Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

3 participantes

Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por Jorge A Dom Mar 31 2013, 21:20

Boa noite.

O meu nome é Jorge e encontrei este fórum através de pesquisas online relacionadas com a depressão e medicação a ela associada.

Infelizmente o meu pai há 15 anos que sofre de depressão que o tem vindo a afetar gravemente. Como tal, a lista de medicamentos que já tomou é de tal forma extensa que, de momento, nem a consigo reproduzir.

O meu objetivo é colher pareceres/opiniões sobre a atual medicação que ele está a tomar e sobre o seu estado (físico e psicológico).

Começo pela lista de medicamentos que está a tomar há quase dois anos:
- seroquel sr 200mg (1 ao deitar);
- dogmatil forte 200mg (1 ao almoço e 1 ao jantar);
- unilan 1mg (1 ao peq almoço, 1 ao almoço e 1 ao jantar);
- morfex 30mg (1 ao deitar);
- mirtazapina 45mg (1 ao deitar) = penso ser conhecido por remeron;
- zeralix 250mg (1 ao peq almoço).

Bem...chega, não? Shocked

O meu pai desenvolveu várias "manias" ao longos dos anos, desde ataques de pânico, pensamentos negativos e mesmo suicidas, refúgio, etc, etc, etc...a mais recente prendia-se com o facto de decorar números, nomes de pessoas, localidades, etc... Conversões de escudos para euros... enfim...a cabeça dele não parava 1segundo.
Atualmente o discurso dele não é coerente e toma como verdades absolutas ideias que não têm qualquer fundamento.. Temo que se comece a denotar alguma senilidade Crying or Very sad

O que concluo de tudo isto é que esta estratégia/caminho não está a resultar! Nem de longe nem de perto!

Gostaria de ler as vossas opiniões sobre este assunto, e quais os caminhos alternativos que posso procurar.


Cumprimentos.

Jorge A

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty Re: DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por Pedro_S Dom Mar 31 2013, 22:26

Boa noite Jorge,

Primeiro que tudo, tu e o resto dos familiares próximos, têm de aceitar que o teu pai tem uma doença, e que, infelizmente no caso particular dele, o próprio nunca irá ter a noção real da sua doença, nem a aceitar como tu e o resto da família.

O meu melhor conselho pessoal para ti é:

1 - Tu, ou alguém da família acompanhar todo o processo do teu pai junto do seu médico/psiquiatra/neurologista. Quando digo acompanhar quero dizer, que, dependendo da confiança que ele tem em vocês estarem presentes na consulta, tentarem o acompanhar nas idas ao especialista. Caso ele não vos queira lá, antes da consulta devem falar com o médico e relatar pormenorizadamente como está os sintomas dele, etc. Assim como após a consulta, saber de facto o que percepcionou o médico, o que receitou e ter especial atenção se ele faz a medicação tal e qual como foi receitado.

2 - Não é muito relevante discutir agora se a medicação é boa ou má, temos que confiar no especialista que escolherem, e passar lhe toda a informação possível pois o relato do teu pai ao especialista pode ser MUITO DIFERENTE e com isto ocultar sintomas e a gravidade da situação.

3 - O problema do teu pai entra no campo da mania/obsessivo compulsivo e arrisco me a dizer, sintomas de personalidade esquizóide, o que acarreta um problema maior do que o da maioria dos membros e leitores aqui do fórum, que vêm aqui discutir o seu problema e têm total noção do que estão a padecer. Quero com isto dizer que o teu pai pode até vir a negar que tem problema algum e pensar que o querem "tramar", ter sintomas de perseguição e afins. Por isso a confiança que ele deposita em vocês é muito importante e NUNCA deve ser quebrada, porque uma vez quebrada muito dificilmente a reconquistam em um paciente com essas características.

Desejo-te muito força nessa "batalha conjunta" e as melhoras para o teu pai. Caso ao fim de algum tempo não tenham os resultados esperados com esse especialista, não hesitem em pedir uma segunda opinião consultando outro especialista que seja recomendado por alguém da área, tendo sempre em atenção que isto são problemas que o seu tratamento é demorado.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty Re: DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por Jorge A Dom Mar 31 2013, 23:20

Boa noite Pedro.
Antes demais agradeço a resposta ao meu post.

O que referes no ponto n.º3 principalmente quando dizes: "Quero com isto dizer que o teu pai pode até vir a negar que tem problema algum". é o que se tem passado recentemente.

Quanto à medicação, pergunto se não será, também, ela própria a causadora do estado atual dele....sabemos que os medicamentos são criados para procurarem soluções, mas muitos não deixam de originarem problemas!

Tantos químicos dentro do nosso organismo, certamente que não trazem apenas benefícios....

Jorge A

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty Re: DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por fabi Dom Mar 31 2013, 23:38

Concordo Jorge, alguns medicamentos já me provocaram alucinaçoes..se o teu pai não conseguir explicar como se sente, é um pouco dificil até para os medicos verem se a medicação está a fazer o efeito esperado...já tomei seroquel, morfez e mirtazapina. E a mirtazapina começei com 16 anos e ha um ano atras nem me segurava com ela não consegui tomar desisti...foram reaçoes completamente diferentes...isto das medicaçoes é muito complicada, variam de pessoa para pessoa e de muitos outros fatores...

As melhoras para o teu pai.
fabi
fabi

Mensagens : 92
Reputação : 2
Data de inscrição : 30/03/2013
Idade : 40
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty Re: DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por Pedro_S Seg Abr 01 2013, 00:27

Jorge, os medicamentos têm todos efeitos secundários, uns mais nefastos que outros, e não nos podemos esquecer que os medicamentos para a cabeça são regra geral os com mais contra indicações e efeitos secundários indesejáveis.

Tratamo-los por "medicamentos" mas são na realidade "drogas", como originalmente eram chamados, exactamente por criarem dependência física e psicológica. Simplesmente são drogas "legais", receitadas por um especialista e visam obter um efeito terapêutico que valha a pena o risco, ou seja, esperamos que traga mais benefícios que malefícios.

Mas voltado ao caso do teu pai, vamos tentar esmiuçar um pouco mais a questão, começo então por perguntar:

Há já quanto tempo está ele a fazer esta medicação actual que referes (pois provavelmente já sofreu várias alterações na medicação desde há 15 anos para cá).

E em segundo lugar, qual é o diagnóstico que foi informado que o teu pai sofria? É que apesar de o classificares como depressivo há já 15 anos, pelos restantes sintomas, parece me que a depressão é o sintoma secundário e o sintoma primário é um transtorno psíquico mais severo, que já envolve por parte dele uma distorção da realidade do mundo que o rodeia.

Relativamente á medicação, se essa que meteste ai é a medicação actual tem de se ver há quanto tempo a toma, se for há muito pouco tempo, pode ainda não ter passado tempo suficiente para atingir o efeito terapêutico desejado, se já faz algum tempo pode ter que se rever as doses, ou toda a medicação por inteiro ou parte dela, se foi há já muito tempo (+2/3 anos), pode a medicação não lhe estar a fazer nada de nada. Após 2/3 anos com a mesma medicação, e caso o fígado esteja a funcionar bem, o medicamento é metabolizado muito rapidamente e deixa de fazer o efeito desejado.
Pedro_S
Pedro_S

Mensagens : 401
Reputação : 36
Data de inscrição : 09/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO Empty Re: DEPRESSÃO + MEDICAÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos