Tópicos similares
Últimos assuntos
» Meditação: Lá tentei.
Hoje à(s) 14:28 por deumeparaisto

» FOBIA SOCIAL
Ontem à(s) 21:40 por lfcosta

» Não tenho amigos
Ontem à(s) 01:02 por lfcosta

» Ao fim de quase 9 meses...
Sab Ago 30 2014, 20:46 por mrbombas

» voltei.. nao me sinto bem :(
Sab Ago 30 2014, 13:27 por AnaRita

» Ponto de situação :)
Sab Ago 30 2014, 13:25 por AnaRita

» Ansiedade + TOC
Sab Ago 30 2014, 00:40 por blyug

» dores de cabeca
Sab Ago 30 2014, 00:23 por Panda

» Fraqueza/falta de energia!
Sab Ago 30 2014, 00:22 por mrbombas

» Diazepam, alprazolam e ansiedade
Sex Ago 29 2014, 17:28 por deumeparaisto


Desmame de Alprazolam511

Desmame de Alprazolam

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desmame de Alprazolam

Mensagem por FiFi em Dom Jul 10 2011, 12:49

Olá a todos...
Antes de mais gostaria de felicitar o facto de existir um fórum deste género onde podemos encontrar alguma ajuda.
Comecei a tomar alprazolam há 3 anos e meio e a dosagem que faço varia entre os 0.5 e 1mg por dia.
Os sintomas que tinha quando comecei a tomar este fármaco não eram propriamente ansiedade ou ataques de pânico, eram dores de cabeça, cabeça pesada, enjoos e muitas muitas tonturas. Havia dias em que nem conseguir levantar-me da cama por causa das tonturas e falta de equilibrio. Sempre fui uma pessoa nervosa mas o meu sistema nervoso não me dá para chorar ou tremer, o que acontece é que vou engolindo tudo o que sinto e a reacção que tenho traduz-se em tonturas e má disposição. Normalmente tomo 0.5mg de manhã e é suficiente para me sentir bem mas em dias em que me sinto mais agitada tomo mais 0.5mg à noite. Há já algum tempo que penso em deixar de tomar mas nos dias em que não tomo, voltam as tonturas e não consigo estar de pé, o que não me permite trabalhar. Não posso contar muito com a minha médica uma vez que ela "cura" tudo com anti-depressivos!
Preciso urgentemente de fazer um desmame correctamente para voltar a ter uma vida normal.
Agradeço desde já a vossa ajuda neste sentido...

FiFi

FiFi

Mensagens: 1
Reputação: 0
Data de inscrição: 10/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por Brick em Dom Jul 10 2011, 15:32

Olá Fifi, bem-vinda ao forum!

Há sempre várias opções para largar a medicação, tens é de pensar em algo para o pós desmame, os sintomas que tinhas estão lá, não houve cura de nada, e tu tens bem a noção disso. Esses sintomas não serão só psicossomáticos. Poderás ter sinusite/enxaquecas...

Desmame:

A melhor solução seria passares para o metamidol (valium): 5mg de manhã e 5mg à noite, mas aqui precisas do apoio da médica. Estabilizas durante 2 meses, vais largando o xanax lentamente e ficas a depender apenas do metamidol. Digo metamidol, pq depois nas doses mais pequenas podes pedir o metamidol em suspensão oral, é uma óptima solução para "deslargar" o maldito.

Se ficares pelo xanax, a tarefa torna-se muito mais complicada, como tem uma semi-vida bastante curta, os sintomas batem mais forte e mais depressa.
MAs não é impossível.

divide o comprimido em 4 partes iguais, convém que seja com uma gilete. largas um pedaço à noite ou de manhã, passado 4/6 meses largas mais outro e vais fazendo assim.

é um processo lento e moroso, não é nenhuma corrida.

aguarda outras respostas com outras sugestões.


Brick
Admin
Admin

Mensagens: 4329
Reputação: 447
Data de inscrição: 29/10/2010
Localização: Viseu

Ver perfil do usuário http://clix.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Dom Jul 10 2011, 15:43

Deve haver um medicamento melhor para tratar essas tonturas. O alprazolam é medicamento para ser usado a curto prazo e NUNCA em tratamentos longos.

Porque é que não vais a um especialista para te ajudar com o problema original?


Porque é que decidiste abandonar o alprazolam?

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fifi ,Alprazolam não cura , esconde temporariamente e agarra

Mensagem por zeta em Dom Jul 10 2011, 19:17

Eu tomei durante anos alprazolam, fiz um desmame quando me sentia com forças e estabilidade psiquica para o fazer, e foi muito longo ,tipo 3 meses.
Também sofro de tonturas e enxaquecas recorrentes, daí tb me terem receitado o alprazolam, mas com o tempo achava que cada dia precisava de mais dose e os efeitos iniciais iam-se desvanecendo. Aproveitei a época de férias para iniciar o desmame e consegui-foi dificil mas consegui. As tonturas mesmo com alprazolam continuavam embora menos frequentes.
Para as tonturas e enxaquecas agora só tomo sermion 30mg 1 comp por dia e 1/2 victan .Mas tomava esses e 1 comp mirtazapina(ad) e 1 comp de stugeron 25mg(este é mesmo bom par as tonturas e enxaquecas, acho que é o melhor de todos, mas não podemos tomar prolongadamente ,quer dizer anos seguidos porque pode mais tarde provocar o parkinsonismo-que foi o que aconteceu com o meu pai, mas o meu pai tomou por mais de 20 anos e a dose dele era 75mg manhã 75mg á noite!!!). Então na primavera faço sempre o stugeron 2 caixas 120 comprim 4 meses e no outono 1 cx de 60 com 1 por dia e sinto-me mto melhor.


O meu conselho é se te sentes com forças para iniciar o desmame, inicia e anda sempre com 1 comprimido no bolso como segurança, que não vais utilizar, pois eu nunca tive que usar esse que me servia de tpo ultimo recurso.
Cada pessoa é uma pessoa ,e o que eu senti tu podes não sentir por issdo não vou descrever e nem acredites que é igual para todos, porque conheço pessoas que fazem desmames na boa ,até parece mentira mas é verdade-daí podes ser uma delas, mas só o fazes se te sentires com força, caso contrario vai ser pior.

Mas se fosse eu ia a uma neurologista e consultava por causa das enxaquecas e tonturas, porque é horrivel.A minha neurologista é do melhor não receita medicação que agarre e comigo acertou á primeira- com o meu pai que estava a desenvolver o parkinsonismo tb foi impecavel- Ela dá consultas na Cruz verde em Guimaraes e é DRA Ana Paula Santos. atenção que há lá outra Manuela que nada tem a ver com a minha...nada mesmo...

Boa Sorte, se te puder ajudar é só pedir.


zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Dom Jul 10 2011, 22:41

zeta


Mas tomas o victan diariamente?

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

sim, tomo 1/2 vistan diariamente

Mensagem por zeta em Seg Jul 11 2011, 07:58

Tomo 1/2 victan todos os dias, normalmente no final da manhã, quase ao meio dia.;as como agora deixei de tomar o ad mirtazapina, e como o tomava á noite ajudando-me a dormir que era uma maravilha, até 12 horas seguidas dormia, mas sono de qualidade...para evitar sentir a falta do ad tomo o 1/2 victan ,mas vou voltar a tomá-lo de dia porque se nos habituarmos a medicamentos para dormir então, esses são muito dificieis de deixar,embora sinceramente seja mais psicológico que outra coisa,mas que é, é.
Tomo-o desde agosto do ano passado, porque eu recorria muito ao alprazolam mas a minha neurologista disse que esse provocava muita dependencia, e é verdade.
Mesmo tomando 1/2 vistan por dia, posso ,se precisar, tomar outro 1/2 em caso de sos, se estiver com algum ataque de pânico/ansiedade , diz a médica para em vez de o engolir ,como faço de manhã, colocá-lo debaixo da lingua e o efeito é mais rápido- Não sei nunca foi preciso. Desde Agosto do ano passado tive 1 ou 2 ataques de ansiedade, mas foi logo no inicio da medicação, que depois nunca mais senti nadinha dessa coisas, pelo contrário...Mas o que me fez fazer o desmame é que o ad para além de quanto mais tarde se deixar, mais dificil é, tb engorda e eu engordei 7kgs(mas bem precisava pois quando iniciei a medicação num mês tinha eu perdido 8Kgs...)È mesmo pena os ad terem efeitos colaterais, embora o mirtazapina, o unico efeito foi mesmo engordar, porque de resto era uma maravilha.EU nunca fui gorda nem quero...para além do aspecto, tornamo-nos muito cansadas e as varizes crescem muito, como foi o meu caso...È o que eu digo há bons medicamentos mas há sempre os efeitos negativos...porque senão eu mantinha essa medicação para toda a vida(mau conselho!).
Os meus pais , principlamente a minha mãe toma ansioliticos desde os 34 anos ,foi quando morreram os meus 2 irmãos na mesma semana...e desde há 2 anos toma mais o sertralina 50, que segundo a medica é um ad que nunca vai poder deixar,porque tem cancro de pele e é horrivel anda sempre no dermatologista e de vez em quando mais uma cirurgia...e não consegue lidar muito bem com essa doença, aliás quem é que conseguia?ainda por cima apareceu-lhe na cabeça, o cabelo a cair sempre em tratamento..O único prblema da minha mãe é que desde os 34 anos que toma o lorzedal 2,5mg e a memória dela está um caos...do género , telefono-lhe e pergunto que estava a fazer agora? ela fica a pensar, e diz, olha que não me lembro, acho que estava na sala ou estaria na cozinha a arrumar a mesa...esta cena aconteceu ontem á noite quando lhe liguei... Por isso é que temos que tentar evitar ao máximo ansioliticos ,os mais fortes, porque diz a minha neurologista que victan não agarra, eu acredito porque há dias que me esqueço de o tomar e não se passa nada.

zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Seg Jul 11 2011, 10:43

O victan pertence à mesma classe do alprazolam, as benzodiazepinas. Logo tem as mesmas características, onde se inclui a dependência.

O xanax e victan são medicamentos quase iguais. Apenas têm uma meia-vida diferente. Se o tomas todos os dias, não podes dizer que fizeste um desmame. Só trocaste de medicamentos.

cumps zeta

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por Brick em Seg Jul 11 2011, 11:38

claro, o victan tem uma semi vida de 3 dias, podes andar 3 dias sem o tomar e não notas nada, mas provoca dependência como todas as outras benzodiazepinas.

Brick
Admin
Admin

Mensagens: 4329
Reputação: 447
Data de inscrição: 29/10/2010
Localização: Viseu

Ver perfil do usuário http://clix.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

eu foi fiz o desmame do ad mirtazapina -do victan para já não

Mensagem por zeta em Seg Jul 11 2011, 14:42

Eu sei que o victan é uma benz mas segundo minha neurologista é menos forte e mais facil de largar que as outras...Ela é especialista e eu confio nela. Até porque já andei 1 semana sem o tomar e nada, mas se fosse o alprazolam bastava um dia e sentia bem a falta.
Também não somos todos iguais...e o efeito do desmame varia muito de pessoa para pessoa.
Conheço gente que deixou e pronto, uns nervosinhos de vez em quando mas nada de mais( foi o caso do meu irmão e tomava o alprazolam 0,50 há 3 anos).
O meu marido deixou de fumar de um dia para o outro e uns nervositos e mais nada .O meu irmão, aquele do alprazolam tb deixou de fumar há um mês, é como ele diz tem que se manter ocupado para conseguir "ignorar os nervos",mas lá vai...

Eu para já não deixo victan, se tomo só este não me acho mal -devo largá-lo quando não tiver receios do desmame do mirtazapina, se deixar...
Porque é assim, na vida actual quem é que não toma laguma coisa ou tem outro vicio, tipo tabaco ou alcool. Eu conheço mto poucos...Por isso de eu depender do victan, mas andar bem...é deixar andar!


zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Seg Jul 11 2011, 15:16

Não é menos forte. Tem é uma meia vida mais longa, ou seja, fica mais tempo no organismo após toma única. Relativamente ao potencial aditivo, a diferença poderá estar na intensidade da actuação do fármaco logo após a toma. Como analogia grosseira, tens a metadona e o cavalo, tendo a última uma meia vida-vida muito curta e sendo a primeira utilizada nos desmames por permitir manter níveis plasmáticos mais estáveis quando se faz a redução da droga.

Só saberás a natureza e intensidade dos sintomas de desmame quando descontinuares por completo o victan (coisa que não aconselho sem plano de redução). Até lá estás dependente da droga.

Realmente há pessoas em que os sintomas de desmame são menos intensos. Mas todos os que utilizam benzodiazepinas durante um período prolongado ficam agarrados e passam obrigatoriamente por sintomas de abstinência.

Isso de toda a gente ter um vício...Eu prefiro não ter, tal como não tenho agora. E não podemos comparar o café em dose moderada aos malefícios do tabaco, álcool e benzodiazepinas. Estas últimas drogas são destruidoras.

De qualquer maneira eu percebo que não tomas o victan para te divertires. Pessoalmente preferiria tomar a mirtazapina em alternativa ao victan pelos seguintes motivos:

1- O victan tem um potencial aditivo muito maior.
2- Tal como todas as benzodiazepinas, o victan utilizado sozinho pode provocar depressão.

cumps zeta Smile

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Obrigada pela tua resposta bichobrabo

Mensagem por zeta em Seg Jul 11 2011, 16:45

Achas mesmo que seria melhor o mirtazapina que o victan? Fiquei muito confusa...mas o mirtazapina engorda...já alguma vez o tomaste?
Realmente quando fui dependente de ansioliticos foi dificil largar...mas tb há quem diga que deixar ,por ex, o mirtazapina é mto dificil'!!!
eu só não tomo mesmo nenhum mirtazapina há 1 semana, mas andei um mes a tomar um dia 1 comp outro dia 1/2 com, depois 15 dias seguidos 1/2 com. e até agora não sinto nada de especial, a não ser o tipo de sono não é tão profundo-acordo com qualquer barulhinho e quando tomava a mirtazapina não acordava com muitos foguetes de festa, nem com outros barulhos...
Fiquei mesmo confusa...

zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Seg Jul 11 2011, 18:34

Eu comecei a fazer um desmame de mirtazapina e alprazolam em Julho de 2010. Tomei alprazolam durante quase 15 anos, com cerca de ano e meio de paragem (se não me engano). Já a mirtazapina tomei-a durante 3 anos.

De facto a mirtazapina faz ganhar peso e dormir bem. Com 15 mg à noite dormia que nem 1 anjo. No meu caso concreto ainda fazia mais: como sempre puxei pelo corpo em termos desportivos fazia-me ganhar músculo. Deduzo que uma pessoa que não treine engorde.

Eu não me quero sobrepor à médica, ainda que seja da opinião que alguns não percebem patavina do que estão a fazer quando receitam estes medicamentos, nem medem possíveis consequências destas terapêuticas.

O que te posso dizer é que as benzodiazepinas tomadas sozinhas provocam depressão, dependendo sempre da susceptibilidade da pessoa. Nos meus últimos anos de toma andava depressivo, não por ter tendência para a depressão. Assim que descontinuei o alprazolam, os sintomas depressivos passaram. Foi claramente induzida pelo medicamento. Já a mirtazapina deixa-nos sedados ao longo do dia todo.

Na minha opinião, em conjunto com o médico, terás que ponderar o que é melhor para ti. Tens apenas que ter em conta que o victan não é medicamento para ser tomado indefinidamente, porque mais cedo ou mais tarde vai deixar de fazer efeito e lá tens tu de te encharcar noutros medicamentos ou aumentar a dose. Aliás, nenhum destes medicamentos é para ser tomado para sempre.

Já pensaste em fazer um desmame a sério e utilizar alternativas que não viciem? (triptofano, valerina, 5-htp, passiflora, chás de todos os tipos, atarax...)

Se, depois do desmame feito, os sintomas de depressão ou ansiedade ou outros dos SNC foram ligeiros, acredito que se possam controlar com estas alternativas que têm menos efeitos secundários.

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais uma vez, obrigada bichobrabo

Mensagem por zeta em Seg Jul 11 2011, 19:19

Vou seguir o teu conselho e falar com a médica, mas no final do verão(que é quando tenho consulta), mas entretanto vou tentar esses produtos naturais.Pode ser que resulte. Eu não quero voltar a ser dependente, é horrivel...mas tb se for para andar aos tombos(com tonturas, enxaquecas, noites mal dormidas) aí tenho mesmo que tomar qualquer coisa que resulte, porque quando estamos mal queremos é ficar bem rápido...porque isto de ansiedades e insónias é do pior...mas tentemos relaxra. Normalmente tento ser positiva e se outros conseguem eu tb vou conseguir.
Obrigada.

zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desmame de Alprazolam

Mensagem por bichobrabo em Seg Jul 11 2011, 20:05

Zeta:

O que chamas ser dependente? Foi o alprazolam que deixou de fazer efeito?

bichobrabo
Moderador
Moderador

Mensagens: 1503
Reputação: 131
Data de inscrição: 30/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bichobrabo, dependente é não conseguir parar de tomar diariamente

Mensagem por zeta em Seg Jul 11 2011, 20:40

Eu tomei alprazolam e outros que já não me lembro o nome como o tranxene 5(que me dei super mal com esse-daí fixar o nome...)durante aprox 5 anos(dos 15 anos aos 20 anos) dos 20 aos 30 que foi quando tive o meu segundo filho nunca tomei nadinha. Dos 30 aos 41 tomava de vez em quando, tipo hoje e amanhã e depois daqui a um mes mais uns dias, não estava dependente.
Mas no ano passado senti-me mesmo desaparecer:tonturas, faltas de ar (aqueles suspiros constantes, que enervam e mais frequentes se tornam...)enjoos, não conseguia comer nada.fiz ecografia ao figado, á vesicula , hemograma e tudo bem...mas deixei de dormir e comecei a emagrecer de dia para dia, então esqueci a cisma que tinha contra os médicos neurologistas(mais psiquiatras) e fui consultar uma neurologista que acertou, á primeira:numa semana era outra pessoa,embora os pensamentos maus estivessem ainda ali, mas como disse a médica o verdadeiro efeito do ad leva pelo menos 2 semanas.
Como estamos no Verão, uma época para mim mais relaxada,porque tenho os meus filhos comigo o dia todo (trabalho em casa) e já não estou preocupada se vai acontecer alguma coisa na escola(isto é mesmo de doidos!!!mas é mais forte que eu....)então decidi deixar o mirtazap. mas tenciono largar o victan.Vou fazer como disseste, tentar produtos naturais e deixar correr. A minha médica de familia costuma dizer "a ignorancia sobre doenças num paciente é a auto estrada da felicidade" e é mesmo.Se reparares uma pessoa que nada entende sobre medicamentos e doenças ,vai ao médico, vem para casa naquela que vai ficar boa e nem sente os efeitos adversos da medicação.
è deixar correr....isto maça mas não mata...nunca tive aqueles pensamentos de suicidio-adoro viver e por muito deprimida que estivesse- nunca me passou pela cabeço tal coisa, mas há muitas pessoas que sentem isso-deve ser mesmo horrivel!!!

zeta
Moderador
Moderador

Mensagens: 793
Reputação: 114
Data de inscrição: 07/07/2011
Idade: 45
Localização: Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum