Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

+3
AlexCupertino
zeta
ieda reis
7 participantes

Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por ieda reis Ter Fev 26 2013, 17:32

Amigos,

Faz seis meses que minha mãe morreu e eu não consigo superar esta separação, sinto CULPA, TRISTEZA, SAUDADE.
CULPA - deveria ter monitorado as medicações, havia uma medicação que ela não estava tomando a 15 dias e e sabia disso.
TRISTEZA - não vejo sentido em ser feliz sem ela.
SAUDADE - choro todos os dias.

Minha família tem formação religiosa mas nesse momento não me conforta.

Abraços a todos,

Ieda Reis

ieda reis

Mensagens : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por zeta Qua Fev 27 2013, 10:01

Não há muitas palavras que te possam diminuir essa dor de perda, mas pensa que acontece com todos, mais cedo ou mais tarde, e todos acabam por superar..
Há uns anos morreram 3 pessoas da minha familia que me eram próximos e queridos e pensava nunca superar tal perda,mas consegui...
Por isso ,não te culpes, e acredita que tinha de ser, e o "ter de ser" tem muita força..de nada te ajuda essa depressão...
Força, essa dor vai-se desvanecendo e com o tempo perde a força.
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por ieda reis Qui Fev 28 2013, 00:07

Zeta,

Agradeço a generosidade de suas palavras, no momento não sinto que a minha vida possa voltar ao "normal", inacreditavelmente, eu projetei um futuro onde eu e minha mãe ficaríamos idosas juntas e agora não há mais futuro para nós. Tenho marido, filhos, trabalho e mesmo assim estou em conflito, pois a razão me diz que a morte é um fato natural da vida, assim como o nascimento, mas o meu emocional considera injusto a partida tão precoce de minha preciosidade.

Um abraço,

Ieda Reis

ieda reis

Mensagens : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por AlexCupertino Sex Mar 01 2013, 01:47

Eu sou muito apegado aos meus pais e não consigo imaginar perdê-los, mas sei que isso irá acontecer um dia. Desde pequeno orava pra morrer primeiro que eles. Tenho trabalhado isso na terapia, pra poder suportar as perdas que terei na vida.

Imagino a situação pela qual vc esteja passando, mas uma coisa é certa, a dor vai acabar, você vai crescer espiritualmente e será uma pessoa mais forte.

Espero que logo estejas bem.

Abraços.

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por zeta Sáb Mar 02 2013, 10:01

Não somos donos do nosso destino, por isso teremos de confiar que tudo há de correr bem e caso não corra como queriamos, o melhor é adaptarmo-nos porque a vida é assim mesmo..
a antecipação do sofrimento só nos vai impedir de viver bem e nada ,mas mesmo nada melhorar ou piorar o nosso destino...
È deixar andar,...
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por bichobrabo Sáb Mar 02 2013, 13:11

Desde pequeno orava pra morrer primeiro que eles. Tenho trabalhado isso na terapia, pra poder suportar as perdas que terei na vida.

Não é essa a ordem natural das coisas. Os pais devem sempre morrer primeiro que os filhos.

Agora coloca-te na pele dos teus pais e imagina que viam o filho morrer.

Não achas que é um pouco egoísta?
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por Ashabellanar Seg Mar 04 2013, 02:45

Ieda,

Eu à 4 anos, encontrei o meu pai morto com uma embolia cerebral, tinha eu 22 anos, no dia anterior tinha estado com o meu pai nas urgências do hospital onde o mandaram para casa com comprimidos para a dôr de cabeça...

Ainda vais passar por um turbilhão de sentimentos, e infelizmente pode ser traumatico. Passado este tempo todo, cada vez que me lembro disto sinto tudo aquilo que tu sentes, isso não muda, mas o tempo alivia as coisas e tu tens que ter força para isso aconteçer.

A morte de um pai ou de uma mãe é algo que nos muda a vida para sempre, é inevitável e vais demorar a superar a dor, mas acredita que a superas, e volto a repetir, tens que ter muita força e pensares na tua familia que ainda está cá, foi o que me ajudou...

Não existem palavras que possam acalmar o teu espirito, mas tem esperança... melhores tempos virão, e digo-te isto como alguem que passou por uma situação parecida

Um grande abraço


Ashabellanar

Mensagens : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 37
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por ieda reis Ter Mar 05 2013, 02:47

Amigos,

Obrigada a todos por compartilhar suas experiências e seus temores, sei que tais revelações tem o poder de despertar emoções que se deseja esquecer, mas preciso dividir com vocês minha a desesperança.

Sei que preciso controlar a minha mente, preciso desistir dos planos, do futuro que idealizei e deixar que outros planos e um novo futuro venham .... sei disso, mas no fundo eu não quero ser feliz sem ela, eu não quero doar a outros o amor que era somente dela.

Preciso ser forte, sei que é isso que tenho que fazer, deixar minha mãe ir, ir de vez, e assim, viver como ela viveu, otimista, forte, verdadeiramente mãe.

É o que todos esperam que eu faça, ser feliz e fazer os que amam felizes .... É o que minha mente diz para eu fazer .... mas agora me parece uma traição ter alegria sem minha jóia.

Não espero encontrar uma resposta neste forum, espero o que vocês tem me oferecido, um lugar aconchegante para chorar e esperar .....

Beijos,

Ieda Reis

Sinto que para sobreviver na mente representa a estrutura principal da nossa complexa

ieda reis

Mensagens : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por ieda reis Ter Mar 05 2013, 02:52

(TEXTO CORRIGIDO)


Amigos,

Obrigada a todos por compartilhar suas experiências e seus temores, sei que tais revelações tem o poder de despertar emoções que se deseja esquecer, mas preciso dividir com vocês minha a desesperança.

Sei que preciso controlar a minha mente, preciso desistir dos planos, do futuro que idealizei e deixar que outros planos e um novo futuro venham .... sei disso, mas no fundo eu não quero ser feliz sem ela, eu não quero doar a outros o amor que era somente dela.

Preciso ser forte, sei que é isso que tenho que fazer, deixar minha mãe ir, ir de vez, e assim, viver como ela viveu, otimista, forte, verdadeiramente mãe.

É o que todos esperam que eu faça, ser feliz e fazer os que amam felizes .... É o que minha mente diz para eu fazer .... mas agora me parece uma traição ter alegria sem minha jóia.

Não espero encontrar uma resposta neste forum, espero o que vocês tem me oferecido, um lugar aconchegante para chorar e esperar .....

Beijos,

Ieda Reis


ieda reis

Mensagens : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por Zul Christina Ter Ago 27 2013, 23:13

Querida Ieda,

Pela primeira vez me registrei neste site. Ví suas mensagens e sua dor...
Minha doce Ieda, perdi a minha maezinha no dia 10 de agosto deste mês, deste ano.
Ela era tudo na minha vida. Ela era cheia de vida , apesar dos 81 anos, uma cabecinha ótima e marcou a vida de muitas pessoas com sua sabedoria. Mãe é algo SAGRADO... Mãe não deveria ir embora nunca, deveria viver para sempre...Sabe Ieda? Me sinto como se tivesse uma Fenda na minha alma, é como se alguém tivesse arranhado a minha alma com as unhas. Meu marido a amava como mãe e ela o amava como filho. Ela era a minha filhinha, minha irmã e confidente. As vezes, choro sozinha no banheiro do serviço, de saudade... Saudade da voz dela, do cheiro dela e do calor do seu corpinho. Mas o que me sustenta minha querida Ieda, é a minha paz de espírito, por todo o amor que lhe dei em vida. Ela se foi nos meus braços, segurando a minha mão e nós duas dizendo que nos amávamos. Jesus me deu este presente. Num esforço enorme, quando eu acariciava seus cabelos brancos no hospital, e dizia que a amava, ela conseguiu falar que me amava e foi fechando seus olhinho lindos, e Jesus a levou em SEUS Braços, e com ele, ela retornou às estrela. Os anjos retornam as estrelas minha querida Ieda. Você precisa se recordar dos momentos bons que teve com ela ao seu lado. Dos momentos alegres, divertidos, que eu tenho certeza que tivestes com ela, para que você possa sorrir outra vez, e abrir seu coração para seus filhos, e sua vida ao lado deles, e para que ela fique feliz lá de cima. Você precisa deixá-la aceitar a passagem. Então minha doce Ieda, você sentirá a presença da sua maezinha te abençoando lá de cima, e quantos milagres com a permissão de Jesus, ela fará por você.... Faça isto Ieda minha linda. Me desculpe chamá-la assim. Me desculpe se te envio esta mensagem. Quero confortá-la; pois sei o que sentes. Mas quero também que cures tua alma. A saudade vai existir sempre, mas procure lembrar-se das alegrias que passastes ao lado da sua maezinha.
Peço a Deus em nome de Jesus que te proteja e peço ao ESPÍRITO SANTO o dom da FORTALEZA para que fortaleça a sua vida, a sua alma, o seu espírito e que você possa viver em paz, com saúde, amor, harmonia e alegria ao lado da sua familia. Não sei se entrarei mais neste site, mas desejo-te toda paz do mundo.
Sê feliz... minha doce Ieda.
Beijos,
Zul

Zul Christina

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por ieda reis Qua Ago 28 2013, 01:36

Querida Zul,

Agradeço a generosidade de suas palavras que tocam o meu coração que, apesar de um ano de separação de minha mãe, ainda sofre com uma atualidade implacável, todos os dias quando desperto preciso ter corajem para dar continuidade a minha vida, mas te confesso que até o momento não encontrei a melhor maneira de fazê-lo.

Receba o meu abraço afetuoso e a minha solidariedade também na sua dor e na sua  saudade, sei muito bem o que significa a interrupção dessa relação cumplice e parceira, e não poderia ser diferente, já que iniciamos nossa existência no ventre materno, e depois por toda a nossa existência almejamos a sua exclusividade e proteção.

Pelo seu relato foi possível perceber que, embora sofrendo, há um sentimento do papel cumprido e do aproveitamento dos momentos compartilhados, certamente, essa certeza te traz algum conforto mental e espiritual.

Da minha parte, convivo com um desconfortável sentimento de culpa porque minha mãe era muito nova (69 anos), e embora nós também tenhamos vivido experiências marcantes em família, a sensação é de que foi pouco, de modo que diariamente repasso em minha mente os sinais de que o AVC aconteceria e as medidas que não adotei.

Os que me conhecem dizem que tudo foi feito, mas eu sei que não, a vida é corrida, trabalho, filhos, marido, rotina ..... faltou algo.

Quem sabe um dia eu possa me perdoar?

Bom, acredito que nossa alma seja eterna, por isso o amor que sentimos não enfraquece com a morte, então, quando for a hora nos encontraremos com nossas mães em espirito e em verdade.

Tenho fé.

Fique bem, fique em paz.

Beijos,

Iêda

ieda reis

Mensagens : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Dor sem fim

Mensagem por Jotadjunior Dom Abr 10 2016, 23:08

Mina mãe faleceu esses dias,é uma dor insuportável,lembranças ,e o rosto dela,me fazem chorar e me sentir num profundo abismo,não to conseguindo dormir,e me sinto à cada dia q passa me sinto numa angústia sem fim

Jotadjunior

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Dor sem fim

Mensagem por Jotadjunior Dom Abr 10 2016, 23:11

Minha mãe faleceu esses dias,é uma dor insuportável,lembranças ,e o rosto dela,me fazem chorar e me sentir num profundo abismo,não to conseguindo dormir,e me sinto à cada dia q passa uma angústia sem fim

Jotadjunior

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por Convidado Ter Abr 12 2016, 12:39

Ola, eu sou nova neste forum mas na minha família e amigos, tenho muitos casos de depressão e de bipolaridade e tentei sempre ajudar-los.
Perder um ente querido é muito difícil. já passou 6 meses e acho que já fizeste o luto. penso que é tempo de pensares em ti e na tua família porque ela precisa de ti.
não estou te dizendo de esquecer a tua mãe mas sim, de a recordar com amor e carinho. Ela esta em ti e vai-te proteger sempre. agora vou-te fazer 2 perguntas:
-A tua mãe devia ser muito boa para ti para teres tantas saudades, por isso, pensa: achas que ela fica contente que não avança na tua vida? que estas desistindo dos teus sonhos e da tua família? Não te daria uns puxões de orelhas dizendo: Desperta e vive a tua vida feliz com as pessoas que amas!
- Sentes culpada, mas tu não és culpada dos actos da tua mãe. Foi ela que decidiu não tomar a medicação. Cada um na vida tem que tomar as suas próprias responsabilidade na vida. Se mesmo assim, a culpabilidade não passa, é tempo de te perdoar pois não podes fazer nada por isso. O que passou passou, resta elogiar a tua mão te tornando a pessoas admirável e feliz que ele sonhou para ti.
Por vezes, uma medicação ajuda a se sentir melhor ou umas vitaminas completas.
Se precisa de mais confiança em si, eu posso ajudá.la a ser mais feliz.
Tudo de bom para si

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE Empty Re: NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos