Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Crise vertiginosa...outra vez... EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Crise vertiginosa...outra vez... EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Crise vertiginosa...outra vez... EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Crise vertiginosa...outra vez... EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Crise vertiginosa...outra vez...

5 participantes

Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por zeta Qui Dez 15 2011, 09:25

Olá pessoal,

Ontem á noite tive mais uma crise de vertigens em que só parada e fixada num ponto se está mais ou menos...Estou aborrecida porque quando penso que se foram de vez, elas voltam e sem aviso...Apesar de sofrer de crises vertiginosas há mais de 20 anos, ainda não me habituei a elas e mesmo sabendo o que são, acabo sempre por ficar muito assustada...mas penso "tudo passa" e parece ajudar-me a não alimentar esse ataque de pânico que está quase a despoletar-se juntamento com as vertigens...

tomei um betaserc 24mg e uma hora mais tarde já conseguia andar agarrada ás paredes...tenho que continuar a tomar o stugeron 25mg, (há 2 semanas que não o tomava para ver se o poderia deixar de vez, mas não!).


Só quem tem estas crises me pode entender...
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por lemos-nuno Qui Dez 15 2011, 23:29

amiga eu crises de vertigens como sabes nao tenho felizmente também acho que nao posso ter tudo lol, mas durante o verao normalmente costumo ter uma sensaçao de tontura desmaio e fico borrado de medo, imagino o que possas sentir... Sei que em nada que te vou dizer tem a ver com o que sentes mas a base de tudo é exactamente a mesma...
Referes que à cerca de 20anos tens essas vertigens, mas quando nos sentimos melhor um pouco queremos acreditar que tudo está a passar, e por muito que saibamos que volta e meia pode voltar, acho que nao conseguimos aceitar isso dessa forma tão simples, e quando tudo volta, parece tudo desabar sobre nós...
Por exemplo eu refiro muitas vezes que as extrassistoles me estragam o dia... basta sentir uma fico logo alerta a magicar naquilo e como dizes ás vezes quase termina numa crise e estraga-me o dia... Mas à cerca de 1ano atras zeta, eu cheguei a ter num holter 200 e tal batimentos irregulares num dia... Nao passava 5minutos descansado sem ter 1.. e entao realmente ai eu imagino-me agora como consegui lidar com aquilo e penso se com 1agora me atrapalho todo se voltar novamente tudo nem é bom pensar...
Começei a fazer nataçao a 2semanas eu so fazia caminhadas e agora voltei á carga e venho para casa super relaxado... Mas ontem como fui e hoje senti-me mal... e já andei na asneira de pesquisas e mais pesquisas passei o dia todo triste, porque estou convencido que tenho outra arritmia que nao so as famosas extrassistoles supraventriculares.... Normalmente sinto tipo uma falha esse é o sintoma base que quem tem sente, mas eu tenho sentido isso e ás vezes uma sensaçao de como se o coraçao estivesse a vibrar... o que segundo li pode ser fibrilhaçao auricular e como já li demais sei que se for isso corro riscos de ganhar coagulos etc... Ainda hoje falei com a minha irma que queria falar com a medica e acabei por desabafar com ela porque sei que eles nao vao fazer nada... Para ter a sorte de apanhar esta tremedeira do coraçao num exame era um achado, porque só sinto de longe a longe... Logo sei que mesmo que tenha algo do genero á partida não conseguiram descobrir... Hoje apesar de nao ter sintomas de crises e nada do genero andei triste triste por este motivo... Como vês apesar de estares até estavel nessas crises vêm essas malditas vertigens estragar tudo, a mim vem estes malditos batimentos irregulares que me deixam de rastos.... Como vês acho que estamos mesmo condenados a isto.. Só no resta ter coragem e seguir em frente até que a força nos permita....
As melhoras e qlq coisa estou por aqui... Muita força

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por zeta Sex Dez 16 2011, 09:02

Olá Lemos-nuno,

Realmente é como dizes, quando pensamos que acabaram de vez aqueles "fanicos" eles voltam...Imagina , que estive para dar o betaserc ao meu sogro (tb sofre de vertigens) pq achava eu que não voltaria a precisar deles e no entanto, não foi assim...
Mas é deixar andar...não quero pensar muito nisso...só mesmo durante a vertigem é que fico mais aflita, mas conheço outra pessoa ,que por acaso é minha vizinha e sofre do mesmo, toma os mesmos medicamentos e tudo. E quando nos dá uma crise telefonamos uma á outra e o falar com alguém que tem o mesmo ajuda bastante, dá aquela sensação de se partilhar a dor e sentir-se mais leve...

Tu já fizeste tantos exames ao coração e continuas preocupado? Se o teu cardiologista diz que não é ndade de especial, tens é que acreditar e associar esses maus-estares á ansiedade. Repara, vais logo á internet saber o porquê...isto é ansiedade!!!tens aquela necessidade que te digam que não é nada, mas tens mesmo é que "ignorar" na medida do possivel, é claro, porque falar é fácil mas quando nos dá o "pânico" ai é que são elas...

Faz a tua vida e não deixes que o teu problema absorva a qualidade que ela deve ter. Deixa andar...o que tiver que ser será... Não vale a pena tantio stress,pelo contrário, stresse gera stress...

As melhoras.Fica bem.
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por lemos-nuno Sex Dez 16 2011, 10:43

tens toda a razao zeta, é verdade eu ainda este ano em fevereiro, fiz ecocardiograma onde até fui à AMI porque como lá nao me conheciam a ver se faziam as coisas com mais atençao, isto porque na cruz verde apesar de ser onde costumo ir sempre o dr. lourenço ja se ri eu sei que não é por mal mas nos exames como ja me conheçe de vista pergunta sempre o motivo pelo qual fui fazer o exame e falo de dores batimentos ele nao diz mais nada pedro isso é ansiedade nada mais... Consultas com ele so tive mesmo uma durante a 1a crise e foi ele a base de tudo para fazer controle no hospital e sair de la descansado... Mas em feveiro fiz esse tal exame e disse a medica o que sentia bem ela teve a fazer um eco ao pormenor, esteve prai 10min la com o aparelho e dizia apesar de tudo que nao encontrou nenhuma anomalia e logo de seguida ia fazer a prova de esforço, a técnica até estava com algum receio e a cardiologista disse para estar bem atenta caso ouvesse que fosse uma falha para a chamar.. mas fiz a prova de esforço começei com as tais tensoes altas da ansiedade estavam em 16/9 mas para ters noçao cheguei ao limite a correr e o maximo que subiram foi aos 17/8 ela disse é realmente estranho como o teu organismo reage ao esforço parece que começa a relaxar e terminei ainda estava acelarado e veio logo para 13/8...
Agora é como dizes é tudo muito bonito e quando nao sinto nada bem fantastico tenho uns dias que nem penso nisso quando vem esta sensaçao de falhas e batimentos estranhos como parece que o coraçao vai parar olha eu fico tao aflito que ás vezes apesar de nao me ajudar a unica pessoa que me ajuda é a minha irma... Porque como sabes infelizmente juntei-me e com a pessoa que namorei muitos anos e como sei que ela ignora o meu problema até me sinto mal ter que desabafar mas ás vezes existe essa necessidade como tu bem referiste se nao for mais para dize calma isso nao é nada... Ainda ontem de manha senti-me mal com esses batimentos e mandei uma mensagem a minha namorada a dizer e tambem como começei a fazer desporto e tenho estas tensoes assim meias anormais queria saber se nao tem mal fazer ou nao apenas uma opiniao para abordar todas as situaçoes, mandei 1, 2 e nem uma resposta obti, chegou ao final do dia eu nao falei em nada e ela nem sequer tocou no assunto... Fiquei interiormente magoado como fico sempre e depois ainda lhe atirei à cara, porque sou criticado por ela por vir a foruns etc... E cheguei-lhe a dizer depois ainda nao queres que fale com ninguem quando simplesmente te estas a cag... para mim...
Ela foi operada recentemente à 2meses nessa fase anda muito triste pois aquilo podia realmente correr mal e dentro dos meus limites eu apoiei-a sempre ao maximo e andava a ficar novamente mal pela situaçao dela, eu nao dormia etc.. ela teve de passar quase 1mes no hospital e isso foi custou muito a mim e a ela concerteza... Todos os dias ia a ver, saia do trabalho ia para la, sempre a ver o que precisava não passava lá a tarde toda porque em casa ninguem veio para fazer nada eu a que tinha de trabalhar, fazer a vida de casa e ir para lá... No fim de tudo ainda fez a recuperaçao de 2semanas prai em casa dos meus, e no fim de tudo ainda me atira a cara que nao lhe dei apoio e que so penso em mim e que se tiver que optar entre a familia dela e mim que opta pela familia dela.... Ela nao tem noçao do que diz e me magoa.. Enfim desculpa la este desabafo nao és minha mãe e este topico era supostamente para te dar apoio e nao tu a mim lol...
um beijinho e as melhoras... um aparte o meu pai tambem toma essa betaserc mas e ele tem fases que tambem anda mal alias passou uns dias à prai 5anos atras, que nem das pernas se segurava eu a que tinha de o levar a todo o lado... Mas Segundo se consta tem um osso estalado num dos ouvidos que causa isso mas que operar pode ficar ainda pior.. No teu caso as causas sao bem diferentes...

muita força e sempre que precisares diz qlq coisa ok beijinho

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty ...

Mensagem por niks Sex Dez 16 2011, 10:50

Estive a ler o aspecto das vertigens deve ser muito incomodo mesmo !! Os batimentos que o lemos fala eu tb os tenho e ja me deixei de preocupar porque sei que veem em momentos de ansiedade ou mesmo quando estou tranquilo derrepente pumba la vem uma mas já os ignorei !!

Já agora alguem conhece bupopriom é um medicamento que ajuda a deixar de fumar mas pelo que tenho lido é um anti depressivo diferente do que eu tomo ( cipralex ) mas gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar pk os efeitos secundar sao bemmmmm menores !!!

niks

Mensagens : 919
Reputação : 17
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por zeta Sex Dez 16 2011, 11:20

Lemos -nuno

Essa cena de entre o casal só um ser apoiado deve ser terrivel...felizmente comigo não acontece, embora o meu marido não dê grande importancia ás minhas dores de cabeça e vertigens, mas não as ignora.
A tua namorada pode ter intenção de minimizar essas "más disposições "que sentes para que tu tb as minimizes. Já pensaste que se ela te apoiasse e dissesse" tens que ir ao médico ver isso novamente" iria aumentar a tua ansiedade e as palpitaões aumentariam em simultâneo?
O meu marido tb ri por eu participar neste fórum, mas eu não lhe dou importância. E é o k deves fazer, tentar falar com pessoas que te entendem, que passam por cenas parecidas, mas nunca dês demasiada importancia a esses sintomas, porque já te foi dito que são devido á tua ansiedade.E pensar, como eu faço sempre "isto vai passar, tudo passa!"

Niks,

Não conheço esse medicamento.

zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty ...

Mensagem por niks Sex Dez 16 2011, 13:00

erro de escrita...bupropiom assim está correcto

niks

Mensagens : 919
Reputação : 17
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por lemos-nuno Sex Dez 16 2011, 18:37

zeta eu até compreendo que ela de certo modo nao diga nada, seja a forma de reagir dela etc... Mas ouvir como me ainda disse hoje que sabe bem qual é o meu mal e fez sinal para a cabeça e dizer eu sei muito bem porque o meu pai tambem anda mal.... Mas sabe dizer que mal esteve ela porque foi operada, mas o pai dela tem realmente uma depressao tu chegas la ele está horas infinitas a olhar para o chao nao fala para ninguem agora eu nunca fui assim e mesmo ás vezes ter aqueles tais dias terriveis posso andar um pouco mais frustado mas faço tudo e nao deixo de falar para ninguém... E deves imaginar o que custa ouvir isso supostamente da pessoa que amamos..
Como deves imaginar eu tenho 27a ás vezes já me sinto inferiorizado em jantares de amigos etc onde as pessoas dizem nao podes comer estas coisas porque? nao pods beber alcool porque? nao podes tomar café pq? depois dizem na brincadeira que tenho a mania das doenças... E por vezes a minha namorada ajuda á festa.. Como tu bem sabes só realmente nós a que sabemos aquilo que sentimos e ás vezes para nao responder torto a certas pessoas proximas amigos ingoro mas fico ruido por dentro entendes... As pessoas com quem desabafo foi pessoas normalmente virtuais ou a minha irmã e é isso que apesar de com a minha namorada nao dar a melhor ajuda ainda me critica com quem o faço entendes é complicado gerir isto... Como disseste quando sentes isso falas com a tua amiga que sente o mesmo que tu e as coisas ainda passam melhor... Eu quantas vezes como conduzo muito ja tive dezenas de crises a conduzir, inclusive a tal vez que tive uma tontura enorme, e claro ficamos assustados e naquele momento queremos falar com alguém... E quantas vezes ligo para a minha irmã nesses momentos ela fala um pouco comigo eu acalmo entretanto pergunta se quero ir ao medico para ele me ver etc isto porque ela trabalha numa USF, e acabo por acalmar... Enfim mas nao me posso queixar de uma coisa que nós escolhemos para nós... Quando estamos juntos à tao pouco tempo e já ameaçou ir para casa dos país dezenas de vezes... Enfim olha vou-me aguentando da forma que possa e pelo menos encontro aqui pessoal porreiro que lá no fundo nos compreende porque para a minha namorada somos todos loucos..

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por zeta Sáb Dez 17 2011, 09:50

lemos-nuno

È como dizes, doença psicologcas são doenças que as pessoas menosprezam e ainda criticam como mimalhices, mas é pena que não sejam elas a sentir estas porcarias...
Realmente a tua namorada não está a agir bem ,pelo contrário e se vês que te prejudica, acho que deves repensar nessa relação, mas só tu sabes realmente o que sentes, mas comigo esse tipo de pessoa ao meu lado estaria a destruir-me...
Ès muito jovem, tens toda uma vida pela frente e deixa passar ,mas reage quando tens de reagir..
Boa Sorte ,bom fim de semana
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por bichobrabo Sáb Dez 17 2011, 10:04

Longe de querer mandar bitaites sobre a relação dos outros, até porque cada um sabe de si, mas quando alguém manda demasiado na relação, amarguras poderão vir.

Se te sentes desconfortável com o que é dito, tens de te pronunciar. Mas quando alguém começa a dominar demais e tem uma personalidade dominadora, está-se feito ao bife.
Eu não digo que seja o teu caso, melhor do que terceiros tu é que sabes bem.

As melhoras lemos Smile
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por lemos-nuno Sáb Dez 17 2011, 17:19

Zeta e bichobrabo agradeço de certa forma o vosso comentario, e estão a vontade para falar o que pensam porque se expos aqui a situaçao desconfortavel com que convivo é para vocês opinar...
À cerca de 1ano tivemos a maior separaçao de sempre os 2... estivemos mais de meio ano separados, e por realmente ter chegado a uma roptura total... A verdade é que nessa fase mesmo sem desporto emagreci muito devido ao meu sistema nervoso, nao dormia tinha montes de problemas.... O meu problema principal e nao tenho vergonha de admitir sempre me apeguei muito ás pessoas entao separaçoes custam-me sempre muito... E embora eu tenha plena consciência que talvez esta relaçao me esteja a fazer mais mal a longo prazo do que estarmos separados... A questão é que por mim andavamos sempre bem detesto chatices, e acreditem ou não este meu problema de saude aprendeu-me a dar valor à vida, tanto para mim como mesmo na relaçao dos meus pais dou sempre estes conselhos para que andarmos ás cabeçadas se a vida é tao curta e devemos gozá.la ao maximo... Na minha relacçao eu gosto mt dela mas existem nao digo diariamente mas mts vezes na semana atritos desnecessarios, e alem disso apoio sinto zero, e quando temos uma pequena chatice que seja de parte dela poe logo tudo em jogo a relacçao sair de casa etc.... o que para mim nao faz sentido quando alguem discute pah tem-se calma e conversa-se se nao for hoje amanhã mas nao se vai falar logo em estupidez para fazer estremecer a relacçao... E como eu gosto dela, e estando ao lado dela pelo menos o meu subconsciente diz-me que hoje até posso andar triste mas tento aguentar porque acho que ao separar-me dela vou interiorzar muito muito o problema e nao sei se aguento... Eu sei que sou novo e desde pequeno que sempre vi os meus pais de um exemplo que nao queria seguir.... E estou a caminhar realmente para aquilo que eles se tornaram... Eu gostava de ter força interior para baixar as armas e seguir a minha vida mas nao sei se consigo...
Obrigado do fundo do coraçao pela vossa ajuda Smile optimo fim de semana..

Queria fazer uma pergunta nao a voces mas a todos... a questao das extrassistoles andavam calminhas porque o maximo que fazia era caminhadas... agora á cerca de 2semanas começei a fazer nataçao mas nadar mesmo aquilo arrebenta comigo por um lado sinto-me mais calmo... Mas tenho um problema nos dias seguintes os batimentos irregulares são muito mas muito mais frequentes e com maior intensidade... Segundo sei é normal quem tem extrassistoles com alcool, drogas, desporto etc elas aumentarem... Mas eu queria tanto fazer desporto e por um lado como andavam bem até psicologicamente decidi perder medo e começar um desporto a serio... Agora que começei tenho dias terreveis após as idas á piscina... Acham isto normal?

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por Brick Sáb Dez 17 2011, 17:37

só agora apanhei este post, não tenho andado com vontade de ler ou responder apesar de andar melhor.

zeta, espero que melhores rapidamente, essas crises são lixadas! toma o que tens a tomar desde que te dê qualidade de vida Smile

Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por Brick Sáb Dez 17 2011, 17:44

lemos, quando me falam em exercício lembro-me do peso pesado. Não sei se acompanhas, mas repara na resistência que eles tinham no inicio do programa e a resistencia que têm agora. eles eram pessoas sedentárias que não saíam do sofá! eles agora correm meio mundo se for preciso. muitos deles têm o que nós temos e se fizermos como eles podemos ir longe.

Mas , cada caso é um caso... tenta começar mais lentamente

abraço e as melhoras!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por lemos-nuno Dom Dez 18 2011, 02:53

Brick escreveu:lemos, quando me falam em exercício lembro-me do peso pesado. Não sei se acompanhas, mas repara na resistência que eles tinham no inicio do programa e a resistencia que têm agora. eles eram pessoas sedentárias que não saíam do sofá! eles agora correm meio mundo se for preciso. muitos deles têm o que nós temos e se fizermos como eles podemos ir longe.

Mas , cada caso é um caso... tenta começar mais lentamente

abraço e as melhoras!

sim sem duvida mas tenho a certeza que nesse programa eles sao testados apesar do seu peso elevado antes devem ser algo de todo o tipo de exames.. eles sao levados à exaustão e tenho a certeza que se tivessem um ligeiro problema nao entrariam para o programa... A resistencia a mim nao me preocupa porque eu ja fiz muito desporto e sei que rapidamente a ganho... a questao era so mesmo o que exponha andava calminho das extrassistoles e de repente depois do exercicio tenho mts e fortes devido a adrenalina causada pelo desporto é o unico motivo que encontro

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Crise vertiginosa...outra vez... Empty Re: Crise vertiginosa...outra vez...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos