Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Depressão-partilha EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Depressão-partilha EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Depressão-partilha EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Depressão-partilha EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Depressão-partilha EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Depressão-partilha EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Depressão-partilha EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Depressão-partilha EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Depressão-partilha EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Depressão-partilha EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Depressão-partilha

+3
Vitor
Brick
Ana1980
7 participantes

Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Depressão-partilha

Mensagem por Ana1980 Qua Jun 25 2014, 00:33

Boa noite a todos!
Hoje conheci este forum e resolvi partilhar um pouco do que tenho vivido estes últimos anos. Desde os 19 que me diagnosticaram depressão. Já se passaram 15 anos e já tomei de tudo um pouco, tenho tido acompanhamento psicológico e psiquiátrico desde então, mas nunca consegui retomar as rédeas da minha vida. Depressão, ansiedade, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, já me foram diagnosticados e após um tratamento de 6 meses consegui resolver em parte o transtorno, pelo menos adaptar-me e a viver melhor com o problema. No entanto, nunca deixei de me sentir deprimida, triste, isolada, passando dias fechada em casa. Já tive dias melhores mas no geral nunca consegui vencer a depressão e a ansiedade que me tem afectado na procura e manutenção de um emprego e na conclusão dos estudos. Estou medicada desde os 19 e ao fim de tantos anos vejo que a medicação apenas faz uma ínfima parte em todo o processo.  Mas o restante, ter alegria de viver e de lutar isso não sei onde ir buscar. Há momentos em que a tenho, outros em q vou completamente a baixo e as perco, desisto e isolo-me no meu pequeno mundo. Tudo o q descrevi é muito vago tendo em conta o que vivi nestes últimos anos mas para já não consigo abrir-me muito mais. Gostaria que partilhassem cmg algo que vos tenha ajudado a ultrapassar a depressão, estratégias que usam e que funcionaram convosco.
Obrigada por me escutarem!
Tenham uma boa noite!

Ana1980

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por Brick Qua Jun 25 2014, 10:34

Olá!

PAra além da medicação, o que tens feito para ultrapassar a depressão?
Não é algo fácil de ultrapassar, mas é possível, não se pode estar, como dizes, À espera que a medicação faça alguma coisa...
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por Vitor Qua Jun 25 2014, 12:14

Ana1980 escreveu:Boa noite a todos!
Hoje conheci este forum e resolvi partilhar um pouco do que tenho vivido estes últimos anos. Desde os 19 que me diagnosticaram depressão. Já se passaram 15 anos e já tomei de tudo um pouco, tenho tido acompanhamento psicológico e psiquiátrico desde então, mas nunca consegui retomar as rédeas da minha vida. Depressão, ansiedade, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, já me foram diagnosticados e após um tratamento de 6 meses consegui resolver em parte o transtorno, pelo menos adaptar-me e a viver melhor com o problema. No entanto, nunca deixei de me sentir deprimida, triste, isolada, passando dias fechada em casa. Já tive dias melhores mas no geral nunca consegui vencer a depressão e a ansiedade que me tem afectado na procura e manutenção de um emprego e na conclusão dos estudos. Estou medicada desde os 19 e ao fim de tantos anos vejo que a medicação apenas faz uma ínfima parte em todo o processo.  Mas o restante, ter alegria de viver e de lutar isso não sei onde ir buscar. Há momentos em que a tenho, outros em q vou completamente a baixo e as perco, desisto e isolo-me no meu pequeno mundo. Tudo o q descrevi é muito vago tendo em conta o que vivi nestes últimos anos mas para já não consigo abrir-me muito mais. Gostaria que partilhassem cmg algo que vos tenha ajudado a ultrapassar a depressão, estratégias que usam e que funcionaram convosco.
Obrigada por me escutarem!
Tenham uma boa noite!

Olá Ana1980!
Bem vinda a este fórum!
É muito tempo medicada e nesse estado depressivo. Vamos dar a volta à situação? Os medicamentos já tiveram a sua oportunidade, agora é a tua vez Smile
A partir de hoje eu e outros iremos ajudar-te a dar a volta. Mas um ponto importante é teres consciência que a grande fatia do trabalho vai ser teu, está bem?
A MUDANÇA É POSSÍVEL

Até já. Eu não demoro a voltar.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por santossandra Qua Jun 25 2014, 14:11

É preciso muita força de vontade para que se possa eliminar uma depressão. Há que ter noção de que a medicação é apenas um empurrãozinho inicial, para te ajudar a seguir o resto do caminho.
Não vale a pena estar à espera que a medicação é realmente milagrosa e que faz o trabalho por nós.

O que me ajudou na depressão, foram sem dúvida os amigos. Eu por mim estava sempre fechada em casa, não queria sair. A partir de um momento, foi uma luta contra mim própria...
Comecei a querer sair e até que senti o gosto do divertimento.

Desde então fui sempre fazendo amigos novos, distrair-me em sítios diferentes e acabava ao fim do dia super relaxada e com vontade de acordar no dia seguinte.

Outra coisa que me ajudou muito também, foi a interacção com os animais e a natureza. Os cães, são animais extremamente fortes e com um gosto pela vida fantástico. Ensinaram-me muita coisa, principalmente a nunca desistir.

Todas estas pequenas coisinhas, são um degrau novo para a vitória contra a depressão! Tens que descobrir aquilo que mais gostas de fazer e ir nessa direcção.
santossandra
santossandra

Mensagens : 103
Reputação : 9
Data de inscrição : 06/02/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por HugoSousa Ter Jul 15 2014, 08:26

Ana1980 escreveu:Já se passaram 15 anos e já tomei de tudo um pouco, tenho tido acompanhamento psicológico e psiquiátrico desde então, mas nunca consegui retomar as rédeas da minha vida.

É muito tempo, e saber que há imensos casos assim que as pessoas parecem entregues a si próprias...
É como o Vitor diz, é muito tempo entregue (perdido) com os medicamentos.

Experimenta pensar que os medicamentos por si só não te resolvem nada, que a utilidade deles são apenas criar-te pequenos patamares de estabilidade para seres tu a resolver cada coisa aos poucos. Se nesse patamar não aproveitares a medicação vai perder o seu efeito e depois tens de a acertar e andas nisso a perder anos de vida (sei por experiência).
Mas se tiveres a consciência que é possível (tal como acima te disseram) podes aos poucos sair disso Wink mas depende muito de ti


Ana1980 escreveu:Mas o restante, ter alegria de viver e de lutar isso não sei onde ir buscar. Há momentos em que a tenho, outros em q vou completamente a baixo e as perco, desisto e isolo-me no meu pequeno mundo. Tudo o q descrevi é muito vago tendo em conta o que vivi nestes últimos anos mas para já não consigo abrir-me muito mais.

Isto foi um passo importante, esta tua procura releva iniciativa para mudar, para perceberes o que se passa em vez de ires deixando arrastar (afundar). Enquanto não conseguires falar ou abrir vai escrevendo, ou para nós aqui ou para ti, mas força-te a estruturar o teu pensar.


Ana1980 escreveu:Gostaria que partilhassem cmg algo que vos tenha ajudado a ultrapassar a depressão, estratégias que usam e que funcionaram convosco.

Passeia aqui pelo fórum, vais encontrar casos de sucesso, daqueles que te dão a ideia que é mesmo possível

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por sereia_encantada Ter Jul 15 2014, 17:10

Olá Ana,

Eu também sou nova no fórum. Descobri-o infelizmente só agora.
Creio que percebo um bocadinho do que estás a passar, pois desde os 19 anos que faço medicação. Tenho 44 anos! Costumo dizer que já experimentei de tudo o que é antidepressivo.
Tenho tido diagnóstico de distimia, ciclotimia, mas recentemente fui diagnosticada com transtorno bipolar. É muito complicado saber que se tem uma doença que não tem cura. Porém, tento pensar no seguinte: ainda bem que existem medicamentos para controlar e debelar a doença. Ainda bem que a ciência e medicina evoluíram. Outrora, não havia nada em termos medicamentosos.
Existe uma associação que talvez te possa ajudar: a ADEB - Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares.
O site é o seguinte: http://www.adeb.pt/

Eu encontro-me numa fase em que estou bastante em baixo, pois como a medicação me põe muito zombie - sendo que não consigo fazer nada - , mais frustrada fico ainda.
Até escrever este e-mail me está custar um pouco. Parece que faço tudo "au ralenti".
Que mais te posso aconselhar?
Se tiveres apoio familiar (algo que eu não tenho), aproveita ao máximo.
Ajuda bastante e é um pilar fortíssimo.
Se precisares de algo, dispõe.
As melhoras.
Maria

sereia_encantada

Mensagens : 65
Reputação : 5
Data de inscrição : 13/07/2014
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Escrita terapêutica

Mensagem por sereia_encantada Ter Jul 15 2014, 17:16

Olá Ana,

Li agora os conselhos/ dicas da Sandra santos: são excelentes, nomeadamente no que concerne os animais.
Comigo há outra coisa que funciona e que considero terapêutico: escrever.
Mas isso depende da pessoa em questão.
O ter amigos é fundamental. Se os tens, aproveita essa fantástica janelinha :-)
As melhoras.

sereia_encantada

Mensagens : 65
Reputação : 5
Data de inscrição : 13/07/2014
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por moliv Qua Ago 06 2014, 10:29

Olá Ana.

Eu própria identifico-me com parte da tua história, a parte de apesar da evolução, te sentires isolada.

As vezes também fico assim - e aí, forço-me a ir caminhar. Phones nos ouvidos e caminhar rápido, sem parar, como se o teu objetivo fosse ir do ponto A ao ponto B. Apanhar ar fresco. Livrares-te do ar saturado que as habitações têm, e ires lá para fora! Ver o mundo, as pessoas que vivem perto de ti, caras conhecidas ou não. Não importa quem vês, com quem falas, basta tere iniciativa de IR, SAIR!

Uma coisa que me ajuda muito com a ansiedade e distúrbios do sono é a meditação. A prática diária. Antes de ires para a cama, ouvires uma música calma ou uma boa meditação guiada.

Yoga também ajuda, apesar de não apreciar muito tento forcar-me a fazê-lo uma vez por semana, em casa.

Também tenho um livrinho onde escrevo o que sinto, e tenho actividades ligadas À escrita, faz-me sentir que posso dizer tudo sem ser julgada pelo livrinho de papel, entendes?

Outros conselhos dados acima são todos óptimos, ter animais de estimação, sair com amigos mais próximos, arranjar um psicólogo que seja bom para ti e entenda o teu problema.

Espero que fiques bem melhor e daqui a uns tempos possas dar novidades bem positivas ao pessoal do forum!

moliv

Mensagens : 4
Reputação : 3
Data de inscrição : 06/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão-partilha Empty Re: Depressão-partilha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos