Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Ataque de pânico EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Ataque de pânico EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Ataque de pânico EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Ataque de pânico EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Ataque de pânico EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Ataque de pânico EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Ataque de pânico EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Ataque de pânico EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Ataque de pânico EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Ataque de pânico EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Ataque de pânico

+3
zeta
lemos-nuno
Jhones
7 participantes

Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataque de pânico

Mensagem por Jhones Sex Jan 27 2012, 18:44

Olá.. Tenho 29 anos e sou uma pessoa extremamente tímida. Gostaria da opinião de vocês para saber o que posso fazer para melhorar ou pelo menos amenizar esses sintomas. Pessoal, tenho muita dificuldade para falar em público, ser o centro das atenções.. Estou na faculdade a quase 10 anos, sempre estive adiando minha formatura, pois precisarei me expor para terminar o curso, apresentando minha monografia.. Não é apenas uma apresentação.. são 6 meses de aulas e após os 6 meses ocorre a apresentação, porém nesses 6 meses de aula precisarei me expor à turma durante as aulas.. são 60 alunos na sala e so de pensar ja fico gelado.. Como meu curso é de engenharia civil, a maioria das matérias são de cálculo e nunca apresentei um trabalho na frente da turma, quando tinha trabalho para apresentar eu nao o apresentava e tentava compensar a nota na prova, ou ia fazer prova final, ou simplismente abandonava a matéria. Essa timidez afeta tudo em minha vida, minha relação com outras pessoas, com meus familiares, profissionalmente.. Mas no momento queria resolver esse problema com a exposição, ja que é urgente e não tenho para onde correr, estou num beco sem saída, já que so falta isso para me formar e a pressão da família também é muito grande ja que são 10 anos pagando uma faculdade cara.. Quando sei que terei que me expor, meu coração dispara, a voz nao sai, nao consigo raciocinar.. QUE TIPO DE AJUDA PRECISO? GERALMENTE QUAL O TIPO DE TRATAMENTO UTILIZADO NESSES CASOS? O TRATAMENTO É EFETIVO? ME AJUDEM POR FAVOR.. MUITO OBRIGADO DESDE JÁ!!!!

Jhones

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por lemos-nuno Dom Jan 29 2012, 01:04

Jhones escreveu:Olá.. Tenho 29 anos e sou uma pessoa extremamente tímida. Gostaria da opinião de vocês para saber o que posso fazer para melhorar ou pelo menos amenizar esses sintomas. Pessoal, tenho muita dificuldade para falar em público, ser o centro das atenções.. Estou na faculdade a quase 10 anos, sempre estive adiando minha formatura, pois precisarei me expor para terminar o curso, apresentando minha monografia.. Não é apenas uma apresentação.. são 6 meses de aulas e após os 6 meses ocorre a apresentação, porém nesses 6 meses de aula precisarei me expor à turma durante as aulas.. são 60 alunos na sala e so de pensar ja fico gelado.. Como meu curso é de engenharia civil, a maioria das matérias são de cálculo e nunca apresentei um trabalho na frente da turma, quando tinha trabalho para apresentar eu nao o apresentava e tentava compensar a nota na prova, ou ia fazer prova final, ou simplismente abandonava a matéria. Essa timidez afeta tudo em minha vida, minha relação com outras pessoas, com meus familiares, profissionalmente.. Mas no momento queria resolver esse problema com a exposição, ja que é urgente e não tenho para onde correr, estou num beco sem saída, já que so falta isso para me formar e a pressão da família também é muito grande ja que são 10 anos pagando uma faculdade cara.. Quando sei que terei que me expor, meu coração dispara, a voz nao sai, nao consigo raciocinar.. QUE TIPO DE AJUDA PRECISO? GERALMENTE QUAL O TIPO DE TRATAMENTO UTILIZADO NESSES CASOS? O TRATAMENTO É EFETIVO? ME AJUDEM POR FAVOR.. MUITO OBRIGADO DESDE JÁ!!!!


boa noite, se apenas o que te preocupa é ter de enfrentar aquela apresentaçao tomas um xanax ou um victan e ficas logo calminho, mas tu proprio tens de deitar para tras isso estas a tentar te formar em enga civil vais lidar diariamente com situaçoes bem mais intensas que tens de ser decisivo e nao podes estar constantemente nessa ansiedade total... Tenta ser mais optimista, que realmente és capaz, e acreditas realmente nas tuas capacidades... Só assim te puderas ajudar a ti proprio... se precisares tenta umas consultas de psicologia e expoes o teu caso como és reservado podem te ajudar bastante...

boa sorte

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataques de pânico

Mensagem por zeta Dom Jan 29 2012, 16:14

Jhjones

Tens que te mentalizar que se conseguiste chegar até aqui , agora por um degrau vais sconseguri de certeza, e como diz o Lemos nuno, tomas um victan ou xanax antes uns dias e no dia da apresentação isso será superado. E nos primeiros tempos em que tiveres que enferentar turmas continuas com a toma de alprazolam(xanax) 0,25mg , mas não continuado até te sentires mais forte, porque depois do 1ºobstacuilo os restante passa a ser inferiorizados e ignorados, porque é assim a via. "O que não nos mata, torna-nos mais fortes..."

Boa Sorte
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por bichobrabo Dom Jan 29 2012, 17:02

O que não nos mata, torna-nos mais fortes...

No caso do pânico acho que esta máxima não se aplica. Porque a verdade é que quantos mais ataques de pânico tiveres em determinada situação, mais instalada ficará a fobia.

Deve-se insistir, mas nunca na presença do pânico. O ideal será passar pelas situações fóbicas, mas sem nunca perder o controlo. Em caso de pânico evita-se a situação ou toma-se um comprimido.

De resto o que disseste vai de encontro ao que acabei de escrever:)

cumps zeta Smile
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataque de pânico

Mensagem por zeta Dom Jan 29 2012, 17:15

Ola bichobrabo,
Repara ,depois de termos os primeiros ap mentalizamo-nos que nao nos mata e enfrentamo-los. Com mais serenidade ...porque aquele medo da morte e superado e só fica
Os sintomas,mas aí.como tu disseste toma-se um victan e passa...
Cptos
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por sketch Dom Jan 29 2012, 17:51

zeta escreveu:Ola bichobrabo,
Repara ,depois de termos os primeiros ap mentalizamo-nos que nao nos mata e enfrentamo-los. Com mais serenidade ...porque aquele medo da morte e superado e só fica Os sintomas,mas aí como tu disseste toma-se um victan e passa...
Cptos
Era bom que eu pensasse assim mas não consigo. E acho mm q infelizmente deve ser raro quem consiga pensar como a zeta. Já tive muitos e continuo viva claro mas mm assim...
Wink
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por bichobrabo Dom Jan 29 2012, 18:18

Houve uma altura em que andava a lutar contra aminha agorafobia. Ia para um sítio e aguentava a ansiedade. Resultado: a minha agorafobia hoje está mais atenuada, mas sempre que vou para esse sítio específico sinto sempre um apertozito. Parece que ficou gravado.

Há que ultrapassar certos medos, mas por vezes o confronto não é a melhor opção. Isto consta nos manuais básicos de psicologia.
bichobrabo
bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens : 1507
Reputação : 131
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por lemos-nuno Dom Jan 29 2012, 22:22

Eu concordo em parte com vocês os dois.... Por muito ataques que tenhamos, e sempre que o conseguimos superar começamos a ter a noção que realmente aquilo nao nos mata, e é mais um dos muitos que ja tivemos, e vamos ganhando alguma segurança relativamente a isso e ficando cada vez mais fortes e com o tempo muito mais fortes... Agora nem todos somos iguais, é a sempre um ataque que aparece ligeiramente diferente do anterior etc e acaba por nos preocupar e nos leva a pensar o pior naqueles instantes... Isso realmente para uns pode ser uma força e uma forma de encarar o problema, mas quem realmente viver e interiorizar todos os sintomas daqueles ataques podem ser devastadores e realmente chegar ao limite de ter medo de tudo e mais alguma coisa... Por muito forte que sejamos, existem determinados locais, determinadas situaçoes que nos marcaram e que sejam dificeis de encarar... Eu por exemplo, o local onde tive o 1º ataque ficou-me gravado e agora nem tanto mas uma fase evitava passar naquela estrada, porque sentia sempre um mal estar com vontade que tudo voltasse..

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataques de pânico

Mensagem por zeta Seg Jan 30 2012, 09:25

Bichobrabo e lemos -nuno,

Realmente o sitio do 1º ataque de panico não se esquece...e sempre que se passa por lá, volta o receio, principalmente se se estiver só.
O meu maior receio/medo é estar só num local desconhecido sem afinidades, mas se estiver acompanhada por alguem de minha confiança não costumo sentir essas coisas, mas como disse a neurologista, esse fato é devido a eu fazer uma vida calma, por casa ,com um trabalho sem muito stresse e onde me sinto muito segura-logo quando saio da minha casa fico tipo no ar, falta-me aquele aconchego e desconfio de todas as pessoas, embora eu seja muito sociavel e combata esse sentimento tão negativo falando com as pessoas que me rodeiam ....mas estou sempre ansiosa de chegar a casa...
Bem no fundo todos temos os nossos medos mas á nossa maneira vamos os conhecendo e contornando...quando é possivel, porque há situações que só com 1/2 victan!!!!
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por lemos-nuno Seg Jan 30 2012, 11:00

sem duvida zeta mas acredita eu ja ultrapassei bem esse medo do 1º panico porque seja qual for o local onde tenhamos uma crise é sem duvida algo passageiro qualquer dia nao me sentia bem em lado nenhum certo.... Como dizes talvez tu estares em casa e o teu trabalho te ajude a sentir mais confiante nessa parte... Posso-te dizer a minha vida é na estrada eu sou comercial logo ando todos os dias na estrada e como dizes e bem quando penso que vou para aqueles sitios mais chatos onde nao existe nada, ai durante o caminho vou sempre com receio e com vontade de sair de la bem rápido de forma a sentir-me mais seguro.... Mas posso te dizer a crise que me marcou mais e ainda hoje tenho mt mt medo... foi um certo dia la estava o pedro na ami para uma ida ao dentista e tudo bem nunca tive receio de ir ao dentista, era mais uma ida normal, deito-me e tal, levo a anestesia e no momento em que espeta.. nao sei o coraçao começou entrou em taquicardia e pronto foi descontrolo total, mas acreditas estive ali prai 20min em consulta sempre com o vai e vem de sintomas e nao tive coragem de dizer nada a ninguem, so fechei os olhos tentava-me controlar mas o receio era tanto e a sensaçao foi tao esquesita que nunca mais consegui controlar nada... a partir desse momento ganhei um medo terrivel de dentista para mim era levar uma anestesia geral e ficava mais descansado. Agora sempre que la vou é um inferno de sintomas... e antes de ir tomo sempre 1/2 victan para me tentar aguentar, depois disso ja retirei 2cisos um deles demorou 2h30 e nao me perguntes como aguentei a verdade é que estou la a contar carneirinhos, a pensar em asneiras tudo e mais alguma coisa para desviar a antençao da ansiedade senao é a morte do artista... Enfim mas isto tudo porque quando temos uma crise pelo menos precisamos daquele espaço nosso e naquele momento senti-me incapaz de pedir ajuda e deixei-me levar e aguentar naquele inferno quando queria saltar da cadeira e tentar acalmar... enfim cada um com as suas paranoias lol

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataques de pânico

Mensagem por zeta Seg Jan 30 2012, 14:43

Lemos-nuno

Essa do dentista tb é comigo....há muitos anos fui a dentista "carniceiro" pois tirou-me o dente do siso quase sem anestesia e mandou me embora sem lavar a boca...detestei tanto k nunca mais tirei um dente. Mas na semana passada, faz hoje 8 dias é que entrei numa dentista para pedir um orçamento para um aparelho e ela disse que no meu caso era só tirar o dente ao lado do da frente e meter um pivô...disse para marcar a consulta para tirar esse dente e aí de repente surgiu-me uma coragem não sei de onde e perguntei se podia ser nessa hora, ela disse k sim mas se eu estaria preparada pois havia-lhe contado a minha triste experiencia há muitos anos...E sem mais, ela em 5 minutos tirou-me o dente e realmente estava tensa , mas já passou e pensando bem, fazemos muito filme......nem todos os dentistas são iguais, temos é de encontrar um verdadeiro profissional(o que é dificil!!)...
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por sketch Seg Jan 30 2012, 14:48

Oh Zeta tiveste foi azar com esse talhante. Mad

Eu não sei qnd foi a 1ª vez q tive uma ataque de pânico pq já os tenho desde miúda. Mas tenho na mm um ou outro local onde já me senti mal e q eu tenho andado a evitar. Racionalmente não há lógica nenhuma nisto (falta aqui um smile do bonequinho a bater com a cabeça na parede eheh)
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por lemos-nuno Dom Fev 05 2012, 13:31

zeta realmente tu tambem tiveste uma ma experiencia, que na altura nao foi o meu caso de duas um ou ela me deu a anestesia num siito errado sei que ocorreu qlq efeito, e isso descontrolou-me totalmente agora a minha mente nao suporta o saber que tem de ir a um dentista...os medicos ja os suporta visto que tambem ja fui a tantos lol mau era... mas dentista esquece ja pensei levar musica para ouvir qlq coisa porque tudo isso se desviar o pensamento naquele momento passo a consulta bem lol enfim as tais situaçoes que depois para as ultrapassar sao muito complicadas Wink

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por Jhones Seg Fev 27 2012, 11:50

pessoal, desculpa a grosseria mas voces poluíram meu tópico com outro assunto.. e acabou que nao fiquei esclarecido da minha dúvida...

Jhones

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por resende Seg Fev 27 2012, 12:43

Jhones escreveu:pessoal, desculpa a grosseria mas voces poluíram meu tópico com outro assunto.. e acabou que nao fiquei esclarecido da minha dúvida...

Se leres pelo menos o segundo e terceiro post acho que te tentaram ajudar...

resende

Mensagens : 285
Reputação : 10
Data de inscrição : 02/11/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por lemos-nuno Seg Fev 27 2012, 14:23

meu amigo jhones aqui no forum ninguem tem como intenção "poluir" topicos de ninguém... acima de tudo todos os membros uns mais que outros, tentam ajudar dentro das suas limitações e experiencias vividas... Penso que foi isso que Eu fiz, assim como a ZETA e o BICHOBRABO... É perfeitamente normal, que a conversa nao se limita apenas a responder à tua pergunta e ficar por aqui... As opiniões vão sendo dadas, e existe troca de ideias fudamentadas, e para isso essencialmente serve este forum, ajudar, ser ajudado, partilhar... espero ter ajudado

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Mensagens : 341
Reputação : 10
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 39
Localização : guimaraes

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por Brick Seg Fev 27 2012, 15:11

Jhones escreveu:pessoal, desculpa a grosseria mas voces poluíram meu tópico com outro assunto.. e acabou que nao fiquei esclarecido da minha dúvida...

grosseria é as pessoas perderem parte do seu tempo a ajudar pessoas e depois agradecem desta maneira.
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Ataques de pânico

Mensagem por zeta Seg Fev 27 2012, 16:36

Brick, tens toda a razão....
Quem não está bem muda-se...
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ataque de pânico Empty Re: Ataque de pânico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos