Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Panico de Aviões EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Panico de Aviões EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Panico de Aviões EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Panico de Aviões EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Panico de Aviões EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Panico de Aviões EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Panico de Aviões EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Panico de Aviões EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Panico de Aviões EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Panico de Aviões EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Panico de Aviões

+2
bichobrabo
MFilipa
6 participantes

Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Panico de Aviões

Mensagem por MFilipa Qua Jun 15 2011, 13:30

Boa tarde,

Mais alguém sofre de panico de aviões, acompanhado por uma ansiedade demasiado intensa que faz com que se perca a vontade de voar novamente?
Se sim o que fazem para se controlarem?

Para além disso, é possivel esquecer uma situação traumática relacionada com esta mesma fobia? Algum tipo de medicação que ajude no momento?

Obrigado!

MFilipa

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por bichobrabo Qua Jun 15 2011, 16:12

A melhor maneira de perder o medo de determinada situação é enfrentar a situação progressivamente de maneira controlada.

Experimenta a:

- Fazer viagens pequenas com amigos ou com alguém que te dê confiança.
- A medicação poderá ser uma opção. Um ansiolítico antes da situação stressante poderá ajudar. Atenção que as benzo provocam dependência se usadas regularmente. Há outras opções, mas as benzodiazepinas são de todas as mais eficazes.
- Não insistas demasiado. Uma situação demasiado stressante ajuda a instalar o medo.
- Desenvolver estratégias para combater a ansiedade. O apoio de alguém que saiba poderá ser útil.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por MFilipa Qua Jun 15 2011, 18:14

obrigado pela resposta!

A questão é que eu já viajei muito de avião e sempre tive um medo latente, nada que me impedisse de viajar ou de me divertir enquanto lá estava. digamos que era um medo controlado pq nunca me tinha acontecido nada de mal.
Recentemente fiz uma viagem em que houve um problema (que nunca me explicaram qual foi, o que aumenta o panico) e o avião foi mandado/caiu a pique para baixo durante algum tempo... Depois lá se endireitou e o que vale é que já não faltava muito para chegar ao aeroporto. Claro que os dias de ferias foram passados sempre com a ideia pesada de que teria que apanhar mais dois aviões para chegar a Liboa...

A questão das viagens curtas não sei se ajuda, pq isto aconteceu num voo de 1h30m, após ums escala, o que me fez ficar com um genero de aversão a voos curtos (irracional eu sei).

Esses medicamentos agem como? Dão sono?
O meu problema é conseguir controlar a ansiedade e o panico, pq só de ver o avião á espera dos passageiros já chega para me dar calafrios...

ouvi também falar numa terapia supostamente boa para este tipo de casos, chamada Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Será que resulta? Ou é só para mandar dinheiro à rua??

MFilipa

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por Brick Qua Jun 15 2011, 19:08

Olá!

Se só sentes medo nestas alturas, um xanax ou dois antes da viagem resolvem. Como disse o bichobrabo não convém tomar esta medicação todos os dias. Se for só nestas alturas, não há problemas.

A terapia cognitivo comportamental pode ajudar mas é a longo prazo.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por MFilipa Qua Jun 15 2011, 21:00

Obrigado!

Sim, apesar de ser uma pessoa bastante ansiosa isso não me afecta em muito no meu dia a dia pq ela só se manifesta quando não tenho as coisas sobre controle... ou seja, um avião é o maior panico pq n sei o que se passa a maior parte do tempo e começo a desconfiar de problemas imaginários, barulhos suspeitos que mais ninguem ouve e bandos de passaros invisiveis a entrarem nas turbinas!!
Fico num estado que não sei como classificar, penso que vou ter um ataque cardiaco, fico com falta e ar, arritmias, suores, tremores, ataques de choro, etc etc etc Não sei bem o que isto é, mas piorou bastante depois deste voo traumatico...

À volta para Lisboa, na escala em Madrid, fui a uma farmácia do aeroporto tentar comprar qq tipo de calmantes, mas só me venderam uma coisa homeopatica chamada Sedatif PC... São uns comprimidos para meter debaixo da lingua, tomei 8 e nada fizeram...

Alguém sente algo do genero? Ou é tudo uma grande paranoia minha?

MFilipa

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por Brick Qua Jun 15 2011, 21:04

é mais normal do que possas imaginar, eu já andei de avião, mas agora nem vê-los... é um problema muito comum. as pessoas que conheço e que têm medo de andar de avião ou não andam ou metem um xanax pela garganta abaixo e lá vão... Laughing

tb já me venderam esse sedatif, mas de ansiolitico só tem mesmo o nome, parecem grãos de açucar!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por MFilipa Qua Jun 15 2011, 21:25

Só não queria deixar de fazer uma das coisas que mais gosto na vida (que é viajar, não andar de avião obviamente) por causa de um episódio que nem sei o que significou!
e racionalmente sei que isto é estupido pq apesar de eu sempre ter tido medo, antes deste acidente conheci a Europa quase toda e até já consegui adormecer naturalmente num avião!
Regra geral, quem tem este tipo de fobias ultrapassa? Ou seja, consegue algum dia voltar a voar sem medos e sem comecar com ansiedade uma semana antes?!

Uma questão aparte, tb tenho fobia de elevadores, alguma relação com o medo de estar no ar?

MFilipa

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por Tremelix Qua Jun 15 2011, 23:44

MFilipa,
Quando fui mobilizado para Angola perguntei ao comandante da minha unidade: "Meu coronel, vou de avião ou de barco?"...E ele quis saber a razão da minha pergunta..."É que se for de avião, vou, se for de barco pode-me meter já na cadeia que não saio daqui"...Ele riu-se à brava e fui de avião...Ufff!
Aquilo que tu sentes nos aviões eu sinto nos barcos, grandes tipo transatlântico, nos pequenos tipo atravessar o Tejo, subir o Douro ou andar de traineira junto à costa tudo bem. Nos meus longos anos de Ansiedade e Pânico tive ataques em automóveis e comboios mas nunca em aviões e/ou helicópteros. Fiz centenas de viagens, super longas e curtas e em todos os tipos de aviões, desde os velhos bombardeiros russos quadrimotores Ilyuchin de carlinga em vidro transformados em aviões de passageiros das companhias da Polónia (Lot), Malev (Hungria) e outras do Leste, nos velhíssimos Dakota e Junkers da Força Aérea Portuguesa até aos modernissimos Boeing, Airbus e Lokheed e nunca tive qualquer problema. Sempre calmo e sereno, sem ansiedades nem pânicos porque não vale a pena. Não podia ir para a asa apanhar ar...Por isso, entras no avião, bebes uns copos e podes ter a certeza que fazes uma viagem maravilhosa...Não stresses porque em caso de avaria não ficas lá em cima porque as oficinas são todas cá em baixo...Voa, amiga, diverte-te e faz óptimas viagens. Bjkxxx!
Tremelix
Tremelix

Mensagens : 129
Reputação : 16
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 71
Localização : Por aqui

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por joanaalex Qui Jun 16 2011, 18:31

Tremelix escreveu:Não stresses porque em caso de avaria não ficas lá em cima porque as oficinas são todas cá em baixo...Voa, amiga, diverte-te e faz óptimas viagens. Bjkxxx!

LOL Laughing Laughing Sim, em caso de avaria todos os aviões têm que ir dar cá abaixo, é impossivel ficarem parados no ar quando deixam de funcionar LOL...

(desculpem, mas nao resisti)

joanaalex

Mensagens : 349
Reputação : 20
Data de inscrição : 21/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por lemos-nuno Sáb Jun 18 2011, 00:14

ola filipa tudo bem.... como todos dizem eu concordo pracitamente com tudo que foi dito até aqui... no teu caso embora tenhas apanhado um enorme susto isso provocou receio, medo em novas aventuras em andar de avião o que é perfeitamente normal.. e se já és um pouco ansiosa de ti isso nao ajuda muito pois como sabes e deves sentir o medo principal aparece quando te imaginas a voar... e pensas logo que te vais sentir mal ou que nao vais aguentar etc etc... tu podes fazer muito bem o que faço quando me meto num aviao... metees um ansiolitico ao bolso tipo victan ou xanax seja o que for... e caso a ansiedade surja e nao a consigas controlar tomas 1... e acredita que fazes o resto da viagem bem mais descontraida e relaxada... se so tens problemas com ansiedade principalmente nesses casos nao vais criar nenhum dependencia a essas drogas... Wink ou se ja te sentes ansiosa antes de entrar tomas 1comprimido antes de ires para o aviao e como dizem é remedio santo lol Wink beijinhos eu tenho uma situaçao identica mas o meu caso e bem diferente do teu embora o local nao tenha nada a ver... as cadeiras de dentista deixa-me super nervoso lol... e tudo tem uma razao.. pq cheguei a ter uma ataque de panico numa consulta e nao me quiz queixar lol aguentei aguentei ate ao fim agora tenho sempre medo e por precauçao lol tomo meio victan antes lol

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Panico de Aviões Empty Re: Panico de Aviões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos