Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

5 participantes

Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Qua Abr 29 2015, 12:12

Já tenho uma longa experiência em ansiolíticos e antidepressivos. Já há alguns anos que tomo Paroxetina 20mg (manhã) e fluvoxamina (estava a tomar 100 mg à noite e ainda xanax 0,5 3 vezes ao dia.

Porque não me andava a sentir muito bem o meu psiquiatra trocou a fluvoxamina por Mirtazapina com a seguinte fórmula: dois dias Mirtazapina 15 mg (meio), dois dias Mirta (um) e depois para ficar, Mirta 1,5. A fluvoxamina foi diminuida de 100 para 25 mg durante quatro dias e depois deixei de tomar. Os primeiros dias correu tudo bem, mas após uma semana comecei a sentir tonturas, ansiedade, tremores, diarreia, enfim, uma série de queixas que não sei se atribua ao fim da fluvoxamina ou ao início da Mirtazapina. Telefonei ao meu psiquiatra e ele aconselhou-me a tomar lorazepam 2,5mg (meio comprimido à noite), para regular o sono, porque com a troca descontrolou-se e tinha pesadelos sem fim. Estra troca começou há 12 dias e as melhoras ainda não existem, continuo com muitas tonturas, suores, sensação de despersonalização, sono, etc. Já alguém fez esta troca? Há riscos de desenvolver a sindrome da serotonina? Acham que estes sintomas irão passar? Até quando devo esperar para ver se a situação normaliza? Fico a aguardar os vossos comentários. Obrigado.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Brick Qua Abr 29 2015, 17:51

Como tens um historial longo de ads, acredito que já tenhas parado e começado ads muitas vezes portanto o que estás a sofrer é algo mais do passado do que propriamente do agora. Contudo, essa redução da fluvoxamina foi algo brutal e podes passar mal por causa disso. Só vais ter algum alivio dos sintomas se retomares a fluvoxamina.
É uma situação complicada e precisas de acompanhamento médico.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Qua Abr 29 2015, 19:34

Mas eu tenho acompanhamento medico, quer do psiquiatra, quer do de família. Já estou sem a fluvoxamina há nove dias, espero que o pior já tenha passado... Só gostava de saber outras opiniões e ver se alguém já tinha passado por algum processo semelhante. Como sou um bocado hipocondríaco, fico sempre com receio de os sintomas que tenho serem síndrome de serotonina. Depois racionalizo e acho que estou a exagerar, mas enfim, lá s vai levando. Felizmente apoio familiar não falta e vou conseguindo fazer as minhas coisas, nem qu seja com o uso dos AT. Às vezes tento reduzir, mas nem sempre consigo. Aliás esta mudança surge depois de uma tentativa frustrada de deixar de vez a fluvoxamina..

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Brick Qua Abr 29 2015, 20:44

como é que tentaste reduzir a fluvoxamina? Fala com o "vitor" , ele explica-te como fez. Manda lhe MP
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Qua Abr 29 2015, 20:59

A primeira vez que tentei a redução da fluvoxamina foi no ano passado, por vontade minha, conselho da minha psicóloga e orientado por um psiquiatra a que recorri na altura, não era o que me tem acompanhado. Fiz uma redução radical, de um dia para o outro, na altura só tomava 25 mg. Claro que me dei muito mal... Depois de uma conversa com o médico de família acabei por repor o que tinha tirado, mas descompensei de tal maneira que, por aconselhamento do meu psiquiatra, foi aumentado até aos 125mg. Agora estava a tomar 100mg, e com a introdução gradual da mirtazapina, reduzi para 25 mg durante 4 dias e depois para zero. O que eu achei é que passado 4 dias já não iria sentir os efeitos da falta da fluvoxamina porque entretanto a mirtazapina começava a fazer efeito, mas acho que tanto eu como o psiquiatra nos enganamos. Espero que este martírio passe e volte a ter a minha vida como era... Quanto ao desmame eu já li muita coisa e sei que deve ser 10% a cada uma ou duas semanas. Só entrei para ver se alguém tinha passado pelo mesmo e para sentir algum conforto com essas experiências. Tenho acompanhado o Blog com alguma frequência, até porque dá para aprender imensas coisas e ficar mais descansado por outras... Obrigado pelas dicas.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Brick Qua Abr 29 2015, 21:46

Leva algum tempo até que a mirta entre em acção, aguarda mais uns dias, se nada mudar fala com o psiquiatra.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Qua Abr 29 2015, 22:07

Obrigado pelo conselho. Vê-se que tens mesmo vontade de ajudar, estás sempre aí. Mais uma vez obrigado.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por mrbombas Qui Abr 30 2015, 13:00

Se estás tão bem acompanhado deves tentar aguentar o que te dizem para fazer, pois um desmame é algo muito sério e sem apoios médicos amigos e família fica muito difícil...
Os meus foram todos feitos "à la brutus" mas no meio de efeitos secundários de nova medicação o desmame era mais do mesmo, dói mas passa...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por joni123 Qui Abr 30 2015, 13:54

Infelizmente a maioria dos psiquiatras percebe muito pouco de desmames. Para eles tudo é fácil, mas quem já passou por isto sabe que não é assim. Eu já tive desmames tranquilos e outros que foram um inferno. Agora estou a passar por um absolutamente terrível, e estou a fazê-lo de uma forma lentissima - vai demorar 30 semanas.

joni123

Mensagens : 90
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Dom maio 03 2015, 12:01

Ainda contínuo muito ansioso, a precisar de tomar xanax fora de horas e sem saber se é falta da fluvoxamina ou se a mirta ainda não está a fazer feito. Espero que isto passe depressa se não ainda largo a mirta e volto à fluvoxamina.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Brick Dom maio 03 2015, 16:18

Nestes casos tens de ter o contacto do psiquiatra e falar com ele que é responsável (lol) por ti.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por joni123 Dom maio 03 2015, 17:53

O que estás a sentir é, a meu ver, um claro sintoma de abstinência da fluvoxamina. Os psiquiatras acham que trocam um AD por outro e tudo corre bem, mas não é nada disso que acontece. Os desmames têm de ser feitos devagar. Para mais, a mirtazipina e a fluvoxamina são ADs de classes diferentes, um não substitui o outro.

joni123

Mensagens : 90
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Dom maio 03 2015, 18:39

Obrigado a ambos, quanto tempo mais irão demorar os efeitos da falta da fluvoxamina. Na bula do medicamento fala em 2 semanas, será assim? Mais uma vez, obrigado, é bom saber que não somos os únicos a andar nisto.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Brick Dom maio 03 2015, 22:38

Ainda vem isso das 2 semanas? Medo, muito medo! Era tão bom!
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por joni123 Ter maio 05 2015, 11:25

Os efeitos da descontinuação duram por vezes muito mais do que duas semanas. Quanto tempo ao certo? Ninguém sabe e depende do medicamento e da pessoa.

O que vou dizer é básico, mas digo à mesma: procura fazer uma alimentação saudável (poucas gorduras e açucares), dormir bem (por vezes é difícil, eu sei) e fazer desporto o mais possível. Não os elimina, mas ajuda a ultrapassar os efeitos da abstinência.

Mas o melhor é, sempre, fazer um desmane lento. Muito mais lento do que o que vem na bula e do que sugerem a maioria dos psiquiatras.

Fica bem

joni123

Mensagens : 90
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Vitor Ter maio 05 2015, 13:20

joni123 escreveu:Os efeitos da descontinuação duram por vezes muito mais do que duas semanas. Quanto tempo ao certo? Ninguém sabe e depende do medicamento e da pessoa.

O que vou dizer é básico, mas digo à mesma: procura fazer uma alimentação saudável (poucas gorduras e açucares), dormir bem (por vezes é difícil, eu sei) e fazer desporto o mais possível. Não os elimina, mas ajuda a ultrapassar os efeitos da abstinência.

Mas o melhor é, sempre, fazer um desmane lento. Muito mais lento do que o que vem na bula e do que sugerem a maioria dos psiquiatras.

Fica bem

Por norma nunca menos de 12 meses. Porém há quem consiga em muito menos tempo. Cada um tem que estar atento às reações físicas e psicológicas e assim ajustar a porção retirada ou o intervalo de tempo entre cada diminuição.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por ASAR Qua maio 06 2015, 10:13

Falei com o meu médico de família e ele achou que era a mirtazapina que me estava a provocar toda esta ansiedade diurna, por isso achou que eu deveria reduzir de 22,5 mg para 15mg. Vamos ver se esta solução vai dar em alguma coisa. Já vou na 3.ª semana sem Fluvoxamina, por isso não queria voltar atrás e fazer mais uma alteração... vamos esperar para ver. O que mais me incomoda são mesmo as tonturas.

ASAR

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Vitor Qua maio 06 2015, 10:50

ASAR escreveu:Falei com o meu médico de família e ele achou que era a mirtazapina que me estava a provocar toda esta ansiedade diurna, por isso achou que eu deveria reduzir de 22,5 mg para 15mg. Vamos ver se esta solução vai dar em alguma coisa. Já vou na 3.ª semana sem Fluvoxamina, por isso não queria voltar atrás e fazer mais uma alteração... vamos esperar para ver. O que mais me incomoda são mesmo as tonturas.

É difícil dizer qual deles está a provocar essa ansiedade diurna. Mas é muito natural que os sintomas da privação da Fluvoxamina se comecem a sentir nesta altura.
Quando retirei a Fluvoxamina levei cerca de um ano a retirar com uma balança 10% a cada 3 semanas, e mesmo assim tive sintomas de privação. Leva tempo o nosso corpo a habituar-se à falta do químico. Mas volto a dizer que há pessoas que o fazem com uma certa facilidade.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina Empty Re: Troca de Fluvoxamina por Mirtazapina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos