Psicologia e Psiquiatria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Alguém por aqui?
Medo de comer em Público EmptyQui Ago 17 2023, 13:56 por Vitor

» Ejaculação Precoce x Rivotril.
Medo de comer em Público EmptySex Nov 25 2022, 00:32 por danielmarques

» O meu testemunho
Medo de comer em Público EmptySeg Fev 07 2022, 20:03 por Makito

» A minha experiência sobre Insónia
Medo de comer em Público EmptyDom Mar 07 2021, 12:42 por voyager

» Desmame de ALPRAZOLAM 1mg / LORAZEPAM 2,5 mg
Medo de comer em Público EmptyDom Mar 07 2021, 12:32 por voyager

» Sensação de choques eléctricos na cabeça
Medo de comer em Público EmptySeg Jan 18 2021, 10:04 por guevara

» Sintomas de desmame que não desaparecem
Medo de comer em Público EmptyDom Jan 03 2021, 20:46 por Makito

» Que tratamento teve um melhor efeito?
Medo de comer em Público EmptyDom maio 24 2020, 07:04 por Nuno Diogo

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Medo de comer em Público EmptyDom maio 24 2020, 06:54 por Nuno Diogo

» Homeopatia
Medo de comer em Público EmptyDom maio 24 2020, 06:39 por Nuno Diogo

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

Medo de comer em Público

5 participantes

Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Medo de comer em Público

Mensagem por Paciente Sex Jul 19 2013, 00:37

Boa Noite a todos!,
Caros Membros!

Sou novo no Fórum e como já tinha dito num Tópico anterior, em breve irei fazer a minha Apresentação, pois tenho uma enorme necessidade de partilhar a minha história de vida com todos  vocês. Precisamente porque me identifico bastante com todos os vossos Temas que aqui têm sido Debatidos de forma Saudável. Laughing 

Quanto ao Tópico, pela pesquisa que realizei no motor de Busca, não encontrei nada relacionado com tal, por isso decidi criá-lo.
Portanto gostava de saber se alguém já se deparou ou teve o mesmo problema com o que vou contar de seguida:




 Á cerca de uns 3/4 anos atrás, fui almoçar a 1 Restaurante de fast-food.
Nesse mesmo dia, ia na companhia da minha 1º e única namorada até aos dias de hoje. (infelizmente ou não, já não namoramos)

Entramos, sentamo-nos e passado algum tempinho chega o momento de eu ser servido (sim, eu, pois ela não tinha fome) e com a fome que eu estava, e se bem me lembro, comi no mínimo de forma desajeitada, mas não vergonhosa para terceiros. (penso eu)

Acontece que enquanto estou a comer, começo a sentir-me observado, e muito, mas muito incomodado pela forma em que a minha ex-namorada estava a olhar para mim.
Digamos que ficou um bom tempo a olhar e de como uma autêntica louca se tratasse.  
Deu-me até a sensação que eu tinha cometido algum crime e que seria condenado mesmo ali, em pleno restaurante.

Eu começo a achar aquilo muito estranho, pois aquele comportamento vindo da parte dela não era algo habitual e muitos menos normal, (sendo que eu já estava habituado a outro tipo de olhares, a cada vez que me encontrava com ela, olhava-me sempre muito na cara, e eu sempre a achar qual é que seria a imperfeição que ela tinha encontrado desta vez) até que decido questioná-la e pergunto-lhe o porquê de me estar a olhar daquela maneira?



A Causa...

Na qual ela responde-me: "Já viste bem a maneira em como estás a comer?, estão todas as pessoas a olhar para ti! principalmente aquele senhor que ficou espantado ao ver-te comer assim".

Bem! fiquei sem reação, senti-me tão mal, mas tão mal, tão triste, envergonhado, embaraçado, foi de um estado de enorme felicidade a descer para um profundo estado de angústia. affraid 
O que valeu é que eu já estava quase a acabar de comer, se não tinha a impressão que teria vomitado ali mesmo. (então aí é que me olhavam mesmo).

Depois saímos do restaurante e por momentos ainda fiquei a pensar naquilo "mas porque é que esta gaja tem que estar sempre a observar-me, de tal maneira que cada vez mais me começo a sentir mal com isto" era só este o meu único pensamento. Depois lá acabei por esquecer-me da tal situação, até porque tinha a perfeita consciência de que tinha comido de forma Rápida, talvez um pouco bruta, mas penso que não estava a chamar a atenção de ninguém, pois no fim de comer, olhei e não vi ninguém a olhar para mim.

Com o caminhar, fui refletindo e falei para comigo mesmo: “Será que estavam a olhar mesmo para mim, ou aquilo foi tudo macaquinhos da cabeça dela?” Porque quando ela me disse isso, eu nem sequer olhei para ninguém, só mesmo no fim de comer.

Esta 1ª parte que acabei de contar, pode parecer que não está muito ligado ao Tópico inicial, mas  faz parte do acontecimento. E por isso tive mesmo que citar.
Pois em breve e assim que tiver oportunidade, irei criar 1 Tópico sobre a causa da minha Ansiedade e Fobias, e que penso estar relacionado com o meu namoro.


Continuando…


Bem, no dia seguinte vou trabalhar e chega a hora de almoço....
Confesso que já tinha alguma fome, (depois da parte da manhã ter sido bem puxada), coloco o pratinho no Micro-ondas e passado alguns minutos, toca de ir papar....
Só que desta vez foi um papar diferente dos outros dias, muito diferente....ou seja, nem cheguei a papar nada.





Acontecimento…

Acontece que ao levar o comer á boca, não conseguia engolir, não me entrava nada pela garganta, parecia que tinha o esófago bloqueado.
 Comecei logo a achar aquilo muito estranho e a entrar em Pânico, pois estava o Refeitório significativamente cheio, e todos colegas de trabalho, deviam estar no máximo umas 25 pessoas.

Começo logo a ter a presença de certos Sintomas que em tempos não me recordo de ter tido.

Como a ficar nervoso, a entrar em Pânico, a virem-me uns calores, a sentir a barriga a borbulhar, uma enorme sensação de sufoco, muito mal-estar e estava a ver que morria ali.
 Logo de seguida e quase em modo de corrida, tive que me levantar e ir apanhar Ar, pois já estava a ficar fora de mim, não estava a aguentar aquele episódio estranho da minha cabeça e do meu corpo.

Por fim e passado algum tempo, lá me consegui acalmar, respirei bastante fundo, muito fundo mesmo e fez-me muito bem, mas acabei por não comer nada, pois já nem sequer tinha apetite e só lá voltei quando não estava ninguém, de tal era o meu estado e vergonha.
Tive receio que alguém se tivesse apercebido de alguma coisa, mas até á Data, não recebi qualquer comentário. Felizmente para mim, ufa.

Depois de apanhar ar, veio-me logo ao pensamento a situação do dia anterior.
E a partir daí, a minha vida nunca mais foi a mesma, mudei completamente, foi uma enorme viragem na minha Vida Evil or Very Mad

Aconteceu-me pelos menos mais duas situações bem idênticas, em que fui comer fora e tive que trazer o comer para casa, pois mais uma vez os Sintomas eram os mesmos, o sentir-me nervoso, tenso, o estômago ou a barriga a borbulhar, a entrar em Pânico.
E devido a isso, hoje ir comer fora, é impensável.

 Mas durante esse tempo todo e até hoje, nunca mais consegui voltar a ser o mesmo, retraí-me, privei-me de quase tudo.
Andava e ainda ando sempre ou quase com o pensamento negativo, com muito medo.
Até hoje para ir ao café comprar algo, fico logo com Ansiedade e eu que nem era Ansioso.

 Só de me lembrar que era uma pessoa tão alegre, tão brincalhona, bem disposta e tão feliz com a minha vida.
Não tinha o que sempre quis ter, mas estava feliz com o que já tinha concretizado, depois de tantas batalhas, de tanto sofrimento, isto tinha logo que me acontecer e com apenas 21 ou 22 anos.


Mas o mais impressionante é que isto é quase incontrolável, e aparece de uma forma quase inexplicável, porque nunca sabemos o como e o porquê de isto se desenvolver, é de todo involuntário.


 Apesar disto tudo continuei a namorar até a meio do Ano 2012.
 Eu sempre tive a noção que mais tarde ou mais cedo tudo iria acabar e estava certíssimo.  Não dizem que o Amor é cego? Pois eu estava bastante cego.
Continuei com ela, por mais esses anos, e foi pior que viver num filme de terror! Já não me sentia confortável na companhia dela, apesar de a amar incondicionalmente.

Mas no estado em que me encontrava, já evitará constantemente a ida a Restaurantes ou até a centros comerciais. Chegando ao ponto de 1 vez me ter dado uma valente cólica e eu estava a ver que não encontrava nenhum Wc.

Chegando por então á tomada de uma Decisão definitiva e irretornável, acabando com o namoro, pois eu próprio estava a ver que isto já não era namoro nem era nada, nem a minha ex-namorada estava a ter uma vida normal por minha causa e eu já não estava Feliz, nada me fazia feliz, principalmente a ausência a falta de apoio da parte dela.
Tenho a certeza que a Tomada desta Decisão foi a melhor para ambos, pois eu já estava a sofrer imenso e acredito profundamente que ela também.

 Conclusão: Será que a causa de todos estes Sintomas: Fobia Social, Ataques de Pânico, Ansiedade, foi derivado ao meu namoro?


Ficarei a aguardar as vossas respostas Wink


Peço desculpa pelo Alongamento do Texto





Cumprimentos
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por brace Sex Jul 19 2013, 02:14

é difícil analisar só assim sem te conhecer nem saber o passado e como é a tua vida. mas eu arriscaria a dizer que essa rapariga tem bastante culpa sim.

porque repara:

ela provavelmente era a pessoa mais importante para ti na tua vida.
a quem mais amavas acima de tudo. e que mais respeitavas e confiavas.

e o facto dela ter essa reaccao contigo tocou te no teu intimo, essa e muitas outras antes. pois quando amamos verdadeiramente alguém o que essa pessoa nos diz toca nos profundamente.
então se essa pessoa não esta do teu lado e te defende e ajuda com dignidade isso pode causar problemas graves.
o que ela fez nessa situação e em outras provavelmente foi humilhar te, pressionar-te mandar te abaixo. até pode ser invouluntariamente, mas isso tem um enorme pode em nós e causa traumas fortes se a pessoa já estiver frágil.

tal como na infância, muitos actos ou palavras dos pais causam bastantes traumas nas crianças, muitas vezes sem ninguém se aperceber.

e dou te o meu exemplo, que era uma pessoa com boa autoestima, e apaixonei me tb tremendamente pela minha primeira e única namorada e ela era uma pessoa má mesmo e cruel e então estava me sempre a mandar abaixo e que eu era pobre e não tinha maneiras, e não tinha bom gosto, e não tinha cultura e era um zé ninguém e não tinha amigos e ninguém me ligava nenhuma.
eu fui aguentando o mais que pude até que me fui completamente abaixo e entre em vários episódios de depressão ate entrar numa depressão maior....

e essa minha namorada é que não vale nada, já eu percebi isso hoje, pois não foi minha amiga nem companheira nem me ajudou nunca em nada, so me destruía e mandava para o abismo, ela é que era deprimida d perturbada já há muitos anos...

portanto tu tens solução e vais ultrapassar isso rápido se quiseres e tentares com força. e procura ler sobre auto estima e amor próprio e ganha confiança em ti, e não ligues ao que pessoas de merda dizem sobre ti. faz a tua vida como fazias antes e diverte te com isso. vai comer para um sitio publico e come como te aptecer e caga te todo! e vais curtir como o caracas, e manda essa gaja po caralho

faz isso: vai comer macdonalds pa rua e curtir como um louco !

tu mereces ser feliz , e não é outras pessoas que te vao perturbar e causar traumas...

força!

brace

Mensagens : 11
Reputação : 8
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por cla Sex Jul 19 2013, 09:52

Tenho uma sugestão: experimenta comer junto de alguém em quem tenhas muita confiança, até te habituares a comer em público novamente. Começa gradualmente.

Sinceramente parece-me que foram "macaquinhos da cabeça dela". Tantas pessoas comem depressa... Isso é algum crime?!

Por outro lado, mesmo que estivessem pessoas a olhar, tinhas todo o direito de comer! Lembro-me de uma vez na cantina ver um senhor com dois pratos completos e quatro sobremesas. Claro que nós olhámos, mas se ele estava com fome, pagou pelo seu almoço, tinha todo o direito de comer.

Tenta ocupar a cabeça com outras coisas. Mas sabes que tens de te alimentar, mesmo que haja colegas de trabalho por perto. Há sempre algumas pessoas que reparam no que os outros comem. Não lhes ligues. Podes sempre reparar noutras coisas que eles fazem Twisted Evil 

cla

Mensagens : 24
Reputação : 10
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por Kity Sex Jul 19 2013, 10:31

Olá Paciente, concordo com as 2 respostas dadas pelos users Brace e Cla, um relacionamento pode mesmo ser esgotante e criar problemas na nossa saúde psicologica quando uma das partes (ou mm as 2) não forem sãs nem nenhuma delas ceder...temos sempre de encontrar o meio ponto! Quando algo te está a perturbar falas com a pessoa, se as situações continuam o melhor mm é o afastamento (temporário ou permanente) mas ficares "sugado" ao ponto de deixares de ser quem és não, nunca te podes anular como pessoa! Somos o que somos e por vezes mudamos akilo que achamos que devemos, nunca pode ser uma imposição...tu és tu...sinceramente não ligo muito ao que os outros pensam de mim quando faço isto ou akilo...somos únicos entendes?...(tenho as minhas fobias e ansiedades, como todos)
Agora tens mm de ultrapassar isso...porque não é o facto de como comes que faz de ti uma má pessoa, acho que ninguém te olha isso já são os teus anseios... porque outrora foste julgado logo crias-te esse trauma...liberta-te dele e se te custar muito faz como o Cla te disse, vais ver que isso passa num piscar de olhos! E força! Smile
Kity
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por Paciente Sex Jul 19 2013, 13:59

Olá e muito boa tarde a todos! Very Happy

Quero começar por agradecer-vos pelas vossas respostas e pela vossa disponibilidade em dispensarem o vosso precioso tempo, para me virem auxiliar, ajudar.

Acreditem que me deu bastante força ao ler o que li, força essa que bem preciso para continuar a viver e a deixar de pensar menos neste problema, o que não é fácil.
E também de reformular o meu pensamento, deixando de pensar se seria eu o grande causador de tudo isto, ou não. Mas felizmente começo a ter um Rácio/feedback de que não era eu. Smile
Muitas das vossas respostas, foram ao encontro daquilo que eu já imaginava, pois eu sempre achei que o meu namoro não era algo de normal.  (ou ela é que não era normal)

Quero dizer-vos também que gostei em especial do que o Membro brace me disse,(não descurando das outras respostas como é óbvio) mas ele tocou num ponto crucial, que foi o AMAR, amamos tanto uma pessoa e só nos importamos com ela, sem olhar ao prejuízo que isso nos trás. Pois reparei que o Brace, também passou algo muito semelhante, o sentir-se rebaixado, humilhado, sem apoio, é tudo muito parecido com toda a minha história/Vida Amorosa.

Só não consigo perceber o porquê de isso acontecer, de sermos tão rejeitados por quem amamos tanto, enfim.
Fazemos sempre tudo para que aquela pessoa que tanto amamos, que tanto estimamos, se sinta sempre bem e confortável.
O problema é que damos sempre o tudo por tudo por quem realmente amamos e deixamo-nos de nos preocupar connosco. Sendo que isso é o início do acender de uma chama para que nunca mais se extinga.

Bem, não me quero alongar mais sobre a minha ex-relação amorosa, porque como já tinha dito anteriormente, irei criei 1 Tópico a falar da minha história e que está 100% ligado com a minha relação amorosa.



De volta ao Tema do Tópico…

Sobre a situação em si,
Eu sei que na altura estava a comer de forma diferente, mas não era caso para tanto alarme da parte dela.
Eu recordo-me que devia estar a mastigar de boca aberta e um pouco depressa, dando a sensação de alguma brutalidade, mas nunca de forma a incomodar alguém.
Até porque eu sou uma pessoa que sei estar, respeito muitos os outros, sejam pessoas mais novas, de meia idade ou idosas, e por isso, eu teria logo notado se estava a deixar de ter maneiras á mesa ou não.



Contudo….

Mesmo assim, ainda espero encontrar aqui alguém que no passado ou ainda hoje, não consiga comer em Público, pois gostava de trocar ideias e experiências com alguém que padece do mesmo sintoma.



Cumprimentos Wink
Paciente
Paciente

Mensagens : 100
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por Brick Sex Jul 19 2013, 16:20

Eu não conseguia comer em público pois andava sempre mal disposto e com a ansiedade pior e comia mesmo muito pouco. os meus colegas começaram a aperceber-se e gozavam comigo, passei a almoçar sozinho.

Nunca me aconteceu uma situação semelhante à tua, não é nada agradável
Brick
Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5566
Reputação : 557
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

https://clix.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Medo de comer em Público Empty Re: Medo de comer em Público

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos