Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Depressão por doença prolongada EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Depressão por doença prolongada EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Depressão por doença prolongada EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Depressão por doença prolongada EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Depressão por doença prolongada EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Depressão por doença prolongada EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Depressão por doença prolongada EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Depressão por doença prolongada EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Depressão por doença prolongada EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Depressão por doença prolongada EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Depressão por doença prolongada

2 participantes

Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Depressão por doença prolongada

Mensagem por MTG Seg Jun 17 2013, 13:04

Olá a todos.

Preciso de ouvir a opinião de alguns de vós acerca da situação em que me encontro.

Tenho doença prolongada (há 8 anos) que se manifesta a nível essencialmente gástrico. Nada me foi diagnosticado e por isso não posso dizer que há uma doença do "sistema" gástrico, mas durante todos estes anos tem-se manifestado através de crises muito frequentes de náuseas e vómitos. Todas as análises e exames que fiz até 2010 (incluindo endoscopias, tac's e ecografias) tiveram resultado normal e não identificaram nenhum tipo de patologia. Desde então não fiz mais exames.


Durante todo este tempo tenho quase a certeza absoluta de que sofro também de depressão. Sobre o meu parágrafo anterior e essa "condição" há muito mais que poderia dizer mas não quero abusar do vosso tempo e na verdade decidi escrever mais por outro motivo.

Ora, estou convencido que tenho algum tipo de depressão, provavelmente até anterior a ter começado a sofrer "do estômago" mas tenho conseguido manter essa mesma depressão controlada durante todos estes anos com recurso a "remédios" naturais, que comigo sempre funcionaram muito bem e que pelo menos em termos emocionais me têm permitido viver com uma boa qualidade de vida.

Agora infelizmente à minha condição anterior, já por mim assumida como crónica, veio-se juntar há cerca de 2 semanas algo mais. Além da situação das náuseas comecei a sentir muito desconforto a nível do estômago, depois dos intestinos e também dos pulmões. Digamos que tudo o que está abaixo do pescoço e acima da cintura, dói-me frequentemente. Não é uma dôr aguda do tipo insoportável como cólicas, mas incomoda muito, é quase como uma mistura de ardor e sensação de feridas ou cortes.

Então, saltando um pouco a parte de que já fui a um gastroenterologista na semana passada e que o que ele me receitou para já, não está a resultar, vou directo ao assunto e o motivo pelo qual aqui estou a escrever é que os remédios naturais de que falei, com os quais tinha a depressão muito bem controlada, agora a sua toma agrava-me estas dores que referi. E, ao deixar de tomar, estou claramente a sentir uma depressão muito aborrecida a instalar-se, o que obviamente me preocupa.

Sei que tal se deve a uma interrupção na "medicação" pois já em variadas fases, nos últimos anos, a interrompi (sem motivo, apenas para ver o que acontecia) e esta sensação de depressão efectivamente instalava-se sempre que a interrompia. A fase do dia em que se nota mais é ao acordar, porque os sonhos são de tal maneira intensos, cansativos e desagradáveis que acabo por acordar cansado, triste, preocupado, bastante ansioso e sem vontade de me levantar. Neste momento estou a tomar doses baixas dos remédios que uso para aliviar a depressão e consigo em parte evitar isto dos sonhos "cansativos", mas não é o suficiente para me conseguir sentir bem.

Também é importante referir que me sinto a cair nesta depressão muito pelo meu estado de saúde geral, mais precisamente pelo facto de já sofrer dos tais sintomas crónicos de naúsea e vómitos e, além disso, agora ver mais sintomas bastante desagradáveis a juntarem-se aos já existentes. Isto preocupa-me, essa preocupação dá-me ansiedade e essa ansiedade juntamente com a drástica redução na medicação estão deprimir-me "a olhos vistos".

Vocês acham que os sintomas que refiro em todo o tronco podem ser eles próprios sintomas de depressão?


Ou que, por outro lado, não tendo nada a ver com a depressão, eles estão a agravá-la?

É uma situação complicada, já passei por muitas e sempre resisti, espero resistir a esta também. No fundo penso que posso dizer que se de hoje para amanhã deixasse de sentir todo este incómodo e dores tudo passaria a ser um não-problema pois a qualidade de vida com que vivia até há pouco tempo não era a melhor mas já estava de certa forma habituado a ela. Se além do que já tinha agora isto que sinto também for crónico e daqui para a frente me sentir sempre assim não há forma de evitar que a depressão se instale.

Por isso certamente que me vão dizer que quanto mais depressa procurar a ajuda de um psicólogo, melhor. Verdade?
Não dei mais pormenores pois como podem ver já foi um texto grande, mas qualquer coisa que queiram saber por cá estarei para responder.

Obrigado pelo vosso tempo.

MTG

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Brick Seg Jun 17 2013, 13:09

Também é importante referir que me sinto a cair nesta depressão muito pelo meu estado de saúde geral, mais precisamente pelo facto de já sofrer dos tais sintomas crónicos de naúsea e vómitos 


Olá!

Acho que já respondeste à tua questão.
Já fizeste alguma análise à H. pylori?
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por MTG Seg Jun 17 2013, 13:26

Olá Brick.

Obrigado Wink

Já fiz essa análise há uns anos, algures entre 2008 e 2009. Deu negativo ficando descartada essa hipótese, tal como tantas outras que foram estudadas.

Na parte em que tu me citas efectivamente respondi à minha questão e estou quase certe de que já há muito tempo que tenho uma depressão (ainda que muitas vezes esta esteja "adormecida").

Mas há outras 2 questões que para mim são mais importantes e gostava de ouvir a opinião de alguém por aqui.

1 - Poderão os meus actuais sintomas de dores e desconforto que vão dos pulmões até aos intestinos, passando pelo estômago, costas, etc, serem eles próprios "apenas" a manifestação da depressão?

2 - Na vossa opinião até que ponto será fundamental eu arranjar um psicólogo que me acompanhe?

Obrigado mais uma vez!

MTG

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Brick Seg Jun 17 2013, 16:08

Os sintomas que apresentas são de helicobacter pylori, contudo pode haver aí outras situaçôes.

No meu entender é o facto de não te estares a alimentar correctamente e todo o stress provocado que levam à depressão.

Suponho que como medicação tenhas tomado algo como omeprazol e estes medicamentos bloqueiam a absorção vitaminica pelo organismo, sobretudo de vitamina b12.

No teu caso acho que um psicólogo é perda de tempo e dinheiro.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Brick Seg Jun 17 2013, 16:10

Estive a ler um pouco melhor o teu relato, pois há bocado não tive tempo.

Já alguma vez ouviste falar na intolerância o gluten?
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por MTG Seg Jun 17 2013, 18:34

Olá outra vez Brick.

Agradeço mais uma vez o tempo e atenção dispensados.

Efectivamente o despiste de H. Pylori que realizei já foi há bastante tempo e na altura os meus sintomas não eram os que apresento agora. Portanto é sem dúvida uma hipótese a considerar e certamente que será tema de conversa quando voltar ao gastroenterologista, o que deverá acontecer em breve pois isto vai de mal a pior...

A medicação que estou a tomar, por receita do gastroenterologista, é Esomeprazol 40mg (1 por dia) e Buscalma 10mg (3 por dia). Estou a tomá-los faz amanhã uma semana e na prática até agora o seu efeito é nulo no que aos sintomas de dor e desconforto diz respeito. Ou seja, que o Buscalma possa estar a ajudar um pouco com a ansiedade provocada por toda esta situação, disso não duvido, mas os sintomas que me preocupam estão na mesma.


Portanto as suspeitas iniciais do doutor estariam erradas, já que o Esomeprazol deveria estar já a fazer algum efeito.


Sim, claro que já ouvi falar na intolerância ao gluten, tal como em muitas outras intolerâncias alimentares. Mas falas nisso no que diz respeito à minha patologia anterior, certo? (a das nauseas e vómitos).


Ou achas que estes sintomas que me queixo (e que realmente me preocupam) desde há 2 semanas podem ter origem numa intolerância ao gluten que só agora, aos 33 anos, surgiu?


Pergunto porque não sei se este tipo de intolerância nascem com a pessoa ou se podem simplesmente começar a manifestar-se de um momento para o outro já em idade adulta.


Obrigado e saúde!

MTG

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Brick Seg Jun 17 2013, 19:28

Exactamente a intolerancia tanto pode aparecer em bebé como em idade adulta e muitas vezes as análises são inconclusivas e só evitando certos alimentos se poderá ter a certeza.

Eu desde que fiz o tratamento à h.pylori que a minha qualidade de vida tem melhorado drasticamente, no entanto há certos alimentos que me fazem ter esse desconforto, sinto que por vezes não consigo respirar, a nivel do intestino, sempre que ia fazer as necessidades ficava exausto como se tivesse corrido a maratona. Tudo isto acontece quando abuso de bolos, doces, lancheiras, etc... mas antes do tratamento era diário pensei mesmo que ia bater a bota.

Se tiveres oportunidade come uma maçã fuji antes de deitar e toma um chá de camomila para ver se acalma o estômago.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Brick Ter Jun 18 2013, 12:18

quais são os medicamentos naturais que tomas?
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Depressão por doença prolongada Empty Re: Depressão por doença prolongada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos