Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Desmame do Victan EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Desmame do Victan EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Desmame do Victan EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Desmame do Victan EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Desmame do Victan EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Desmame do Victan EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Desmame do Victan EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Desmame do Victan EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Desmame do Victan EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Desmame do Victan EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Desmame do Victan

5 participantes

Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Desmame do Victan

Mensagem por njsfer84 Seg Set 30 2013, 00:54

Boas, sou o Nuno, tenho 29 anos e sofro de transtornos de ansiedade/ataques de pânico há cerca de 5 anos.
Comecei a tomar Victan (2mg) por dia á cerca de 2 anos (antes só tomava em SOS) por indicação da minha psiquiatra e fez-me bem, os ataques de pânico depois de começar a tomar quase desapareceram e tenho umas crises de ansiedade mas felizmente nada de relevante.
O problema é que não quero tomar isto muito mais tempo porque noto que afectou a minha cabeça, pois por exemplo, quando estou a ter uma conversa com alguém, faltam-me as palavras muito frequentemente e a memória falha-me por vezes quando isso não acontecia antes.
Para além disso, tive algumas alterações de humor, dias em que estava bastante deprimido que passaram, mas que volta e meia aparecem. Coisa que antigamente também não acontecia. Depois também perdi uns 3kg, que para mim é mau, visto que meço 1.73m e peso 65kg (antes de tomar victan andava entre os 68/69kg).
Portanto por causa de todos esses inconvenientes e porque não quero ser dependente desta droga a vida toda, vou fazer o desmame, leve o tempo que tiver que levar.
Sei que não vai ser fácil, mas sinto-me bem e preparado para a batalha.
Queria pedir uma opinião áqueles que percebem do assunto, do desmame, em relação ao tempo de duração do mesmo e em relação à diminuição da dosagem.
Quanto tempo acham que devo levar para me ver livre disto e que tipo de desmame devo fazer?
Como tomei sempre 1 comprimido por dia, qual acham a melhor maneira de reduzir à dosagem?
Partir o comprimido em 4 e tomar 3/4 ou fazer este tipo de padrão: tomar 1 amanhã, por exemplo e depois apenas meio, depois 1, depois meio e assim sucessivamente.
Qual acham a melhor maneira? Eu não me importo de fazer o desmame em 1 ano ou em 6 meses, quero é aos poucos ver-me livre disto, mas também não quero fazer asneira porque sei que um desmame mal feito pode fazer com que fique pior do que estava quando ainda não tomava diariamente.
Espero sinceramente que me possam ajudar nesta fase da minha vida que vai ser complicada.

Cumprimentos
Nuno Fernandes

njsfer84

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por Vitor Seg Set 30 2013, 05:49

Olá njsfer84

A melhor forma de fazeres o desmame de modo a não sentires os grandes efeitos de abstinência é retirares cerca de 10% a cada 3 ou 4 semanas. Se quiseres experimentares em menos tempo também o podes fazer. Se não aguentares recuas na dose e adaptas o intervalo da retirada à forma como vais reagindo. Na secção Ansiedade e ataques de pânico-links e informações úteis poderás encontrar o link para a compra de uma balança de precisão no amazon.co.uk e uma folha de cálculo em Excel.

Boa sorte, força e dispõe sempre.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por njsfer84 Seg Fev 03 2014, 02:32

Pessoal, venho aqui desenterrar este post para pedir ajuda.
Ganhei coragem e vou começar a fazer o desmame logo que tenha toda a informação para o fazer correctamente. Já comprei a balança de precisão e já descarreguei a folha de cálculo do Excel.
Mas tenho muitas dúvidas, relativamente à melhor maneira de desfazer os comprimidos, de guardar o que resta...
Será que alguém me pode ajudar ou indicar algum sítio onde posso ver como se faz?

Cumprimentos e muito obrigado
Nuno Fernandes

njsfer84

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por Vitor Seg Fev 03 2014, 08:17

njsfer84 escreveu:Pessoal, venho aqui desenterrar este post para pedir ajuda.
Ganhei coragem e vou começar a fazer o desmame logo que tenha toda a informação para o fazer correctamente. Já comprei a balança de precisão e já descarreguei a folha de cálculo do Excel.
Mas tenho muitas dúvidas, relativamente à melhor maneira de desfazer os comprimidos, de guardar o que resta...
Será que alguém me pode ajudar ou indicar algum sítio onde posso ver como se faz?

Cumprimentos e muito obrigado
Nuno Fernandes

Para desfazeres os comprimidos podes utilizar uma lâmina gillete ou uma faca pequena bem afiada. Guardar o que retiras no principio do desmame não tem interesse porque a quantidade retirada é pequena e não vai servir para nada. Agora se quiseres fazer doses para vários dias, as farmácias têm umas caixinhas para comprimidos. Guardas ao abrigo da luz e do calor e que a caixa fique bem fechada para não entrar ar.

Tens aqui um vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ySD_UIMVFg0

Se tiveres mais dúvidas dispõe.
Boa sorte, força e calma!  cheers
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por FSL Seg Fev 03 2014, 17:16

njsfer84 escreveu:Pessoal, venho aqui desenterrar este post para pedir ajuda.
Ganhei coragem e vou começar a fazer o desmame logo que tenha toda a informação para o fazer correctamente. Já comprei a balança de precisão e já descarreguei a folha de cálculo do Excel.
Mas tenho muitas dúvidas, relativamente à melhor maneira de desfazer os comprimidos, de guardar o que resta...
Será que alguém me pode ajudar ou indicar algum sítio onde posso ver como se faz?

Cumprimentos e muito obrigado
Nuno Fernandes

Olá! Encontro-me neste momento na fase final do desmame do victan (comecei hj a tomar 0,25mg).

Acho que fazes bem em tentar o desmame, caso te sintas confiante e com força.

Pergunto-te é se entretanto fizeste alguma alteração nos teus hábitos diários ou seja se aprendeste a controlar e a dominar a ansiedade que te levou a tomar o victan?

É importante que o tenhas feito, quer tenha sido por psicoterapia ou qq outra coisa, pois um desmame de um medicamento só tem lógica, a meu ver, se a pessoa se tornou auto-suficiente, pois a probabilidade de recaída é grande quando se mantém os comportamentos/pensamentos/medos do passado.

Caso sim, acho que deves ir com calma tirando cerca de 10% a cada 2 a 4 semanas. Não tenhas pressa, e não te surpreendas se isso demorar cerca de 1 ano ou mais. Vais passar por várias etapas, umas boas e outras menos boas, mas com força de vontade tudo se consegue.

Força !  Very Happy 
FSL
FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por njsfer84 Ter Fev 04 2014, 01:33

Olá, em primeiro lugar queria agradecer a ajuda de todos.
Vou começar a fazer o desmame nos próximos dias.
A razão para fazer o desmame é mesmo porque não posso continuar a tomar, porque embora os sintomas da toma tenham estagnado (esquecer-me de nomes ou coisas que antes não acontecia, faltar "aquela" palavra a meio de uma conversa, e todos aqueles pormenores que afectam a nossa vida que quem toma saberá o que fazem) não quero viver para sempre a depender de um medicamento.
Felizmente o victan fez-me bem à ansiedade, mas só notei melhorias a sério depois de uns 6 meses de toma. Sinto que está na hora de o fazer. Não tenho felizmente ataques de pânico à muito tempo (na verdade não sei se os cheguei a ter, talvez tive apenas crises agudas de pânico) e a ansiedade está controlada pois só ás vezes é que me sinto mais ansioso, mas nada que não me controle.
Eu cheguei a viver cerca de 1 ano antes de tomar victan praticamente sem problemas, e é isso que me faz pensar que eu consigo ser "normal" sem esta droga.
Sei que a ansiedade nunca irá embora, mas também sei que nunca foi muito descontrolada e tenho uma vida relativamente boa.
De todas as fobias que tive, consegui superar todas menos uma que está meio superada que é andar de avião. Este ano pretendo viajar pelo menos três vezes (em férias em finais de abril, junho e setembro) e tenho sinceramente algum receio que a privação de victan possa fazer-me passar por algum mau bocado, porque para viajar tem de ser o avião. Tenho sempre à mão o Valium que me pode ajudar em SOS, mas para ir a Amsterdão no ano passado tive de tomar 2 comprimidos de 5mg cada mais 1 victan e fui relativamente bem. Talvez seja uma dose forte mas teve de ser. E este ano lá terá que ser de novo.
Tirando esse medo (não diria fobia, porque no fundo não tenho medo das alturas, nem acho que o avião vai cair, mas o facto de não poder sair dali quando quiser é que é mais "chato") todos os outros superei.
Portanto o objectivo para este ano é mesmo "deixar" o victan.
Vou fazê-lo o mais lentamente possível para sofrer o mínimo e não tenho pressas em fazer o desmame. Leva o tempo que levar.
Nunca fiz psicoterapia, mas gostava de experimentar.
O facto de fazer bastante desporto (futebol, ténis, corrida, BTT), de ter uma vida financeira boa, e de não ter grandes preocupações acho que ajudam.
Eu levo uma vida perfeitamente normal, só acho que deveria regular melhor o sono (apesar de dormir com qualidade, durmo pouco durante a semana entre 6h/6:30h e no fim de semana durmo 8h ou mais) e sei que isso não ajuda nada. O ideal será dormir 7:30h por dia e no fim de semana não acordar muito tarde para não desregular o sono. Notei isso quando andei bem naquele ano que mencionei antes em que dormia bem e sempre regulado.
Espero que as etapas más sejam poucas e que as boas abundem.
Logo que tiver novidades, vou actualizando aqui o post.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Podem no entanto opinar sobre aquilo que disse neste último post.
A ajuda nunca é demais.

Cumprimentos
Nuno

njsfer84

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por kinetic Seg Jun 26 2017, 11:11

Olá Nuno (njsfer84),

Vi este post teu de 2014 e identifico-me perfeitamente com a tua situação em tudo..desde sono (6 horas) ao desporto, etc.
Tomo Victan + Sertralina há cerca de 6 anos e noto perfeitamente essas falhas de memória em palavras que desaparecem, nomes etc.
Tenho 40 anos feitos há pouco pelo que se começo a estar assim agora nem imagino daqui a uns anos. Não sei se a relação é com o Victan mas a verdade é que a partir que comecei a deixar de ter "ataques de pânico", gradualmente comecei a notar estas situações ao longo do tempo.

A tua situação como ficou? Sendo um Post de 2014 deverás ter algum feedback por esta altura.

Podes partilhar?

Abraço!

kinetic

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por zeta Seg Jun 26 2017, 20:13

Olá pessoal
Realmente as benzodiazepinas alteram a memória, mas conheço tanta gente que nunca tomou nenhuma e no entanto têm uma memória pior que a minha... São pessoas repetitivas, porque se esquecem do que dizem... Voltam a contar o mesmo como se fosse a primeira vez.
Sim devemos evitar essas drogas mas reconheço que há fases da nossa vida em que são muito úteis.. Temos é que evitar grandes doses e tratar o que provocou a ansiedade ou depressão.
Se está tudo bem e sentirmos confiança para um desmame, sempre consciente.
Boa sorte.
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame do Victan Empty Re: Desmame do Victan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos