Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Compensação Emocional  EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Compensação Emocional  EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Compensação Emocional  EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Compensação Emocional  EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Compensação Emocional  EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Compensação Emocional  EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Compensação Emocional  EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Compensação Emocional  EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Compensação Emocional  EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Compensação Emocional  EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Compensação Emocional

+4
luscofusco
Harpa
FSL
heavenhell
8 participantes

Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Compensação Emocional

Mensagem por heavenhell Dom maio 11 2014, 23:12

Boa noite, 

Sempre tive imensos complexos corporais desde criança, talvez porque sempre sofri bullying acerca disso, começando pelos meus pais, passando pelos colegas de escola, amigos fora da escola, primos...Enfim parece que conseguiam detectar que eu era vitima de bullying num sitio então faziam igual. lol Actualmente não penso mt nisso, no entanto há algumas marcas que ficaram e nem sequer dou por ela, marcas subconscientes que estão na base da minha falta de auto-estima, falta de motivação e algumas incapacidades sociais. Já está tão entranhado em mim, que por vezes considero dificil distinguir se é algo normal ou algo que me prejudica. 

A minha historia depressiva está geralmente associada a surtos, ou seja basicamente há determinadas epocas em que fico altamente depressiva, geralmente nas férias em que nao tenho nada para fazer, no entanto volto a minha rotina escolar ou de trabalho e ultrapasso isso. Já tive vários surtos depressivos devido ao facto de me sentir mal com o meu aspecto, um enquanto adolescente. Sentia-me tao mal, que nem conseguia ligar a TV porque mal via uma actriz bonita começava logo a comparar-me, deitar-me abaixo e a chorar. lol Ha uns 3 anos engordei imenso durante o inverno, nem dei por ela, quando me apercebi, entrei literalmente em panico, comecei a ter ataques de choro e panico. Neste momento o assunto voltou a preocupar-me...Nunca fui magra, mas nos ultimos dois anos emagreci mais que o que é normal. Entretanto neste inverno voltei a engordar ou antes, voltei para aquele que é o meu peso normal. Fazendo as contas do IMC nem sequer estou na categoria de excesso de peso, estou dentro do peso normal mas perto do limite superior... De qualquer dos modos sinto-me pessima...Agora com o bom tempo comecei novamente a fazer exercicio (que não faço tao frequentemente no inverno por razões obvias), no entanto para mim é mt dificil fazer dietas alimentares. Não acredito em dietas parvas, no entanto, gostaria de cortar algumas coisas que sei que não só não me fazem falta como não me fazem bem (por exemplo a mania de, como estou sempre acordada até mais tarde geralmente no computador, petisco mais durante a noite bolachas e coisas do genero, do que durante o dia todo o que nao e nada bom porque não vou queimar o que consumo). Sei o que deveria cortar, mas é-me extremamente dificil por razões psicologicas: basicamente uso a comida como compensação emocional. Sempre que me sinto mal, deprimida, vou comer qualquer coisa para esquecer... Por vezes sinto-me tão miserável, sinto a minha vida e o meu quotidiano tao miserável que a unica satisfação que encontro e puder sentar-me a noite a ver uma serie, um documentário e comer algo que gosto... Neste momento sinto-me pessima a todos os niveis, a nivel emocional sinto um vazio gigante em termos de relações amorosas, relações de amizade, realização pessoal devido a projectos de vida...tudo vazio...E para acumular ainda mais sinto-me uma porcaria, para além de odiar o meu fisico odeio a maneira como sou cada vez mais. O antidepressivo ajuda-me a esconder a infelicidade que sinto, mas não a tira. 
Há aqui alguém que sente o mesmo? Que usa algo para compensar o vazio emocional que sente? 

É apenas um desabafo estava a sentir-me realmente mal e não quero que o esta minha panca ganhe as proporções que ganhou, queria conseguir relativizar, mas neste momento esta-me a pesar...Engraçado, parece que por vezes procuro preocupações para me manter ocupada. Se não me preocupo com algo, tenho que ir logo buscar outra coisa para me preocupar. Neutral

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por FSL Dom maio 11 2014, 23:28

O teu caso é muito mais banal do que possas pensar. Eu próprio tive uma looooooooooonga e penosa fase do patinho feio, que durou a minha adolescencia toda e só me passou completamente perto dos 30 anos.

E sem dúvida que essa baixa auto-estima é extremamente desgastante. Vai moendo aos poucos, fecha-nos num casulo mau do qual é difícil tirarem-nos.

Quando olho para trás vejo o quanto tempo desperdicei a preocupar-me com essas coisas.

Felizmente consegui ultrapassar isso tudo. Como ? Olha aceitando-me como sou e mimando-me muito: Exercício fisico, boas roupas, e a minha carinha laroca ajuda  Laughing 

Oh pá se até este gajo já teve os seus dias negros:  Laughing 

Compensação Emocional  U50P5029T2D465293F24DT20120507150827

De resto tens de encontrar a tua força interior e desvalorizar sentimentos que não valem a pena sustentar  Wink 
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por heavenhell Ter maio 13 2014, 13:35

Obrigado pela resposta.  Smile 

Isso é o George Clooney ou a vencedora do festival da eurovisão sem barba?  Shocked  lool 

No meu caso isto ocorre por fases. Há alturas em que nem penso nisto, não dou muita importância porque tenho outros problemas mais urgentes para resolver ou então estou ocupada com alguma coisa (estudos por ex), no entanto quando a minha vida começa a acalmar isto ressurge automaticamente. Na verdade nunca desaparece pois no meu quotidiano impede-me de fazer coisas que as pessoas "normais" fazem sem grandes hesitações. No entanto nestas fases é mesmo extremo e começa a ficar praticamente uma obesessão. 

Numa epoca da minha vida em que trabalhei, tinha mais dinheiro disponível e gastava uma porção considerável em tentar melhorar a maneira como me sentia, quer fisicamente quer atraves da maneira como penso em mim. Mas neste momento já não tenho essa possibilidade, por isso sempre que começo a procurar soluções para me sentir melhor, sei lá roupas, cremes, tratamentos, coisas de mulher lol, mal olho para o preço fico a sentir-me duplamente inferior. lol 
E depois com isto começo a sentir imensa raiva e ódio, porque olho à minha volta e parece que toda a gente é mais bonita que eu, ou tem mais possibilidades economicas ou tem mais amigos e uma melhor familia, uma melhor rede social de apoio que eu não tenho, ou uma personalidade divertida. Quando sinto raiva, acumulo acumulo até que expludo como um vulcão. Isto acaba por afectar os meus relacionamentos de forma dupla: primeiro porque devido aos meus complexos não consigo simplesmente aproximar-me das pessoas e evito contactos intimos; segundo porque com essas reacções hostil afasto as pessoas e já perdi imensas pessoas de quem gostava com isso, sem dar por ela daquilo que estava a perder. 

Parece que sou incapaz de ser feliz, sinto-me desconfortável ao exteriorizar sentimentos de felicidade...Parece que tenho que estar constantemente a sentir-me mal ou preocupada com alguma coisa, porque não sei ser de outra forma.... e talvez para me penalizar.  Neutral

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Harpa Ter maio 13 2014, 15:55

Heavenhell

O teu nick faz me lembrar aquela música de Tom Waits intitulada “Sins of my father” porque tem um verso que diz “the heart is heaven but the mind is hell”...

A verdade é que o teu corpo é o teu corpo e dificilmente acordarás com outro na vida. Pensa que há 7 billioes de habitantes no mundo... se nos fossemos a comparar com todos eles, e se só fossemos felizes quando saíssemos “vitoriosos” de cada uma destas comparações... enfim, já viste o que seria?

Outra coisa que é só tua e que dificilmente acordarás com outro na vida é o teu Nome e quem tu és. É certo que isso do aspecto físico não está directamente ao teu alcance, mas trabalhares a tua pessoa para seres alegre, generosa, conhecedora, benevolente, grata, verdadeira, amiga dos seus amigos... isso está. E isso não só melhora a tua rede social como tb aumenta as tuas possibilidades no campo profissional, mas mais do que isso tudo isso dá te imensa beleza tb. Quantas mulheres não vi já eu que se nota que gostam delas... o sorriso é forte, a pele bonita, o cabelo lustroso, o corpo em forma, e a presença é cheia de luz. É inegável, elas são bonitas. Bonitas fisicamente mesmo. E uma pessoa sente-se bonita só de estar perto delas.

Não penses mais nisso assim... pegando no verso inicial que te falei, puxa-te para o lado do coração. Esquece essa cabeça que se preocupa com tudo, manda as preocupações à m****. É o coração que nos enche e, se deixarmos, é ele que nos salva. É o que eu sinto pelo menos.

Harpa

Mensagens : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2014
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por luscofusco Qui maio 22 2014, 16:40

Olá heavenhell!

Aquilo que descreveste parece-me um caso de Dismorfofobia e também Binge Eating Disorder (síndrome de compulsão alimentar).

Compreendo o que sentes, pois já passei por isso na adolescência. Ao contrário do que tu possas pensar, existem mesmo muitas pessoas que partilham o que sentes (mesmo que não o demonstrem).

Primeiro, tens de ter noção de que as imagens que vês na televisão e nas revistas são 80% photoshop (ou edição de video) e 20% maquilhagem. Não é real. Não te compares a algo fictício.

Tu mesma podias ter essa aparência "falsa": se toda a tua roupa fosse feita por medida e escolhida por uma Consultora de Moda... se o teu cabelo fosse arranjado por um grande cabeleireiro... se fosses maquilhada por um profissional... se fosses fotografada com a luz certa... e depois tudo editado. Nem te reconhecerias.

Aceita-te tal e qual como és. Abraça os teus defeitos, pois tornam-te humana. Adora o que te faz diferente, pois é a tua personalidade.

Cada moda começa com uma pessoa que demonstra algo com confiança. Essa confiança inspira os outros a copiarem o exemplo. Não copies o exemplo dos outros, sê genuína e original.

Deixo-te dois videos que exemplificam o que eu disse: AQUI e AQUI.

luscofusco

Mensagens : 13
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por luscofusco Qui maio 22 2014, 16:42

E adiciono ainda: esquece os anti-depressivos. Não te ajudam em nada. Até fazem pior.

O que tu precisas é de uma mudança de mentalidade. A psicoterapia é muito boa para o teu caso.

luscofusco

Mensagens : 13
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Lunebleue Sex maio 30 2014, 19:46

heavenhell escreveu: Sei o que deveria cortar, mas é-me extremamente dificil por razões psicologicas: basicamente uso a comida como compensação emocional. Sempre que me sinto mal, deprimida, vou comer qualquer coisa para esquecer... Por vezes sinto-me tão miserável, sinto a minha vida e o meu quotidiano tao miserável que a unica satisfação que encontro e puder sentar-me a noite a ver uma serie, um documentário e comer algo que gosto... Neutral

Há um anti depressivo natural que é particularmente eficaz nos casos em que as pessoas sofrem de compulsão alimentar. Chama-se 5 HTP em podes encontrá-lo em qualquer loja de produtos naturais. Além disso, não interfere com nenhum medicamento.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Pedro_S Sex maio 30 2014, 19:59

Lunebleue escreveu:Chama-se 5 HTP em podes encontrá-lo em qualquer loja de produtos naturais. Além disso, não interfere com nenhum medicamento.

Interfere pois, tem de se ter atenção quando se está a tomar antidepressivos, pois interagem um com o outro.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Brick Sex maio 30 2014, 20:09

lá por ser natural não quer dizer que seja seguro...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Lunebleue Sex maio 30 2014, 20:51

Eu sei que por ser natural não significa que não tenha efeitos secundários, mas disseram-me na loja onde comprei que este produto não interferia com outros. Por acaso era para uma pessoa de família que entretanto não gostou de o tomar, por isso, hoje mesmo comecei a tomá-lo. Espero que não me faça mal.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Brick Sex maio 30 2014, 21:38

mas tomas mais alguma coisa?
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Lunebleue Sáb maio 31 2014, 09:57

Sim, tomo o Citalopran e a Mirtazapina. Hoje acordei um bocado estonteada, não sei se é por ser a primeira vez que tomo o 5 HTP ou se tudo junto é demais.


Última edição por Lunebleue em Sáb maio 31 2014, 15:43, editado 1 vez(es)

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Srhipocondria Sáb maio 31 2014, 15:08

Lunebleue escreveu:Sim, tomo o Citalopran e a Mirtazapina. Hoje acordei um bocado estonteada, não sei se é por ser a priveira vez que tomo o 5 HTP ou se tudo junto é demais.

Dois antidepressivos e 5htp não são uma combinação muito segura. Ainda te dá Síndrome serotoninogénico ou o caraças.
Srhipocondria
Srhipocondria

Mensagens : 122
Reputação : 16
Data de inscrição : 31/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Lunebleue Sáb maio 31 2014, 15:45

Decidi tomar só meio comprimido de Mirtazapina, porque quando o tempo está quente eu costumo dormir melhor, por isso, não me faz tanta falta e vou continuar a tomar o 5 HTP a ver no que dá.

Lunebleue

Mensagens : 41
Reputação : 9
Data de inscrição : 23/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compensação Emocional  Empty Re: Compensação Emocional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos