Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Ansiedade / Psicóloga EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Ansiedade / Psicóloga EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Ansiedade / Psicóloga EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Ansiedade / Psicóloga EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Ansiedade / Psicóloga EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Ansiedade / Psicóloga

+5
apenaseu
Noobe30
JoanaBM
marilalala
Barbara Reis
9 participantes

Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Barbara Reis Seg Set 21 2015, 11:49

Caros colegas,

Aqui alguém já frequentou psicólogos por causa da ansiedade e teve resultados positivos? Se tiverem tido negativos deixem o vosso contributo também.
Eu tenho muita ansiedade e fico cheia de medos. Estou a pensar em frequentar uma psicóloga seja o tempo que fôr a ver se me ajuda a ver a vida de outra forma.
Portanto se me puderem deixar relatos agradeço.

Obrigada.

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por marilalala Seg Set 21 2015, 15:46

Eu passei a frequentar uma psicóloga há 1 mes e pouco e te digo, é muito bom. Eu nunca fui em um psiquiatra pra não ter que tomar remédios, apesar de que um médico da família me receitou frontal para as crises e passei a tomar. Voltando à psicólogo, eu acho q você deve escolher um profissional sério, de dua confiança e ir. Mas também coloque na sua mente q eles não são milagrosos, você precisa seguir as técnicas e conselhos del@.

marilalala

Mensagens : 7
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Barbara Reis Seg Set 21 2015, 15:49

[quote="marilalala"]Eu passei a frequentar uma psicóloga há 1 mes e pouco e te digo, é muito bom. Eu nunca fui em um psiquiatra pra não ter que tomar remédios, apesar de que um médico da família me receitou frontal para as crises e passei a tomar. Voltando à psicólogo, eu acho q você deve escolher um profissional sério, de dua confiança e ir. Mas também coloque na sua mente q eles não são milagrosos, você precisa seguir as técnicas e conselhos del@.[/quote

Obrigada pela resposta. O seu caso é ansiedade? Já tinha há muito tempo? Eu tenho ansiedade há muitos anos, há alturas em que controlo mais com exercício físico, noutras sem o exercício e em que a vida corre mal torna-se um inferno.

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por marilalala Seg Set 21 2015, 16:47

O meu caso é ansiedade. Não tenho depressão ou sindrome do pânico(apesar de que algumas crises eu não sei distinguir).

marilalala

Mensagens : 7
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Barbara Reis Seg Set 21 2015, 17:06

eu não gosto de incentivar ninguém a tomar medicação. Mas por diversas vezes fui ao psiquiatra por causa da ansiedade, aliás tive mesmo de recorrer porque passei 3 semanas sem dormir e ele ajudou-me muito com alguma medicação. Agora é que acho que já não faz nada. deixei de tomar as benzodiazepinas e o antidepressivo tomo há uns 16 anos... já nem deve fazer grande efeito mas mesmo assim noto que ainda faz algum. Pq não vais a um bom psiquiatra e pede-lhe uma medicação levezinha?

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por JoanaBM Ter Set 22 2015, 17:09

Olá !
Ainda bem que criaram este topico, pois tb quero começar a frequentar consultas de psicologia para me ajudar a lidar com as minhas inseguranças!!! Obrigada!

JoanaBM

Mensagens : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Noobe30 Seg Out 05 2015, 19:27

Olá a todos(as) Smile

Venho aqui dar o meu testemunho. Pra resumir tive o meu 1 ataque de pânico por volta dos 17. Sempre fui conseguindo gerir a "coisa" sem ajudas. Passados 10 anos entrei numa espiral de medo em que o pânico era diário..pedi ajuda à família e fui a um par de consultas num psicólogo do SNS, de imediato percebi que n estava a resultar. Fui então ao psiquiatra e recebi o diagnóstico de T.o.c, aí iniciei fluvoxamina 50mg . Passados 8 meses deixei a medicação porque já me sentia bem e já não precisava de nada para seguir em frente. Enganei-me. Passado 1 ano o pânico voltou e desta vez ainda mais forte, de acordo com o medico regressei à Fluvoxamina que prescreveu adicionalmente o Abilify e Clonazepam. Depois de reflexão, acabei por não tomar estes 2 ultimos. Foi nesta fase q decidi ir um psicólogo da minha cidade pra tentar entender e arranjar estratégias para lidar com o meu "problema". Após 1a consulta recomendou sessões semanais de cura através da "palavra" cm ele dizia , que se prolongaram durante 3 meses até q decidi terminar a terapia. Fazendo um apanhado geral, abordamos questões interessantes, "brincámos" com o meu problema de forma saudável. Contudo creio que ele relativizou alguns dos meus medos e pensamentos e n soube indicar me estratégias palpáveis para lidar com o meu toc,reforçando apenas pra ser positivo. Assim pela minha experiência, a menos que a causa do problema for comportamental, algum evento ou alguém em específico não vai ser somente um psicólogo(a) a ajudar. É preciso alguém que saiba identificar os sintomas e se necessário medicar.
Muita força e espero ter ajudado!
Smile
Noobe30
Noobe30

Mensagens : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Barbara Reis Ter Out 06 2015, 08:58

Obrigada Noobe30 pelo seu testemunho!
Hoje em dia como lida com o seu problema? Já aprendeu? A medicação resolve? Não toma nada? Na altura fez terapia cognitivo comportamental?

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Noobe30 Ter Out 06 2015, 14:14

De nada :)x
Estou com 100 mg de Fluvoxamina e cada vez mais creio q k o med é essencial no meu caso. Se já aprendi? Continuo a aprender todos os dias. .
Actualmente tento ao máximo aceitar os meus pensamentos absurdos como parte do meu toc, ainda q por vezes o medo surja, tento seguir em frente, tento não debater cmg mesmo. Mantenho me ocupado. Trato de manter objetivos pessoais..faço exercício. Em relação à TCC, tenho lido que é uma terapia com bastante sucesso e na altura falei disso com o meu psicólogo mas ele desvalorizou, pelo que acredito que lhe falte experiência nesta matéria. Eu limitava me a relatar o meu passado.
Se bem que a TCC pelo q subentendo, esta tem mais sucesso nas pessoas que têm TOC com rituais visíveis e que os medos sejam de certo modo palpáveis. O meu Toc é manifestamente no plano mental apelidado pelas pessoas de língua inglesa de "Pure-O" ou seja obsessivo puro ou então "Schiz-OCD" que remete para os que têm obsessão relacionada com a esquizofrenia.

Penso que é importante receber um diagnóstico correto para seguir um tratamento adequado para conseguir a melhor qualidade de vida possível.

Espero ter ajudado.

Bjs
Noobe30
Noobe30

Mensagens : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por apenaseu Qua Out 07 2015, 15:02

Olá comecei recentemente a frequentar um psicologo devido a minha elevada ansiedade mas as minhas consultas sao todas so a falar e falar ou seja ele manda-me falar de qualquer coisa eu nunca sei o que dizer e falo sobre como me sinto quando estou ansioso e nas situaçoes em que fico mas eu nao tenho a certeza se esta e o melhor metodo pois apenas falo e falo e o psi nao me da ferramentas para "trabalhar". O que voces acham?

p.s: eu acho que nos no geral pensamos que os psicologos exercem todos a mesma funçao mas penso que cada psicologo tem a sua propria area tais como ( TCC, psicanalise, etc).

apenaseu

Mensagens : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Vitor Qua Out 07 2015, 15:31

apenaseu escreveu:Olá comecei recentemente a frequentar um psicologo devido a minha elevada ansiedade mas as minhas consultas sao todas so a falar e falar ou seja ele manda-me falar de qualquer coisa eu nunca sei o que dizer e falo sobre como me sinto quando estou ansioso e nas situaçoes em que fico mas eu nao tenho a certeza se esta e o melhor metodo pois apenas falo e falo e o psi nao me da ferramentas para "trabalhar". O que voces acham?

p.s: eu acho que nos no geral pensamos que os psicologos exercem todos a mesma funçao mas penso que cada psicologo tem a sua propria area tais como ( TCC, psicanalise, etc).

Olá

Tu próprio já notaste que algo está a faltar. Sentes que está na altura de começares receber as ferramentas. É claro que o psicólogo precisa de fazer o ponto de situação para te dar ferramentas para trabalhares nas causas da ansiedade. Se ele ainda não o fez está na altura de lhe perguntares qual é a "área" dele e quando te dá as ferramentas.

É útil quando nos inscrevemos neste fórum colocar a localidade porque os outros membros podem conhecer na tua localidade bons psicólogos.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Barbara Reis Qua Out 07 2015, 18:27

Vitor,

Eu estou interessada em fazer meditação, penso que a budista é a mais recomendada. Conheces alguma coisa na zona Centro, como Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Aveiro, sei lá...
Obrigada.

Barbara Reis

Mensagens : 259
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por ricardomendes4_ Qui Out 08 2015, 00:53

Recomendo meditação vipassana

ricardomendes4_

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Vitor Qui Out 08 2015, 07:42

Barbara Reis escreveu:Vitor,

Eu estou interessada em fazer meditação, penso que a budista é a mais recomendada. Conheces alguma coisa na zona Centro, como Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Aveiro, sei lá...
Obrigada.

Olá Barbara

Sim a meditação budista é a mais recomendada e sobretudo aquela que visa o desenvolvimento da atenção plena (mindfulness).

Telefona para a União Budista Portuguesa:

http://www.uniaobudista.pt/index.php/contactos

É aconselhável que durante um certo período de tempo comeces a praticar com alguém experiente e depois praticares em cada diariamente.

A leitura de alguns livros também ajudam no sentido de te inteirares.
Consulta estes sites com regularidades ou inscreve-te para receberes newsletters

http://www.spm-be.pt/2015/08/melhor-saude-mental-pode-ser-tao-facil.html


Se tiveres mais alguma questão, força!

Fica bem.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Vitor Qui Out 08 2015, 07:57

Vitor escreveu:
Barbara Reis escreveu:Vitor,

Eu estou interessada em fazer meditação, penso que a budista é a mais recomendada. Conheces alguma coisa na zona Centro, como Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Aveiro, sei lá...
Obrigada.

Olá Barbara

Sim a meditação budista é a mais recomendada e sobretudo aquela que visa o desenvolvimento da atenção plena (mindfulness).

Telefona para a União Budista Portuguesa:

http://www.uniaobudista.pt/index.php/contactos

É aconselhável que durante um certo período de tempo comeces a praticar com alguém experiente e depois praticares em casa diariamente.

A leitura de alguns livros também ajudam no sentido de te inteirares:

http://www.wook.pt/ficha/a-arte-da-meditacao/a/id/10368010

http://www.fnac.pt/Mindfulness-Atencao-Plena-Mark-Williams/a856428 (este livro tem um CD com meditação guida para um programa de 8 semanas)

Consulta este site com regularidades e inscreve-te para receberes newsletters:

http://www.spm-be.pt/2015/08/melhor-saude-mental-pode-ser-tao-facil.htm

e vê estes vídeos:

https://youtu.be/Fre6DWnc2Vc

https://www.youtube.com/watch?v=e1DLuMieyk4

https://youtu.be/YpbFOhDsUSw



Se tiveres mais alguma questão, força!

Fica bem.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por zeta Qui Out 08 2015, 16:53

Ajuda de uma psicologa é sempre bom, mas tem de ser uma pessoa com a qual nos sintamos mesmo á vontade. Eu tenho uma amiga psicologa e é uma maravilha, nem preciso dizer tudo que ela sabe o que sinto, talvez da amizade que nos une também influencie.
Há casos em que a medicação também é necessária, mas devemos sempre pedir o minimo de dose e tentar não valorizar os sintomas , deixar andar pois tudo acaba por passar. Até uma crise de panico acaba por passar e no fim dizemos porque deixei que fosse tão longe???não vale a pensa, sempre que sinto uma crise a caminho, penso para mim "passa, coração acelera que não sais...etc" e ajuda imenso...
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Gjmc Ter Out 13 2015, 17:21

E normal quem tenha ansiedade e ataques de pânico ao fazer desporto fique a ver mal? E com formigueiros no peito?

Gjmc

Mensagens : 136
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade / Psicóloga Empty Re: Ansiedade / Psicóloga

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos