Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Sem saber o que fazer... EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Sem saber o que fazer... EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Sem saber o que fazer... EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Sem saber o que fazer... EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Sem saber o que fazer... EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Sem saber o que fazer... EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Sem saber o que fazer... EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Sem saber o que fazer... EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Sem saber o que fazer... EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Sem saber o que fazer... EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Sem saber o que fazer...

4 participantes

Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Sem saber o que fazer...

Mensagem por cljorge Sáb Jul 26 2014, 22:16

Boa noite, não sei bem se estou com alguma depressão ou algo do género mas sei que estou numa altura da minha vida em que parece que está tudo errado, principalmente a minha vida familiar... Devia estar mais feliz do que nunca mas não é assim. Sinto-me triste, oprimida, irrito-me com qualquer coisa... O pior disto tudo é que parece que o mundo está a desabar, o meu marido diz que se quer separar, que já não aguenta mais. Eu neste momento encontro-me desempregada, passo o dia todo em casa, a cuidar da casa, da filha, do marido e do meu enteado. Este por sinal não ajuda nada, quando esta sozinho comigo porta-se de uma maneira, quando o pai esta em casa, faz-se de santinho e trata-me bem, a mim e à irmã. O meu marido é muito ciumento, como eu costumo dizer até da própria sombra tem ciúmes. Não saiu de casa sem ele, nem às compras vou sozinha...Até para ir buscar a nossa filhota à escola, ele vai comigo. Não lhe dou motivos para isso mas parece que ele os inventa. Estou desesperada, não aguento mais viver assim mas se sair da nossa casa, não tenho nada, nem dinheiro, porque é ele quem toma conta de tudo...preciso de ajuda. obrigada

cljorge

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por cljorge Dom Jul 27 2014, 07:49

Alguém me pode ajudar? acham que devo ir ao médico? não sei o que hei-de fazer...preciso de ajuda...

cljorge

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por Pedro_S Dom Jul 27 2014, 09:11

Vejo que há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, o que é comum na depressão, mas para perceber se estamos mesmo perante uma veja se se identifica com alguns dos sintomas abaixo indicados:

•Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
• Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
• Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
• Desinteresse, falta de motivação e apatia
• Falta de vontade e indecisão
• Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
•Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
•A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
• Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
• Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
• Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
• Perda ou aumento do apetite e do peso
• Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
•Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Pode sempre ir ao médico, nem que seja para pedir um check up geral e aproveita para explicar o que sente no campo psicológico. Um psicoterapeuta também não lhe fazia mal nenhum, pelo contrário ia ajudar imenso nesta fase mais complicada.

A questão familiar é mais difícil, fala que "devia estar mais feliz do que nunca", mas não vejo ai nada que motive isso. O seu marido quer se divorciar, mas por outro lado é ciumento, o que mostra que ainda gosta de si. Temos de ir por partes, primeiro tentar de alguma forma arranjar um emprego, nem que seja em part time, pois não só vai ficar ocupada e pensar menos nos problemas, como vai ter alguma independência financeira. Procure outras alternativas também caso as coisas se compliquem, como ir viver junto de um familiar seu, amiga, pelo menos até arranjar um trabalho. Acima de tudo não se esqueça que tem uma filha e que ela pode também sair prejudicada no meio disto tudo.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por cljorge Dom Jul 27 2014, 12:18

muito obrigada pela resposta, identifico-me com muitos desses sintomas, diria até com quase todos. o meu marido fala em eu arranjar um trabalho mas fala só por falar, diz que eu tenho tudo. E eu não me sinto com força e não o consigo enfrentar. Eu acho que o problema dele é que é mais velho do que eu 12 anos. Eu afastei-me de todos os meus amigos e familiares para ficar com ele, as únicas pessoas com quem me dou são os meus pais. o meu marido quando está bem comigo é muito carinhoso com a nossa filha mas quando está chateado comigo, também não liga a nossa filha. Ele vive obcecado com o filho do primeiro casamento e o miúdo sabe disso e como tal aproveita-se disso. Eu não posso dizer nada em relação ao filho, à ex mulher e à ex sogra. Fica sempre amuado. Eu estou sempre mal.

cljorge

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por Pedro_S Dom Jul 27 2014, 13:50

Fez mal ter se isolado de tudo e todos. Vá lentamente reaproximando da família e dos amigos com que ainda tenha algum contacto, se não faça amigos novos. Quando o seu marido estiver de bom humor fale-lhe ao coração, contando tudo isso que pensa e como está em sofrimento, ele se gostar de si vai compreender e apoiar. Se pelo contrário se tornar ainda mais hostil está visto que tem de passar também a se preocupar mais consigo e menos com ele e talvez até dar um rumo de 180 graus à sua vida.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por mrbombas Seg Jul 28 2014, 10:01

mais um caso de obsessão de parte de um cônjuge ...

ele sendo ciumento, claro que não quer que saias de casa para ir trabalhar, mas dessa forma estás raptada na tua casa, ele deve ter-se separado por causa de infidelidade e daí os ciúmes e desconfiança.

quem precisa de acompanhamento é ele, ele sim tem uma falha psicológica.

tu estás apenas a sentir aquilo que realmente é a tua vida, por isso não vai adiantar medicamentos nem terapia, pois a mudança na vida será sempre o ponto chave...

se ele é assim tão controlador, tens que aproveitar e inverter os papéis... isto claro se ele não for violento...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por Atlantico Seg Ago 04 2014, 01:33

Cara cljorge

Em primreiro lugar qual é o nível de comunicação entre ti e o teu marido?
Sem comunicação não há nada.

Depois parece-me obvio q ou vocês se sentam para conversar sobre os vossos problemas (lá está a tal comunicação) ou vão precisar de terapia de casal quando antes, para, entre outras coisas trabalhar a insegurança do teu marido que me parece enorme.

Dizes q ele é carinhoso qdo está bem contigo e isso é uma esperança, uma luz no fundo do tunel...

Faz uma busca em oficina de psicologia e tratem de fazer terapia..




Atlantico

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sem saber o que fazer... Empty Re: Sem saber o que fazer...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos