Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Fobias irracionais EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Fobias irracionais EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Fobias irracionais EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Fobias irracionais EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Fobias irracionais EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Fobias irracionais EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Fobias irracionais EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Fobias irracionais EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Fobias irracionais EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Fobias irracionais EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Fobias irracionais

+5
Srhipocondria
Lunebleue
Barbara Reis
FSL
heavenhell
9 participantes

Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Fobias irracionais

Mensagem por heavenhell Qui Jul 31 2014, 22:37

Olá a todos, 

Já à muito tempo tenho determinadas fobias que me prejudicam imenso principalmente porque nos períodos piores a minha ansiedade aumenta em muito. Há anos que tenho fobias a um insecto em particular, centopeias. Não me importo de ver aranhas ou formigas ou bichos voadores, apenas esse e apenas se estiverem dentro da MINHA casa ou seja se vir uma na casa de outra pessoa não tenho medo. Todos os verões começo imediatamente a sofrer de ansiedade por antecipação visto que é durante esta época que costumam a aparecer. No entanto este Verão adquiri uma nova fobia (yay  Neutral ) a ratos... Tenho tido um problema com ratos, visto que já desde há um ano que tem aparecido dentro da minha casa. Quando penso que já exterminei todos volta a aparecer, sendo que nos ultimos meses tem vindo a piorar. Fico especialmente com medo porque eles aparecem do nada, sem aviso, correm rápido e escondem-se de imediato e eu fico sem possibilidade de ver onde estão para os matar (tal como as centopeias). O facto de ter fobia particular a esses dois bichos pode estar relacionado precisamente com o facto de eu não conseguir controlar (aparecem em qualquer altura), perder o controlo (não consigo encontrar a causa do meu medo para o matar) e também o susto. 

Isto está-me a deixar especialmente perturbada porque está a começar a afectar as minhas rotinas e tendo em conta as minhas experiencias passadas com fobias, quando isso ocorre é muito mau pois fico completamente obcecada com o assunto e extremamente assustadiça... Tenho medo de estar acordada a noite, tenho medo de ir para as divisões da casa onde aparecem, tenho medo de limpar as divisões da casa onde aparecem porque tenho medo que apareçam lol....Enfim, medo, medo medo. Ainda por cima, ando actualmente a fazer desmame de alprazolam e nas ultimas semanas andava a sentir-me bem. Consegui terminar mais um ano da universidade com sucesso, ando a praticar exercicio fisico diariamente, ando a fazer exercicios de yoga bem como ouvir videos de meditação antes de dormir e agora vem isto. Parece que sempre que atinjo alguma paz há algo que tem que aparecer para me infernizar a vida. 

Bem, hoje estou-me a sentir especialmente mal por isso decidi falar do assunto. Sei que por si só não o resolve, mas talvez algum de voces tenha o mesmo problema (fobias com o que quer que seja) e possa dizer como é que lida com isso...

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por FSL Sex Ago 01 2014, 00:42

Quanto às centopeias (daquelas castanhas que entram nas casa especialmente no verão) tb tenho medo, a mãe é que as mata  Twisted Evil 

Ratos felizmente não tenho mas também é um bicho peçonhento.

Essas fobias são normais desde de que não te limitem e te impeçam de levares uma vida normal que parece o ser o caso.

Eu nesses casos acredito na terapia da exposição controlada, sem isso nunca vais vencer esses medos.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Barbara Reis Sex Ago 01 2014, 09:17

FSL escreveu:Quanto às centopeias (daquelas castanhas que entram nas casa especialmente no verão) tb tenho medo, a mãe é que as mata  Twisted Evil 

Ratos felizmente não tenho mas também é um bicho peçonhento.

Essas fobias são normais desde de que não te limitem e te impeçam de levares uma vida normal que parece o ser o caso.

Eu nesses casos acredito na terapia da exposição controlada, sem isso nunca vais vencer esses medos.

meus amigos, não me considero pessoa com grandes fobias em relação a animais mas se soubesse que tinha um bicho desses no meu quarto não dormia lá! e qdo saísse tapava todos os buraquinhos para não voltar a entrar... São bichos nojentos. Na minha opinião não seria muito normal não sentir esta repugnancia... por isso calma que para mim estas fobias são normalissimas!!!

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Lunebleue Sex Ago 01 2014, 17:13

Há cerca de 4 anos atrás apareceram-me baratas em casa. Que nojo !
O azar delas é que há dois anos atrás eu ia na rua e recolhi uma gata bebé que alguém abandonou. A partir daí as baratas começaram a diminuir e agora raramente aparecem.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Srhipocondria Sex Ago 01 2014, 20:29

Eu estou mais ou menos em harmonia com todas as criaturas não humanas deste calhau de vida. No entanto, alforrecas e bichos venenosos causam-me algum receio. Mas não repugnância.
Srhipocondria
Srhipocondria

Mensagens : 122
Reputação : 16
Data de inscrição : 31/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por db Sex Ago 01 2014, 21:05

FSL escreveu:

Eu nesses casos acredito na terapia da exposição controlada, sem isso nunca vais vencer esses medos.

e em relação a fobias do genero, medo de morrer medo da doença ??? essas sao as minhas maiores fobias, como ultrapassar isto ??
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por FSL Sex Ago 01 2014, 21:34

db escreveu:
FSL escreveu:

Eu nesses casos acredito na terapia da exposição controlada, sem isso nunca vais vencer esses medos.

e em relação a fobias do genero, medo de morrer medo da doença ??? essas sao as minhas maiores fobias, como ultrapassar isto ??

Esse pensamentos do género "vou morrer" e "estou doente" enquadra-se no que eu falei nos tópicos recentes deste fórum:

Eu coloquei noutro tópico (ninguém respondeu, talvez não tenham dado muito valor), um tratamento cognitivo-comportamental, criado por um psicólogo norte-americano que procura tratar/atenuar a fobia social (também se aplica a agorafobia e quadros semelhantes).

Eu vou na 3ª semana e sinceramente estou muito bem impressionado com o que tenho aprendido. Muito resumidamente vou deixar aqui as técnicas que é suposto uma pessoa aprender nas 3 primeiras sessões com a prática regular (é suposto demorar várias semanas de prática, pois só assim o nosso cérebro aprende novos comportamentos).

SLOW TALK - Técnica que consiste em abrandar o nosso discurso, para um discurso mais lento e pausado. Pretende-se que o individuo ao praticar o SLOW TALK entre num modo de maior relaxamento (pois falar devagar produz uma resposta imediata de descontração).

Identificação e suspensão de pensamentos automáticos negativos - Automatic Negative Thougths (ANTS) - Este psicólogo afirma que todas as pessoas que possuem estas fobias desenvolvem um discurso interno negativo e estão constatemente a ser atacados por pensamentos fóbicos intrusivos: "vou morrer", "vou passar mal", "vou tremer das mãos", "vou desmaiar".
Aqui pretende-se que numa primeira fase a pessoa identifique estes pensamentos sempre que eles ocorrerem e numa segunda fase que os suspenda.

Eliminação das ANTS por meio de introdução e reestruturação do pensamento - Introduzir um discurso contrário ao discurso das ANTS sempre que elas apareçam. Tipo:

"Estes pensamentos não são racionais, nada de mal me vai acontecer. Estes pensamentos são apenas imaginação minha e visam por-me em baixo. Não vou deixar mais que isto aconteça. Não vou deixar que estes pensamentos me dominem. Eu estou seguro em todas as ocasiões, etc etc..."

e por aí vai...

O que tens é exatamente estas ANTS... Elas não são reais, é um vício que a tua cabeça criou e que só tu podes quebrar. Com dedicação é possível.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por anailil Sex Ago 01 2014, 22:09

Heavenhell,entendo.te perfeitamente em relacao a fobia dos ratos,eu sofro do mesmo mal,ai a um mes,eu estava a dormir na cama com o meu filho e pareceu.me q senti uma coisa peluda a passra.me por cima do braco,e fiquei logo "a bater mal" pq ainda por cima tive a sensacao q senti essa mesma coisa na merna...dormi pessimamente mal,no dia seguinte andei na rua o amximo de tempo pssivel qd vim para casa o rato meteu.se no movel da sala (eu vi.o a passar da cozinha para a sala,muito rapidamente)nesse domingo o meu pai teve o dia todo fora de casa e o bicho teve o dia todo no movel da sala a "batucar"eu passei um domingo infernal,sem me conseguir levantar para fazer nada,so o ouvia a "batucar" nem xixi fiz pq simplesmente levantar.me do sofa era um panico horrivel,a minha sorte e q o meu filho dormiu a tarde toda,e eu fiquei com ataques de ansiedade horriveis,liguei para um amigo meu psicologo e contei.lhe o q se
estava a passar ele recorreu a psicologia e fez.me falar sobre o q me tinha causado esta fobia,n me ajudou em nada,qd o meu pai chegou para jnatar obriguei.o a montar a ratoeira,andamos aqui a e fomo para a cama,tive a ouvir musicas com o meu filho e como desligo o tlm ouco a ratoeira a disparra duas vezes seguidas,acordei o meu pai aos gritos para ele ir la (pq nem ratos mortos eu consigo ver) e a ratoeira so tinha apanhado um...e foi horrivel mas deixea.mos a ratoeira montada mais uns 15dias (nao fosse o diabo tece.las e estar ca mais algum escondido )olha ate hj...nem sinal deles,) dos execraveis e nojentos bichos!
Smile mas usa aquelas ratoeiras (antigas)e um bom queijo e mal cheiroso q os apanhas Smile e se viveres no campo (como eue))aprende a licaO: Portas Abertas Nem Pensar
Smile!

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por db Sex Ago 01 2014, 23:13

FSL escreveu:
db escreveu:
FSL escreveu:

Eu nesses casos acredito na terapia da exposição controlada, sem isso nunca vais vencer esses medos.

e em relação a fobias do genero, medo de morrer medo da doença ??? essas sao as minhas maiores fobias, como ultrapassar isto ??

Esse pensamentos do género "vou morrer" e "estou doente" enquadra-se no que eu falei nos tópicos recentes deste fórum:

Eu coloquei noutro tópico (ninguém respondeu, talvez não tenham dado muito valor), um tratamento cognitivo-comportamental, criado por um psicólogo norte-americano que procura tratar/atenuar a fobia social (também se aplica a agorafobia e quadros semelhantes).

Eu vou na 3ª semana e sinceramente estou muito bem impressionado com o que tenho aprendido. Muito resumidamente vou deixar aqui as técnicas que é suposto uma pessoa aprender nas 3 primeiras sessões com a prática regular (é suposto demorar várias semanas de prática, pois só assim o nosso cérebro aprende novos comportamentos).

SLOW TALK - Técnica que consiste em abrandar o nosso discurso, para um discurso mais lento e pausado. Pretende-se que o individuo ao praticar o SLOW TALK entre num modo de maior relaxamento (pois falar devagar produz uma resposta imediata de descontração).

Identificação e suspensão de pensamentos automáticos negativos - Automatic Negative Thougths (ANTS) - Este psicólogo afirma que todas as pessoas que possuem estas fobias desenvolvem um discurso interno negativo e estão constatemente a ser atacados por pensamentos fóbicos intrusivos: "vou morrer", "vou passar mal", "vou tremer das mãos", "vou desmaiar".
Aqui pretende-se que numa primeira fase a pessoa identifique estes pensamentos sempre que eles ocorrerem e numa segunda fase que os suspenda.

Eliminação das ANTS por meio de introdução e reestruturação do pensamento - Introduzir um discurso contrário ao discurso das ANTS sempre que elas apareçam. Tipo:

"Estes pensamentos não são racionais, nada de mal me vai acontecer. Estes pensamentos são apenas imaginação minha e visam por-me em baixo. Não vou deixar mais que isto aconteça. Não vou deixar que estes pensamentos me dominem. Eu estou seguro em todas as ocasiões, etc etc..."

e por aí vai...

O que tens é exatamente estas ANTS... Elas não são reais, é um vício que a tua cabeça criou e que só tu podes quebrar. Com dedicação é possível.

De fecto nao vi esse teu post.. e agora arrependo me xD...obrigado FSL acho que isto vai ser muito util
db
db

Mensagens : 521
Reputação : 54
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por heavenhell Qui Set 11 2014, 01:11

Olá, obrigado a todos pela respostas...Afinal não sou a unica a ter fobias estranhas Mad

Já não tem aparecido há alguns tempos, mas pela minha experiencia com ratos é melhor nunca subestimar... O auge da fobia já passou, no entanto quando o problema se agrava fico mesmo assustada e ele impede-me de fazer coisas normais, faz-me ficar em panico e com medo por tudo e por nada. Acho que é essa a definição de fobia, um medo desproporcional, pelo que vi as principais terapias são dessensibilização que é expor gradualmente a pessoa ao objecto de medo..Também já ouvi falar de hipnose e gostava de fazer por este e outros motivos, mas é extremamente caro Sad

Anailil de facto vivo numa zona rural, tem campos, zonas de mato e montes por isso não é dificil encontrar esses bichos por cá e pelos vistos eles conseguem passar por baixo das portas, tive que por panos a tapar todas as portas...
O problema surgiu meses após ter perdido o meu gato Sad
Enquanto ele estava vivo, não tinha problema com ratos, penso que é mesmo o melhor remédio, no entanto tenho agora um cão que não simpatiza muito com gatinhos tenho medo que lhes faça mal, por isso apesar de adorar gatos, não tenho coragem de adoptar um sabendo que pode não estar em segurança.

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por anailil Qui Set 11 2014, 09:39

Hevenhell
Eu tb vivo numa zona rural,(perto de sintra) e é simplesmente horrivel,ainda outro dia fui a garagem e senti qualquer coisa a passar no meu pe,pensei q era um rato,afinal era so uma cobra q passou por cima do pe....antes isso, nao simptizo com elas, mas entes cobras q ratos...Very Happy
Eu tb pensei em arranjar um gatinho,mas o meu pai n foi na conversa,Sad
Os ratos sao horriveis,ate por um descuido da porta aberta la veem eles sem serem convidados Sad odiosos
E n consegues contornar o "problema" do cao e teres um gatinho?alem de te ajudar com o problema dos ratos ainda juntavas o teu gosto pelos gatos Smile

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 39
Localização : sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Panda Dom Set 14 2014, 03:46

E eu adoro ratos. Ja os tive de estimacao e tudo, tinha fobia de aranhas, mas o meu namorado arranjou tarantulas e nao só perdi essa fobia como passei a gostar de aranhas tb.
As minhas fobias são:gás e electricidade, é Incómodo pq as vezes faco figura de parva,as pessoas nao entendem. Eu nao ligo certos electrodomésticos a certas fichas, por exemplo das velhas, tenho medo, por isso adoro as tomadas nas extensoes que tem botao para desligar a corrente. E o gás.. tb.. ja apanhei um grande susto com gas, tive k sair de casa so com os dois caes ao colo a pensar que ua explodir tudo, havia uma fuga.. agora mudei.me para uma casa nova com tudo electrico ( fogao etc) sem gás e com fichas novas. Estas fobias ninguem entende.

Panda

Mensagens : 452
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Brick Dom Set 14 2014, 11:17

eu também não gosto muito dos aparelhos elétricos, quando era mais novo, devido às ligações maradas que o meu pai fazia, fartei-me de apanhar choques e cada um que até ficava a ver estrelas!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Panda Dom Set 14 2014, 11:21

Pois tb eu.

Panda

Mensagens : 452
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Fobias irracionais Empty Re: Fobias irracionais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos