Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Crise existencial? EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Crise existencial? EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Crise existencial? EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Crise existencial? EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Crise existencial? EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Crise existencial? EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Crise existencial? EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Crise existencial? EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Crise existencial? EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Crise existencial? EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Crise existencial?

+2
cla
Shepard
6 participantes

Ir para baixo

Crise existencial? Empty Crise existencial?

Mensagem por Shepard Seg Jun 17 2013, 20:35

Boa tarde.

Me chamo Eduardo, tenho 24 anos e estou pela primeira vez abrindo minha situação a outras pessoas... Gostaria de ajuda, pois não sei mais a o que recorrer e não me sinto confortável para me abrir a meus pais e/ ou amigos e namorada.

Venho sofrendo uma angústia terrível a quase um ano, um peso imenso na alma, uma sensação de que não faço parte deste mundo... Não sei se é o fato de que estou há OITO anos estudando na mesma faculdade, fazendo o mesmo curso (sim, eu sei, empurrei demais com a barriga, mas já está no fim), se é por estar há CINCO anos trabalhando na mesma empresa e não ver mais futuro (e ainda ver um monte de coisas erradas/ indevidas acontecerem), se é por eu estar há SEIS anos com a mesma namorada e ela só ter "reduzido" minha vida social (posso contar nos dedos de uma mão a quantidade de amigos com quem me relaciono) ou por eu ser um perfeito lunático (quando criança, minhas professoras sempre avisaram minha mãe de que eu vivia mais no mundo da lua (pensando sozinho) do que no mundo real - o que virou motivo de piada). Pessoalmente, imagino que seja o resultado de TODAS estas situações... O grande problema é que já estou tão afundado que a única coisa que eu sinto vontade de fazer é fugir desta realidade... Então, quando tenho tempo livre, fico completamente imerso jogando no computador (atualmente estou jogando um jogo que me fez ficar ainda mais pra baixo, pois a história é tão bem escrita e o cenário tão rico que faz com que eu queira viver lá, naquele mundo, e não aqui - e não é nenhum jogo fantástico, ele é uma distopia do futuro da humanidade).

Sou jovem, saudável, me considero bonito e tenho muita força de vontade, mas nada está me adiantando, continuo sendo tragado para esse poço de depressão e angústia... Por exemplo agora, estou aqui contando os minutos para ir embora, fazer minha aula de natação e depois me colar no PC para jogar, não consigo mais nem suportar ouvir a voz dos meus colegas. Já decidi que neste segundo semestre de 2013 vou começar a estudar o que eu realmente quero (design - adoro desenhar, criar, inventar), mas quando eu paro para pensar, olho para trás e vejo todos os anos que joguei no lixo estudando algo que nunca quis, me afastando de meus [poucos] amigos, deixando de fazer tanta coisa...

Enfim, vou deixar me desabafo aqui, às vezes é bom abrir a válvula de escape não é? Na verdade eu até sei o que eu preciso fazer para mudar minha situação, mas não é fácil...

Shepard

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013
Idade : 35
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por cla Ter Jun 18 2013, 10:51

[quote=mas quando eu paro para pensar, olho para trás e vejo todos os anos que joguei no lixo estudando algo que nunca quis, me afastando de meus [poucos] amigos, deixando de fazer tanta coisa...][/quote]

Olhe, nunca é tarde. Estou a passar por uma situação semelhante, e por isso compreendo razoavelmente o que sente.

Em minha opinião, Eduardo, deve mesmo seguir aquilo que sente, estudar o que realmente gosta. Quando pensar que é tarde, lembre-se de que só temos uma vida, e é esta que devemos usar para fazer o que realmente gostamos. Se é cedo para morrer, então não é tarde para viver... Siga o seu sonho. Isso dar-lhe-à a motivação de que necessita. Assim viverá a sua verdadeira vida, em vez de viver vidas virtuais.

Descobri em Abril passado o que quero realmente fazer, que tenho coragem para tal, e hei-de tentar tudo o que me for possível. Não importa o que os outros pensem, por eu ter nascido em 1986. Mais vale tarde do que nunca.

cla

Mensagens : 24
Reputação : 10
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity Ter Jun 18 2013, 12:04

É giro, eu julgava ser a única, com pensamentos, atitudes...mas um dia, que estava mais em baixo por sinal, resolvi procurar na net...sentimentos de vazio, depressão etc e vi este fórum...realmente fico mais feliz por "não ser a única"...desde aí, registei-me e andei a vasculhar...e realmente Eduardo acho que o melhor é sermos aquilo que somos e seguir o que queremos, desabafar e ouvir conselhos dos outros é deveras importante...mas escutar sempre o nosso coração, essa é a prioridade! Eu tinha medo de estar sozinha comigo mesma...acabei por parar a este fórum e agora anseio por estar mais vezes sozinha para o devorar!! Agradeço a todos!
Smile
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por AlexCupertino Qua Jun 19 2013, 00:39

Eduardo, crises existenciais existem e são mais comuns do que imaginamos. Eu tive uma quando me formei...

Sobre fazer o que gosta, isso é fundamental, não importa qual seja sua idade e não há tempo perdido, apenas experiências vividas. Eu já mudei de trabalho várias vezes e não vejo problema em mudar novamente. Mudar faz parte da vida.

Estamos aqui pra ajudar!

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por isaferreira Qua Jun 19 2013, 13:01

Olá Eduardo, estás com uma depressão, e pões tudo em questão, ainda bem que estás a acabar a faculdade, acerca do trabalho tens de pensar que um emprego hoje em dia é um bem precioso, mas não é a nossa vida, a nossa vida fazêmo-la lá fora, estares sempre a pensar no pc é muito mau, isso vicia e além disso faz com que isoles mais, falaste na tua namorada, o tempo não tem nada a ver, o que é importante é se queres ficar com ela e se te sentes bem com ela, mas acima de tudo tens de te sentir bem contigo próprio primeiro. Tentar fugir desta realidade só te faz mal é a ti, pois ela existe e é nela que tens de viver, por isso tenta viver o melhor possível sem fugires de ti mesmo "da realidade". Pensa nisto e força.
isaferreira
isaferreira

Mensagens : 247
Reputação : 16
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por Shepard Qui Jun 20 2013, 20:40

Oi pessoal, obrigado pelas palavras, sinto que este tipo de apoio me faz bastante falta.

Continuo com o peso no estômago e com a respiração por vezes bastante pesada, mas ao menos já estou um pouco mais bem-humorado... Acho até engraçado pois eu até tento dar risadas e me divertir com meus colegas aqui no trabalho, mas depois do momento de risada já cai meu astral de novo. Tenho medo de acabar entrando em uma depressão mais profunda e precisar de apoio profissional...

Shepard

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013
Idade : 35
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity Sex Jun 21 2013, 09:37

é isso Eduardo...qd a tristeza te invade, contraria...ri-te! Nem que seja de ti próprio entendes?!
há grupos que te ajudam nesse sentido, fazem passeios, falam das experiências de cada um, convivem etc...eu estou num desses grupos e desde aí que tudo tem vindo a melhorar! Une-te com pessoas que sofrem e passam o mesmo que tu (ou até pior) há pessoas até que já nem tomam medicamentos!!! é fabuloso o que um grupo faz!!!
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por isaferreira Sex Jun 21 2013, 12:37

Olá Eduardo, isso de dares risadas no trabalho, já é bom para preencheres o teu vazio, mesmo que depois fiques na mesma, é uma espécie de prática, agora, como te disse também tens a tua vida fora do trabalho, que ainda é a mais importante, pois tens que viver contigo mesmo, não sei se o que a Paty diz em relação a juntares-te com pessoas que sofram como tu será muito boa ideia, só em caso de terapia, porque senão para além dos teus problemas, ainda tens de "levar" com os problemas dos outros. Eu já fiz uma terapia em grupo e foi horrível, ouvia com cada uma que quando chegava à minha vez de falar, dizia que estava tudo bem só para sair dali, tudo isso depende..., tenta é estar com gente alegre e não te "envies" no pc, faz coisas saudáveis, como desporto, passear, etc., realmente é melhor veres um profissional de saúde, antes que fiques pior. Vais ficar bem, vais ver!!! Um abraço!
isaferreira
isaferreira

Mensagens : 247
Reputação : 16
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity Sex Jun 21 2013, 14:40

Entendo isaferreira, para mim foi muito bom o estar num grupo porque ao contrario do que disses-te o meu grupo funciona de outra forma, para mim foi maravilhoso sair do meu "casulo" ali animam, falas se quiseres, passeamos etc...o falar, podes sempre falar ou não, no gripo ou em particular, mas somos todos diferentes, cada um é que sabe o que fazer para ultrapassar estes obstáculos...
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por zeta Sáb Jun 22 2013, 09:07

Sai de casa e abre te ao mundo.
È muito fácil ,em qualquer lado podes comunicar com outras pessoas e algumas dessas pessoas ficarão tuas conhecidas e talvez amigas, mas para isso tens de te abrir e deixar ir.
Também acho que tens baixa auto estima, está na hora de mudar o que não gostas em ti, tem coragem e dá a volta e verás que a vida não é assim tão má, nem as pessoas são todas tão dificieis de alcançar.
Boa sorte
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crise existencial? Empty Re: Crise existencial?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos