Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Ansiedade severa EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Ansiedade severa EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Ansiedade severa EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Ansiedade severa EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Ansiedade severa EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Ansiedade severa EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Ansiedade severa EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Ansiedade severa EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Ansiedade severa EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Ansiedade severa EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Ansiedade severa

+5
zahara
heavenhell
Chloe Martins
Vitor
Alleur
9 participantes

Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Dom Set 15 2013, 17:35

Boa tarde, este é o meu primeiro post, fiquei contente por encontrar um forum em que pessoas partilham as suas experiências relativas a ataques de ansiedade, depressões, etc.

Estou neste momento na fase final da minha tese de mestrado e à já uns dois meses que tenho ataques de ansiedade todos os dias. Isto começou com paranóias minhas de ter alguma coisa errada no meu trabalho o que implicaria meses de trabalho perdido.
Desde então esta ansiedade e nervosismo está presente o dia todo e tem alguns picos, sobretudo demanhã ou quando vou para o local de trabalho, ou mesmo se ficar em casa. Quando acordo consigo ouvir o meu batimento cardíaco de tão acelerado e se acordar por qualquer motivo 1 ou 2 horas antes da hora suposta de acordar já não durmo mais.

Sinto um aperto/sufoco no peito enorme, sendo por vezes insuportável. E com isto estou constantemente a pensar no meu trabalho e a procurar quase que obcessivamente por erros que tenha cometido etc e as consequências disso na minha vida futura, ou seja faço logo o filme todo.
Fui a um psiquiatra e ele disse-me que eu tinha um misto de depressão/ansiedade, receitou-me XANAX (Alprazolam) 0,5 mg e Clamed (Escitalopram) 10 mg e recomendou que tomasse um comprimido de cada por dia, e que no caso do XANAX pudia tomar um máximo de 3 por dia.Depressão acho que não tenho, apenas este aperto enorme no peito de ansiedade o dia todo.

Gostaria de saber se alguem já passou por este tipo de ansiedade relacionada com o trabalho/vida académica e se alguem já tomou estes medicamentos em combinação e quanto tempo demoram mais ou menos a fazer efeito total.
Obrigado por me deixarem desabafar.
Cumprimentos

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Vitor Dom Set 15 2013, 18:24

Olá Alleur

Vários já passaram por isso; uns por esse motivo outros por motivos diferentes. Parece ter razão quando dizes que não tens depressão. Ansiedade elevada é o que me parece devido a pensamentos negativos permanentes. O cocktail de químicos já tu tens. O Xanax é rápido a fazer efeito, isto é mais ou menos meia hora depois da toma. Relativamente ao antidepressivo é mais demorado: 2 a 3 semanas, conforme a pessoa. Na minha opinião eu não tomava esses medicamentos mais do que 3 semanas, pois caso contrário ficas agarrado e depois para largares vai ser uma guerra igual ou pior aos sintomas que tinhas antes de tomares os medicamentos. Aconselho a consultares um psicólogo com créditos firmados na área cognitivo-comportamental, ao invés de tomares essas drogas que não te vão curar. Vão sim criar em ti um espaço de tempo em que não vais ter sintomas de ansiedade. É verdade que nesse espaço de tempo tu podes resolver combater as causas da ansiedade dizendo para ti mesmo que o motivo que te leva a isso não justifica tal comportamento. Mas depois quando te sentires normal e quiseres deixar a droga os sintomas iniciais voltam. Pode não ser o teu caso. Há algumas pessoas que conseguem fazer desmames como quem come rebuçados mas isso são casos que se podem chamar de raros. Portanto trata de trabalhar a tua mente no sentido de ela não andar a remoer no mesmo assunto quer tu tenhas consciência quer não. Dou-te um conselho: presta atenção aos teus pensamentos como se fosses um observador atento e aí vais ver o que estavas a pensar ou o que andas pensando. E assim ficas a saber a causa da ansiedade. Então poderás utilizando algumas ferramentas tentar ter algum controlo nos pensamentos. Como? - Meditação, desporto, reiki, etc. Habitua o pensamento a estar noutra frequência. E cada vez que tiveres ansiedade pergunta a ti mesmo em voz alta: " O que é que eu estava a pensar?" A resposta nunca poderá ser "nada" porque em momento algum o nosso pensamento está parado. Se a resposta for "nada" significa que tu como observador não estavas atento. Só na meditação é que temos alguns momentos sem pensar, quando a nossa atenção está virada exclusivamente para algo: respiração, objeto, etc.
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Dom Set 15 2013, 18:57

Obrigado pela resposta Vitor. O psiquiatra disse-me para seguir esta medicação durante 6 meses. Eu sei que a probabilidade de eu ficar com dependência destes medicamentos é grande, mas até dezembro esta vai ser uma fase crítica no meu trabalho, e preciso de alguma forma de "aliviar" esta minha ansiedade, porque está a afetar-me muito.
No que respeita a fazer desporto, eu costumo correr, funciona a curto prazo, mas pouco tempo depois volta outra vez o mesmo aperto no peito.
Apenas começei esta medicação ontem. Se estiver com muita ansiedade não sinto efeitos imediatos, apenas alguma sonolência. Começo a sentir maior cansaço e menor ansiedade no final do dia.
Se pensar que estou a fazer alguma coisa mal no trabalho e depois vejo que afinal está tudo bem, quase que inconscientemente começo logo depois à procura de mais coisas erradas etc etc, quase de forma obcessiva, e todas as pessoas com que já desabafei, inclusive colegas no trabalho dizem que não tenho motivos para estar assim, mas é mais forte que eu.
Vou tentar seguir o teu concelho e prestar maior atenção aos meus pensamentos quando tenho maiores picos de ansiedade.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Chloe Martins Seg Set 16 2013, 02:11

Olá Alleur !

De facto tens mesmo de tentar relaxar e fazer alguma meditação e técnicas de relaxamento , porque se continuares assim só vais desencadear mais e mais ansiedade á medida que o tempo passa e isso não será nada positivo para a tua ansiedade .
Quanto á medicação , já tomei alprazolam durante bastante tempo e sinceramente não aconselho de todo , muito menos mais que 3 semanas, quanto ao outro medicamento não faço ideia , mas falo da minha experiência com o alprazolam que tomei cerca de 3 anos doses mínimas de 0,25 mg ainda assim posso dizer que mesmo em pequenas doses é altamente viciante , e depois queres sempre mais para que faça o efeito inicial , não aconselho mesmo que prolongues o uso por mais dessas ditas 3 semanas , depois vai ser pior os sintomas voltam com muita mais intensidade do que os iniciais e ainda mais com alguns extras que não sentias antes de tomar , que foi o meu caso , e não te vai curar nada mesmo que tomes prolongadamente é só um ciclo vicioso mais nada .
Aconselho te a procurares alguns produtos naturais para te ajudar a acalmar e relaxar , como a valeriana que estou a tomar agora depois de ter feito o tao custoso desmame de alprazolam , é 100% natural e ajuda um a relaxar e a sentires te mais calmo . Procura soluções á base de produtos naturais primeiro , toma os medicamentos só em ultimo caso .

As melhoras .
Chloe Martins
Chloe Martins

Mensagens : 61
Reputação : 6
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 34
Localização : Ibiza , Spain

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por heavenhell Seg Set 16 2013, 10:39

Bolas xanax no máximo 3 por dia, esse psiquiatra é fixe gosta de mimar os pacientes LOL. A minha médica deu-me na cabeça que eu só podia tomar 2, só me passou uma caixa que vai dar mesmo a rasquinha até a proxima consulta e só me mandou essa dose porque eu andava a tomar doses muito elevadas, senão provavelmente nem 2 me permitia tomar lol... E é a mesma dose. 

Se vais tomar xanax toma o menos possivel. O ideal era tomar apenas em SOS e não todos os dias. Ou então pelo menos pede para te substituir por Valium (diazepam) sempre é menos potente e mais facil de deixar.
 O antidepressivo tem que ser tomado todos os dias porque tem um efeito continuo... No meu caso o antidepressivo tem ajudado muito mais do que o xanax, como me ajuda a ter mais motivação por consequencia acabo por ter um pouco mais de controlo sobre os meus pensamentos logo menos ansiedade, mas não resolve tudo continuo a ter momentos de desespero e tristeza. Da 1ª vez que deixei antidepressivos e xanax foi muito mais facil deixar o antidepressivo do que o xanax, mas há pessoas em que é igualmente dificil, depende.

heavenhell

Mensagens : 177
Reputação : 16
Data de inscrição : 22/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Ter Set 17 2013, 09:42

Obrigado a todos pelas respostas. Eu sei que secalhar devia evitar o XANAX todos os dias, mas eu acordo sempre com uma ansiedade/nervosismo insuportável, e até agora apenas o anti-depressivo não está a fazer um efeito significativo. Ao tomar um anti-depressivo e um XANAX demanhã, a meio/final da tarde esta ansiedade já é tolerável.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por zahara Ter Set 17 2013, 23:36

Boa noite Alleur,

Pelo que percebi estás a sobrevalorizar demasiado a tese de mestrado. Claro que tem valor, claro que te deu muito trabalho a realizar, a rever, corrigir. Mas estás a centrar todo o teu mundo neste trabalho. Pensa em ti e no que está à tua volta, e esse trabalho, a apresentação, as pressões são um pequeno fragmento da tua vida e daqui a uns tempos passa. E se concluíres essa etapa com mais leveza, sem seres tão exigente contigo mesmo, vais ser mais feliz e sentir menos ansiedade.

Claro que é fácil falar, eu tb sofro de ansiedade e não é só desligar o botão Smile infelizmente.

Mas uma coisa que tem feito muito sentido para mim ultimamente, é que me comecei a aperceber que tudo é passageiro, mais cedo ou mais tarde, as coisas passam, às vezes resolvem-se, outras vezes não, mas passam. Nada é permanente. E nós valorizamos demasiado, sofremos, direccionamos a nossa mente de forma obsessiva para pensamentos negativos, como se fossemos masoquistas. O pensamento serve para isso mesmo para vaguear. E nós temos que escolher aquilo que queremos ver ou não, ou seja valorizar os pensamentos positivos e que nos fazem sentir bem e aceitar/enfrentar os pensamentos negativos e dizer" isto não me vai levar a lado nenhum" e não valorizar esses pensamentos.

Em relação ao tratamento que estás a fazer, experimenta uma aula de meditação, aprende algumas técnicas de respiração de relaxamento, se possível faz psicoterapia,às vezes só o facto de falar desbloqueia.

Os antidepressivos e os ansiolíticos não curam o problema, apenas aliviam/mascaram o sofrimento, a ansiedade. Tens que ver o que é melhor para ti e como te sentes.

zahara

Mensagens : 13
Reputação : 5
Data de inscrição : 22/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Qua Set 18 2013, 13:02

Obrigado pelo concelho. Eu sei que estou a sobrevalorizar demasiado a tese e estou à procura de forma obcessiva por erros. Mas por mais que tente não estou a conseguir evitar, e a medicação (começei no sabado) ainda não está a fazer grande efeito.

Se alguma coisa que penso que esteja mal, afinal vejo que não tem razão de ser, passo logo a pensar noutra coisa qualquer de forma muito obcessiva, e com isso vem a ansiedade e este aperto no peito insuportável que me acompanha quase o dia todo. E neste estado qualquer problema ou dúvida extra que apareca, relativa ao meu trabalho deixa-me num estado de completo sufoco, suores, etc.

Agora por exemplo tenho o despertador marcado todos os dias para as 8.15h da manhã, e acordo sozinho as 7h da manhã automaticamente com o  coração acelerado, já para não dizer que não durmo mais.

O meu maior desejo era mesmo conseguir não valorizar desta forma o meu trabalho, de que modo fosse. Sempre fui uma pessoa nervosa mas nunca fiquei deste modo. Já tive ocasiões em que a nota de um único exame pudia originar com que eu ficasse parado durante um ano inteiro, e outras ocasiões do género. Nestas alturas ficava nervoso/ansioso no momento que descobria as possíveis consequências mas depois passava-me e conformava-me em fazer o meu melhor e que tudo ia correr bem, e agora desde a 2 meses para cá, simplesmente não consigo

Quanto ao desabafar com outras pessoas, já o fiz, com amigos e familiares e todos me dizem o mesmo, mas não sinto qualquer efeito positivo ao falar do que se está a passar comigo.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Vitor Qua Set 18 2013, 13:37

Olá Alleur
Parece que o teu problema é velho e não vai acabar com o tomar da medicação nem com o êxito do teu mestrado. No futuro irão surgir outras situações que irão colocar-te no mesmo estado de ansiedade: emprego, família, vida social, etc., etc. Só tens uma coisa a fazer: mudar a tua personalidade. Não vai ser rápida esta mudança mas irá trazer frutos positivos para o teu futuro. És onde?
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Qua Set 18 2013, 14:17

Não sei se será velho, se estava só a espera de uma ocasião mais dificil para aparecer, ou se é algo novo, porque nunca me senti assim. Desculpa Vitor não percebi a tua última pergunta.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Vitor Qua Set 18 2013, 15:18

Vives onde?
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Qua Set 18 2013, 15:24

Ah, em Loures.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Vitor Qua Set 18 2013, 16:09

Olá Alleur

Então vai à União Budista Portuguesa, na avenida 5 de Outubro em Lisboa e frequenta o curso de Meditação

http://www.uniaobudista.pt/homepage.php

É o meu conselho para que aos poucos te tornes uma pessoa diferente. Acredita que resulta. Se tiveres dúvidas posso enviar-te links de estudos científicos feitos sobretudo nos estados unidos relativamente aos efeitos benéficos da meditação. Grande parte dos psicólogos já aconselham meditação aos seus pacientes.

Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Sex Set 20 2013, 08:54

Obrigado vitor pelo concelho. Acho que vou primeiro começar por alguns vídeos de meditação, que também estão aqui no forum se não me engano.

Faz hoje uma semana que tomo a medicação, e as manhãs são insuportáveis. O mais engraçado é que à noite/final de tarde é quando me sinto menos ansioso e penso: "como é possível eu ficar com aquela ansiedade toda"?

Acordo as 5h da manhã e depois já não durmo mais, com o batimento cardíaco acelerado, e à medida que não vou conseguindo dormir volta a ansiedade e 1001 pensamentos.
Li na internet que o Escitalopram (anti-depressivo) pode causar em algumas pessoas um aumento de ansiedade nos primeiros dias e que depois melhora. Já alguem sentiu isto?

Porque eu não tinha estes problemas de insónia/ansiedade a meio da noite.
Li também que por vezes o aumento da dose de 10 mg para 20mg pode ajudar ou tomar metade de manhã e metade à noite pode ser melhor.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por mrbombas Sex Set 20 2013, 09:33

ansiedade psicológica de manhã pode ser causada pelo simples facto de sair de casa e ir trabalhar, depois do trabalho já não há pressão e volta ao normal..
mrbombas
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 41
Localização : Fátima

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Kity Sex Set 20 2013, 10:28

É ás vezes sofro disso...o coração dispara....dp chego ao trab e passa tudo....
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Sex Set 20 2013, 14:02

Hoje por acaso até fiquei em casa, e fiquei assim. Mas sim os 1001 pensamentos que aparecem quando acordo de madrugada ou de manhã são sempre sobre o trabalho. E quando vou dormir já sei que no estado em que vou acordar. Quase como carregar num botão de reiniciar todos os dias.

E agora penso que está pior porque mesmo não pensando específicamente em nada do trabalho, estou num estado de ansiedade constante.

Pior do que a ansiedade que tenho durante o dia que custa muito mas tende a decrescer no final do dia, é o acordar de madrugada e não dormir mais. Está a afetar-me muito.

Secalhar devia consultar outro psiquiatra, o primeiro foi uma consulta de 15 minutos e apenas me receitou a medicação...
Alguém conhece um bom psiquiatra em Lisboa?

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Vitor Sex Set 20 2013, 15:22

Olá Alleur
Então e as outras terapias alternativas que falei aqui. Já começaste com alguma? Ou só acreditas nos químicos?
Compra antes de mais o livro do Eckhart Tolle " O Poder do Agora"
Vitor
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 894
Reputação : 85
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Sex Set 20 2013, 15:30

Já vi alguns vídeos de relaxamento para combater ataques de pânico que focam que a pessoa deve concentrar-se na dor/aperto no peito como se fosse uma energia e aceitá-la, respiração diafragmática, entre outros.
O problema é que não consigo aplicar nada disto ou melhor, estar suficientemente concentrado nos momentos em que a ansiedade aparece mais intensa, e nesse momento o único alívio a curto prazo que consigo é através da medicação.

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Dom Set 22 2013, 13:49

Boa tarde, penso que o efeito secundário do anti-depressivo que estou a tomar (escitalopram) está a fazer mesmo efeito...insónias. Acordo a meio da noite sem sono e com o batimento cardíaco acelerado e estou com um sono ultra leve, acordo inúmeras vezes durante a noite. Pelo que li é um efeito secundário normal que costuma ocorrer no início da medicação.
Decidi comprar Dormidina a ver se me ajuda a dormir nestes primeiros tempos. Alguém já tomou e notou diferenças?

Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por FilipaC Sáb Out 05 2013, 21:15

Eu tomei escitalopram e tive muito sono, Alleur. O dormidina é um anti-histaminico. Já tomei, mas porque sou do contra em tudo, deu-me menos sono que os anti-histaminicos que tomo correntemente quando tenho alergias. Mas a ti pode ajudar-te, é uma questão de tentares.

FilipaC

Mensagens : 34
Reputação : 5
Data de inscrição : 02/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por zeta Seg Out 07 2013, 07:50

Acho q deverias aprender a relaxar,meditar e veràs que melhoras e muito!!!
Evita muita medicação,porque,como todos sabemos, só faz aquele efeito desejado por uns tempos ,depois não sentimos mais e pelo contrário,sentimo nos frustrados porque desmames nao são fáceis...
Podes não dormir umas noites seguidas,mas vai chegar uma noite em q dormirás por todas e depois ,se conseguires relaxar iràs "aprender" a dormir,q é tão bom!
Boa sorte!
zeta
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 933
Reputação : 125
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : Guimaraes

http://rosette27.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Alleur Ter Out 22 2013, 18:46

Boas pessoal, obrigado zeta pelo concelho.
Decidi começar o desmame do anti-depressivo que estou a tomar. Até agora não estou a sentir nenhum efeito negativo do desmame mas também só começei a tomar a cerca de mes e meio.
Em relação à ansiedade tenho andado melhor, mas secalhar também por culpa do anti-depressivo Razz. No entanto, para além do vicio criado estava-me a trazer muitas insónias e um batimento cardíaco muito forte todos os dias.


Alleur

Mensagens : 12
Reputação : 1
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ansiedade severa Empty Re: Ansiedade severa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos