Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Primeira vez a tomar medicação EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Primeira vez a tomar medicação EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Primeira vez a tomar medicação EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Primeira vez a tomar medicação EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Primeira vez a tomar medicação EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Primeira vez a tomar medicação

+3
seni
ThePrestige
Vitor
7 participantes

Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Ter Out 21 2014, 18:21

Olá Smile
Há cerca de 4-5 anos que tenho ataques de pânico na rua mas não eram graves como este ano, então decidi-me a ir ao médico.

Comecei por tomar Alprazolam 0,25mg duas vezes por dia durante uma semana e reduzir para uma à noite após essa semana.
Como vi que não fazia efeito, fui de novo à médica e receitou-me Venlafaxina 75mg, 1 por dia (ao pequeno-almoço) e metade de um comprimido Alprazolam à noite.

Eu sei que há efeitos secundários até 2 semanas como vómitos, enjôos, tonturas, agitação etc. Não senti nada disso a não ser umas breves tonturas, muita fraqueza muscular e terríveis insónias, dormia cerca de 1 hora e cheguei a estar 2 dias directos sem conseguir por ter espasmos. Senti-me apenas muito mal com náuseas e reflexos de vómito no 1.º dia que tomei Venlafaxina porque fui burra e tomei em jejum lol.

Fui então ao hospital às urgências de psiquiatria porque tive um ataque de pânico horrível, sou um bocado hipocondriaca e não devia ter lido os efeitos secundários, trocaram-me o Alprazolam por Lexotan 1,5mg, um ao pequeno-almoço e outro ao jantar; continuar com a Venlafaxina com a mesma posologia e Triticum AC 150mg em SOS quando não conseguisse mesmo dormir.

Acalmei um bocado, consigo dormir um pouco melhor porque os espasmos pararam mas ainda sinto muita fraqueza nas pernas e alguma sonolência. Sinto que perco um bocado de noção e realidade quando ando na rua... parece que me desconcentro e "esqueço-me" que estou na rua então começo a ficar nervosa e volto para casa. Tem-me afectado as idas ao meu curso em que só posso dar 10% de faltas em 1 ano.

É normal sentir-se assim?
Tomo Venlafaxina há 10 dias apenas. Tomei o Alprazolam durante 21 dias até ter trocado para Lexotan que tomo há 5 dias.

Vou começar a ter acompanhamento psicológico também. Estou só à espera que me digam a primeira consulta em que não faço ideia se demoram muito a telefonar/mandar carta nem que duração é cada sessão... Alguém sabe?
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por Vitor Ter Out 21 2014, 18:44

Olá
Se conseguires resolver o teu problema só pelo lado das consultas de psicologia era bem bom. O Alprozolam estava a fazer-te mal, é o pior dos ansiolíticos. A medicação leva cerca de 3 a 4 semanas a fazer efeito. Pode ser que esses sintomas passem.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Ter Out 21 2014, 18:55

A sério? A psiquiatra das urgências do hospital disse-me que o Alprazolam não fazia mal nenhum (mas é certo que desde que troquei que me sinto melhor, fiz bem em panicar e queixar-me)

Estou a rezar muito que resolva com as consultas, não quero ficar dependente de medicação porque já vi que é difícil depois deixar...

Nem sei bem como este pânico tremendo começou. Tenho alguns problemas familiares mas não são relacionados a eu de repente ter medo de me sentir mal na rua, no metro, escola, qualquer sítio público. Eu era uma rapariga que estava sempre na rua a socializar sem qualquer problema, não entendo. : (
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por ThePrestige Qua Out 22 2014, 12:42

Olá Seni.
Quem te disse que a toma de Alprazolam é como se fosse placebo enganou-te e bem! O Alprazolam até devia ser receitado em SOS (no teu caso e nos demais casos). Como o Brick disse, ele parece que te estava a fazer mal e ainda bem que foi substituído.

Seria muito bom se terapia ou apoio psicológico te ajudasse, pois a medicação não é solução.
Tens amigos confidentes?
Como é que começaram os ataques de pânico?


Última edição por ThePrestige em Qui Out 23 2014, 12:42, editado 1 vez(es)
ThePrestige
ThePrestige

Mensagens : 86
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/10/2014
Idade : 28
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Qui Out 23 2014, 01:22

Foi a médica de família que receitou para eu conseguir dormir. Achei um pouco estranho mas pronto...

Sim, tenho a sorte de ter bons amigos que me ajudam nisto. A minha irmã passou pelo mesmo então também me sabe orientar um bocado.

O primeiro ataque de pânico que tive foi nos exames nacionais do 9.º ano. Tive em ambos exames e não entendo porquê porque eu sempre tive boas notas e nem estava preocupada sequer.

Depois de isto acontecer, deixei a escola porque me sentia mal cada vez que tentava ir e a minha casa tornou-se como o meu refúgio, a minha zona de conforto em que nada disto acontecia.
Como eu disse ali acima, tenho a típica mania das doenças e estou seeempre sempre a pensar se no próximo segundo me vou sentir mal, se vou desmaiar etc mesmo que eu esteja perfeitamente saudável. Mas é apenas quando ando sozinha em público ou estou sozinha junto de pessoas que não conheço.
Foi piorando desde que deixei a escola, cada vez que saio à rua tenho tonturas, sensação de desmaio, tremores, fraqueza, picadas nas mãos... vocês sabem.
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por ThePrestige Qui Out 23 2014, 12:52

A médica de família devia-te receitar um indutor do sono, fraquinho, nada de químicos fortes. Já consegues dormir?

Ainda bem! Há gente que anda sozinho(a) nestas andanças e depois é mais difícil sair da situação.
Se a tua irmã conseguiu ultrapassar esta fase (encara isto como uma fase, não um problema eterno), tu também consegues - ainda por cima são casos semelhantes Smile .

Não devias deixar a escola. Realmente não consegues voltar? Ao menos tentas distrair-te com algo? Precisas de abstracção - eu sou obsessivo-compulsivo, mas o caso é semelhantes porque ambos os casos são derivados de um sintoma de ansiedade, portanto, o meu conselho do psiquiatra poderá aplicar-se a ti! Não tenho bem a certeza se ele está correcto, mas vale a pena tentar. Fala cada vez mais com os amigos, aproxima-te de pessoas com quem consegues estar e desabafar.

Sim, compreendo perfeitamente. Mas tudo tem a sua génese - não te consegues lembrar de um episódio traumático que podia ter despoletado este "frenesim" em ti?

Um beijo e um abraço.
ThePrestige
ThePrestige

Mensagens : 86
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/10/2014
Idade : 28
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Seg Nov 03 2014, 16:44

Olá ThePrestige, desculpa demorar tanto a responder e muito obrigada pelo apoio Smile

Eu deixei a escola mas voltei este ano, foi aí que notei que o meu pânico não tinha passado e que resolvi então ir ao médico.

Tenho vários episódios traumáticos, desde os meus 4 anos (pelo menos só tenho memórias a partir daqui) até hoje sinceramente. Sempre fui ansiosa e medrosa de miudinha devido a terrível ambiente familiar. Mas só a partir dos meus 15 anos é que comecei a sentir isso fisicamente demais e nunca associei que deva ser derivado a isto.

E ainda me custa dormir sim. Ando há 2 meses nisto já... mas acho que agora é de ter trocado o horário de dormir, estou acordada até 8 da manhã, durmo 3 horas para acordar e tomar os medicamentos e volto a dormir até às 18h. Depois acordo, vou para o meu curso que é até às 22h45 e fico sem sono e ando nisto sem fim lol. Tenho de arranjar algo que me canse durante o dia.
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por gppsi Seg Nov 03 2014, 19:24

Que idade tens Seni?

gppsi

Mensagens : 61
Reputação : 4
Data de inscrição : 29/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Ter Nov 04 2014, 03:11

Tenho 20 (faço 21 em dezembro).
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por mrbombas Ter Nov 04 2014, 07:32

Sei de algumas coisas para te cansar durante o dia Smile

Mas caminhada costuma ajudar Smile
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Seg Dez 15 2014, 01:30

Hey hey só um pequeno update para futuras referências a quem possa precisar de motivação ou assim.

Então, já tomo Venlafaxina há 2 meses juntamente com Lexotan e tenho-me sentido óptima.

Ataques de pânico fugiram Very Happy Já consigo dormir bem a noite toda também e ainda fico na ronha um bocado quando acordo. Estou muitíssimo bem disposta na escola no curso onde ando, muito social e já fiz boas amizades, o que me faz distrair imenso.
Eu sou da margem sul e consigo ir sozinha até lisboa já, coisa que nunca tinha feito e experimentei a semana passada ir ter com o meu namorado e arranjei um emprego também.

Foi um bocado difícil chegar a este ponto, cada vez que me enervo (enervava?) ataca-me logo o estômago e vomito tudo. Perdi 15kg devido a isso e a extrema falta de apetite.

Fui a duas consultas de psicologia que sinceramente ainda considero uma perda de tempo, foi só explicar o que se passa comigo e fazer provas (um questionário e dizer o que interpreto naquelas pinturas abstractas...) mas vou continuar, tenho uma consulta a cada duas semanas num hospital público.

A minha médica de família disse-me que tenho de manter Venlafaxina por 1 ano pelo menos. Quero ver se depois me safo bem sem ter de tomar Smile De momento só tomo 75mg de manhã e 1 comprimido de 1,5 de Lexotan por dia. Mal tomei o Triticum para dormir porque não me fazia grande diferença então deixei-o de lado porque já durmo bem.
Espero não ter dificuldades em deixar a medicação mais tarde.
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por mrbombas Ter Dez 16 2014, 08:47

Ainda bem, mas nunca esquecer que a vida sem medicamentos tem altos e baixos, com medicamentos não é diferente, apenas mais superficial ou mais profundo...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por zeta Ter Dez 16 2014, 10:28

Cada pessoa é diferente e precisa ou não de medicamentos...mas quanto menos tomarmos melhor, no entanto há casos em que alguns são mesmo necessários para termos qualidade de vida. Por isso se te sentes bem, deixa andar e segue com as consultas de psicologia.Boa sorte!
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por seni Qui Jan 15 2015, 09:59

Olá de novo, obrigada pelas mensagens Smile
Venho perguntar que tipo de desporto recomendariam para relaxar e distrair-se de maus pensamentos?

Queria natação (mais hidroterapia, não sei nadar Razz ) já que sofro um bocado de dores na coluna e porque tenho um teratoma num ovário a juntar à minha anemia (poço de doenças eu) então não posso correr nem fazer grandes esforços até ser operada.

Pensei em desporto porque reparei que tenho andado a tomar lexotan de forma errada. Supostamente teria de tomar 1 inteiro (1,5mg) de manhã e metade de um à noite. Mas tenho tomado metade de manhã, metade à noite e não tenho sentido diferença alguma.. passei de 3mg diários para 1,5 e às vezes até me esqueço de tomar ao jantar, logo 0,75 alguns dias... mesmo eu não notando alguma diferença, faz mal tomar assim? Entendi mal a médica :I

Sei que lexotan é viciante então quero reduzir o mínimo de medicamentos possíveis. O triticum já se foi, passei pra esta dose baixa de lexotan por engano e mantenho apenas 75mg diárias de velanfaxina.

Tenho de manter durante 1 ano por ordem da médica mas não queria muito visto que o desejo sexual reduziu bastante então queria ver se optava mais por métodos naturais como o desporto e continuar com a psicóloga e apoio de amigos, odeio pensar que posso ter de passar a vida a tomar ADs e ansiolíticos...
seni
seni

Mensagens : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por mrbombas Qui Jan 15 2015, 21:14

Caminhada acelerada ao ar livre, de preferência com chuva...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por laraf Sex Jan 23 2015, 13:45

Por curiosidade, porquê chuva? Very Happy

laraf

Mensagens : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira vez a tomar medicação Empty Re: Primeira vez a tomar medicação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos