Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Desmame de Venlafaxina EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Desmame de Venlafaxina EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Desmame de Venlafaxina EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Desmame de Venlafaxina EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Desmame de Venlafaxina EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Desmame de Venlafaxina EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Desmame de Venlafaxina EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Desmame de Venlafaxina EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Desmame de Venlafaxina EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Desmame de Venlafaxina EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Desmame de Venlafaxina

5 participantes

Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Seg Set 09 2013, 13:55

Boa tarde.

Resolvi participar neste fórum a fim de obter ajuda de alguém que já tenha passado pelo mesmo e que me possa esclarecer sobre o assunto.

Tomei venlafaxina durante 3 anos para tratar uma depressão ou crise de ansiedade, não sei bem, receitada pelo médico de família e com a concordância do psiquiatra, a quem consultei mais tarde. Tomava 75mg, com bom resultado. Durante este período tentei parar 3 vezes mas assustava-me com os sintomas pois julgava ser a depressão a voltar, nessas alturas sentia ansiedade e medo. Há cerca de 1 ano atrás resolvi baixar para 37mg e assim me mantive sem problemas. Este Verão decidi parar (aproveitando as férias), julguei que se aguentava com 37mg também poderia viver sem a Venlafaxina.

Comecei a sentir alguns sintomas a partir do 2º dia tendo atingido o máximo de desconforto no 5º e 6º dia (neste último tomei metade de um sedoxil (mexazolam) de 1mg pois já não aguentava a ansiedade. Os sintomas físicos (ligeiros choques, dormência, etc) foram relativamente fáceis de tolerar.

A partir do 7º, 8º dia recomecei a sentir-me bem e aproveitei o que restava das férias.

No recomeço do trabalho voltou o desconforto tendo aumentado gradualmente até ao 27º, dia em que para travar a ansiedade não resisti a tomar novamente uma metade de 1mg de mexazolam.

Desde esse dia (vou agora no trigésimo)tenho tomado meio comprimido de 1mg de mexazolam para não sentir tanta ansiedade. Neste momento sinto mal-estar, tristeza e pessimismo. Hoje chorei um pouco sem nenhum motivo a não ser o de sentir-me mal.

A grande dúvida que agora tenho é se estes sintomas têm a ver com uma eventual recaída no problema da depressão ou se ainda é a falta da Venlafaxina no organismo a provocar este desconforto.

Alguém já passou por esta experiência?


Obrigado.

Smile

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por mrbombas Seg Set 09 2013, 16:25

se começares a sentir efeitos de rebound é melhor ires falar com o médico... ele pode-te ajudar a fazer o desmame mais lento...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Seg Set 09 2013, 17:08

Pensei que já tivesse ultrapassado a fase pior. Sei que o desmame repentino é mais duro mas preparei-me psicologicamente para aguentar. Há um ano deixei de tomar gradualmente (diminuindo cerca de 10% por mês) e quase não tive sintomas de desmame durante a 1ª semana (apenas ligeiras tonturas). Passado um mês voltei a ter sintomas de má ansiedade e, julgando ser a depressão a voltar, voltei a tomar a Venlafaxina. Ao fim de 1 dia sentia-me bem novamente. Desta vez estou com maior força de vontade. Irei sim falar com a psiquiatra. Obrigado pela dica! Smile 

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Brick Seg Set 09 2013, 19:39

Sim é normal! Tudo passa!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Ter Set 10 2013, 09:38

Obrigado Brick! Sabe bem ouvir algo positivo.

O que me está a custar mais é no trabalho. Em casa com a família gere-se melhor este mal estar.

Smile 

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Brick Ter Set 10 2013, 10:35

Também é normal. Eu tive de deixar de trabalhar, a minha mente ficou completamente k.o. mas há casos e casos e tu vais conseguir!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Ter Set 10 2013, 10:38

Obrigado! Também li em alguns fóruns que é útil compensar a falta da venlafaxina no cérebro com suplementos de vitaminas e comprimidos de óleo de fígado de bacalhau, pelo que tenho andado a tomar isso todos os dias e acho que tem ajudado. Não vejo a hora de estar novamente a 100%!

Smile

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Sex Set 13 2013, 11:15

Finalmente foram-se os sintomas da 2ª crise de abstinência da Venlafaxina (duraram cerca de 8/9 dias).

Smile 

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Brick Sex Set 13 2013, 12:31

Boas notícias!

Tudo de bom!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Sex Set 13 2013, 14:16

Obrigado!

Smile 

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Ter Dez 10 2013, 11:41

Após 3 meses sentindo-me bem, estou há 3 dias com bastante desconforto: extremo pessimismo, tristeza, baixíssima auto-estima, sensação de frustração, etc. Será possível ainda ser um resquício do desmame da Venlafaxina? Parei de tomar no dia 10 de Agosto, após 3 anos de toma, como indiquei nas mensagens anteriores. Surgiu-me um problema de instabilidade profissional, poderá este facto ter desencadeado estes sintomas? Ontem tomei um comprimido de Sedoxil, 1mg e senti-me mais tranquilo. O sedoxil não foi receitado. Tenho dúvidas se o mal-estar que sinto é causado por ansiedade ou depressão. Obrigado. Smile

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Vitor Ter Dez 10 2013, 13:02

Jorge2 escreveu:Após 3 meses sentindo-me bem, estou há 3 dias com bastante desconforto: extremo pessimismo, tristeza, baixíssima auto-estima, sensação de frustração, etc. Será possível ainda ser um resquício do desmame da Venlafaxina? Parei de tomar no dia 10 de Agosto, após 3 anos de toma, como indiquei nas mensagens anteriores. Surgiu-me um problema de instabilidade profissional, poderá este facto ter desencadeado estes sintomas? Ontem tomei um comprimido de Sedoxil, 1mg e senti-me mais tranquilo. O sedoxil não foi receitado. Tenho dúvidas se o mal-estar que sinto é causado por ansiedade ou depressão. Obrigado. Smile

Olá Jorge2

Este tipo de patologia é mesmo assim: as recaídas fazem parte da ementa de quase todos. Significa que as causas iniciais do problema não foram ainda resolvidas e os medicamentos não o vão fazer. Tens que descobrir as causas; toma atenção aos teus pensamentos e emoções, como se fosses um observador, nada de criticas ou julgamentos; observa simplesmente. Anota e analisa. O segredo está no controlo da mente, na qualidade dos pensamentos e emoções.

A new study by Massachusetts General Hospital shows that the brain literally changes its structure after just 8 weeks of mindfulness meditation—including an increase in grey matter in the part of the brain associated with learning.

I've never tried meditation because so far I haven't found a good iPhone app for it. But this might change everything: Scientists took MRI images before enrolling participants in an 8 week "mindfulness-based stress reduction program." Pre-meditation, their brains were normally addled from our modern technologies and plastic wraps. But then after 8 weeks in the course—which consisted of around a half-hour daily of "mindfulness exercises"—here's what they found.

From the press release:


The analysis of MR images... found increased grey-matter density in the hippocampus, known to be important for learning and memory, and in structures associated with self-awareness, compassion and introspection. Participant-reported reductions in stress also were correlated with decreased grey-matter density in the amygdala, which is known to play an important role in anxiety and stress.

Pretty cool! Now what meditation people need to do is rebrand: Instead of emaciated dudes in ponytails trying to center their Chi, they should be promoting meditation as, like, an intense core workout—for the hippocampus. They can call it MINDX or something and Underamour can start selling special padded hats.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Ter Dez 10 2013, 14:59

Obrigado Vitor. A verdade é que só o facto de poder escrever o que sinto me traz algum alívio.

Em relação às possíveis causas julgo já as ter identificado o problema é viver com elas.

Estou a resistir a tomar novamente a Venlafaxina pelo que vou mesmo apostar na meditação.

Smile

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Ter Dez 10 2013, 15:48

Já comecei a ler sobre o assunto e parece que a meditação pode ser eficaz na prevenção de recaídas (tal como o anti-depressivo) mas não no tratamento da crise. Ou seja é preciso voltar ao estado "normal" antes de apostar na meditação.

However there may also be times when it’s best for those who are depressed not to meditate — for example when experiencing an extreme bout of depression it is probably not a good idea to try to meditate. One reason for this are that learning to meditate is a challenging experience, and because when one is very depressed one has few inner resources to fall back on, any difficulties experienced while learning meditation are likely to be taken too seriously and interpreted as a sign of personal failure. Another reason is that when we’re depressed we tend to over-indulge in what’s called “rumination,” or the endless turning over in the mind of thoughts about what’s wrong with our lives. Because meditation is an inward-turned activity it may actually give people who are experiencing depression yet another opportunity to ruminate.

In cases of milder depression it’s quite possible to meditate effectively, building on whatever inner resources one has in order to lift oneself into a more positive frame of mind.
escreveu:

http://www.wildmind.org/applied/depression escreveu:


Última edição por Jorge2 em Ter Dez 10 2013, 16:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar texto)

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Vitor Ter Dez 10 2013, 16:54

Enquanto o cavalo não for conquistado não convém montá-lo. Se é o teu caso em que te sentes muito depressivo, convém acalmar. Se viveres em Lisboa ou no Porto aconselho a União Budista Portuguesa. Não existe como eles no que diz respeito à meditação.

Pratiquei meditação no meio do furacão da depressão e do forte efeito dos químicos e não fiquei pior. Pelo contrário a ansiedade diminuía.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Jorge2 Seg Jan 29 2018, 18:47

Olá. Desculpem estar a desenterrar este velho tópico mas achei importante partilhar a minha experiência desde essa data. Após uma fase mais critica que durou cerca de uma semana comecei a sentir-me progressivamente melhor e desde essa altura nunca mais tomei a Venlafaxina ou qualquer outro medicamento.

Jorge2

Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Abstinência

Mensagem por Andréa (Brasil) Seg Jun 18 2018, 21:56

Oi, Jorge.
Achei legal seu depoimento. Após o período em que desmamou de vez da medicação, fez alguma atividade para evitar o "efeito rebote"?

Andréa (Brasil)

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Brick Qua Jun 20 2018, 18:23

Very Happy
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame de Venlafaxina Empty Re: Desmame de Venlafaxina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos