Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
tontura sim..tontura não.. EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
tontura sim..tontura não.. EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
tontura sim..tontura não.. EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
tontura sim..tontura não.. EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
tontura sim..tontura não.. EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
tontura sim..tontura não.. EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
tontura sim..tontura não.. EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
tontura sim..tontura não.. EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
tontura sim..tontura não.. EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
tontura sim..tontura não.. EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

tontura sim..tontura não..

+3
HugoSousa
FSL
Su
7 participantes

Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty tontura sim..tontura não..

Mensagem por Su Dom Abr 13 2014, 20:29

Boa noite a todos,

para aqueles que sofrem de tonturas...gostaria de saber se é algo que vos acompanha sempre ou se acontece por vezes...é que no meu caso..posso descrever a situação como uma espécie de surtos...acontece uma vez com mais intensidade e depois chego a tar uma duas 3 semanas em que praticamente todos os dias sinto tonturas...numa consulta à qual fui há pco tempo..o médico perguntou-me: o que é para si uma tontura? ...ora pois o que eu sinto é uma fraqueza na cabeça, uma perda de força na cabeça..com sensação de calor...parece que vou desmaiar..por vezes, quando mais forte, fico a tremer com as mãos húmidas e o coração bate muito depressa...sou técnica de análises clínicas e, um dia, durante uma colheita, estava eu normal a preparar os tubos para picar a utente...comecei a sentir aquela perda de força..as mãos a começarem a ficar húmidas o coração a bater muito depressa..achei mm que me ia deixar cair..mas comecei a pensar que tinha que conseguir..fiz tudo o que tinha a fazer e quando a pessoa saiu fui sentar-me e abanar-me com um papel....acho que foi das vezes que mais pensei que nao ia aguentar..acho que o meu corpo queria mm que eu cai-se. há coisas que não consigo entender. depois fico melhor..e se der o caso repete-se isso mais umas vezes durante o dia...às vezes quero acreditar que realmente é ansiedade, pk sei que tenho uma personalidade ansiosa, outras penso que tenho uma doença a que ainda não se chegou à conclusão qual será...embora ja tenha feito exames com fartura...e tenha de facto algumas lesões cerebrais..que podem até nem ser nada ou podem ser esclerose múltipla..ou o raio...enfim..obrigada a quem perder o seu tempo a ler isto tudo ..=) obrigada =) boa noite boa semana.
Su
Su

Mensagens : 51
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por FSL Dom Abr 13 2014, 21:07

Su escreveu: o que é para si uma tontura? ...ora pois o que eu sinto é uma fraqueza na cabeça, uma perda de força na cabeça..com sensação de calor...parece que vou desmaiar..por vezes, quando mais forte, fico a tremer com as mãos húmidas e o coração bate muito depressa...sou técnica de análises clínicas e, um dia, durante uma colheita, estava eu normal a preparar os tubos para picar a utente...comecei a sentir aquela perda de força..as mãos a começarem a ficar húmidas o coração a bater muito depressa..achei mm que me ia deixar cair..mas comecei a pensar que tinha que conseguir..fiz tudo o que tinha a fazer e quando a pessoa saiu fui sentar-me e abanar-me com um papel....acho que foi das vezes que mais pensei que nao ia aguentar..acho que o meu corpo queria mm que eu cai-se. há coisas que não consigo entender. depois fico melhor..e se der o caso repete-se isso mais umas vezes durante o dia...às vezes quero acreditar que realmente é ansiedade, pk sei que tenho uma personalidade ansiosa.

Olá.

Isto que descreves é um típico episódio de ansiedade descontrolada, onde o teu cérebro desencadeia um conjunto de reações em que uma delas se manifesta como tontura.

Porquê a tontura ? Porque em momentos de grande ansiedade, como o que contaste, o sangue sai do cérebro e é redirecionado para partes do corpo como os músculos, o coração e os pulmões. Como o cérebro fica pouco irrigado, menos oxigénio chega à cabeça e tens uma sensação de tontura e desmaio como se tivesses inalado muito CO2.

Faz parte da panóplia de reações do mecanismo de Luta ou Fuga.
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Su Dom Abr 13 2014, 21:21

Compreendo...realmente o médico disse-me que eram manifestações de pânico. O que não entendo é o pk destas coisas aparecerem nas situações mais variadas...um dia foi a ver televisão..estava bem calma ..no sofá...não estava com nenhum problema que me fizesse estar nervosa...e pufff...aconteceu ..
Su
Su

Mensagens : 51
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por FSL Dom Abr 13 2014, 21:26

Su escreveu:Compreendo...realmente o médico disse-me que eram manifestações de pânico. O que não entendo é o pk destas coisas aparecerem nas situações mais variadas...um dia foi a ver televisão..estava bem calma ..no sofá...não estava com nenhum problema que me fizesse estar nervosa...e pufff...aconteceu ..

Acontecem porque és uma pessoa de natureza ansiosa, e o teu inconsciente está sempre alerta 24h por dia. Depois é como um gatilho descontrolado, dispara quando menos esperas.

Perfeitamente normal em pessoas com crises de ansiedade extrema.

A boa notícia é que isso tem solução. Dá muito trabalho e depende muito da força de vontade da pessoa, mas tem solução  Smile 
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por HugoSousa Dom Abr 13 2014, 21:36

Pelo que relatas parece mesmo ansiedade.
Após muito tempo, aliás demasiado tempo, a fazer exames quando soube finalmente o que era (ansiedade no meu caso) lembro-me que fiquei de rastos. Nem sei porquê, afinal não seria pior do que ter problemas cardíacos ou coisa assim, mas fiquei.

Se for ansiedade no teu caso não deixes que te isso abata, haverão os reflexos físicos, talvez uma ou outra limitação ao inicio, mas o mais provável, se o perceberes a tempo, é passares ao lado das chatices inerentes à Ansiedade.

Su escreveu:outras penso que tenho uma doença a que ainda não se chegou à conclusão qual será...embora ja tenha feito exames com fartura...e tenha de facto algumas lesões cerebrais..que podem até nem ser nada

Tem cuidado com isto, se já fizeste exames com fartura começa a considerar se não estarás a empolar medos, a hipocondria chega sem se dar por isso e é uma chatice quando se instala, temos de ter uma saúde de ferro para sobreviver a tantas doenças.

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Su Dom Abr 13 2014, 22:05

confesso que já tive discussões com a minha mãe em que teimei que isto não era ansiedade ...acho que se for mesmo vou ter a mesma reacção que tu..sei que é ridículo..pk há tanta coisa mais grave..mas parece que os sintomas físicos são tão chatos e custam tanto que custa-me a associá-los a um problema como a ansiedade.
Su
Su

Mensagens : 51
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por HugoSousa Dom Abr 13 2014, 22:23

E como técnica de análises clínicas estás exposta a ver muita coisa.
Não deixes as fobias se instalarem.

HugoSousa

Mensagens : 120
Reputação : 22
Data de inscrição : 28/03/2014
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por FSL Dom Abr 13 2014, 23:29

Su escreveu:confesso que já tive discussões com a minha mãe em que teimei que isto não era ansiedade ...acho que se for mesmo vou ter a mesma reacção que tu..sei que é ridículo..pk há tanta coisa mais grave..mas parece que os sintomas físicos são tão chatos e custam tanto que custa-me a associá-los a um problema como a ansiedade.

A ansiedade contínua mina lentamente o corpo todo. Dores físicas devido a stress e ansiedade são tão comuns.

Quem já não ouviu dizer?: "Fiquei tão tensa que ainda me dói o pescoço."

Eu sou dos que considero que a ansiedade e o stress são as duas coisas que mais deterioram a nossa qualidade de vida e saúde.

Problemas psíquicos, cardíacos, intestinais... passando por psoríase e queda de cabelo.


Última edição por FSL em Seg Abr 14 2014, 12:05, editado 1 vez(es)
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Vitor Seg Abr 14 2014, 07:36

FSL escreveu:
Su escreveu:confesso que já tive discussões com a minha mãe em que teimei que isto não era ansiedade ...acho que se for mesmo vou ter a mesma reacção que tu..sei que é ridículo..pk há tanta coisa mais grave..mas parece que os sintomas físicos são tão chatos e custam tanto que custa-me a associá-los a um problema como a ansiedade.

A ansiedade contínua mina lentamente o corpo todo. Dores físicas devido a stress e ansiedade são tão comuns.

Quem já não ouviu dizer?: "Fiquei tão tensa que ainda me dói o pescoço."

Eu sou dos que considero que a ansiedade e o stress são as duas coisas que mais deterioram a nossa qualidade de vida e saúde.

Problemas psíquicos, cardíacos, intestinais... passado por psoríase e queda de cabelo.

Olá FSL

Não és só tu que considera que a ansiedade e stress são altamente prejudiciais para a saúde. É um facto comprovado que esses estados provocam altas produções de adrenalina e cortisol que em demasia e com determinada frequência tornam-se altamente tóxicos para o corpo. Até o sistema imunitário fica mais fraco. É obra!
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por SandraC Seg Abr 14 2014, 11:33

Eu tenho muitas vezes é uma especie (nem sem bem como descrever) tipo uma falta de equilibrio, quer dizer, não vou a cair nem vejo as coisas andarem à roda mas parece que a cabeça fica estranha e como se fosse a "flutuar", não sei se me estou a explicar bem. Eu descrevo como falta de equilibrio embora não saiba se esse termo é o mais correcto. Não sei se terá a ver com a ansiedade. Eu uso óculos, até já pensei se não precisaria de ver se tenho de mudar a graduação. Mas não acontece sempre, apenas muitas vezes.

SandraC

Mensagens : 83
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por FSL Seg Abr 14 2014, 12:12

Vítor sabes bem que esta sociedade ocidental, lida com os problemas de ansiedade, não lidando com o que nos torna ansiosos (sociedade egoísta, competitiva, baseada em produção de riqueza à custa de terceiros, etc) mas sim paliando os sintomas.

És ansioso ? Toma lá diazepam...

Quando o que se deveria era intervir na sociedade mudando padrões de pensamento, etc. Mas isto é tão utópico que cada um deve encontrar ferramentas e mudar hábitos e situações de vida, que lhes permita viver com o mínimo de stress possível.

É o que tenho feito, sem isso nunca mais largava a medicação  Wink 
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Vitor Seg Abr 14 2014, 13:09

FSL, espero que os utilizadores do forum que procuram apoio tenham em atenção muitos comentários porque irão encontrar muitas ferramentas úteis.

Ainda bem que certos costumes, práticas, etc. orientais começaram a entrar no mundo ocidental.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Su Seg Abr 14 2014, 16:37

Boa tarde, obrigada a todos pelas respostas.
SandraC como te compreendo...eu sei k as coisas não se tão a mexer...nunca cai, nem nunca desmaiei...mas às vezes parece que tenho que me esforçar para me concentrar parece que estou a olhar mas não to a ver nada..a minha cabeça parece que está a dançar...é muito estranho e muito complicado explicar. Noutras situações acontece-me fikar vidrada numa coisa qualquer e nao consigo desviar os olhos...Às vezes parece que estou bebada...enfim...haja paciência. ** Exclamation Exclamation 
Su
Su

Mensagens : 51
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por mrbombas Seg Abr 14 2014, 18:07

Despersonalização, parece que estás a ver as coisas num filme...

Isso é da ansiedade...
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por sketch Qua Abr 16 2014, 10:48

Eu tb andei com algumas tonturas leves mas constantes durante o fim de semana. Ontem comentei com o médico e ele acha q foi falta de oxigenação do cérebro. uuiii Falou das artérias, etc etc mas não valorizou muito.
Tenho estado mais normal estes dias mas quando me baixo e levanto, lá vêm elas Smile
sketch
sketch

Mensagens : 497
Reputação : 53
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

tontura sim..tontura não.. Empty Re: tontura sim..tontura não..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos