Tópicos similares
Últimos assuntos
» ir ao medico
Hoje à(s) 01:48 por Panda

» Crises de panico ao tentar durmir.
Sex Nov 21 2014, 19:02 por Lunebleue

» Buspirona.
Sex Nov 21 2014, 18:58 por Story-of-my-life

» Tomar ou não tomar? eis a questão
Qui Nov 20 2014, 19:58 por Vicent_Vega

» Turnos....
Qui Nov 20 2014, 16:31 por sketch

» Falta de energia
Ter Nov 18 2014, 18:03 por Vitor

» O regresso ao Cipralex.
Ter Nov 18 2014, 17:56 por gppsi

» Banhos Frios
Ter Nov 18 2014, 16:31 por Huan2

» Psiquiatras não sabem explicar a minha situação
Ter Nov 18 2014, 11:50 por mrbombas

» Fumar tabaco ou drogas faz depressao e crises de ansiadade ??
Dom Nov 16 2014, 19:06 por Panda


Tonturas! Ansiedade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por thiago_valler em Dom Set 02 2012, 08:32

Falem amigos,

Sou o Thiago do Rio de Janeiro e encontrei o fórum de vocês tentando descobrir algo sobre um problema que venho sentindo recentemente!

Vou contar rapidamente minha história:

- Há cerca de 4 anos tive alguns episódios de crise de pânico, taquicardia, formigamentos, dor no peito, falta de ar, etc, etc.

- Há 2 anos comecei a namorar, morar com minha namorada e tudo sumiu.

- Há 3 meses venho sentindo tonturas diárias! Mas não sinto QUALQUER OUTRO sintoma. Não sinto taquicardia, nada de formigamento, nada de sensação de morte. Apenas tontura!

Fui ao cardiologista, ele pediu uma série de exames, como: mapeamento da pressão arterial, curva glicemica, holter, eco, exames de sangue, ultrasom de rim/bexiga.

A conclusão tirada por ele é que não tenho nada no meu organismo para esta aparente tontura.

Conversando com um outro médico amigo da família, a frase dele foi a seguinte: "se o cardio pesquisou tudo e não é físico, deve ser psicológico".

Mas agora vêm 2 pontos importantes acerca da premissa de ser psicológico:

1) Pânico até onde eu saiba cria vários sintomas, e não apenas tontura.
2) Meus amigos e pessoas próximas a mim não me acham ansioso e a GRANDE maioria das vezes (90%) que sinto as tonturas estou muito relaxado (geralmente sinto a noite), deitado, vendo TV.

obs: Não tenho problemas no sistema vestibular, e minha tontura não se caracteriza como a labirintite tradicional. Eu não sinto rodar, não vejo tudo preto quando levanto, deitar não faz diminuir. Sinto apenas uma sensação constante de leveza na cabeça.

Quando estou com amigos aqui em casa (moro só), me sinto mais forte e ela passa mais rápido. Quando estou sozinho e as sinto eu POSSO não domá-la e ela evolui pra uma pequena crise de pânico.

Só que nos últimos dias eu comecei a reparar que quando sinto as tonturas estou há algumas horas sem comer, então estou enlouquecido, pois não sei se é de origem psicológico, ou estou tendo hipoglicemia.

Minha pergunta aos amigos é:

- A ansiedade pode manifestar-se apenas como sensação de cabeça leve? Pois se digito no google "tontura ansiedade", leio relatos de pessoas falando que sentem n outros sintomas. E eu não.

Hoje mesmo senti tontura agora a noite, bem leve, medi minha pressão e tava 12 por 8, tinha me alimentado normalmente de dia, mas comi algo e melhorou, passou 1 hora, levantei um pouco para ir na cozinha e senti a cabeça leve de novo.

Lembrando que tenho Rivotril em casa (clonazepam) e como todo mundo me diz que é psicologico, qdo sinto a tontura eu vou correndo tomar. Mas tenho o receio de ser algo físico e ficar tomando esta droga à toa.

Alguém já teve essa experiência de ter tonturas diárias, APENAS tonturas? Sem enjoos, sem ansias de vômito, e ser ansiedade? Pois sou uma pessoa feliz, pacata, até preguiçosa, e me custa acreditar que nas noites que estou relaxado vendo TV sinta tontura e me falem que é ansiedade. Pois nestes momentos sempre estou bem calmo!

Obrigado a todos que tiveram a paciencia de ler meu relato.

Obgdo,
Thiago Pinto

thiago_valler

Mensagens: 9
Reputação: 3
Data de inscrição: 02/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por bichobrabo em Dom Set 02 2012, 12:36

- A ansiedade pode manifestar-se apenas como sensação de cabeça leve?

Sim, pode.

Lembrando que tenho Rivotril em casa (clonazepam) e como todo mundo me diz que é psicologico, qdo sinto a tontura eu vou correndo tomar

Não o faças. Até porque o uso continuado de benzodiazepinas pode levar, passado algum a tempo, a quadros clinicos semelhantes aos que descreves ou piores.

O clonazepam apenas deve ser usado em situações de extrema angústia, e pelo que descreveste, não me parece que seja o caso. Se o tomas muitas vezes, corres o risco de ficar dependente.

Eu tomei alprazolam durante 15 anos e depois de o ter deixado também sinto ligeiras tonturas esporadicamente. Mas é algo que desvalorizo, pois não me causa grande incómodo.

Se já fizeste exames médicos, sugiro que desvalorizes os sintomas.

Mas se queres tomar algo, sugiro fitoterápicos, que são úteis na ansiedade e são, de longe, bem mais seguros que as benzodiazepinas.

E, claro, convém comer regularmente.

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1504
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por thiago_valler em Dom Set 02 2012, 17:27

Obrigado amigo pela sua interação!

Confesso que pra mim é uma grande novidade que a ansiedade pode se manifestar apenas como a sensação de cabeça leve, sem quaisquer outro sintoma! Chega até a ser um alivio acreditar nisto, já que não é nada físico.

Você ve alguma relação no fato de eu sentir a cabeça leve em momentos em que estou mais relaxado, deitado, ou vendo algum filme? Pois como falei acho que 95% das vezes que tenho tontura (o que é quase que diário nos últimos 3 meses) eu estou muito calmo.

Tem alguma dica pra mim? Terapia cognitiva? Pois a tontura me incomoda muito, embora seja leve, é incapacitante, pois o medo de piorar faz com que eu iniba coisas na minha vida.

E por fim, o clonazepam é algo que faço sem gostar. Até brinco dizendo "não sei como alguém pode gostar de tomar isto", pois tomo e me deixa apático, diferente, sinto que não sou eu. Vou seguir o seu conselho e nas próximas tonturas não vou correndo tomar.

Grato.

thiago_valler

Mensagens: 9
Reputação: 3
Data de inscrição: 02/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por bichobrabo em Dom Set 02 2012, 21:11

embora seja leve, é incapacitante, pois o medo de piorar faz com que eu iniba coisas na minha vida

Parece que não és assim tão relaxado Smile Pois, tens de vencer este medo.

Em relação às tonturas, tens de ter em conta que estiveste (estás?) medicado com vários medicamentos e que a origem poderá estar aí. Ou então na personalidade ansiosa.

Como já te disse, e não conhecendo a terapia cognitiva, exceptuando a que faço a mim próprio, acho que deverás aprender a desvalorizar todos esses sintomas, pois a incapacidade reside no medo de piorar e não na gravidade dos sintomas.

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1504
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por thiago_valler em Dom Set 02 2012, 21:15

Obrigado amigo!

Agora mesmo estava em casa tranquilo, sem tontura!

Fui a rua para almoçar e comecei sentir uma leve tontura, e o sentimento que me norteou foi isso que você disse: "desvalorizar o sintoma". Pensei em outras coisas, cantarolei e melhorou.

Ah, e comprei um calmante natural tbm!
Vamos ver se aprendo a lidar com essa tal ansiedade!

Ah, e só pra mencionar algo que esqueci. Acho que no meu caso quando o sintoma aparece eu me deixo entrar naquele turbilhão e fico SIM aumentando os sintomas, pensando neles, etc, etc. O que eu acho estranho é que os sintomas aparecem em momentos que eu não penso neles e momentos de muita calma! Mas vá saber não é? As vezes é o subconsciente agindo!

Muito Grato!

thiago_valler

Mensagens: 9
Reputação: 3
Data de inscrição: 02/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por sketch em Seg Set 03 2012, 00:09

Olá!

Eu lembro-me que em tempos andava sempre com umas tonturas muito ligeiras mas o dia todo. Era desconfortável mas tolerava bem. Cheguei a pensar que era do fígado. Fiz uma limpeza por uns dias mas nada. Tensão boa. Até que realmente acreditei que devia andar mais ansiosa e que devia ser disso. Eu não me sentia ansiosa realmente mas devia ser uma ansiedade leve que me dava tonturas o dia todo.
Passado uns tempos desapareceu.

sketch

Mensagens: 455
Reputação: 52
Data de inscrição: 23/01/2012
Idade: 35
Localização: Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tonturas! Ansiedade?

Mensagem por thiago_valler em Seg Set 03 2012, 02:08

Muito obrigado Sketch, sinto pelas tonturas que você teve, mas me serve de conforto saber que o seu quadro é bem parecido com o meu:

- Tonturas constantes
- Não se sentia ansiosa
- Duração rápida

E o melhor de tudo foi sua conclusão!

- Com o tempo passou! Gostei Wink

Obrigado por partilhar!

thiago_valler

Mensagens: 9
Reputação: 3
Data de inscrição: 02/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum