempre respeitei o que a médica me disse. Eu tomava cipralex 20mg e Lexotan 3mg. Durante meses fui reduzindo a dose: Passei ao cipralex 10mg e ao lexotan 1,5mg. Depois espaçava os dias.... Houveram dias complicaditos mas com força de vontade lá consegui ! alien

- Também vi tópicos de pessoas que dizem ter insónias graves e a serem incentivadas a tomar valeriana, e angelicalm e melatonina, etc. Hum... não me parece que a insónia grave passe com isso. Pode ajudar em casos ligeiros mas em casos graves tenho as minhas dúvidas.

De resto vou só vos referir o que mudei na minha vida em conjunto com o processo de desmame:

- Na cidade troquei o carro pela bicicleta. Para ir para o trabalho, para o ginásio, para a biblioteca, a casa de um amigo, um café. Acabou-se a preocupaçao com o preço da gasolina Very Happy

- Há dois anos descobri o Yoga. Hoje é o meu vício preferido. Faço pelo menos uma hora por dia.

- Tornei-me ovo-lacto-vegetariano e deixei de beber bebidas com alcool.

- Li vários livros sobre a teoria da lei da atração. Cultivo atividades diárias de mentalização positiva, relaxamento. Adoro pensar no que faria se me saísse o euromilhões Very Happy

- Troquei telejornais por séries televisivas,

- Vejo muitos programas de comédia Very Happy Aprendi na altura a rir-me da minha própria doença. A fazer piadas com ela. Isso enfraqueceu-a Very Happy
Lembro-me de ir com um amigo meu ao cinema e ele dizer-me: "Vê-la se for preciso chamamos o Inem e os bombeiros para te vir acudir". Eu simplesmente ria-me e isso fazia-me bem Cool

- Esta foi difícil mas lá consegui: Criei rotina de sono. Vou para a cama cedo e levanto cedo ( a não ser nos dias em que tenho folga do trabalho ). Mas nos dias de trabalho é certinho !

E mais umas coisitas giras que me fui lembrando.

Fiquem bem e muita saúde para todos. I love you I love you I love you

FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por Brick Qui Jul 05 2012, 11:28

Este forum existe porque os médicos não sabem fazer desmames, não foram treinados para isso, as viagens que receberam ao vender paroxetinas e merdas afins não englobavam sessões de esclarecimento sobre desmames.

Tu tiveste a sorte de encontrar um médico competente, confia em mim, são raros como diamantes.

Se leres o novo comentário que entrou agora vais perceber o que estou a dizer.

Nós aqui para insónias recomendamos os chás, as valerianas pois os xanax e ambiens e mais não sei o que pelos vistos não funcionaram e não posso aconselhar 18g de inositol que é o que o nosso corpo precisa para dormir.

O yoga é muito bom e tb recomendamos aqui, mas tb tem efeitos secundários poderosos, tal como o reiki e outras terapias alternativas.
A terapia pranica mata se não for bem feito.

Aqui não há médicos, somos talvez o melhor forum da área e fazemos o que podemos. O típico tuga critica o que está mal, mas não elogia o que de bom se faz. Já estou habituado.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por FSL Qui Jul 05 2012, 13:58

Caro Brick:

Em primeiro lugar quero-lhe desde já pedir, imensas desculpas se houve algo que referi e que não gostou. A minha intenção não era essa !
Acredito que os administradores deste espaço fazem o que julgam ser melhor para ajudar os outros que vivênciam a mesma situação.

Eu também não me quero alongar muito até porque este tópico que coloquei era o único que tinha intenção de colocar. E se achar por bem apagá-lo, esteja à vontade. Smile

Mais uma vez, muita saúde e muita sorte na recuperação de todos os que procuram ajuda aqui.

A vida vale a pena ser vivida I love you I love you I love you
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Uma mensagem de esperança

Mensagem por Vitor Qui Jul 05 2012, 14:11

FSL escreveu:Caro Brick:

Em primeiro lugar quero-lhe desde já pedir, imensas desculpas se houve algo que referi e que não gostou. A minha intenção não era essa !
Acredito que os administradores deste espaço fazem o que julgam ser melhor para ajudar os outros que vivênciam a mesma situação.

Eu também não me quero alongar muito até porque este tópico que coloquei era o único que tinha intenção de colocar. E se achar por bem apagá-lo, esteja à vontade. Smile

Mais uma vez, muita saúde e muita sorte na recuperação de todos os que procuram ajuda aqui.

A vida vale a pena ser vivida I love you I love you I love you

Caro Fernando
Passam por este forum casos bem complicados que já andaram por Meca e Vale de Santarém de médico em médico. Tentamos ser uma equipa de ajuda. Procurando dar conselhos sem a pretensão de praticarmos actos médicos. Os casos e as pessoas são muito diferentes e o que resulta num não resulta no outro. Mas basta ler todo o conteúdo do forum para vermos o trabalho meritório principalmente dos moderadores.

E é como o Brick diz: melhor forum nesta área em língua portuguesa não existe!


Força para todos

Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por Brick Qui Jul 05 2012, 14:25

Neste fórum so tive de apagar um tópico por uma discussão que estava a seguir outros caminhos que não interessavam para o que realmente estamos aqui a fazer. Este não o vou apagar até porque apresentas sugestões interessantes. Ver ou ler ou praticar o segredo é das melhores coisas que as pessoas podem fazer, só tenho pena que não esteja a funcionar comigo Smile

Tens de perceber que se a ansiedade e a depressão fossem curáveis da mesma forma para toda a gente, nós não estaríamos aqui, como diz o vitor, cada caso é um caso.




Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por Brick Qui Jul 05 2012, 14:38

Se fossem diabético, insuficiente renais ou doentes com cancro recusariam tomar a medicação? E acreditem que a quimioterapia deixa efeitos muito mais graves no corpo que um antidepressivo.


o engraçado é que parece que há muita gente a querer fugir aos tratamentos convencionais de cancro mas não conseguem, outros conseguem e estão em tribunal http://noticias.sapo.pt/videos/reportagens-sapo_1123/4fe82413d526844a42002271/

Do seu discurso de médico estamos já nós fartos. na diabetes o pancreas não consegue produzir insulina suficiente e injecta-se o paciente e fica tudo normal. a depressão não é nem nunca foi falta de serotonina, nem falta de paroxetina, nem falta desses negócios sujos que andam por aí. Não deve ter lido a notícia de ontem em que a gsk teve de pagar 3000milhões de dolares por terem escondido informaçao dos estudos que fizeram com o avandia e paroxetina. Que credibilidade tem agora um médico de receitar estes farmacos? que credibilidade tem esta empresa farmaceutica? é óbvio que aqui raramente aconselhamos alguém a tomar este tipo de químicos que destruiram milhares de familias por todo o mundo. Por isso prefiro recomndar uma valeriana ou um cha de camomila que mesmo não fazendo bem, nunca matou ninguém!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por FSL Qui Jul 05 2012, 14:53

Tudo de bom Brick ! Smile
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Uma mensagem de esperança Empty Re: Uma mensagem de esperança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos